PGWP: Vantagens oferecidas ao estudante no Canadá

315 views

Você sabia que o Canadá oferece uma oportunidade valiosa para os estudantes internacionais após se formarem? Sim, estamos falando da Permissão de Trabalho Pós-diploma. Com ela, graduados em solo canadense que atendam a certos requisitos do programa podem estender sua permanência no país após se formarem através de uma experiência de trabalho. Continue lendo para saber mais.
André Salles
André Salles
Publicado em: 10 de junho de 2020

Atualizado em: 15 de dezembro de 2022

Você vai ver neste post...


Além da matéria, que você pode conferir ao longo deste post, também gravamos um vídeo com alguns tópicos rápidos sobre o PGWP.

Assista abaixo:

Como funciona o PGWP?

De forma bem resumida, podemos dizer que o governo do canadense disponibiliza um Programa de Permissão de Trabalho Pós-Diploma (PGWP) como parte de seus esforços para atrair estudantes internacionais e retê-los como trabalhadores qualificados.

O programa fornece uma permissão de trabalho aberta, que permite que graduados internacionais trabalhem para qualquer empregador canadense em qualquer setor, sem a exigência de uma oferta de emprego canadense validada pelo governo.

Vale ressaltar que estudantes internacionais só podem receber uma única vez a permissão de trabalho pós-diploma através do IRCC. Dessa forma, é prudente definir bem o seu planejamento e estratégia e usá-la com muita sabedoria e atenção.

Quem pode aplicar ao PGWP?

Para se qualificar para uma Permissão de Trabalho Pós-Diploma, os estudantes internacionais devem:

  • Concluir os estudos no Canadá em um programa acadêmico, vocacional ou profissional com duração de pelo menos oito meses em uma Instituição de Ensino Designada (DLI).
    • O programa de estudos deve levar à um diploma ou certificado.

  • Manter o status de estudante em período integral (full-time) no Canadá durante todo o período do curso.
    • Existem algumas exceções específicas que podem ser aplicadas neste item.
  • Apresentar o transcrição de notas final (final transcript) e diploma ou atestação de conclusão do curso oficial confirmando que o solicitante cumpriu os requisitos para concluir o seu programa de estudos.
    • Os dois documentos devem ser enviados ao governo no momento da solicitação da permissão de trabalho pós-diploma.
  • Concluir um programa de estudos em:
    • Uma instituição pós-secundária pública, como:
      • um College;
      • uma Escola técnica/profissionalizante;
      • uma Universidade;
      • um CEGEP (em Quebec); ou
    • Uma escola pós-secundária privada (em Quebec) que opera sob as mesmas regras que as escolas públicas em Quebec; ou
    • Uma escola secundária ou pós-secundária privada (em Quebec), que oferece programas qualificados de 900 horas ou mais e resulta na emissão de um diploma de profissão (DEP) ou um atestado de especialização profissional (ASP); ou
    • Escola particular canadense que pode conceder diplomas de acordo com a lei provincial (por exemplo: bacharelado, mestrado ou doutorado), mas apenas se o aluno estiver matriculado em um programa de estudos que leve a um diploma conforme autorizado pela província.

Quer estudar no Canada?

Inscreva-se agora e receba nosso guia completo para estudantes internacionais. Da escolha da escola até a residência permanente, tudo o que você precisa saber.

Atenção ao prazo de solicitação

Em 2019, o Governo do Canadá estendeu o prazo para solicitar a Permissão de Trabalho Pós-Diploma de 90 para 180 dias (seis meses) após a obtenção de uma transcrição e uma carta oficial do DLI elegível, confirmando que os requisitos para concluir o programa de estudo foram cumpridos.

Se a permissão de estudo expirar antes do recebimento desses documentos, os candidatos terão duas opções:

  • Solicitar um visto de visitante para permanecer no Canadá por mais tempo; ou
  • Sair do Canadá e solicitar o PGWP;

Ao solicitar o PGWP, os candidatos devem demonstrar que possuem uma permissão de estudo válida, possuíam uma permissão de estudo ou foram autorizados a estudar no Canadá sem a exigência de obter uma permissão de estudo de acordo com a legislação de imigração vigente.

Candidatos inelegíveis ao PGWP

Aplicação para PGWP
Precisa de ajuda para sua aplicação? Saiba mais clicando aqui.

Os estudantes internacionais não são elegíveis para o Programa de Permissão de Trabalho Pós-Diploma se, por exemplo:

  • Já recebeu anteriormente um PGWP;
  • O programa de estudos foi inglês ou francês como segunda língua;
  • Recebeu financiamento do Global Affairs Canada (GAC);
  • Participou do programa de prêmios Government of Canada, financiado pelo GAC;
  • Concluíram a maioria dos créditos para a conclusão de seu programa de estudo por ensino a distância;
  • Concluiu um programa de estudo em uma instituição não canadense localizada no Canadá, independentemente da duração da estadia no Canadá;
  • Entre outros.

PGWP – Casos Especiais (COVID-19)

Aviso especial: Devido às questões de fechamento de fronteiras internacionais em razão do COVID-19, o governo canadense também está possibilitando que estudantes internacionais iniciem seu programa on-line (ensino à distância) em uma escola canadense e permaneça elegível para uma Permissão de Trabalho Pós-Diploma (PGWP) após concluir seus estudos canadenses. Algumas regras se aplicam.

É possível trabalhar por quanto tempo no Canadá?

A validade de uma permissão de trabalho pós-diploma (PGWP), pode variar conforme a duração do programa de estudos e por um período mínimo de 8 meses até um período máximo de 3 anos.

Para determinar a duração da permissão, o oficial de imigração analisará os documentos enviados na demanda, o histórico de notas (transcrição de notas final) e a declaração de conclusão do programa. 

Determinação da duração da autorização de trabalho pós-diploma

O período de validade da permissão de trabalho pós-diploma não pode exceder o prazo de validade do passaporte do solicitante. Se o passaporte do solicitante expirar antes do final do período de permissão de trabalho pós-diploma, a permissão recebida possivelmente virá com a data final igual a data de expiração do passaporte.

Uma permissão de trabalho pós-diploma pode ser estendida em alguns poucos casos, como por exemplo em casos em que o período foi emitido menor devido à data de vencimento do passaporte do solicitante. É importante entender bem caso à caso para determinar se pode ser solicitada essa extensão ou não.

Como fica a situação do cônjuge?

Após concluir os estudos no Canadá, quando o estudante solicita o PGWP, o mesmo poderá solicitar também uma nova permissão de trabalho para que o seu cônjuge continue trabalhando no Canadá.

Para que o cônjuge receba uma nova permissão de trabalho, o estudante deverá estar trabalhando em um emprego nos NOCs 0, A ou B. Caso o estudante não consiga oferta nesses NOCs, o cônjuge recebe um visto de visitante para permanecer no país acompanhando o estudante, porém o cônjuge não poderá trabalhar.

Quando o estudante conseguir a oferta de trabalho nos NOCs 0, A ou B, poderá então solicitar o visto de trabalho para o cônjuge.

Entenda os NOCs

A Classificação Nacional de Ocupações (NOC) é o sistema nacional do Canadá para definir ocupações com base nas habilidades exigidas e na experiência de trabalho relacionada a elas. Isso se baseia no tipo de trabalho executado, no campo de estudo ou no setor, bem como em outros fatores, como educação, treinamento e experiência profissional.

Por exemplo: profissões como Assistentes Administrativos, Ajudante de Creche, são classificadas como NOC B.

Entenda melhor neste vídeo: Tipos de NOC no CANADÁ – Classificação Nacional das Ocupações

Conclusão

Além das razões óbvias de se poder trabalhar legalmente no Canadá após se formar, a experiência profissional canadense adquirida exercendo uma profissão pertencente as categorias de (NOC) 0, A ou B pode ajudá-lo significativamente num processo de aplicação para programas de imigração como Express Entry ou ARRIMA.

Nota: O NOC ou Classificação Ocupacional Nacional refere-se à uma lista de profissões classificadas pelo governo canadense, onde 0, A e B representam hierarquicamente e respectivamente funções de Gestão, Supervisão/Coordenação e por último Técnico/Operacional. Todas devidamente vinculadas à diplomas de formação canadenses.

Você está se formando aqui no Canadá e precisa de ajuda para aplicar para o PGWP? Conte com a experiência e excelência de nossos consultores. Entre em contato hoje mesmo clicando aqui.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS
Send Mail 1a

Já se cadastrou?

+10.000 inscritos em nossa newsletter, só falta você.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.