Conheça 5 empregos no Canadá que pagam bem mesmo sem você ter um diploma de gradução

2.858 views

Você sabia que o Canadá tem muitas oportunidades de emprego em vários setores além dos clássicos saúde, tecnologia da informação e engenharias de modo geral? Essa necessidade se deve principalmente a uma força de trabalho envelhecida que todos os anos deixa o mercado para se aposentar. Em resposta a isso, o governo canadense desenvolveu uma série de programas de imigração e permissão de trabalho para facilitar a imigração trabalhadores que não precisam necessariamente de um super currículo para trabalhar legalmente no país.
André Salles
André Salles
Publicado em: 11 de fevereiro de 2022

Atualizado em: 14 de fevereiro de 2022

Você vai ver neste post...


Além da matéria, que você pode conferir ao longo deste post, também gravamos um vídeo com André Salles (CEO da Neway) e seu convidado Gabriel Allessi (Candidato ARRIMA) contando como foi convidado a residência permanente no Canadá através do ARRIMA.

Assista abaixo:

O sol brilha para todos no Canadá

Se você é leitor dos artigos da Lina Donnard, nossa consultora de carreira internacional, já deve estar familiarizado com temas que falam frequentemente sobre empregos dos sonhos no Canadá e que o país precisa desesperadamente de profissionais altamente qualificados.

A verdade é que nem só de super currículos vive o mercado de trabalho canadense. E isso é tão verdade que o próprio governo vem criando programas de imigração específicos para trabalhadores cujos setores (mais técnicos) vem sofrendo perdas constantes devido ao envelhecimento da população.

Além de programas de imigração com o objetivo trazer o trabalhador para o Canadá, o governo também oferece a possibilidade de um status permanente (gozando de direitos civis canadenses). Para isso ele está facilitando a vida de empregadores canadenses otimizando o processo de contratação de trabalhadores estrangeiros (em regime temporário).

Dessa forma, ele também resolve o problema de escassez de mão de obra em setores menos qualificados.

Leia também: Quebec abre processo simplificado para contratação de estrangeiros com NOCs C e D

Lei da oferta e procura

Antes de seguir com a lista de profissões é importante destacarmos o conceito de oferta e demanda e como ele se aplica ao mercado de trabalho por aqui, assim, com a falta de tantos profissionais disponíveis, é compreensível que os salários pagos sejam naturalmente mais altos. E em alguns casos, mais altos até que os salários pagos para portadores de diploma.

Leia também: Empresas de Quebec agora podem contratar mais trabalhadores estrangeiros temporários

Mas isso significa que você pode muda-se hoje mesmo para o Canadá trazendo na mala apenas apenas a sua experiência de trabalho no Brasil e que todos os empregadores canadenses vão estar de portas abertas para você?? Claro que não!!

Dezenas de pessoas nos escrevam todos os dias (não apenas brasileiros) contando sobre sua experiência profissional de mais de 10 anos como soldador, operador de máquinas pesadas, corretores de imóveis, técnicos da construção civil e outros mais.

O que muitas delas têm em comum? Todas elas entram em contato pedindo ajuda para trabalhar no Canadá, mas ainda não falam o idioma.

Precisamos deixar claro de uma vez por todas, que não dá para trabalhar no exterior sem a capacidade de se comunicar. Há muitas profissões que necessitam de pelo menos o nível intermediário do idioma e empregadores dispostos a aceitar essa condição como um requisito de entrada. Só não espere que ele vá manter seu emprego por muito tempo se você mesmo não evoluiu com sua comunicação.

Quer estudar no Canada?

Inscreva-se agora e receba nosso guia completo para estudantes internacionais. Da escolha da escola até a residência permanente, tudo o que você precisa saber.

Caminho fácil

Outra pergunta que sempre está presente em grupos de discussão de redes sociais ou fóruns de imigração para o Canadá é o tal do caminho fácil. Se ele existe? sim, ele existe. Se ele é realmente fácil? Definitivamente não! e você vai logo descobrir.

Não podemos ser ingênuos em acreditar que todas as pessoas que chegam ao Canadá virão pela rota legal em busca de um lugar ao sol. Apenas tenha em mente que viver ilegalmente no país representa um risco enorme em seu projeto caso tenha planos futuros de um residência permanente. O governo canadense é bastante intolerante com imigrante ilegal.

Além disso, sua estadia pode ser bem curta por aqui depois que você entender como de fato funciona o Canadá. Diferentemente dos EUA, viver aqui sem a proteção do governo é algo bem difícil. Você terá acesso a basicamente nada, começando pela assistência médica e programas sociais.

O custo de vida no Canadá é relativamente mais baixo que o de seu vizinho, mas isso só é verdade porque o governo suplementa boa parte desse custo. Viver sem ele pode ser um enorme desafio, principalmente se você estiver acompanhado da família.

Leia também: 5 dúvidas mais frequentes sobre o custo de vida no Canadá em 2022

Capacitação vs Gradução

Antes de seguir com o texto, precisamos esclarecer alguns pontos sobre capacitação e graduação. O primeiro deles é que não possuir um diploma de gradução não significa ter apenas o segundo grau como nível de formação.

O Canadá possui um controlo muito rígido de profissões técnicas que podem ser exercidas no mercado de trabalho, mas não quer dizer que apenas a sua experiência de trabalho pregressa no Brasil seja suficiente para atuar aqui. Em alguns casos, será necessário fazer cursos de curta duração para obter um certificado técnico.

Se você possui um desses certificados no Brasil, eles também podem servir como comprovação para seu empregador canadense, desde que ele possa valida-lo. Inclusive, setores como informática usam muito esse tipo de validação.

Top 5 com as profissões mais bem pagas no Canadá sem diploma

Bom, agora que esclarecemos alguns pontos importantes, vamos a lista de profissões e quais caminhos você pode escolher para fazer suas malas para o Canadá.

1 – Gerente de construção

Algumas empresas podem exigir um diploma de bacharel, no entanto, muitas exigem apenas experiência anterior no trabalho.

O salário médio de um trabalhador da construção civil no Canadá é de CAD$ 101.361 por ano.

2 – Encanador

Um diploma do ensino médio, bem como um aprendizado de quatro a cinco anos, geralmente é necessário para trabalhar como encanador. Tente achar um deles para ver o quanto pode ser difícil e caro para contratar.

Enquanto a maioria das províncias do Canadá exige um certificado, Manitoba, Terra Nova e Labrador, Nunavut, Yukon e Territórios do Noroeste não.

O salário médio de um encanador que trabalha no Canadá é de CAD$ 74.270 por ano.

3 – Agente imobiliário

Para ser corretor de imóveis ou agente imobiliário, você precisa ter ensino médio completo e concluir um curso de capacitação em imóveis. Além disso, você precisará obter uma licença para poder vender propriedades.

O salário médio de um corretor de imóveis no Canadá é de CAD$ 74.137 por ano.

4 – Mecânico

Da mesma forma que os eletricistas, você precisará de um diploma do ensino médio para trabalhar como mecânico e algumas empresas podem solicitar a certificação.

O salário médio de um mecânico de automóveis no Canadá é de CAD$ 71.695 por ano.

5 – Soldadores

Para trabalhar como soldador no Canadá, você precisará de um diploma do ensino médio. Algumas empresas podem exigir um certificado além disso.

O salário médio para encanadores no Canadá é de CAD$ 61.669.

Leia também: Como Imigrar para o Canadá como Soldador

Como imigrar para o Canadá sem diploma de gradução?

Agora que você sabe quais empregos pagam bem sem um diploma, você pode escolher um programa de imigração ou uma permissão de trabalho para seguir seu sonho de viver no Canadá.

Existem mais de 100 programas de imigração e vistos disponíveis, entre em contato conosco hoje mesmo e descubra qual desses caminhos será o melhor para você.

Clique aqui para iniciar essa emocionante jornada para o Canadá.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS

partiu CANADÁ!

Descubra como aumentar suas chances de trabalhar no Canadá de um jeito seguro.

Quer trabalhar no Canada?

Mas não sabe
como COMEÇAR

BAIXE GRÁTIS RESUME + COVER LETTER
Você sabia que o primeiro passo é adaptar seu currículo para o formato canadense? 

Send Mail 1a

Já se cadastrou?

+10.000 inscritos em nossa newsletter, só falta você.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.