fbpx
custo de vida no canada com a neway - Custo de vida no Canadá: Seu guia

Custo de vida no Canadá: Seu guia

Qualidade de vida, segurança, sistema de saúde público, oportunidades profissionais, sistema de ensino público, diversidade, riqueza em cultura e muitos outros fatores. É fácil ver por que tantas pessoas consideraram se mudar para o Canadá. Mas quanto pode custar este projeto? Neste post vamos apresentar um guia completo sobre o custo de vida no Canadá.


Além da matéria, que você pode conferir ao longo deste post, também gravamos um vídeo entrevistando a Danielle Barbosa, perfil instagram @canada_allonsy, que conta como foi sua experiência em relação ao custo de vida Canadá. Ela mora em Montreal com seu marido, 4 filhos e nos deu várias dicas importantes de como economizar.

Assista abaixo:

Se você está entre os que decidiram mergulhar de cabeça nessa empreitada, uma das primeiras etapas do processo de imigração é, sem dúvidas, descobrir quanto custará para se mudar e quanto custará viver quando você chegar no Canadá.

Esteja você se aposentando, se mudando temporariamente para estudar ou trabalhar, ou mesmo indo de vez para o Canadá, é importante entender como suas finanças podem se encaixar nessa nova realidade de custo versos qualidade de vida.

Este guia orientará você sobre tudo o que você precisa saber sobre o custo de vida no Canadá, para que você esteja pronto para se estabelecer em qualquer um dos seis fusos horários do país.

Fatores de impacto no Custo de Vida no Canadá

Cidade escolhida

Muitas cidades canadenses estão entre os melhores lugares para se viver no mundo, mas o custo de vida pode variar significativamente, dependendo da província, região, cidade ou mesmo bairro onde você mora.

É por isso que é importante fazer sua pesquisa e comparar os custos estimados para cada cidade que você está considerando, com base em suas metas e no que você pode pagar, para assim poder ponderar no momento da decisão.

Tamanho da família e despesas domésticas

No Canadá, as despesas domésticas podem totalizar até metade do seu salário líquido. Em Ontário, por exemplo, as despesas domésticas médias em 2019 totalizaram C$ 88.953 por ano, dos quais aproximadamente:

TIPOVALOR TOTALPARTICIPAÇÃO
MoradiaC$20.43423%
ImpostosC$15.62718%
TransporteC$12.34714%
AlimentaçãoC$8.74710%
EducaçãoC$2.2583%
Outros*C$29.54032%
Fonte: Governo canadense

* Além de despesas essenciais como moradia e alimentação, você precisará fazer um orçamento para determinados itens como roupas (incluindo custos adicionais durante o inverno), algumas taxas de saúde, seguros, lazer, cuidados pessoais, automóvel e móveis para a casa.

Estes valores podem parecer altos, mas estamos usando como exemplo aqui uma família com renda familiar total de um casal cujo valor ultrapassa apenas um pouco a classificação de baixa renda no Canadá. Isso mesmo, uma pessoa que faz menos de C$40 mil por ano aqui é considerada baixa renda e, com este ganho, o governo ainda ajuda com alguns subsídios.

Também é importante dizer que baixa renda no Canadá não significa pobreza, quer dizer apenas que você tem menos poder de compra, porém o suficiente para ter uma vida digna e aproveitar o que o país tem de melhor para oferecer. O alto índice de desenvolvimento humano (IDH) deste país já prova isso.

Estilo de vida

Bem óbvio, porém não menos importante é a forma como você consome produtos e serviços. É importante considerar quanto vai custar seu estilo de vida no Canadá, pois manter hábitos de seu país de origem nem sempre será possível logo que chegar por aqui. Estamos falando de um país onde o conceito de viver bem pode ser muito relativo.

Para algumas pessoas, a ideia de poder jantar todos os finais de semana com a família em um bom restaurante é algo indispensável. Já aqui, até mesmo para canadenses de alta renda, um bom piquenique no quintal de casa ou nos inúmeros parques do Canadá é quase que uma obrigação. Tudo vai depender de quantos dólares você puder fazer por ano. 

Investimento e Receita

Ter capital suficiente para investir na compra de um imóvel ou poder financiá-lo pode impactar em seu custo de vida no Canadá, uma vez que despesas com aluguel de moradia representam uma boa parcela do orçamento nesse país e é exatamente isso que iremos ver nos próximos tópicos deste post.  

Quanto custa viver no Canadá em comparação com outros países?

Uma das primeiras coisas que você deve considerar quando se trata de suas finanças é a taxa de câmbio, principalmente se estivermos falando dos brasileiros. Quanto custará o dinheiro do seu país de origem em dólares canadenses e até que ponto isso afeta seu planejamento, pois até que esteja estabelecido em seu novo lar no Canadá e ganhando em dólares canadenses, não há como fugir das famigeradas conversões na hora de tirar a carteira do bolso.

Mais uma vez, pensar nesse tópico com seriedade se torna especialmente urgente se você ainda estiver obtendo sua receita através de algum investimento em seu país de origem como aluguéis, aplicações ou até mesmo um emprego remoto.

Para ilustrar e reforçar nosso argumento de que o Canadá é mesmo um dos destinos mais procurados no momento para imigrar não somente pelas belezas naturais como pela excelente qualidade de vida, fizemos um comparativo usado como base de dados o site Numbeo, site especializado em custo de vida e ótima ferramenta para avaliar custo de vida em vários seguimentos econômicos, cidades e países.

O Numbeo utiliza um sistema de indexes próprio que vai de 0 a 100 pontos. Dessa forma, é comum observar no site que eles utilizam escalas com animações e simulando o velocímetro de automóveis para ilustrar se o custo de um determinado item é considerado como baixo, moderado ou alto.

A tabela a seguir mostra os principais seguimentos (custo de vida e custo de aluguel) como referência e faz uma combinação dos dois para ranquear quais países são considerados mais caros em relação à estes indicadores.

Custo de vida canada indexes comparaivos 655x800 - Custo de vida no Canadá: Seu guia
Tabela comparativa de custo de vida por países. Fonte: Site Numbeo

O Canadá ocupa a 26ª posição, com 68,16, nesta pesquisa de custo de vida Numbeo. Esse índice mede o custo de vida, que considera itens como mantimentos, restaurantes, custos de transporte e custos de acomodação, como aluguel ou hipoteca. O Canadá é classificado como tendo um custo de vida baixo se comparado a países no mesmo continente norte americano como os Estados Unidos, pois nessa escala, quanto menor for a posição no ranking, mais alto será o custo de vida.

Outro fator de peso que não está sendo considerado neste comparativo é o fato de que os Estados Unidos, diferentemente do Canadá, não dispõe de um sistema de saúde pública acessível, assim como diversos auxílios financeiros disponibilizados pelo governo canadense. Despesas médicas na terra do Tio San podem custar uma dívida o equivalente à uma hipoteca para casos graves de saúde, a menos que seu salário seja muito bom por lá.

Agora examinamos mais detalhadamente outras despesas a serem consideradas ao calcular o custo de vida no Canadá.

Quais são as principais cidades mais caras e mais baratas no Canadá?

As cidades do Canadá podem variar bastante em o quanto são ou não são caras. A seguir listamos as cinco principais cidades mais caras para se morar no Canadá. É importante frisar que, para esta classificação, o indicador de maior peso foi o custo com moradia, nele inclusos os custos com aluguel, eletricidade, água, aquecimento, internet, além de hipoteca para quem estiver pensando na compra de imóveis.

  1. Vancouver – Província da Colúmbia Britânica
  2. Toronto – Província de Ontário
  3. Victoria – Província da Colúmbia Britânica
  4. Calgary – Província de Alberta
  5. Hamilton – Província de Ontário

Note que cidades como Quebec e Montreal, localizadas na província do Quebec, não figuram nesta lista exatamente pelo fato de custaram bem menos quando se trata de moradia. Ouro fato curioso nesta província, é que não há custo com saneamento básico, taxas de consumo hidráulico e esgoto não são cobradas da população, além do baixíssimo custo com eletricidade, uma vez que a província do Quebec é responsável por mais de 70% de toda energia hidroelétrica produzida no Canadá.

Observe na tabela a seguir as diferenças entre custos com o aluguel nessas cidades.

Custo de vida canada aluguel - Custo de vida no Canadá: Seu guia
Tabela comparativa de custo de aluguel. Fonte: Site Numbeo

Observando rapidamente os dados na tabela vemos que o aluguel em uma área nobre em Vancouver pode custar 80% a mais do que o mesmo aluguel na cidade de Quebec.

Outro fato curioso no Canadá é quando falamos do tamanho dos imóveis. Se você está achando 85 metros quadrados pequeno para um apartamento tão caro, informamos que este é considerado um ótimo tamanho por aqui, com opções de 3 ou até 4 quartos, pequenos é claro. Diferentemente do Brasil, imóveis no Canadá neste tamanho se limitam à um banheiro e raramente possuem uma lavanderia, então venha com a mente aberta para novos conceitos de moradia.

Também é comum que os expatriados que se mudam para o Canadá por um curto período de tempo geralmente escolham alugar em diferentes áreas antes de decidirem pela compra de um imóvel definitivo. Uma vantagem do aluguel no Canadá é que as leis canadenses de proteção aos inquilinos são bem fortes, de acordo com o site Global Property Guide. Contudo, a dinâmica desse processo é bem diferente de países como o Brasil. Publicaremos em breve uma matéria especial sobre o tema escolha do imóvel no Canadá.

Uma conseqüência não intencional desses controles mais rígidos de aluguel no Canadá acabou encorajando muitos proprietários de imóveis para locação a vender suas propriedades e mudarem de investimento a fim de evitar problemas de gestão. Isso fez elevar a demanda por aluguel e consequentemente o preço, já que não há tantos imóveis disponíveis em relação a quantidade de pessoas que chegam ao país todos os dias.

Quanto custa comprar um imóvel no Canadá?

Se você é do tipo que já pensa em fugir do aluguel na primeira oportunidade que tiver, vamos trazer alguns dados importantes ainda relativos ao custo de moradia no Canadá. Mas porque pensar nisso logo de cara, se imóveis são tão caros neste país?

A resposta é simples. As condições para compra de um imóvel no Canadá são bem atraentes se compararmos com o valor do aluguel. É claro que estamos falando aqui de uma forma geral, pois tudo vai depender de seu status como residente, sua renda e, é claro, se você dispõe de alguma reserva para pagar um valor de entrada. Em muitos casos os custos para manter um imóvel próprio podem ser equivalentes ao de um aluguel, mas tudo depende do bairro, proximidade do centro e acessibilidade ao transporte público.

Com pouco mais de um ano de Canadá e algum histórico de crédito construído, é possível comprar um imóvel com 5% de entrada, mas frisamos aqui que esta é uma condição que dependerá também de seu status como residente. Para estrangeiros recém chegados, esta entrada já não será tão atraente, já estamos falando geralmente de pelo menos 35% do valor total do imóvel mais taxas, algo que para muitos pode significar um montante bem difícil de alcançar em razão do cambio, mas vamos tratar disso em outro post em breve.

Observe na tabela a seguir com as diferenças entre custos de metro quadrado para compra de um imóvel nessas cidades.

Custo de vida canada compra de imovel - Custo de vida no Canadá: Seu guia
Tabela comparativa de custo do m². Fonte: Site Numbeo

Quanto custa se deslocar no Canadá?

Assim como seu vizinho EUA, os canadenses tendem a dirigir por toda parte, principalmente se mora num subúrbio e trabalha em algum grande centro. A boa noticia é que a popularidade do ciclismo para ir ao trabalho vem aumentando de forma significativa no Canadá, mas isso não é argumento para reduzir custos com deslocamento, já que esse meio de transporte no inverno não é para todos. De fato, alguns bairros de Halifax, Vancouver, Quebec City e cidades inteiras como Montreal vêem 20% dos passageiros irem ao trabalho de bicicleta, embora essa estatística caia significativamente nos meses frios do inverno.

Nas grandes cidades, também é bastante comum que os moradores usem transporte público, ônibus e trens, embora os automóveis continuem sendo o rei no trajeto do Canadá. Também vale a pena observar a prevalência de viagens aéreas, pois o Canadá é um país grande e carros e trens não são suficientes para viagens mais longas, especialmente de costa a costa.

Ao comparar as cidades canadenses pelo custo de vida, é importante incluir em qualquer comparação o custo de trasporte mensal. Se você for forçado a se mudar para os subúrbios devido aos preços mais altos de aluguel nas cidades, o custo com o transporte deve ser incluído no planejamento das despesas mensais.

Observe na tabela a seguir as diferenças entre os custos de deslocamento nessas cidades.

Custo de vida no canada transporte - Custo de vida no Canadá: Seu guia
Tabela comparativa de custo de deslocamento. Fonte: Site Numbeo

E quanto à assistência médica e odontológica no Canadá?

Uma das principais atrações do Canadá é o sistema de saúde gratuito, o que significa que você em geral não pagará nenhuma taxa direta pelas consultas médicas, dentista, oftalmo, atendimento médico ou qualquer outra consulta médica.

Assim como a maioria dos países com esse tipo de assistência médica, ela é financiada pelo sistema tributário do país. Uma pessoa em média contribui com cerca de 4.222 dólares canadenses por ano para manter o sistema gratuito, enquanto uma família de quatro pessoas contribui com cerca de 11.735 dólares canadenses. Embora os impostos nesse nível possam parecer bastante altos para os estrangeiros, em geral todos os canadenses concordam que não é demais pagar pelo sistema de saúde relativamente ilimitado, pois eles são capazes de manter uma boa saúde.

Vale lembrar que este benefício é concedido apenas a residentes permanentes ou residentes temporários em algumas condições especiais. Estudantes internacionais e turistas vindos do Brasil devem contratar um seguro saúde durante todo o período de sua estadia.

E os custos com educação no Canadá?

Como na maioria dos outros países, os canadenses desfrutam de um sistema de escola pública gratuita para crianças de 5 a 18 anos. Para o ensino superior, os preços no Canadá são relativamente baixos em comparação com as universidades dos EUA, embora sejam um pouco menos acessíveis do que os países europeus, onde as universidades são frequentemente subsidiado pelo governo. A tabela a seguir fornece uma idéia dos custos com educação no Canadá.

ESCOLACUSTO MÉDIO ANUAL
Pré-escola / Jardim de infânciaC$12.204
Escola privada (baixa reputação)C$16.000
Universidade de Toronto (ON)C$6.400 (residentes) / C$44.020 (não residentes)
Universidade de York (ON)C$7.312 (residentes) / C$22.417 (não-residentes)
Fonte: Governo do Canadá

Muitos não sabem que, apesar do Canadá dispor de excelentes escolas públicas nos níveis primário e secundário, também há opções privadas que geralmente entregam um conteúdo programático mais intenso com atividades extra-curriculares como esportes, robótica e música, mas que podem cobrar bem caro por isso.

Escolher uma escolha privada para esta fase de seu filho não significa necessariamente mais competitividade em relação às públicas, já que estamos falando apenas em mais carga horária de atividades. O maior peso para ingressar nas universidades canadenses continua sendo um bom histórico escolar.

Para os pais com filhos menores de 5 anos vale a ressaltar de que há creches (daycare / garderie) subsidiadas pelo governo, mas que estas podem não estar disponíveis em seu bairro e podem ter uma longa fila de espera. Se não houver alternativa nesses casos, é de suma importância incluir o custo de uma daycare privada em seu planejamento financeiro.

Custo de alimentação no Canadá

Embora o custos com supermercado e alimentação no Canadá em geral não sejam considerado os mais caros do mundo, ainda sim, são mais altos do que em seu vizinho os EUA.

Isso ocorre porque grande parte dos alimentos e mantimentos que você recebe no Canadá são importados devido ao clima extremamente frio do país. No entanto, se você comparar os preços com muitos países europeus e com o Brasil, o custo dos alimentos é bem mais barato no Canadá.

Almoçar ou jantar fora pode sair caro em cidades como Toronto, Vancouver ou Montreal, mas esse custo diminui consideravelmente em cidades menores mais afastadas dos grandes centros. A título de exemplo, comer em um restaurante razoável em uma dessas cidades significa desembolsar entre 110-150 CAD para uma família de 4 pessoas, sem esquecer que além desse valor, você deve incluir a gorjeta (normalmente 15%) mais impostos federais e da província (10 a 16%) sob o valor da conta.

Já uma refeição em uma cadeia de fast food como Mc Donald’s ou Subway sai bem mais em conta, custando algo em torno de 10 a 15 CAD por pessoa (ou menos, dependendo da sua escolha). Um refrigerante pode custar de 1,50 a 2,50 CAD e uma cerveja pode ir de 4 ou 8 CAD dependendo do bar. O engraçado é que a mesma cerveja pode ser comprada no supermercado por menos de um quinto desse valor, então ninguém pode dizer que não dá para tomar umas no Canadá.

CIDADESupermercadoRefeição básicaFast FoodJantar caro
VancouverC$310 – 410C$18C$10C$55 – 125
TorontoC$400 – 520C$17C$10C$55 – 150
MontrealC$200 – 220C$16C$11C$45 – 125
OttawaC$200 – 215C$19C$10C$65 – 120
VictoriaC$250 – 400C$19C$10C$46 – 110
BurnabyC$350 – 420C$18C$10C$35 – 100
CalgaryC$220 – 320C$19C$9C$55 – 110
Note que os valores são calculados para uma pessoa.

Lazer e entretenimento no Canadá

Para encerrar este post vamos ao tópico que sempre fica de fora quando o bolso aperta, mas que é essencial para manter sua saúde mental e emocional, afinal de contas, estamos falando do Canadá, país onde os invernos podem ser pesados, e nada como um pouco de diversão e socialização para ajudar no processo de adaptação. Isso faz parte da qualidade de vida tão sonhada.

No quesito baixo custo para o lazer, o Canadá pode ser considerado um campeão, pois conta com uma exuberante natureza de rios, montanhas e uma infinidade de parques, além de diversos festivais gratuitos durante tod o ano. Acredite ou não isso funciona o ano inteiro, e mesmo em invernos pesados, há opções para toda família, basta ter disposição para levantar do sofá.

Para os que curtem algo mais indoor como cinema, teatro, exposições ou espetáculos, o custo pode variar entre 13 até 100 CAD numa média geral, isso vai depender muito da antecedência que compra os ingressos e da cidade onde mora.

Para os malhadores de plantão que não curtem uma corridinha abaixo de zero, clubes fitness oferecem excelentes pacotes com preços médios entre 50 CAD mensais.

CIDADECusto de plano FitnessCinema p/ 2 pessoasTeatro p/ 2 pessoas
VancouverC$61C$27C$135
TorontoC$61C$29C$233
MontrealC$51C$26C$143
OttawaC$59C$26C$125
VictoriaC$57C$26C$198
BurnabyC$48C$27C$135
CalgaryC$83C$30C$196

Conclusão

O custo de vida no Canadá vai depender muito de onde você escolhe morar, do seu estilo de vida, do quanto pode investir de suas reservas em razão de seu conforto e, é claro, do quanto você ganha. Este post é apenas guia para fins de informação geral e não se destina a cobrir todos os aspectos dos tópicos com os quais lida.

Também não se destina a dar conselhos nos quais você deve usar religiosamente em seu planejamento, pois os valores listados aqui podem mudar constantemente em razão de fatores sócio-economicos. Você deve obter aconselhamento profissional ou especializado antes de tomar ou abster-se de qualquer ação com base no conteúdo desta publicação.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: