Renovação de Visto Canadense

Você precisa de um visto canadense para viajar a lazer, visitar sua família, estudar seu programa de interesse ou trabalhar temporariamente. Se por alguma circunstância você precisar permanecer mais tempo no Canadá, o que é necessário fazer?

Assista ao vídeo

quem pode renovar o visto ou estender permissões estando no canadá?

  1.  

Visitantes

Turistas em visita ao Canadá geralmente recebem uma permissão de estadia de 6 meses seja através de um visto canadense ou eTA. Se você precisa de mais tempo para explorar o país ou mesmo fazer um curso de línguas será necessário solicitar uma extensão de visto. Muitas pessoas não sabem que também é possível mudar seu status de turista para estudante estando no Canadá.

SAIBA MAIS

Estudantes

Estrangeiros que desejam estudar no Canadá por mais de 6 meses precisam uma permissão de estudo válida pelo período de seu programa de estudo. Caso o estudante leve mais tempo do que o esperado para concluir seu programa, por uma eventual troca de curso ou por circunstancias adversas, será necessário solicitar uma extensão sua permissão de estudo no país. Esta mesma regra é válida para acompanhantes (cônjuges e dependentes) do estudante. 

SAIBA MAIS

Trabalhadores temporários

Se você possui o status de trabalhador estrangeiro temporário no Canadá, seja através de uma permissão de trabalho fechada ou aberta, você terá de renovar esta permissão em algum momento.

SAIBA MAIS

DÚVIDAS FRENQUENTES

Em que momento eu devo solicitar a extensão de meu visto ou permissão?

Cada universidade canadense dispõe de seu próprio processo seletivo. Um bom começa seria: 

1 – Definir bem suas metas de carreira para, em seguida, definir o programa de estudos em uma instituição reconhecida.

2 – Ao definir o programa, deve-se preparar toda a documentação necessária e ter em mente a data limite para fazer o pedido de admissão. Isso é muito importante, pois se você perder a data, só poderá enviar sua aplicação para a próxima sessão disponível.

Posso estender minha estadia no Canadá se eu tiver usado um eTA para entrar no país?

No Canadá, o ano letivo das instituições de ensino começa em setembro e termina em maio, logo antes do verão. No Brasil, as escolas e universidades costumam ter processos seletivos que podem iniciar em janeiro ou agosto.

Aqui no Canadá as universidades avaliam os documentos para admissão. Em nível de graduação, no geral, as universidades solicitam o diploma com histórico de notas do ensino médio e o teste de proficiência do idioma, seja inglês ou francês. No Brasil, apenas as universidades privadas possuem seus processos seletivos próprios, enquanto a maioria das públicas possui um processo unificado.

Saiba mais em como se preparar para os processo seletivos em nossa sessão Coaching Acadêminco.

Posso alterar meu status de turista para estudante estando no Canadá?

Em nível de graduação, o ano custa a partir de CAD$ 15.000, ou seja, se a graduação tiver três anos de duração o programa todo irá custar CAD$ 45.000.

Os mestrados com duração de 2 anos podem custar de CAD$ 25.000 a CAD90.000 o programa todo. Já o doutorado pode custar de CAD$ 15.000 a CAD$ 19.000 por ano, ou seja, entre CAD$ 60.000 e 80.000 se o programa tiver duração de 3 a 4 anos, respectivamente. O valor irá depender da área do saber e da universidade.

A boa notícia é que existem bolsas de estudos que podem reduzir esses valores mas, de qualquer forma, é fundamental que o estudante faça um planejamento financeiro que também leve em consideração outros gastos, como tradução de documentos, seguro saúde, taxas de vistos e custo de subsistência do primeiro ano no Canadá.

Saiba mais sobre o custo para estudar no Canadá clicando aqui.  

O que muda se eu for estudante na província do Quebec?

Na província de Quebec, os estudantes internacionais devem possuir uma permissão de estudo válida e um certificado válido de aceitação do Quebec (CAQ). Se um estudante internacional desejar continuar seus estudos após o prazo de validade indicado no CAQ, deverá solicitar um novo CAQ ao Ministério da Imigração, da Francisação e da Inclusão (MIFI).

Saiba mais sobre como aplicar para uma bolsa de estudos no Canadá clicando aqui.

É possível trabalhar enquanto faço uma universidade no Canadá?

Sim, e esta é uma das vantagens de se estudar em uma universidade no Canadá. O governo canadense concede uma permissão de trabalho aberta aos alunos de ensino superior. Com ele é possível trabalhar por até 20 horas por semana durante seus estudos e 40 horas por semana nas férias do calendário escolar.