fbpx
pgwp - PGWP: Vantagens oferecidas ao estudante no Canadá

PGWP: Vantagens oferecidas ao estudante no Canadá

Você sabia que a imigração canadense oferece a oportunidade de obter uma valiosa experiência de trabalho para estudantes internacionais que escolheram o Canadá como destino de estudo?


Além da matéria, que você pode conferir ao longo deste post, também gravamos um vídeo com alguns tópicos rápidos sobre o PGWP.

Assista abaixo:

Como funciona o PGWP?

De forma bem resumida, podemos dizer que o governo do canadense disponibiliza um Programa de Permissão de Trabalho Pós-Diploma (PGWP) como parte de seus esforços para atrair estudantes internacionais e retê-los como trabalhadores qualificados.

O programa fornece uma permissão de trabalho aberta, que permite que graduados internacionais trabalhem para qualquer empregador canadense em qualquer setor, sem a exigência de uma oferta de emprego canadense validada pelo governo.

Vale ressaltar que estudantes internacionais só podem receber uma única vez a permissão de trabalho pós-diploma através do IRCC. Dessa forma, é prudente definir bem o seu planejamento e estratégia e usá-la com muita sabedoria e atenção.

Quem pode aplicar ao PGWP?

Para se qualificar para uma Permissão de Trabalho Pós-Diploma, os estudantes internacionais devem:

  • Concluir os estudos no Canadá em um programa acadêmico, vocacional ou profissional com duração de pelo menos oito meses em uma Instituição de Ensino Designada (DLI).
    • O programa de estudos deve levar à um diploma ou certificado.

  • Manter o status de estudante em período integral (full-time) no Canadá durante todo o período do curso.
    • Existem algumas exceções específicas que podem ser aplicadas neste item.
  • Apresentar o transcrição de notas final (final transcript) e diploma ou atestação de conclusão do curso oficial confirmando que o solicitante cumpriu os requisitos para concluir o seu programa de estudos.
    • Os dois documentos devem ser enviados ao governo no momento da solicitação da permissão de trabalho pós-diploma.
  • Concluir um programa de estudos em:
    • Uma instituição pós-secundária pública, como:
      • um College;
      • uma Escola técnica/profissionalizante;
      • uma Universidade;
      • um CEGEP (em Quebec); ou
    • Uma escola pós-secundária privada (em Quebec) que opera sob as mesmas regras que as escolas públicas em Quebec; ou
    • Uma escola secundária ou pós-secundária privada (em Quebec), que oferece programas qualificados de 900 horas ou mais e resulta na emissão de um diploma de profissão (DEP) ou um atestado de especialização profissional (ASP); ou
    • Escola particular canadense que pode conceder diplomas de acordo com a lei provincial (por exemplo: bacharelado, mestrado ou doutorado), mas apenas se o aluno estiver matriculado em um programa de estudos que leve a um diploma conforme autorizado pela província.

Importante!: Os graduados em programas de treinamento vocacional e profissional em Quebec devem atender aos critérios adicionais do PGWP descritos pelo IRCC, dependendo do tipo de diploma emitido.

Atenção com o prazo de solicitação

Em 2019, o Governo do Canadá estendeu o prazo para solicitar a Permissão de Trabalho Pós-Diploma de 90 para 180 dias (seis meses) após a obtenção de uma transcrição e uma carta oficial do DLI elegível, confirmando que os requisitos para concluir o programa de estudo foram cumpridos.

Se a permissão de estudo expirar antes do recebimento desses documentos, os candidatos terão duas opções:

  • Solicitar um visto de visitante para permanecer no Canadá por mais tempo; ou
  • Sair do Canadá e solicitar o PGWP;

Ao solicitar o PGWP, os candidatos devem demonstrar que possuem uma permissão de estudo válida, possuíam uma permissão de estudo ou foram autorizados a estudar no Canadá sem a exigência de obter uma permissão de estudo de acordo com a legislação de imigração vigente.

Candidatos inelegíveis ao PGWP

pgwp Post Graduation Work Permit - PGWP: Vantagens oferecidas ao estudante no Canadá
Precisa de ajuda para sua aplicação? Saiba mais clicando aqui.

Os estudantes internacionais não são elegíveis para o Programa de Permissão de Trabalho Pós-Diploma se, por exemplo:

  • Já recebeu anteriormente um PGWP;
  • O programa de estudos foi inglês ou francês como segunda língua;
  • Recebeu financiamento do Global Affairs Canada (GAC);
  • Participou do programa de prêmios Government of Canada, financiado pelo GAC;
  • Concluíram a maioria dos créditos para a conclusão de seu programa de estudo por ensino a distância;
  • Concluiu um programa de estudo em uma instituição não canadense localizada no Canadá, independentemente da duração da estadia no Canadá;
  • Entre outros.

PGWP – Casos Especiais (COVID-19)

Existem alguns casos em que os estudantes internacionais podem se qualificar para uma Permissão de Trabalho Pós-Diploma se concluíram um programa de aprendizado acelerado ou à distância ou solicitaram uma permissão de estudos.

Aviso especial: Recentemente, devido às questões de fechamento de fronteiras internacionais em razão do COVID-19, o governo canadense também está possibilitando que estudantes internacionais iniciem seu programa on-line (ensino à distância) em uma escola canadense e permaneça elegível para uma Permissão de Trabalho Pós-Diploma (PGWP) após concluir seus estudos canadenses.

Para mais informações, consulte nossa sessão sobre PGWP clicando aqui.

É possível trabalhar por quanto tempo no Canadá?

A validade de uma permissão de trabalho pós-diploma (PGWP), pode variar conforme a duração do programa de estudos e por um período mínimo de 8 meses até um período máximo de 3 anos.

Para determinar a duração da permissão, o oficial de imigração analisará os documentos enviados na demanda, o histórico de notas (transcrição de notas final) e a declaração de conclusão do programa. 

Determinação da duração da autorização de trabalho pós-diploma

O período de validade da permissão de trabalho pós-diploma não pode exceder o prazo de validade do passaporte do solicitante. Se o passaporte do solicitante expirar antes do final do período de permissão de trabalho pós-diploma, a permissão recebida possivelmente virá com a data final igual a data de expiração do passaporte.

Uma permissão de trabalho pós-diploma pode ser estendida em alguns poucos casos, como por exemplo em casos em que o período foi emitido menor devido à data de vencimento do passaporte do solicitante. É importante entender bem caso à caso para determinar se pode ser solicitada essa extensão ou não.

Conclusão

Além das razões óbvias de se poder trabalhar legalmente no Canadá após se formar, a experiência profissional canadense adquirida exercendo uma profissão pertencente as categorias de (NOC) 0, A ou B pode ajudá-lo significativamente num processo de aplicação para programas de imigração como Express Entry ou ARRIMA.

Nota: O NOC ou Classificação Ocupacional Nacional refere-se à uma lista de profissões classificadas pelo governo canadense, onde 0, A e B representam hierarquicamente e respectivamente funções de Gestão, Supervisão/Coordenação e por último Técnico/Operacional. Todas devidamente vinculadas à diplomas de formação canadenses.

Você precisa de ajuda para avaliar qual seria o melhor momento de aplicar para o PGWP ou qual programa de estudos escolher para a sua estratégia de imigração? Gostaria de saber se o seu status é elegível ao programa? Não hesite em falar com nossa equipe! Agende hoje mesmo uma conversa com quem mais entende do assunto. Entre já em contato clicando aqui.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: