graduação

  1.  

Fatos importantes sobre os cursos de graduação no Canadá.

A graduação no Canadá tem duração de três ou quatro anos, oferece programas em todas as áreas do saber e bolsas de excelência para estudantes internacionais. 

Atrair mais estudantes brasileiros é uma prioridade tanto para o governo canadense quanto para as universidades, onde os estudantes brasileiros são muito bem-vindos devido à excelente performance acadêmica e cultura similar. Além disso, existem bolsas de excelência oferecidas aos estudantes internacionais as quais ajudam, consideravelmente, a reduzir o valor do curso.

Muitos programas de graduação incluem estágios, remunerados ou não-remunerados, que podem ser no Canadá ou em outro país. Sem esquecer de mencionar todos os serviços oferecidos pela universidade, como centros esportivos, apoio psicológico, suporte ao aprendizado, formações extracurriculares, missões internacionais, atividades de networking e muito mais!

Os principais rankings internacionais como QS Top Universities ou Times Higher Education sempre apontam o Canadá entre os melhores destinos para estudar no mundo, sendo que Montreal é constantemente considerada a número um da lista, seguida de Vancouver e Toronto. Isso se deve aos seguintes fatores:

 

1

As universidades canadenses são bem mais baratas do que em outros destinos muito procurados, como Estados Unidos e Inglaterra;

2

Qualidade do ensino e alto investimento do governo em educação, o que proporciona estruturas com tecnologia de ponta e professores de renome internacional;

3

Oferta de bolsas aos estudantes internacionais;

4

Possibilidade de trabalhar durante e após os estudos assim como poder solicitar a residência permanente ao término do curso;

5

Possibilidade de o estudante vir acompanhado(a) do(a) cônjuge, que terá direito ao visto de trabalho aberto, e dos filhos com até menos de 18 anos que, por sua vez, terão direito à escola pública;

6

Falta de mão de obra qualificada no Canadá, o que facilita a absorção dos estudantes internacionais no mercado de trabalho;

7

Qualidade de vida, custo de vida razoável e segurança;

NÚMEROS QUE IMPRESSIONAM

Não é novo que o Canadá continua em franca expansão de sua população universitária, sendo considerado um dos melhores destinos no mundo para cursar uma universidade no exterior. Os números ilustrados abaixo são provenientes do instituto de pesquisas Statista

estudante 1 - Graduação

1341350+

População universitária em 2018

mestrado2 updraft pre smush original 1 - Graduação

203130+

Estudantes cursando mestrado em 2018

cientista doutorado updraft pre smush original 1 - Graduação

7947+

Estudantes cursando doutorado em 2017

dúvidas frequentes

De que forma posso ingressar numa universidade canadense?

Cada universidade canadense dispõe de seu próprio processo seletivo. Um bom começa seria: 

1 – Definir bem suas metas de carreira para, em seguida, definir o programa de estudos em uma instituição reconhecida.

2 – Ao definir o programa, deve-se preparar toda a documentação necessária e ter em mente a data limite para fazer o pedido de admissão. Isso é muito importante, pois se você perder a data, só poderá enviar sua aplicação para a próxima sessão disponível.

Quais são as diferenças entre as universidades brasileiras e canadenses?

No Canadá, o ano letivo das instituições de ensino começa em setembro e termina em maio, logo antes do verão. No Brasil, as escolas e universidades costumam ter processos seletivos que podem iniciar em janeiro ou agosto.

Aqui no Canadá as universidades avaliam os documentos para admissão. Em nível de graduação, no geral, as universidades solicitam o diploma com histórico de notas do ensino médio e o teste de proficiência do idioma, seja inglês ou francês. No Brasil, apenas as universidades privadas possuem seus processos seletivos próprios, enquanto a maioria das públicas possui um processo unificado.

Saiba mais em como se preparar para os processo seletivos em nossa sessão Coaching Acadêminco.

Quanto custa estudar em uma universidade canadense?

Em nível de graduação, o ano custa a partir de CAD$ 15.000, ou seja, se a graduação tiver três anos de duração o programa todo irá custar CAD$ 45.000.

Os mestrados com duração de 2 anos podem custar de CAD$ 25.000 a CAD90.000 o programa todo. Já o doutorado pode custar de CAD$ 15.000 a CAD$ 19.000 por ano, ou seja, entre CAD$ 60.000 e 80.000 se o programa tiver duração de 3 a 4 anos, respectivamente. O valor irá depender da área do saber e da universidade.

A boa notícia é que existem bolsas de estudos que podem reduzir esses valores mas, de qualquer forma, é fundamental que o estudante faça um planejamento financeiro que também leve em consideração outros gastos, como tradução de documentos, seguro saúde, taxas de vistos e custo de subsistência do primeiro ano no Canadá.

Saiba mais sobre o custo para estudar no Canadá clicando aqui.  

Quem pode se candidatar a uma bolsa de estudo no Canadá?

Após ter feito o pedido de admissão e ter recebido a carta de aceite da universidade, o estudante pode solicitar uma bolsa de admissão para estudante internacional, o que pode reduzir o valor do tuition fees em até 2/3 do valor original. Ou seja, um mestrado com valor total de CAD$ 30.000 pode chegar ao valor de $10.000.

Além disso, uma vez que o estudante comece a cursar as aulas, ele será elegível para se candidatar a outras categorias de bolsas, como excelência acadêmica, área do saber, mobilidade, engajamento na comunidade, projeto de pesquisa, ajuda financeira, entre outras. Ao acumular outras bolsas, o estudante pode reduzir ainda mais o valor total do programa.

Saiba mais sobre como aplicar para uma bolsa de estudos no Canadá clicando aqui.

É possível trabalhar enquanto faço uma universidade no Canadá?

Sim, e esta é uma das vantagens de se estudar em uma universidade no Canadá. O governo canadense concede uma permissão de trabalho aberta aos alunos de ensino superior. Com ele é possível trabalhar por até 20 horas por semana durante seus estudos e 40 horas por semana nas férias do calendário escolar.