Diploma de Estudo Colegial

(DEC)

PORQUE FAZER UM DEC NO CANADÁ?

No Quebec, os chamados centros de treinamento vocacional são reconhecidos como verdadeiras “incubadoras” para os empregadores locais, pois reproduzem ambientes reais, como centrais de call center, canteiros de obras, cozinhas em grandes restaurantes, entre outras atividades. São profissões que, no Canadá, ainda sofrem com a escassez de mão de obra qualificada nestes setores, fazendo com que cursos como estes sejam uma ótima porta de entrada para um plano de imigração pós-formação. 

DÚVIDAS FREQUENTES

Em que áreas profissionais eu posso atuar cursando um DEC no Canadá?

De forma bem generalista, os Colleges (faculdades) no Canadá se concentram no treinamento prático preparando alunos para o local de trabalho e seus professores não realizam pesquisas, apenas se concentram exclusivamente no ensino técnico. Por outro lado, as universidades são ambientes acadêmicos tradicionais, onde os alunos estudam tópicos bem mais amplos e onde seus professores dividem o tempo entre ensino e pesquisa. Em resumo, se você estiver em busca de uma rápida colocação no mercado de trabalho, Colleges serão sempre a melhor opção, uma vez que existem programas com até 1 ano de duração. Para aqueles tem tempo e capital para investir numa carreira acadêmica em áreas como medicina, por exemplo, as universidades farão bem este papel.  

Este tipo de curso possui estágio obrigatório?

Sim, é possível, mas a transferência de créditos já cursada entre instituições de ensino distintas deve levar em consideração o mesmo programa, então é sempre bom consultar seu orientador educacional e verificar esse tópico em seu planejamento. Normalmente alunos escolhem esses caminhos por vários motivos; alguns para economizar dinheiro ou para ficar perto de casa, enquanto outros por causa dos requisitos de ingresso na universidade. Outros ainda procuram turmas menores ou mesmo cursos que sejam elegíveis a algum programa de imigração. Qualquer que seja a razão pela qual os alunos escolham, os programas de transferência podem oferecer oportunidades únicas de progresso.

Preciso ter uma certificação de idioma para cursar um DEC no Canadá?

O IELTS ou TEF assim como outras certificações em inglês ou francês são um pré-requisito obrigatório para a maioria dos programas de ensino superior no Canadá. No entanto, programas como o DEP (Diploma de estudos profissionais) não requerem uma prova de certificação no idioma para garantir sua admissão. O que nossos conselheiros educacionais geralmente recomendam que os clientes dediquem um tempo para aprimorar sua proficiência no idioma ainda em seu país em ou através de programas como o Pathway, onde o aluno estuda o idioma assim que chega no Canadá alguns meses antes de começar seu curso regular. 

Em quanto tempo posso conquistar a residência canadense após me formar num DEC?

Você precisará mostrar ao governo que possui fundos suficientes para cobrir o custo de vida no Canadá por um ano (incluindo moradia, transporte, etc.), bem como o custo das mensalidades do seu programa de estudos por um ano. Esse valor varia de acordo com o seu programa de estudos, escola e local de estudo, pois o custo de vida varia muito de cidade para cidade. 

AINDA TEM DÚVIDAS?

Entre em contato agora mesmo e agende ainda hoje sua avaliação.

AGENDE SUA AVALIÇÃO