bolsa de estudos

Fatos importantes sobre Bolsas de Estudo no Canadá.

O Canadá oferece bolsas de estudos para todos os diplomas universitários e todas as áreas do saber. No entanto, os programas de mestrado, doutorado e pós-doutorado são contemplados com uma oferta bem maior de bolsas se comparados à graduação.

Várias instituições oferecem diferentes categorias de bolsas de estudos, entre elas as universidades, fundos do governo, ong’s e bancos. Entre essas categorias estão as bolsas de excelência, mobilidade, ajuda financeira, liderança, projeto independente, empreendedorismo, entre outras.

A primeira etapa para conseguir uma bolsa de estudos é ter a carta de aceite da universidade. Ao se tornar um aluno matriculado na universidade, o estudante já tem acesso às bolsas. A primeira delas é a bolsa de admissão, onde a universidade oferece um desconto considerável no tuition fees do programa. Esse desconto pode chegar a até 2/3 do valor total do programa. Por exemplo, um mestrado que custa, originalmente, CAD$ 30.000, pode sair por $10.000.

Para conseguir uma bolsa de admissão é fundamental preparar os documentos com rigor e, idealmente, fazer o pedido de admissão em torno de 12 meses antes do início do programa. Além disso, é importante mencionar que as bolsas de admissão exigem que o estudante mantenha uma nota razoavelmente alta durante os estudos.

O segredo para conseguir bolsas durante os estudos é monitorar constantemente as ofertas de bolsas no site da universidade ou sites oficiais, se candidatar somente para as bolsas as quais o estudante seja elegível, manter notas altas e construir relacionamento com os professores e coordenadores dos programas.

 

DÚVIDAS FREQUENTES

De que forma posso ingressar numa universidade canadense?

Cada universidade canadense dispõe de seu próprio processo seletivo. Um bom começa seria: 

1 – Definir bem suas metas de carreira para, em seguida, definir o programa de estudos em uma instituição reconhecida.

2 – Ao definir o programa, deve-se preparar toda a documentação necessária e ter em mente a data limite para fazer o pedido de admissão. Isso é muito importante, pois se você perder a data, só poderá enviar sua aplicação para a próxima sessão disponível.

Quais são as diferenças entre as universidades brasileiras e canadenses?

No Canadá, o ano letivo das instituições de ensino começa em setembro e termina em maio, logo antes do verão. No Brasil, as escolas e universidades costumam ter processos seletivos que podem iniciar em janeiro ou agosto.

Aqui no Canadá as universidades avaliam os documentos para admissão. Em nível de graduação, no geral, as universidades solicitam o diploma com histórico de notas do ensino médio e o teste de proficiência do idioma, seja inglês ou francês. No Brasil, apenas as universidades privadas possuem seus processos seletivos próprios, enquanto a maioria das públicas possui um processo unificado.

Saiba mais em como se preparar para os processo seletivos em nossa sessão Coaching Acadêminco.

Quanto custa estudar em uma universidade canadense?

Em nível de graduação, o ano custa a partir de CAD$ 15.000, ou seja, se a graduação tiver três anos de duração o programa todo irá custar CAD$ 45.000.

Os mestrados com duração de 2 anos podem custar de CAD$ 25.000 a CAD90.000 o programa todo. Já o doutorado pode custar de CAD$ 15.000 a CAD$ 19.000 por ano, ou seja, entre CAD$ 60.000 e 80.000 se o programa tiver duração de 3 a 4 anos, respectivamente. O valor irá depender da área do saber e da universidade.

A boa notícia é que existem bolsas de estudos que podem reduzir esses valores mas, de qualquer forma, é fundamental que o estudante faça um planejamento financeiro que também leve em consideração outros gastos, como tradução de documentos, seguro saúde, taxas de vistos e custo de subsistência do primeiro ano no Canadá.

Saiba mais sobre o custo para estudar no Canadá clicando aqui.  

Quem pode se candidatar a uma bolsa de estudo no Canadá?

Após ter feito o pedido de admissão e ter recebido a carta de aceite da universidade, o estudante pode solicitar uma bolsa de admissão para estudante internacional, o que pode reduzir o valor do tuition fees em até 2/3 do valor original. Ou seja, um mestrado com valor total de CAD$ 30.000 pode chegar ao valor de $10.000.

Além disso, uma vez que o estudante comece a cursar as aulas, ele será elegível para se candidatar a outras categorias de bolsas, como excelência acadêmica, área do saber, mobilidade, engajamento na comunidade, projeto de pesquisa, ajuda financeira, entre outras. Ao acumular outras bolsas, o estudante pode reduzir ainda mais o valor total do programa.

Saiba mais sobre como aplicar para uma bolsa de estudos no Canadá clicando aqui.

É possível trabalhar enquanto faço uma universidade no Canadá?

Sim, e esta é uma das vantagens de se estudar em uma universidade no Canadá. O governo canadense concede uma permissão de trabalho aberta aos alunos de ensino superior. Com ele é possível trabalhar por até 20 horas por semana durante seus estudos e 40 horas por semana nas férias do calendário escolar. 

AINDA TEM DÚVIDAS?

Entre em contato agora mesmo e agende ainda hoje sua avaliação.

AGENDE SUA AVALIAÇÃO