Caminhos do Estudante para Residência Permanente

COMO IMIGRAR ESTUDANDO NO CANADÁ

Após concluir os estudos no Canadá, muitos estudantes internacionais decidem que desejam se mudar para o Canadá permanentemente. Felizmente, existem muitos caminhos disponíveis para estudantes internacionais que desejam fazer a transição para a residência permanente canadense.

DÚVIDAS FREQUENTES

Porque imigrar como estudante me ajudaria no processo de residência permanente no Canadá?

Muitos dos programas de imigração para residência permanente do Canadá previlegiam os candidatos que têm uma conexão com o Canadá, seja com vínculos com uma província específica, com uma experiência profissional canadense ou com uma formação educacional canadense. Os estudantes internacionais, após concluírem os seus estudos, ou em alguns casos após a conclusão de parte dos seus estudos, se tornam elegíveis à vários programas de imigração para o Canadá.

Existe algum fator que possa impedir minha aplicação para residência permanente durante ou após o meu período como estudante?  

Sim, estudantes internacionais no Canadá devem garantir que irão cumprir rigorosamente todas as condições da sua permissão de estudos durante a sua estadia. Se um aluno violar os termos da sua permissão de estudo, isso poderá comprometer futuros pedidos de imigração. Também é importante salientar que mudanças na legislação de imigração podem afetar esta condição. 

Ter uma experiencia profissional pode me ajudar no processo residência permanente como estudante?

Muitos dos programas de imigração do Canadá exigem uma certa experiência de trabalho qualificada. No entanto, a maioria dos estudantes estrangeiros graduados no Canadá é elegível para solicitar uma permissão de trabalho pós-diploma (PGWP) que os autoriza a trabalhar no Canadá após os estudos e obter essa valiosa experiência de trabalho.

Quais cursos são elegíveis aos programas de residência permanente canadense? 

A princípio grande parte dos cursos de graduação e de pós-graduação e algumas modalidades de cursos oferecidos por colleges ou universidades canadenses, porém estes devem atender a critérios e requisitos específicos de cada província ou programa de imigração escolhido. 

PROGRAMAS DE IMIGRAÇÃO PARA ESTUDANTES

Existem muitos programas de imigração disponíveis para estudantes internacionais. Embora cada programa opere de maneira diferente e tenha outros requisitos além da conclusão dos estudos canadenses, os programas listados abaixo podem fornecer aos alunos estrangeiros caminhos acelerados para se tornarem residentes permanentes no Canadá:

    • Canadian Experience Class
    • Federal Skilled Worker Program
    • Provincial Nominee Programs
    • Quebec Immigration Options (Sessão Especial)
    • Post-Graduation Work Permits

Observe que parte desses programas são operados pelo sistema Express Entry do Canadá, o sistema federal de gerenciamento de aplicativos residentes permanentes.

Canadian Experience Class

Operado através do sistema de imigração Express Entry, o programa Canadian Experience Class (CEC) é uma das maneiras mais rápidas de obter residência permanente no Canadá. Embora haja vários fatores de elegibilidade para este programa, incluindo idade, proficiência no idioma e nível de educação, um requisito distintivo é que os candidatos provem ter pelo menos 12 meses de experiência profissional contínua e em tempo integral no Canadá dentro nos três anos anteriores, ou uma quantia equivalente em experiência de meio período. Quando um estudante internacional obtiver esse nível de experiência de trabalho, o CEC poderá se tornar uma ótima opção de imigração!

Uma condição do CEC é que a experiência de trabalho adquirida durante um período de estudo em tempo integral não conte para os requisitos de 12 meses; portanto, os estudantes internacionais não podem contar a experiência de trabalho adquirida durante seu programa de estudos. No entanto, quando um estudante internacional se formar, provavelmente se tornará elegível para uma permissão de trabalho de pós-graduação, o que lhes permitirá obter a experiência de trabalho necessária para se qualificar para o CEC.

QUERO FAZER UMA CONSULTA

Federal Skilled Worker Program

Operado através do sistema de imigração Express Entry, o programa Federal Skilled Worker (FSW) pode ser uma opção para alguns estudantes estrangeiros. Diferentemente da Canadian Experience Class (CEC), a FSW não exige que uma pessoa tenha experiência profissional canadense, portanto, essa é uma boa opção para estudantes graduados internacionais que já adquiriram experiência profissional qualificada no exterior.

O programa FSW é um programa de imigração baseado no mérito que usa uma pontuação do Sistema de Classificação Compreensiva (CRS) com base em pontos para classificar automaticamente os candidatos uns contra os outros, apenas convidando aqueles candidatos com os perfis mais competitivos a se candidatarem a residência permanente. Se um estudante internacional atender aos requisitos de elegibilidade e for altamente competitivo no sistema de pontuação do CRS, a FSW pode ser um ótimo caminho para se tornar um residente permanente.

Deve-se observar que o programa FSW exige que os candidatos provem ter no mínimo 12 meses de experiência profissional contínua e em tempo integral, concluída em qualquer país ou uma quantia equivalente em experiência de meio período. Para estudantes internacionais que nunca ingressaram na força de trabalho, este programa não será uma opção.

QUERO FAZER UMA CONSULTA

Quebec Immigration Options

ACESSE NOSSA SESSÃO ESPECIAL PEQ

A província do Quebec opera o seu próprio sistema de imigração com requisitos e procedimentos diferentes do resto do país. Os programas de imigração de Quebec são projetados de tal maneira que os estudantes internacionais têm vantagens ao solicitar residência permanente. Os dois principais programas de residência permanente de Quebec tëm fluxos projetados para estudantes internacionais em Quebec:

Programa de Experiência do Quebec (PEQ): este programa tem dois caminhos: Estudo ou Trabalho. O caminho do estudo tem como pré-requisito principal que o aplicante tenha concluído o seu programa de estudos em uma Instituição de Ensino no Quebec. Para se qualificar para o PEQ, um estudante internacional deve demonstrar um conhecimento intermediário-avançado de francês oral.

Trabalhador qualificado do Quebec (QSW): este programa pode ser uma opção para estudantes internacionais em Quebec que concluíram ou que estão em processo de conclusão de uma credencial educacional em Quebec. Diferentemente do programa PEQ, o QSW não possui um requisito obrigatório de proficiência em francês, mas os candidatos devem atingir uma pontuação mínima na grade de avaliação de pontos do programa.

QUERO FAZER UMA CONSULTA

Post-Graduation Work Permits

Uma autorização de trabalho pós-diploma (PGWP) não é um programa de residência permanente direta. No entanto, permite que a maioria dos estudantes internacionais que se formaram em uma instituição de ensino designada (DLI) permaneçam no Canadá após o período de estudo e trabalhem com qualquer empregador no Canadá. Essa experiência pode ajudar uma pessoa a se qualificar para residência permanente no Canadá, geralmente através da Canadian Experience Class (CEC) ou de um Programa Provincial de Nomeação (PNP) através do empregador. Observe que nem todos os programas oferecidos nos DLIs são elegíveis para uma permissão de trabalho pós-diploma.

QUERO FAZER UMA CONSULTA

AINDA TEM DÚVIDAS?

Se você deseja imigrar permanentemente para o Canadá, vir como estudante internacional pode ser um primeiro passo prático em sua jornada. Conte com a nossa equipe de consultores educacionais para ajudá-lo na escolha e definição do curso. Não hesite em nos contactar, é sem custo!

AGENDE SUA AVALIAÇÃO