Como adaptar seu currículo para o formato canadense | Neway for you

Como adaptar seu currículo para o formato canadense

275 views

Um dos primeiros passos na busca por uma nova posição profissional é sem dúvida atualizar seu currículo, mas será que mesmo depois de atualizado ele irá atender aos requisitos de um empregador canadense? Para responder a essa pergunta e ajuda-lo com essa tarefa vou deixar um pequeno roteiro e uma lista de recomendações que você pode seguir na hora de atualizar seu resume para um empregador no Canadá.
Lina Donnard
Lina Donnard
Publicado em: 5 de abril de 2021

Atualizado em: 30 de abril de 2021

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Currículo no formato canadense, que o muda?

É comum que candidatos a uma carreira internacional sem experiência cometem alguns tropeços com relação ao currículo, pois formato e apresentação desse documento no Canadá é bastante diferente dos currículos que você está acostumado a preparar em seu país. Mas não se preocupe, seguindo nossos conselhos, você será capaz de adapta-lo facilmente à maneira canadense de apresentar tanto sua experiência como habilidades do jeito que o mercado pede.

Seu currículo é a chave para encontrar empregos no Canadá. Os empregadores geralmente avaliarão sua adequação para funções com base apenas neste documento.

Seu único objetivo ao escrever um currículo é despertar o interesse do leitor para que você consiga uma entrevista. Para começar, mude o foco de contar ao empregador tudo sobre você. Em vez disso, concentre-se em coisas que farão com que eles acreditem que você pode ajudar sua empresa.

Evite simplesmente listar suas funções em cada função. Em vez disso, refira-se a conquistas que outros candidatos não seriam capazes de incluir em seus currículos. Diferencie-se da multidão.

O formato do currículo no Canadá deve conter (nesta ordem):

  1. Informações de contato
  2. Resumo profissional / carreira
  3. Experiência de trabalho
  4. Educação / desenvolvimento profissional

Quando apropriado, você também pode adicionar habilidades técnicas e experiência de voluntariado / envolvimento com a comunidade.

Dicas para se adaptar ao formato do currículo no Canadá

  • Seu currículo é uma ferramenta para garantir uma entrevista. Não se destina a ser um documento de histórico de trabalho completo. Ao prepara um currículo para o empregos no Canadá, concentre-se em apresentar ao leitor seus destaques, não todos os detalhes. Deixe os detalhes para hora da entrevista.
  • Mantenha seu currículo interessante. Normalmente, os gerentes de RH gastam de 10 a 30 segundos navegando nestes documentos. Use o formato de currículo canadense para se vender de uma forma concisa e que se concentre em suas realizações.
  • Evite parágrafos longos e fontes pequenas (tamanho inferior a 10 não é uma boa ideia). Use uma fonte de fácil leitura e certifique-se de que apenas uma fonte seja usada. Certifique-se de que o estilo do formato do seu currículo seja consistente.
  • Não use a primeira pessoa (por exemplo, “Sou técnico”, “Trabalhei na XYZ”). Use frases curtas (por exemplo, “Aumentou as vendas em 10%”).
  • O formato de currículo canadense significa que o documento deve ter, normalmente, no máximo duas páginas. Se você não tem muita experiência, uma página deve bastar. Se você tiver mais de 10 anos de experiência, três páginas podem ser aceitáveis.
  • Não desperdice espaço valioso. Liste apenas experiências relevantes para a função para a qual você está se candidatando.
  • Converta todos os termos para o equivalente canadense. Por exemplo, use termos como “ensino médio”, “GPA” (média de notas – o equivalente para notas universitárias), “estágio”, etc.
  • Não liste interesses pessoais ou hobbies, a menos que sejam conquistas que contribuam para o seu caráter. Lembre-se: um bom currículo o diferencia de outros candidatos. Mencionar que você gosta de futebol, toca piano e gosta de cinema provavelmente não aumentará suas chances de sucesso.
  • Incluir habilidades como ser capaz de falar um segundo idioma ou domínio de determinados aplicativos de computador. Certifique-se de incluir apenas aqueles que podem ser relevantes para o emprego para o qual você está se candidatando.
  • Evite enviar um currículo genérico para dezenas de empregadores. Seu tempo é melhor gasto sendo seletivo e adaptando seu currículo para cada trabalho específico e empresa para a qual você está se candidatando.
  • Use um formato de currículo legal e, sempre que possível, faça com que seja revisado por um especialista na área. Erros gramaticais e ortográficos em um currículo podem prejudicar sua primeira impressão.
  • Não liste que você está em um “ano sabático” ou “autorização de trabalho de um ano”. As empresas desejam empregar candidatos comprometidos que contribuirão para seu sucesso. Em uma entrevista, você pode discutir seu status de imigração se o empregador solicitar mais informações. Se você estiver no Canadá com uma autorização temporária, pesquise opções de residência permanente de longo prazo para que possa discutir maneiras de permanecer no Canadá assim que sua autorização de trabalho expirar.
  • Não inclua a palavra ‘currículo’ ou ‘CV’ no topo da página, ou a data em que preparou o documento.
  • Não assine seu currículo.
  • Não liste as referências, nem inclua a linha ‘referências disponíveis mediante solicitação’. Será assumido que você os tem pronto, então não desperdice espaço valioso em seu currículo por estatísticas. Tenha os nomes das referências e detalhes de contato prontos para apresentar quando solicitados e certifique-se de que eles estão dispostos a falar positivamente em seu nome.
  • Use um modelo de currículo profissional. Dispomos de um modelo nesse padrão que pode ser baixado gratuitamente em nosso site. (Inscreva-se no banner a abaixo).

Baixe grátis currículo no formato canadense

Baixe agora um modelo profissional de currículo + carta de apresentação no formato canadense.

Outros tópicos importantes

Aqui estão alguns conselhos úteis para ajudá-lo a criar as seções de contato, resumo de carreira e histórico de trabalho de seu currículo.

Informações de contato:

  • Não liste sua data de nascimento, sexo, estado civil, religião ou nomes de países. Não é exigido pela lei trabalhista do Canadá e não é uma parte necessária do formato do currículo no Canadá.
  • Sempre que possível, certifique-se de que você tenha um endereço canadense listado. Mais importante ainda, inclua um número de telefone celular canadense.
  • Certifique-se de que possui um endereço de e-mail que pareça profissional. Deve incluir uma combinação de seu nome e sobrenome e evitar gírias ou apelidos. Evite usar endereços de e-mail com domínios específicos do país, como .co.uk ou .co.in. Se necessário, configure um novo endereço de e-mail para sua busca de emprego.
  • Adicione uma URL do seu perfil do LinkedIn. Crie um URL de perfil personalizado do LinkedIn para que não seja tão ‘desajeitado’ quanto o que o LinkedIn designou para você. Você deseja tornar o mais fácil possível para o empregador encontrar o seu perfil, especialmente ao visualizar uma versão impressa do seu currículo. Além disso, certifique-se de que ele esteja atualizado e que seu perfil contenha um resumo forte.
  • Fala-se inglês e francês no Canadá, então tenha em mente que você deverá produzir versões nos dois idiomas a depender do perfil da vaga e também da região. Evite o uso de traduções automáticas. Lembre-se, palavras ou termos mau traduzidos podem facilmente tirar pontos de seu perfil.

Resumo profissional / carreira

Neste tópico você deve trabalhar como se fosse um micro currículo, ele permitirá ao leitor entender seus objetivos e como você pode ajudar sua empresa.

Três ou quatro frases curtas serão suficientes para definir o tom dos detalhes que se seguem. Descreva o que o torna diferente, seja personalidade, habilidade técnica, habilidades gerenciais, formação de equipes ou alguns outros talentos.

Comece declarando seu objetivo claramente. Você deve listar o título da função que deseja atingir – se estiver respondendo a um anúncio de emprego, essa função será o emprego para o qual você está se candidatando. Ser um “pau para toda obra” não é uma coisa boa para um empregador. Se você quer ser um gerente de projeto, chame a si mesmo de gerente de projeto. Não espere que uma empresa identifique o que você deveria ser.

Se você presente aplicar para duas ou três funções diferentes, crie dois ou três documentos específicos e siga o formato de currículo canadense em cada um deles. Listar “Profissional de Marketing / Admin / Finanças” não é atraente, portanto, tenha um foco claro para a candidatura de emprego relevante.

  • Mencione quantos anos de experiência relevante você tem, que tipo de experiência é e suas ambições futuras.
  • Evite comentários genéricos (por exemplo, “profissional honesto e trabalhador”). Em vez disso, dê ao leitor uma visão real de seus pontos fortes e objetivos (por exemplo, “capaz de identificar continuamente economias de custo e eficiências e rotineiramente confiável para gerenciar projetos de forma eficaz, orientar colegas juniores e resolver problemas”). Elas devem ser específicas para você, e não coisas que qualquer pessoa possa escrever em seu currículo.
  • Mencione suas aspirações de carreira, seja designações profissionais, trabalho de supervisão, trabalho de gestão ou outro trabalho.

Experiência de trabalho no Canadá

Inclua detalhes de funções relevantes. Os possíveis empregadores já estarão familiarizados com os deveres e responsabilidades dessas funções, portanto, não há necessidade de listá-los.

Use três ou quatro pontos concisos em vez de listas longas.

Pense nas principais conquistas de cada função anterior e, em seguida, construa cada ponto destacando um problema específico que você encontrou, as ações realizadas e os resultados alcançados. Cada problema resolvido com sucesso traz um aumento na receita ou uma redução nos custos. É assim que os gerentes pensam, então fale a língua deles.

Crie uma diagramação no seguinte formato: Problema / Situação >> Ação tomada >> Resultados / Conquista

Problema / situação: cada ação que você executa em um trabalho tem um motivo. Quem te pediu para realizar esta tarefa? Qual foi o objetivo? Qual foi o pano de fundo por trás da tarefa ou do problema que você se propôs a resolver? Identifique qual foi o problema ou situação que motivou a ação.

Ação realizada: aqui é onde você incorpora as funções que assumiu para resolver um problema ou situação.

Resultados / Conquistas: Algumas questões para pensar: O que aconteceria se você não realizasse esta tarefa também? Qual foi o impacto de fazer bem a tarefa? Você ganhou reconhecimento por este trabalho? Melhorou a eficiência, aumentou as vendas, reduziu custos ou todas as opções acima? Sempre que possível, tente quantificar o resultado em termos de porcentagem ou valor em dólares canadenses.

Aqui está um exemplo que atenderia ao formato de currículo nos requisitos do Canadá:

O sistema de telefonia / comunicação existente estava desatualizado e causando frustração para a equipe. Alternativas acessíveis investigadas e o projeto geriram a instalação do novo sistema. Ele aumentou a produtividade e a eficiência, recebeu ampla reação positiva da equipe e, ao permitir-nos passar mais tempo com os clientes, gerou cerca de US$ 20 mil em vendas extras em seis meses.

Forneça ao seu empregador em potencial três ou quatro ilustrações curtas de suas habilidades que mostrem o que você conquistou em funções anteriores.

Se você não tem certeza se um ponto que você mencionou é útil ou não, continue se perguntando “e daí?” e tente desenvolvê-lo usando a fórmula acima. Explore o impacto de suas ações e tente trazer cada ponto de volta a um problema de negócios com resultados quantificáveis. Pense no aumento das receitas, diminuição dos custos ou satisfação do cliente.

Para ocupações que são orientadas por projetos, delinear seus projetos de maneira clara é fundamental. Não faça uma longa lista de todos os projetos. Concentre-se em delinear alguns projetos-chave que demonstrem suas habilidades. Lembre-se de que você não precisa contar a eles tudo o que fez – você pode fazer isso na entrevista.

Certifique-se de destacar o nome do projeto, um esboço do projeto (por exemplo, se construção, mencione comercial, industrial, residencial, etc.), a duração do projeto, o valor do projeto em dólares canadenses, bem como a sua função.

Concluindo

Agora que você já domina como elaborar seu currículo no formato canadense, aqui estão mais alguns recursos para ajudá-lo a ganhar entrevistas e encontrar um emprego no Canadá.

Em resumo, não há uma único formato de currículo que atenda a todas as necessidades tanto do candidato como do recrutador, mas seguindo os passos listados neste post você já estará no caminho certo. Se mesmo assim ainda não se sente seguro para atualizar seu currículo ou precisa de algo mais específico e personalizado não hesite em nos contactar.

Registre-se em nosso blog e mantenha atualizado com nossos guias gratuitos, informações sobre demandas profissionais ligadas a imigração canadense e como você pode dar um salto em sua carreira no exterior.

Boa sorte em sua busca por um novo emprego!

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhe
Compartilhar no linkedin
Compartilhe
Compartilhar no telegram
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Compartilhe
VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS
Send Mail 1a

Já se cadastrou?

+10.000 inscritos em nossa newsletter, só falta você.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.