fbpx
Tipos de diplomas no Quebec com a NEWAY - Tipos de diplomas

Tipos de diplomas

Você sabia que para a escolher um college no Canadá, um dos primeiros passos a ser dado é a escolha do tipo de diploma que o curso vai oferecer para analisar em qual programa de imigração esse diploma vai se encaixar.


Além da matéria, que você pode conferir ao longo deste post, também gravamos um vídeo com alguns tópicos rápidos sobre a tipos de diploma no Quebec.

Assista abaixo:


O Quebec é bastante conhecido e reconhecido pela diversidade e qualidade da sua oferta educacional. Muitas oportunidades são oferecidas para o público estrangeiro que deseja se especializar, adquirir um diploma reconhecido e dominar um dos idiomas oficiais do país: francês ou inglês.

Tipos de diplomas

Faremos uma abordagem para que você entenda um pouco mais sobre os diplomas técnicos da província do Québec.

Existem 3 tipos de diploma, são eles:

  1. DEP – Diplôme d’Études Professionnelles
  2. DEC – Diplôme d’Études Collégiales
  3. AEC – Attestation d’Études Collégiales

DEP – Diplôme d’Études Professionnelles

Qual é o foco deste diploma?

É que você evolua para o mercado de trabalho. Ele foi desenvolvido pelo governo do Québec juntamente com o Ministério da Educação, para que profissionais que desejam áreas específicas possam adquirir uma formação rápida e já ingressar no mercado de trabalho.

O DEP é o diploma de ensino profissional, possui duração de 1 ano, a 1 ano e meio, justamente por se tratar de uma formação prática onde você não vai ter tanta matéria de base na formação, mas sim, matérias práticas. Ele não tem uma exigência alta no idioma, nem pra você ingressar o programa, nem para que você possa concluir o seu diploma.

As áreas mais comuns para esse tipo de diploma são:

  • Suporte em informática;
  • Desenho industrial;  
  • Mecânica de automóveis;  
  • Soldagem;
  • Infografia;
  • Estética;
  • Gastronomia, entre outras.

DEC – Diplôme d’Études Collégiales

O DEC é o diploma de estudo colegial, ele possui duas categorias, o primeiro é a categoria do pré-universitário, que é aquele diploma que vai preparar o indivíduo para ingressar na universidade canadense. E a segunda é um complemento técnico, ou seja, ao final o indivíduo adquire uma profissão, onde ele já pode se inserir no mercado de trabalho.

O  foco desse diploma também é, teoria e prática, visando sempre o mercado de trabalho. Mas, diferentemente do DEP, o DEC tem um foco maior em estruturar a base da literatura, filosofia, entre outras matérias, mais o ensino técnico.

Você pode encontrar um DEC de 16 meses até 3 anos de duração, tudo vai depender da instituição de ensino, e o tipo de programa que você procura. O nível de idioma exigido para este diploma, é um pouco mais alto. Algumas instituições de ensino exigem que você apresente um teste de proficiência no idioma, ou que você faça uma prova da própria instituição para que você possa ingressar nesse programa de estudos.

Uma exigência importante do DEC, é que até o final dos seus estudos você passe na prova ministerial (Épreuve de Français) que atesta que você possui os conhecimentos necessários no idioma para adquirir o diploma nesta categoria. Portanto, é um programa que exige um nível de idioma mais avançado.

As áreas mais comuns para esse tipo de diploma são:  

  • Hotelaria;
  • Turismo;
  • Moda;
  • Cinema;
  • Administração;
  • Finanças;
  • Programação, entre outras.

AEC – Attestation d’Études Collégiales

O AEC é o atestado de estudo colegial, o foco deste diploma é para aqueles profissionais que querem uma reorientação de carreira, ou para aqueles que querem adicionar valor à sua formação e experiência já existentes.

Normalmente, para esse tipo de diploma não é exigido nenhuma prova de idioma, o importante é que você tenha conhecimento suficiente para cumprir o seu programa de estudos. A duração deste diploma pode variar de 4 meses até dois anos, tudo dependendo da instituição de ensino, e da área que você busca se aperfeiçoar.

As áreas mais comuns para esse tipo de diploma são:

  • Logística;
  • Programação;
  • Educação infantil;
  • Gestão financeira informatizada, entre outros.

Esses são os principais diplomas técnicos disponíveis na província do Québec.

Quer mais informações sobre como estudar no Canadá? 

Caso você tenha alguma dúvida ou queira saber em qual diploma seu perfil se encaixa, entre em contato conosco, pois teremos o maior prazer em te ajudar a identificar o melhor caminho para você realizar o seu sonho de obter a residência permanente.

Conheça um pouco mais sobre nosso trabalho entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: