PEQ Estudo

O PEQ (Programme de l’expérience québécoise), na modalidade Estudo foi criado para ajudar estudantes internacionais em Quebec em sua transição para a residência permanente no Canadá.

Assista ao vídeo

7 vantagens de se escolher a província do Quebec para estudar

01

Diplomas obtidos em Quebec são reconhecidos internacionalmente. O Quebec garante a qualidade dos programas oferecidos em cada uma das instituições públicas de seu sistema educacional, por meio de um rígido controle legal que envolve organismos externos de avaliação e garantia de acordo com ordens profissionais internacionais.

02

Os alunos têm uma vasta gama de programas de estudo em francês e inglês para escolher, dependendo da instituição selecionada.

03

As instituições de ensino superior de Quebec, independentemente de seu tamanho e localização, estão equipadas com instalações ultramodernas, como laboratórios de alta tecnologia, laboratórios de informática, instalações esportivas e auditórios.

04

As taxas aplicáveis ​​aos estudantes estrangeiros se comparam favoravelmente àquelas de outros países industrializados, bem como à outras províncias canadenses.

05

O custo de vida na província do Quebec está entre os mais baixos do Canadá.

06

Quebec proporciona o melhor da vida urbana e da beleza natural. Tanto que cidades como Montreal são listadas no top 10 mundial como uma das mais acolhedoras para estudantes internacionais em razão de sua modernidade, mobilidade e lazer.

07

Os estudantes internacionais têm um caminho claro para uma carreira profissional, imigração permanente no Canadá e, eventualmente, a cidadania.

Por que o PEQ Estudo para imigrar?

O PEQ Estudo é um programa acelerado para selecionar estudantes internacionais. Ao contrário do QSW, o PEQ não usa um sistema de seleção de pontos. Se os candidatos atenderem aos critérios de elegibilidade, eles simplesmente enviarão uma demanda para um Certificado de Seleção do Quebec (CSQ). Para se qualificar, você precisa ter experiência em Quebec como estudante internacional.

AVALIAÇÃO

DÚVIDAS FRENQUENTES

Como posso me inscrever em programa de estudos no Quebec?

Para solicitar uma permissão de estudo canadense, os estudantes internacionais em potencial devem primeiro obter uma carta de aceitação de uma Instituição de Ensino Designada (DLI). Como cada instituição pode ter requisitos de admissão e processos de inscrição diferentes, os candidatos interessados podem entrar em contato com cada instituição desejada individualmente. 

Para obter uma permissão de estudo canadense para frequentar uma instituição de ensino superior no Quebec, na maioria dos casos, é obrigatório solicitar antes um Certificado de aceitação do Quebec (CAQ).

A Neway oferece uma consultoria especializada para auxiliá-lo em seu projeto de estudos no exterior. Ajudamos você a escolher a instituição de ensino, processamos sua matricula e cuidados de todo a documentação necessária emissão de seu visto e permissões de estudo. Saiba mais clicando aqui.

É viável cursar meu programa de estudos em inglês no Quebec?

Sim, mesmo o Quebec sendo um província francófona (francês como idioma oficial), boa parte de seus programas de estudo pós-secundário oferece cursos ministrados em inglês, principalmente se estivermos falando das universidades.

É importante estar ciente de que será necessário um esforço extra em aprender o idioma francês (nível intermediário B2) para ser capaz de realizar o teste de proficiência TEFAQ exigido pelo governo do Quebec como pré-requisito para aplicação do Certificado de seleção do Quebec (CSQ) ao final dos seus estudos, caso opte por aplicar através do PEQ Estudo.

Em nossa experiência catalogada através do feedback de centenas de clientes que fizeram essa escolha, é perfeitamente viável fazer um programa de estudo em inglês no Quebec se considerar a grande Montreal como cidade alvo. O segundo idioma virá em seu dia-a-dia. Além disso, o governo do Quebec ainda promove e incentiva o aprendizado do francês através de programas chamados de francisação. Neles é possível, inclusive, receber auxílio financeiro com apenas 9 horas de francês por semana. Saiba mais sobre este programa clicando aqui.

Por outro lado, fazer um programa de estudos em francês pode contribuir positivamente em seu processo de imigração em razão do tempo de espera, pois alguns programas de longa duração (3 anos) dispensam o teste de proficiência do idioma por entenderam que é necessário dominar o idioma para cursar uma gradução em francês.

De toda forma, para viver plenamente no Quebec e integrar-se a cultura e novos ciclos de amizade, aprender o francês é algo que deverá ser considerado importante em sua caminhada. A boa notícia é que falantes nativos do português ou espanhol tiram isso de letra em poucos meses de esforço vivendo no Quebec.

A Neway oferece uma consultoria especializada para auxilia-lo em seu projeto de estudos no exterior. Orientamos em seu planejamento com base em seu perfil de estudante ajudando a fazer a escolha certa. Saiba mais clicando aqui.

Quais são as melhores universidades em Quebec?

Listamos aqui algumas das universidades de peso sediadas na província do Quebec. 

Concordia University

É uma abrangente universidade de língua inglesa com mais de 500 programas nos níveis de graduação e pós-graduação. Localizado no centro de Montreal, é conhecido por seus programas criativos práticos. Formada em 1974 como um casamento entre a Universidade Loyola e a Universidade Sir George Williams, a Concordia é uma instituição diversificada e com visão de futuro em um ambiente urbano movimentado. A John Molson School of Business é uma das dez melhores universidades do Canadá para programas de negócios.

Programas oferecidos: Negócios, Engenharia de Construção, Intermídia, Engenharia e Ciência da Computação, Geografia e Estudos Urbanos

Université de Montréal

Gigante entre as universidades de língua francesa no Canadá, com uma forte reputação nas ciências da saúde e direito. Quase 50.000 estudantes de graduação e pós-graduação têm acesso a mais de 650 programas em mais de 60 departamentos. Duas escolas afiliadas – HEC Montréal e École Polytechnique – oferecem programas em Administração e Engenharia, respectivamente, e cada uma é reconhecida por mérito próprio.

Programas oferecidos: Medicina, Ciências Sociais, Ciências da Saúde, Direito, Negócios

Universidade McGill

A universidade de língua inglesa mais conhecida da província. Consistentemente classificada entre as melhores universidades do Canadá e do mundo, a McGill é particularmente conhecida por seus programas de Medicina, Gestão e Engenharia. Com 11 faculdades e 12 escolas profissionais, a McGill oferece a seus 38.000 alunos uma escolha de mais de 300 programas em dois campi. O campus principal, semelhante a um parque, está localizado no centro de Montreal, enquanto o campus na vizinha Sainte-Anne-de-Bellevue abriga a faculdade de Ciências Agrícolas e Ambientais, onde os alunos têm acesso a uma fazenda.

Programas oferecidos: Medicina, Direito, Música, Odontologia, Engenharia e Administração

Université de Québec

Possui uma rede de 10 instituições em toda a província, com universidades em Montreal (UQAM), Trois-Rivières (UQTR), Chicoutimi (UQAC), Rimouski (UQAR), Outaouais (UQO) e Abitibi-Témiscamingue (UQAT) . Também possui duas escolas-membro (de administração pública e tecnologia), um instituto de pesquisa científica e a única universidade de ensino à distância da América do Norte, o TÉLUQ.

Bishop’s University

É uma das três universidades de língua inglesa no Quebec, junto com McGill e Concordia. Está localizado em Sherbrooke, no sul do Quebec. Com uma população de menos de 3.000 estudantes, a universidade é ideal para quem procura uma experiência residencial menor e mais acolhedora, onde sua contribuição em uma comunidade é importante. Os bispos são principalmente uma universidade de graduação com uma forte tradição em ciências humanas e sociais, além de ciências naturais e negócios.

Programas oferecidos: idiomas, educação, negócios, ciências humanas, ciências naturais e matemática

Quer saber mais sobre como fazer uma universidade no Canadá? Acesse agora mesmo nossa sessão especial sobre o tema clicando aqui.

Quais áreas de estudo são particularmente populares no Quebec?

Atualmente no Canadá, os programas de estudo mais populares incluem engenharia, enfermagem e ciência da computação, mas isso muda constantemente em razão das demandas de mercado.

Em Quebec, universidades com a renomada McGill atraem muitos estudantes para seus programas de Medicina, Direito e Gerenciamento de negócios. Montreal é conhecida por sua cena cultural, então temas relacionados a Artes e Humanas são bastante populares aqui.

Várias instituições de Quebec são conhecidas por se especializarem em programas de hotelaria e turismo e culinária, um grande atrativo para os estudantes internacionais, pois estamos falando de uma das cidades norte americanas como a maior concentração de bares e restaurantes por metro quadrado.

Além dos programas descritos, as instituições em Quebec oferecem uma ampla gama de programas com foco em desenvolvimento de software, inteligência artificial e temas ligados ao campo aero espacial e de geração de energia. 

Quanto custa estudar no Quebec como estrangeiro?

Não há uma resposta exata para isso, mas é possível mensurar o valor bem próximo de uma realidade, um vez que tenha em mente fatores como o curso escolhido, o tipo de moradia e o estilo de vida.

De modo geral, o Quebec possui um dos menores custos de vida do Canadá, então a escolha desta província já contribui de forma significativa para reduzir seu investimento total.

Você pode saber sobre este tema clicando aqui. 

A Neway oferece uma consultoria especializada para auxilia-lo em seu projeto de estudos no exterior. Ajudamos você em seu planejamento financeiro e todo o processo de inscrição e chegada no Canadá. Saiba mais clicando aqui.

Quais são as opções de assistência médica e seguro em Quebec?

Os estudantes internacionais com residência temporária concedida no Canadá devem adquirir um seguro saúde (também conhecido com seguro viagem) antes de chegar ao país. A regra é tão rígida, que instituições de ensino não permitem que você frequente as aulas ou renove a matricula sem a apresentação de uma apólice do seguro válida.

No entanto, estudantes de países que têm um acordo recíproco com o Quebec podem ser elegíveis para a cobertura provincial de assistência médica. Caso você seja brasileiro e possua dupla nacionalidade em alguns dos países listados abaixo, é possível que você possa usufruir o sistema de saude pública do Quebec. Esses países são:

  • Bélgica
  • Dinamarca
  • Finlândia
  • França (+ são elegíveis para cobertura de medicamentos controlados)
  • Grécia
  • Luxemburgo
  • Noruega
  • Portugal
  • Roménia e
  • Suécia

Informação importante: Estudantes que concluíram seu programa de estudo e aplicaram para sua extensão de visto através do Post-Graduation Work Permit (PGWP) são automaticamente elegíveis ao sistema de saúde pública do Quebec. 

Se você precisa de uma seguro saúde como estudante internacional em condições especiais, indicamos um consultor em seguros especializado no Canadá com atendimento em português que pode auxiliá-lo nesse processo. Saiba mais clicando aqui.

Posso incluir cônjuge e dependentes neste programa?

O aplicante principal à imigração via PEQ estudo (o estudante) tem o benefício de poder incluir o seu cônjuge em seu pedido, bem como filhos dependentes com 18 anos ou menos.

  • Pra os acompanhantes cônjuges ou parceiros legais é concedido uma permissão de trabalho aberta com validade equivalente ao visto de estudo do aplicante principal.
  • Para filhos dependentes com 18 anos ou menos é concedido o direito à frequentar a escola pública gratuita.

* É importante observar que o Canadá reconhece uniões entre pessoas do mesmo sexo.

Posso trabalhar no Quebec depois de me formar?

Sim, desde que a Instituição de Ensino esteja listada no DLI do Canadá e o seu programa de estudos atenda à determinados critérios. É possível trabalhar pelo equivalente ao tempo de seu curso ou até mais em alguns casos. Para isso é necessário solicitar uma Permissão de Trabalho de Pós-Graduação (PGWP). Saiba mais clicando aqui.