Quer trabalhar no Canadá?​

Motivos para trabalhar no Canadá​

Você sabia que, no Canadá, falta mão-de-obra qualificada e, por isso, o país tem recrutado profissionais em outros países, incluindo o Brasil? Por ser um país estável política e economicamente, o Canadá atrai muitos investidores internacionais, o que tem gerado muitas vagas de empregos qualificados, ou seja, que exigem uma formação de, pelo menos, nível tecnólogo.

O Canadá precisa recrutar talentos nos próximos 10 anos e o Brasil é um dos países prioritários em termos de atração de mão-de-obra. 

Informações úteis para trabalhadores

Carga horária full time

30 horas semanais (mínimo)

Salário médio

4,500$ / mês

Salário mínimo

12$ a 16$ por hora

Férias remuneradas

2 Semanas (mínimo)

Contrato de trabalho

Horários flexíveis

Verbas recisórias

Sem previsão na lei

Previdência

Pública + Privada (opcional)

Licença maternidade

1 ano

Mercado de trabalho no Canadá

Um dos principais motivos pelos quais profissionais estrangeiros decidem imigrar para o Canadá são as oportunidades que o mercado de trabalho oferece.

O Canadá tem um índice baixíssimo de desemprego e é vítima do seu sucesso no que concerne a gestão da economia, o que tem gerado uma demanda por profissionais qualificados maior do que o mercado interno consegue oferecer. A única solução, então, é contratar em outros países.

Uma prova disso é o programa de visto para trabalhadores qualificados, as missões de recrutamento internacional e as plataformas, subsidiadas pelo governo, com vagas direcionadas ao público estrangeiro.

Ou seja, é possível você participar de um processo seletivo estando no seu país de origem e imigrar para o Canadá com o emprego na sua área.  

Alguns das profissões em alta demanda no Canadá

Programador

Engenheiro de software

Engenheiro aeroespacial

Engenheiro eletricista

Designer gráfico e de animação 2D/3D

Designer de video game

Gerente de projetos de TI

Gestor de produto (Product Owner)

Enfermeiro

Técnico em enfermagem

Mecânico de indústria pesada

Soldador

Gerente de desenvolvimento de negócios

Recepcionista

Contador

Analista financeiro

Motorista

* Dados de 2020.

Custo de vida no Canadá

O custo de vida no Canadá varia muito em cada cidade e região, por isso é importante analisar qual a melhor cidade para você, tanto no que concerne o estilo de vida quanto o mercado de trabalho para definirmos o planejamento financeiro.

A maioria dos estrangeiros prefere se estabelecer nas grandes cidades, como Toronto, Montreal, Vancouver, Calgary e Ottawa. No entanto, também vale à pena considerar cidades menores que possam estar alinhadas com seu perfil, uma vez que o interior também oferece excelentes oportunidades profissionais e um custo de vida mais baixo.

A seguir, encontre os valores médios de algumas das principais despesas para te ajudar no seu planejamento financeiro no Canadá.

Alguns componentes do custo de vida no Canadá

Aluguel mensal: 500 - 2000$

Internet: 50 - 100$

Eletricidade: 20 - 100$

Transporte público mensal: 80 - 125$

Supermercado mensal por pessoa: 200 - 300$

Celular mensal: 35 - 80$

Se você planeja morar e trabalhar no Canadá, um dos primeiros passos é decidir qual tipo de visto é o ideal para você.

No Canadá, só é possível trabalhar legalmente com algum tipo de visto de trabalho, uma vez que o país em bastante rígido em suas regras de migração.

Vistos para trabalhar no Canadá

Se planeia morar e trabalhar no Canadá legalmente, o primeiro passo é decidir que o visto é ideal para você

Cidadãos brasileiros precisam de visto para viagens de turismo ao Canadá.

Ao viajar com a intenção de se estabelecer no país, é necessário verificar os requisitos para imigrar para o Canadá.

Tipos de visto canadense

Permissão de residência temporária (TRP)

Os vistos TRP permitem morar no Canadá por até 6 meses, podendo ser de entrada única ou de múltiplas entradas. Estes são alguns dos tipos de vistos TRP: visto de estudante, visto de trabalho temporário, visto de trabalho de férias, visto de turismo.

Permissão de residência permanente (PRP)

Os vistos PRP, também chamados de vistos para imigrantes, permitem que a pessoa se torne um residente permanente no Canadá. A forma mais fácil de se qualificar para um visto PRP é ser um trabalhador qualificado com uma profissão em procura no Canadá. Estes são alguns dos tipos de vistos PRP: visto de investidor, visto de trabalho permanente, programa de Empreendedorismo, programa de Patrocínio Familiar.

Pontos que devo considerar

Como é morar no Canadá

Por ter sido uma colónia britânica e francesa, historicamente a maioria dos imigrantes chegavam ao Canadá vindos da Europa. Com o passar dos anos, o cenário mudou e atualmente a maioria dos imigrantes que se mudam para o Canadá vêm de países asiáticos e sul americanos, o que resulta num país extremamente multicultural.

Vantagens de morar no Canadá

Cenário económico promissor

Além de ter uma taxa de desemprego baixíssima e excelentes oportunidades profissionais, a previsão é que o Canadá recrute trabalhadores em outros países nos próximos 10 anos.

Sistema de público e educação

A saúde é gratuita e o sistema hospitalar é de última geração, oferecendo tratamentos de ponta. A educação é gratuita até o ensino médio e o governo e as universidades oferecem incentivos para os estudos em ensino superior.

Segurança pública

O Canadá é um dos países mais seguros do mundo, tendo baixíssimos níveis de criminalidade. Uso de armas controlado e força policial extremamente efetiva.

Quer trabalhar no Canadá?

Inscreva-se

e receba já!

Inscreva-se agora e baixe grátis um modelo currículo e carta de apresentação no formato canadense para começar do jeito certo.

garota morena apontando para cima

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.