Dúvidas frequentes sobre o Canadá

Universidade

Como estudar no Canadá?

Dúvidas sobre como fazer um programa de estudos no Canadá, requisitos de admissão, visto e benefícios do programa.

image04

Como trabalhar no Canadá?

Dúvidas sobre mercado de trabalho e como se preparar como se candidatar a um posto de trabalho no Canadá.

Residencia

Como imigrar para o Canadá?

Dúvidas sobre programas de imigração, critérios de admissibilidade e processos de visto para o Canadá.

img03

O que preciso antes de chegar ao Canadá?

Dúvidas frequentes de acabou de chegar ao Canadá e precisa dar seus primeiros passos.

Estudar no Canadá

Depende. Por exemplo, você pode estudar inglês ou francês durante os seus primeiros 6 meses, ou pela permanência determinada pelo oficial de imigração, no Canadá com o visto de visitante. No entanto, para estudar mais de 6 meses, estudar depois do primeiro período de permanência no Canadá ou estudar em Colleges, Universidades e em Escolas do Ensino Fundamental ao Médio é preciso ter um Study Permit.

Embora uma autorização de estudo autorize os estudantes internacionais a prosseguir seus estudos enquanto no Canadá, um Visto de Residente Temporário (TRV) permite que uma pessoa entre no Canadá. Dependendo do país de cidadania, um estudante internacional pode precisar de um TRV para entrar.

Para inscrições no exterior, os candidatos de países cujos cidadãos requerem o TRV para entrar no Canadá receberão um TRV automaticamente se o pedido de autorização de estudo for aprovado. Esses candidatos não precisam apresentar um pedido separado para um TRV e não há nenhuma taxa separada. O mesmo se aplica a candidatos de países cujos cidadãos precisam de uma Autorização Eletrônica de Viagem (eTA) para entrar no Canadá por via aérea.

O candidato não é obrigado a obter uma autorização de estudo para um programa, que tem menos de seis meses de duração. No entanto, se o curso durar mais de seis meses, o aluno em potencial precisará solicitar uma autorização de estudo.

Há benefícios em se candidatar a uma autorização de estudo, mesmo se você estiver se candidatando a um programa com duração inferior a seis meses. Mesmo que você não precise de um visto de estudante, pode ser benéfico solicitar um. No caso de você decidir continuar estudando em um novo programa após concluir seus estudos de curto prazo, sem uma permissão de estudo, você pode ser obrigado a deixar o país e se inscrever por meio de um escritório de visto canadense fora do Canadá. Para se candidatar a uma licença para um curso ou programa de curta duração, seus estudos devem ser em uma Instituição de Aprendizagem Designada (DLI).

Uma Instituição de Aprendizagem Designada (Designated Learning Institution – DLI), é uma escola que admite alunos internacionais.

Uma carta de aceitação de um DLI é essencial para obter uma autorização de estudo canadense (Study Permit).

Todas as escolas primárias e secundárias no Canadá são DLIs. As escolas pós-secundárias devem receber permissão do governo provincial para aceitar alunos internacionais.

Se você deseja vir para o Canadá para estudar no nível pós-secundário, certifique-se de que sua escola e programa de estudo estejam nesta lista de DLIs canadenses.

Se você quiser permanecer no Canadá depois de se formar, certifique-se de selecionar um DLI que permitirá que você se qualifique para uma Permissão de Trabalho de Pós-Graduação (PGWP).

Você pode consultar a lista oficial no site do governo canadense clicando aqui.

As escolas geralmente testam os estudantes no primeiro dia de aula, através de prova escrita e entrevista. O resultado da avaliação determina o nível de entrada. Há algumas escolas que disponibilizam em seus websites testes de inglês não oficiais, estes testes servem para se ter uma idéia aproximada de como aquela escola avaliará o seu nível de fluência e te ajudar no planejamento de seus estudos.

Sim, desde que esteja cursando um programa pós-secundário técnico, uma gradução ou pós-gradução.

A partir do momento em você esteja matriculado seu filho (de 5 a 17 anos) terá direito ao ensino público gratuito se estiver em idade escolar.

Lembrando que isso vale para o ensino obrigatório apenas, ou seja, no caso de matrícula em creches (day care) que é o período em que o ensino não é obrigatório, é necessário pagamento de mensalidade, independente do tipo do curso escolhido pelos pais.

Um ponto a se observar é que as regras e os documentos para aceitação da criança na escola vão depender de cada School Board.

Por regra, cursos de certificate ou de colleges privados não dão direito aos filhos estudarem em escola pública (não confunda entretanto com o graduate certificate que é uma pós-graduação – ver diferenças).

Depende. A primeira coisa a se considerar é se você vai precisar aplicar para um visto e study permit, pois esse processo pode levar alguns meses.

Outro ponto importante é que dependendo do curso e college que você se interessa, as vagas podem acabar rapidamente, muitas vezes até um ano antes da data de começo das aulas.

Portanto, nós recomendamos que você se matricule o mais rápido possível, mas com pelo menos 6 meses de antecedência se você precisar de visto ou study permit.

Um estudante internacional pode ser elegível para trabalhar enquanto estuda no Canadá. O aluno deve ter uma autorização de estudo válida e estar matriculado em tempo integral em uma Instituição de Aprendizagem Designada (DLI). Os portadores de autorização de estudo podem trabalhar até 20 horas por semana durante as sessões acadêmicas regulares e em tempo integral durante os intervalos programados. Para trabalhar “no campus”, o aluno deve atender aos seguintes critérios listados nesta página.

Para trabalhar “fora do campus”, uma autorização de estudo deve ser autorizada para trabalho fora do campus por um oficial de vistos. Se você estiver matriculado em um programa de treinamento acadêmico, profissional ou vocacional em tempo integral em uma instituição de ensino designada, você pode ser elegível para trabalhar “fora do campus” sem uma autorização de trabalho. No entanto, deve ser impresso na autorização de estudo que você está autorizado a trabalhar fora do campus.

Um estudante internacional deve parar de trabalhar no dia em que não atender mais aos requisitos de elegibilidade. Há uma isenção importante a este regulamento: os alunos matriculados em um programa de Inglês como Segunda Língua (ESL) ou Francês como Segunda Língua (FSL) não estão autorizados a trabalhar com uma autorização de estudo.

Se você tem um study permit e está matriculado em um college público seu/sua parceiro/a pode aplicar para um work permit e assim trabalhar no Canadá em regime full time com chamado visto de trabalho aberto.

Sim, você pode mudar de escola e curso depois do início dos seus estudos, no entanto é necessário informar o governo que você mudou de escola.

Sim. No Canadá o “visto de estudante” é o study permit e você pode renová-lo estando no Canadá. É extremamente importante que você renove o seu permit antes dele vencer. O visto é o documento que permite sua entrada no país, portanto é necessário pegar um novo visto se você pretende sair e retornar ao Canadá. Se você está aplicando para um visto de dentro do Canadá, você pode pegar um eTA.

Lembrando que no Canadá o “visto de estudante” é o study permit e sim, você pode aplicar para o permit de dentro do Canadá.

É possível realizar a troca de um visto de visitante para um Study Permit sem deixar o Canadá se você estiver estudando em um curso Pathway e tiver uma carta de aceitação de um College.

Se você não se enquadra neste caso, você pode aplicar para o visto de dentro do Canadá, no entanto terá que sair do país, pegar o seu permit na fronteira e regressar como estudante.

De maneira geral, não haverá problemas desde que portando seu study permit você não ultrapasse 90 dias sem estudar, que é o tempo máximo permitido pela imigração canadense. É importante verificar também se o curso que você irá cursar tem início dentro desses 90 dias permitidos.

Se você está no Canadá com visto de estudante, para manter o seu status você tem que estar estudando full-time. Se você desistir do seu curso e não se matricular em outro você estará “out of status”, ou seja, não poderá ficar no Canadá como estudante. Se você está estudando com visto de turista não há nenhum problema.

Nem sempre os colleges sabem informar quais são as obrigações dos estudantes internacionais, portanto é muito importante que você se informe quais são as suas obrigações de estudante internacional. É importante ressaltar que somente os estudantes matriculados em full-time estão autorizados a trabalhar dentro ou fora da escola.

As bolsas podem estar disponíveis para estudantes internacionais de instituições privadas, governamentais ou públicas no Canadá. Pode haver bolsas disponíveis para estudantes internacionais da instituição de estudo de sua escolha.

A política de imigração canadense oferece aos estudantes internacionais muitas maneiras de permanecer e se estabelecer no país após a formatura. Uma opção popular disponível para estudantes internacionais após a formatura é a possibilidade de uma autorização de trabalho aberta no Programa de Permissão de Trabalho de Pós-Graduação (PGWP). De acordo com o PGWP, um indivíduo que estudou em tempo integral em uma Instituição de Aprendizagem Designada (DLI) participante pode ser elegível para se inscrever para um PGWP.

Ganhar experiência de trabalho no Canadá após a graduação pode ajudá-lo a se qualificar para residência permanente no Canadá por meio de uma variedade de programas de imigração disponíveis. Para obter mais informações sobre os critérios de elegibilidade do PGWP, visite esta página. Geralmente, se um PGWP é emitido, é para a mesma duração que os estudos do candidato por um mínimo de oito meses e um máximo de três anos.

Trabalhar no Canadá

Não. Os candidatos ainda podem se qualificar para um Visto de Imigração do Canadá (Residente Permanente) sem uma oferta de trabalho canadense. No entanto, os empregadores canadenses desempenham um papel maior na imigração canadense sob o sistema de seleção de imigração Express Entry federal do que antes, o que significa que, para muitos candidatos, obter uma oferta de emprego válida no Canadá aumenta significativamente suas chances de serem convidados a se candidatar a residência permanente canadense .

Os candidatos do grupo Express Entry têm a oportunidade de aumentar suas chances de serem convidados a se inscrever, promovendo-se diretamente aos empregadores.

Os candidatos devem observar que a categoria de trabalhador qualificado de Quebec de imigração e alguns dos Programas Provinciais de Nomeados (PNPs) não exigem uma oferta de trabalho canadense para se qualificar.

Uma oferta de emprego é uma oferta genuína de emprego de um empregador canadense legítimo.

sim. Existem essencialmente dois tipos de ofertas de emprego que um empregador canadense pode fazer:

Uma oferta de trabalho temporário é uma oferta de emprego canadense que é feita por um período de tempo específico – seis meses, um ano, etc … Os indivíduos só podem começar a trabalhar, na maioria dos casos, após receberem uma Autorização de Trabalho Temporário.

Uma oferta de emprego permanente é uma oferta de emprego canadense por um período de tempo indeterminado. Os indivíduos só podem começar a trabalhar após receberem um Visto de Imigração do Canadá.

Sim. Os indivíduos podem solicitar uma Permissão de Trabalho Temporário por conta própria ou em combinação com um pedido de Visto de Imigração do Canadá. A Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá (IRCC, anteriormente CIC) reconhece o conceito de “dupla intenção”, pelo qual um candidato deseja trabalhar no Canadá temporariamente e, posteriormente, residir e trabalhar no Canadá permanentemente.

No Express Entry, os candidatos que obtiveram sucesso na obtenção de uma oferta de emprego apoiada por uma Avaliação de Impacto no Mercado de Trabalho (LMIA) recebem 50 ou 200 pontos adicionais no Comprehensive Ranking System (CRS), dependendo da posição oferecida. 

Embora este bônus de pontos CRS não garanta que o candidato será convidado a se candidatar a residência permanente no Canadá, o fato de ele ou ela ter obtido uma oferta de emprego qualificatória significa que é mais provável que ele ou ela receba um Convite para Candidatura ( ITA) para residência permanente em sorteio posterior da piscina, agilizando o processo de imigração.

Existem benefícios significativos em obter uma oferta de trabalho temporária no Canadá:

  • Uma oferta de emprego é o ponto de partida para obter uma Permissão de Trabalho Temporário.
  • Vir para o Canadá com uma autorização de trabalho é a maneira mais rápida de entrar no Canadá e trabalhar.

O processo de aplicação da Permissão de Trabalho geralmente pode ser concluído em questão de dias ou semanas.
O empregador canadense de um portador de Permissão de Trabalho no Canadá pode oferecer ao indivíduo um trabalho permanente de tempo integral de duração indeterminada e a nova oferta de trabalho será considerada um emprego arranjado no Canadá sob a Classe Federal de Trabalhador Qualificado.

Não. Uma vez no Canadá, existem muitas oportunidades de emprego gratificantes disponíveis. A cada dia, no Canadá, mais de 50.000 ofertas de empregos não são preenchidas. Conseguir uma oferta de trabalho de fora do Canadá é um desafio maior, mas certamente pode ser alcançado com um pouco de perseverança, especialmente com as ferramentas e orientação que nosso escritório de advocacia canadense oferece. Muitos empregadores canadenses têm uma grande demanda por trabalhadores e profissionais qualificados. Não há razão para que um candidato de fora do Canadá não possa fazer parte de sua solução.

O Canada Job Bank é um mecanismo de busca online de vagas abertas em todo o Canadá que ajuda a combinar candidatos com empregadores e empregos canadenses com base em suas habilidades, conhecimento e experiência. Em Express Entry, os candidatos podem se registrar no Job Bank. A partir de 6 de junho de 2017, o registro no Banco de Emprego não é mais necessário para candidatos que ainda não tenham uma oferta de emprego canadense ou uma indicação Provincial / Territorial. No entanto, é recomendável que o façam, a fim de aumentar sua visibilidade para os empregadores canadenses.

Caso o candidato do Express Entry decida se candidatar a uma oportunidade de emprego, o empregador beneficiário deverá passar por seu processo usual de entrevista ou avaliação. Se o empregador descobrir que o candidato do Express Entry atende às suas necessidades e ele é elegível para contratar um estrangeiro, ele pode oferecer-lhe um emprego.

Os vistos de trabalho ou Work Permit (autorizações de emprego) são conhecidos como autorizações de trabalho no Canadá. Uma autorização de trabalho é um documento emitido por funcionários do governo canadense que permite que um indivíduo estrangeiro trabalhe em um trabalho específico para um empregador específico.

Os regulamentos de imigração canadense definem “trabalho” como uma atividade pela qual é auferida uma remuneração ou que compete diretamente com as atividades de cidadãos canadenses ou residentes permanentes no mercado de trabalho canadense.

Geralmente, os indivíduos que não são cidadãos canadenses ou residentes permanentes precisam de uma autorização de trabalho válida para trabalhar no Canadá. No entanto, os trabalhadores estrangeiros podem fazer alguns trabalhos no Canadá sem uma autorização de trabalho.

Como regra geral, o primeiro passo é obter uma oferta de trabalho válida de um empregador canadense. As autorizações de trabalho em aberto são a exceção e não exigem uma oferta de trabalho anterior.

As autorizações de trabalho em aberto podem estar disponíveis para os cônjuges / parceiros de direito consuetudinário de certos titulares de autorização de trabalho, os cônjuges / parceiros de direito consuetudinário de estudantes estrangeiros no Canadá, solicitantes de refúgio, familiares patrocinados em terras e estudantes carentes no Canadá.

A maioria dos pedidos de autorização de trabalho são processados e emitidos em questão de dias ou semanas, dependendo da necessidade ou não de um exame médico e da carga de trabalho do escritório de visto específico ao qual o pedido foi submetido.

A duração de uma autorização de trabalho depende inteiramente da natureza do trabalho no Canadá e da categoria de autorização de trabalho na qual o candidato se candidatou. Autorizações de trabalho podem ser estendidas de dentro do Canadá, mas algumas autorizações de trabalho têm duração máxima.

Separado e à parte da autorização de trabalho, o requerente precisará de um Visto de Residente Temporário (TRV), a menos que o requerente seja de um dos seguintes países isentos de visto. Na maioria dos casos, os cidadãos de países isentos de visto devem obter uma Autorização Eletrônica de Viagem (eTA) para entrar no Canadá.

Os candidatos devem se inscrever para um TRV no escritório de vistos canadense responsável por seu país de cidadania ou no país no qual foram legalmente admitidos. A inscrição para um eTA é geralmente enviada online, embora um processo de inscrição em papel esteja disponível.

Como regra geral, as autorizações de trabalho se aplicam a um empregador específico. Se um indivíduo muda de empregador, ele ou ela deve solicitar uma nova autorização de trabalho. Apenas os trabalhadores admitidos no Canadá com uma autorização de trabalho aberta podem mudar de empregador sem reaplicar.

As autorizações de trabalho aberto são a exceção e podem estar disponíveis para os cônjuges / parceiros de direito consuetudinário de certos titulares de autorização de trabalho, os cônjuges / parceiros de direito consuetudinário de estudantes estrangeiros no Canadá, requerentes de asilo, familiares patrocinados em terras e estudantes carentes no Canadá .

Sim, um cônjuge / companheiro e filhos dependentes podem acompanhar ou seguir um trabalhador temporário para o Canadá. Em muitos casos, as pessoas que entram no Canadá com uma permissão de trabalho podem solicitar que uma permissão de trabalho em aberto seja emitida para seu cônjuge / companheiro. Em alguns casos, as crianças podem exigir uma autorização de estudo para frequentar a escola no Canadá.

Imigrar para o Canadá

O Visto e o eTA são documentos que permitem entrada no Canadá. Já os Permits (que podem ser de estudo ou trabalho) são documentos emitidos para determinar o tempo pelo qual se pode estudar e/ou trabalhar no Canadá. O Status é a sua condição no Canadá, que pode ser: visitante, estudante, trabalhador, sem status (ilegal) ou implied (enquanto você aguarda a análise do pedido de um novo permit ou visitor record).

Desde maio de 2017 brasileiros, que durante os últimos 10 anos estiveram no Canadá por pelo menos uma vez e/ou possuem um visto americano válido, podem solicitar o eTA (espécie de visto eletrônico que permite a entrada no país como visitante. Solicitar o eTA é muito simples, leva poucos minutos e custa apenas CAD$7,00.

Para tirar visto é necessário cumprir uma série de exigências e o exame médico é uma delas. No caso de pessoas que estão vindo para visitar ou estudar até 24 semanas a imigração não exige que o exame médico seja realizado. Para cursos acima de 24 semanas, é exigido entretanto.

O sistema de imigração canadense é baseado em um sistema de pontos. Estudar em uma instituição canadense e ter experiência de trabalho canadense atribui muitos pontos. Para quem não tem a pontuação suficiente para imigrar, seja pelo nível de escolaridade, inglês ou idade, estudar aqui pode ser a única opção para conseguir os pontos remanescentes.

Hoje em dia os brasileiros que vieram para o Canadá nos últimos 10 anos ou têm um visto americano válido conseguem tirar o visto eletrônico (eTA), que sai na hora. Se você não se enquadra nessa situação e possui um passaporte europeu, você pode aplicar para o visto eletrônico (eTA) com esse seu passaporte. Em relação ao processo de imigração, o sistema não classifica os aplicantes por sua nacionalidade, então ter passaporte europeu não vai facilitar ou acelerar sua aplicação.

Express Entry é um programa usado para gerenciar como pessoas com experiência de trabalho qualificada se inscrevem no Canadá. O governo canadense escolhe imigrantes qualificados como residentes permanentes com base em sua capacidade de se estabelecer no país e participar de sua economia.

O sistema Express Entry cobre os programas de imigração econômica do Canadá, como o Federal Skilled Worker Program, o Federal Skilled Trades Program, a Canadian Experience Class e uma parte do Provincial Nominee Program. Este último é usado por províncias e territórios para recrutar candidatos do grupo Express Entry de acordo com as necessidades do mercado de trabalho local. É importante ressaltar que ninguém pode se inscrever diretamente em nenhum desses programas, a menos que o governo envie um ITA (Convite para Candidatura).

Os candidatos podem obter um ITA se marcarem 433 ou mais pontos no Comprehensive Ranking System (CRS). Essa pontuação muda dependendo dos requisitos do governo. Depois de obter a pontuação exigida, o governo mostra em qual programa de entrada expressa você pode se inscrever para se tornar um residente permanente. Também é importante mencionar que os candidatos que obtiverem um ITA se beneficiarão de um tempo de processamento rápido de seis meses ou menos.

Alterações de entrada expressa

O governo canadense fez algumas alterações no sistema de entrada expresso. Agora, os candidatos podem obter pontos adicionais por terem pelo menos um irmão ou irmã residente no Canadá que seja cidadão ou residente permanente. Ele ou ela deve ter pelo menos 18 anos, ter um dos pais em comum e ser parente consangüíneo, casamento, união estável ou adoção.

Além disso, os candidatos também podem obter pontos adicionais por terem fortes habilidades em francês. Se os candidatos obtiverem pontuação NCLC 7 (Niveaux de Compétence Linguistique Canadiens) ou superior em todas as quatro habilidades da língua francesa (ouvir, falar, ler e escrever) e Canadian Language Benchmark (CLB) com uma pontuação de 4 ou inferior em inglês, eles obterão 15 pontos adicionais. No entanto, se os candidatos obtiverem pontuação NCLC 7 ou superior em todas as quatro habilidades de língua francesa e CLB 5 ou superior em todas as quatro habilidades de inglês, eles receberão 30 pontos adicionais.

Existem novas chances de conseguir mais pontos para se inscrever para uma residência permanente no Canadá! Você pode precisar da opinião de um profissional da área. Nossos consultores de imigração são certificados pelo ICCRC.

De acordo com o governo canadense, há duas etapas para se inscrever no sistema Express Entry e obter uma residência permanente:

  1. Crie um perfil de entrada expresso online.
  2. Receba um convite para se inscrever.

Este último é baseado no Sistema de Classificação Abrangente. Os candidatos devem considerar que o perfil de Inscrição Express é válido por 12 meses, e o Convite para Candidatura é válido por 90 dias. Durante esse tempo, os candidatos precisarão atualizar seu perfil se as circunstâncias mudarem, como seu nível de escolaridade ou resultados de testes de idioma.

Aumente suas  chances de sucesso neste processo com a ajuda de consultor para orienta-lo através do formulário de inscrição expresso completo.

O Comprehensive Ranking System (CRS) é um sistema baseado em pontos usado pelo governo para avaliar e pontuar os perfis dos candidatos.

Os candidatos são classificados no Express Entry Pool, e as pontuações mais altas podem obter um ITA para imigrar como residente permanente no Canadá. De acordo com a Immigration Canada (IRCC), o número total de pontos atribuídos pelo CRS é de 1.200 pontos em quatro divisões:

Os principais fatores de capital humano estabelecem um máximo de 500 pontos se o candidato não tiver cônjuge ou companheiro (a) e 460 pontos se tiver um cônjuge acompanhante ou companheiro (a).

  • Para fatores de transferência de habilidade, os candidatos podem obter até 100 pontos.
  • Para fatores do cônjuge acompanhante ou parceiro em união estável, os candidatos podem obter no máximo 40 pontos.
  • Para fatores adicionais (como diplomas de educação do Canadá, oferta de emprego válida, indicação provincial, irmãos morando no Canadá e forte habilidade em francês), os candidatos podem obter até 600 pontos.

Os candidatos devem saber que podem aumentar sua pontuação no CRS para obter uma pontuação mais alta ao melhorar qualquer uma dessas condições (uma melhor oferta de emprego, mais educação ou proficiência no idioma).

Embora seja essencial entender as etapas de inscrição do Express Entry no Canadá, sabemos que pode ser opressor e confuso navegar neste processo sem a ajuda de um consultor de imigração certificado.

O idioma é um fator essencial no processo de Inscrição Expressa porque os candidatos podem obter até 160 pontos de acordo com suas habilidades. Falantes fluentes de inglês e francês podem maximizar seu potencial de pontos ao entrar na piscina. Os candidatos que obtiverem uma pontuação baixa nos resultados do teste de idioma devem considerar a preparação para refazer o teste.

Qualquer melhoria em qualquer uma das quatro habilidades (fala, escrita, leitura e compreensão auditiva) pode trazer uma pontuação de classificação mais alta do Sistema de Classificação Compreensiva (CRS). Se um candidato tiver um nível de inglês adequado intermediário em todas as quatro habilidades, como CLB7 ou IELTS 6, ele pode obter 68 pontos em 136 pontos no CRS. No entanto, se um candidato tiver um nível avançado (CLB10 +, TEF 393-415 +) em todas as quatro habilidades, ele pode obter 136 pontos, a pontuação mais alta na primeira língua oficial.

É crucial estabelecer a importância das combinações entre o inglês e o francês. Por exemplo, se um candidato tiver um nível intermediário adequado de inglês e francês em todas as quatro habilidades, ele poderá obter 80 pontos no CRS.

No entanto, se um candidato tiver um nível avançado de inglês e um nível intermediário de francês adequado, ele pode obter 148 pontos sobre 160 pontos. Um fato importante é que qualquer candidato, independente de sua origem, mesmo sendo inglês ou francês, tem que fazer um teste para saber seu nível de idioma e ser avaliado de forma imparcial.

Candidatos com maior nível de escolaridade aumentam as chances de obter mais pontos. Por isso, é importante ter um caderno de ensino totalmente atualizado e avaliado no perfil de todos os níveis de ensino, não apenas do mais alto. Graus, diplomas, certificados canadenses e qualquer educação adicional também são maneiras de obter mais pontos no Comprehensive Ranking System (CRS).

Os candidatos que estudaram fora do Canadá devem comprovar seu nível de educação por meio de uma Avaliação de Credencial Educacional (ECA). Eles devem ter em mente que as equivalências canadenses podem variar de uma credencial para outra. O CRS dá mais pontos para credenciais múltiplas, e eles também são úteis para se tornar elegível em um Programa de Nomeados Provinciais (PNP). Também é essencial que os candidatos tenham todas as informações necessárias porque as categorias de entrada expressa do PNP geralmente abrem e fecham em dias ou horas.

Se um candidato possui diploma de ensino médio, ele pode obter apenas 30 pontos sobre 150 pontos no CRS. No entanto, se o candidato tiver o título de mestre ou o ingresso para a prática de diploma profissional, ele pode obter até 135 pontos no CRS. Outra maneira de obter mais pontos é entrar na piscina no programa Canadian Experience Class (CEC).

Os candidatos podem obter até 200 pontos por meio da avaliação de seus níveis educacionais no Canadá. Dentro deles, 150 pontos vêm do capital humano e 50 pontos vêm da habilidade no idioma e da experiência de trabalho canadense. Se você é um candidato CEC, você deve obter uma Avaliação de Credencial Educacional (ECA) para aumentar suas possibilidades de ser elegível. Se você não sabe como fazê-lo, o Immigration Pros pode aconselhá-lo sobre as várias opções e soluções.

Uma pessoa pode ser um patrocinador se tiver pelo menos 18 anos e for um cidadão canadense ou residente permanente no Canadá. Os patrocinadores que são residentes permanentes devem morar no Canadá. Os cidadãos canadenses que vivem fora deste país devem mostrar que viverão no Canadá quando seus parentes patrocinados se tornarem residentes permanentes.

O patrocinador deve ter renda suficiente para suas necessidades básicas e também para a pessoa patrocinada. Além disso, os patrocinadores devem provar que não estão recebendo assistência social, exceto por questões de deficiência.

De acordo com a Immigration Canada (IRCC), durante 2019, 91.311 candidatos foram admitidos como residentes permanentes nesta categoria. A família patrocinada tem quatro programas diferentes, cônjuge ou parceiro patrocinado, filhos patrocinados, pais ou avós patrocinados, membro da família alargada patrocinado e consideração de H&C do membro da família patrocinada.

O IRCC detalhou que os candidatos com um cônjuge podem melhorar sua pontuação CRS por meio das habilidades do cônjuge, como experiência de trabalho canadense, habilidade no idioma ou nível de educação. Na verdade, os candidatos podem obter até 40 pontos devido a fatores do cônjuge.

Dentre eles, podem ser obtidos 20 pontos para habilidade no idioma, 10 pontos para experiência de trabalho canadense e 10 pontos para educação. Para o Programa de Patrocínio de Cônjuges ou Parceiros, todos os candidatos, tanto no Canadá quanto no exterior, podem usar o mesmo pacote de inscrição e lista de verificação.

Experiência de trabalho e forte domínio do idioma podem resultar em mais pontos para um candidato a Residência Permanente. Se obtiverem um Canadian Language Benchmark (CLB) com uma pontuação de 9 ou mais, e se o candidato tiver apenas um ou dois anos de experiência profissional fora do Canadá, ele pode obter 25 pontos.

No entanto, se o mesmo candidato tiver três anos de experiência em vez de dois, pode obter 25 pontos adicionais. Além disso, se o candidato já trabalhou no Canadá, suas opções são maiores porque podem ser obtidos pontos por até cinco anos de experiência e porque esse fator é valorizado como ele mesmo, não apenas em combinação com outros elementos.

Na verdade, se um candidato possui experiência de trabalho canadense, ele pode obter até 80 pontos no CRS. Também é essencial que os candidatos atualizem seu perfil com qualquer experiência de trabalho, pois pode ser valioso para uma categoria do Programa Provincial de Candidatos (PNP).

Os candidatos devem ter em mente que cidades como Ontário enfrentam uma escassez de capital humano no setor de tecnologia. Esta cidade requer pessoas com experiência de trabalho em carreiras como Gerentes de Operadoras de Telecomunicações, Gerentes de Computadores e Sistemas de Informação, Engenheiros Elétricos e Eletrônicos e Engenheiros de Computação. Os candidatos com experiência profissional em ocupações de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) podem ser elegíveis para receber uma Notificação de Interesse que pode se tornar um Convite para Candidatura (ITA) para uma nomeação provincial, mesmo que tenham pontuado menos de 400 no CRS.

Isso vai depender do programa de imigração escolhido. No caso do Express Entry, se o candidato à residência permanente tiver entre 20 e 29 anos e não tiver cônjuge ou companheiro (a), pode obter até 110 pontos no Sistema de Classificação Compreensiva (CRS). Esta é a pontuação mais alta que um candidato pode obter nesta categoria. No entanto, se o candidato estiver entre essa faixa etária e tiver cônjuge ou companheiro (a), pode obter no máximo 100 pontos.

Os candidatos devem saber que, se tiverem menos de 20 e mais de 29 anos, perderão pontos gradativamente. A idade do candidato vale 12 por cento dos critérios gerais de seleção da grade de seleção Federal Skilled Worker (FSW).

Embora os candidatos possam perder pontos se sua idade não estiver entre 20 e 29 anos, eles devem se lembrar que podem obter pontos por outros fatores, como uma oferta de emprego ou habilidades com o idioma. Por exemplo, se um candidato tem 40 anos e não tem cônjuge acompanhante ou companheiro (a), ele pode obter até 45 pontos. Em vez disso, se o candidato tiver 30 anos, ele pode obter até 95 pontos para a seção “fatores de capital humano”.

O Canadá procura jovens imigrantes que possam fazer parte de sua economia e preencher vagas que os cidadãos canadenses ou residentes permanentes não podem fazer. Existem carreiras ou ocupações específicas exigidas de acordo com as necessidades do mercado de cada província.

Existem várias oportunidades para vir ao Canadá. A Neway for you tem experiência para avaliar você e encontrar a melhor opção!

Sim, muitos deles onde a idade pode não ser relevante.

Programa Federal de Trabalhador Qualificado

O Federal Skilled Worker Program é um programa de entrada expressa usado pelo governo para escolher candidatos como residentes permanentes com base em sua experiência de trabalho, educação, conhecimento de inglês e / ou francês e outros fatores que os permitem estabelecer-se economicamente no Canadá.

Um candidato que se inscreve neste programa pode morar em qualquer província ou território canadense, exceto Quebec, porque tem seu próprio programa de seleção de trabalhadores qualificados. Em 2018, 74.900 candidatos conseguiram residência permanente como trabalhadores qualificados e, em 2019, 81.400 candidatos passaram a residentes permanentes devido a este programa.

O governo canadense avalia um candidato com base em seis fatores de seleção: educação, habilidades linguísticas, idade, experiência, emprego arranjado no Canadá e adaptabilidade, mas antes dessa avaliação, o candidato deve cumprir três requisitos mínimos. Um candidato precisa de uma pontuação de pelo menos 67 pontos para se qualificar como trabalhador qualificado federal.

Requisitos mínimos do programa federal de trabalhadores qualificados

O primeiro requisito mínimo é experiência de trabalho. Tem que ser voluntário, remunerado e estar no mesmo tipo de trabalho de acordo com a Classificação Nacional Ocupacional (NOC) primária por pelo menos um ano, nos últimos dez anos. De acordo com a Immigration Canada (IRCC), o NOC é um sistema que classifica empregos ou ocupações com base no tipo de trabalho ou obrigações de trabalho que uma pessoa executa. É importante saber que o candidato deve cumprir pelo menos 1.560 horas, seja em período integral, meio período ou período integral em mais de um trabalho. Os candidatos podem obter até 15 pontos de acordo com o número de anos de trabalho remunerado em tempo integral.

O segundo requisito mínimo é a habilidade no idioma. O candidato deve fazer um teste e obter uma pontuação mínima de Canadian Language Benchmark (CLB) 7 em todas as quatro habilidades para inglês ou Niveaux de Compétence Linguistique Canadien (NCLC) 7 para francês, o que significa um nível intermediário adequado. Um fato importante é que qualquer candidato pode obter até 28 pontos se obtiver CLB 9 em inglês e pelo menos CLB 5 em todas as quatro habilidades de francês. Os resultados do teste não devem ter mais de dois anos no dia em que o candidato se candidata à residência permanente, e todas essas informações devem ser incluídas no Perfil de Inscrição Expressa.

O terceiro requisito mínimo é a educação. Pessoas que foram para a escola no Canadá devem ter um certificado, diploma ou diploma de uma escola secundária ou pós-secundária canadense. Enquanto isso, as pessoas que têm educação estrangeira devem ter um relatório de Avaliação de Credencial Educacional (ECA) de uma agência aprovada para mostrar que sua educação estrangeira é igual à educação canadense. Os candidatos com um grau universitário em nível de Doutorado (PhD) ou igual podem obter 25 pontos. Para um diploma universitário no nível de mestrado ou grau profissional de entrada à prática de nível universitário (ou igual), o candidato pode obter até 23 pontos.

Federal Skilled Trades Program

O Federal Skilled Trades Program é um programa de entrada expressa que permite que os candidatos se tornem residentes permanentes se forem qualificados em um comércio especializado e cumprirem os requisitos mínimos. As pessoas que se candidatam a residência permanente por meio deste programa devem planejar viver no Canadá, mas fora de Québec, pois esta província tem seu próprio Programa de Comércio Especializado. Além disso, eles devem ter habilidades mínimas de idioma em inglês ou francês e fazer um teste aprovado pela Immigration Canada.

Requisitos mínimos do programa Federal Skilled Trades

O nível mínimo de inglês é CLB 5 para falar e ouvir e CLB 4 para ler e escrever. Os resultados do teste do candidato não devem ter mais de dois anos no dia em que ele se inscreve para a residência permanente.

Outro requisito mínimo é a experiência de trabalho. Os candidatos devem ter pelo menos dois anos de experiência dentro dos cinco anos anteriores à candidatura, seja a tempo parcial, a tempo inteiro ou experiência de trabalho em mais de um emprego.

Além disso, eles devem atender aos requisitos de trabalho para o comércio especializado específico de acordo com a Classificação Ocupacional Nacional. Outro requisito importante é ter uma oferta de emprego em tempo integral por um período total de pelo menos um ano ou um certificado de qualificação no comércio específico emitido por uma província ou território canadense. Um fato importante deste programa é que o nível de escolaridade não é obrigatório; no entanto, é importante obter pontos no Sistema de entrada expresso.

De acordo com o IRCC, 1.178 candidatos foram admitidos em 2019 por meio deste Programa.

Canadian Experience Class (CEC)

O Canadian Experience Class (CEC) é uma categoria de residente permanente para candidatos com experiência de trabalho qualificada no Canadá. O governo canadense desenvolveu esta categoria para graduados estrangeiros com experiência de trabalho canadense qualificada e estrangeiros temporários. Os candidatos que se inscrevem para residência permanente através do CEC devem atender a alguns requisitos mínimos.

Requisitos mínimos da Canadian Experience Class

Os candidatos devem ter pelo menos 12 meses de experiência de trabalho qualificado no Canadá durante os últimos três anos antes de se candidatarem, seja em um emprego em período integral ou parcial. Um fato importante é que a experiência profissional só conta após a conclusão do curso. Na verdade, qualquer experiência de trabalho enquanto os candidatos estudam não conta para eles. Além disso, a experiência de trabalho deve ser adquirida enquanto o candidato tiver um estatuto de residente temporário legal como trabalhador.

Outro fator é que os candidatos devem demonstrar habilidade no idioma. A pontuação mínima para trabalhos NOC A ou 0 é CLB 7 e CLB 5 para trabalhos NOC B. É importante mencionar que os NOC 0 são empregos gerenciais, os NOC A são empregos profissionais e os NOC B são empregos técnicos e profissões especializadas.

O curso de experiência canadense tem alguns passos e requisitos para ter uma aplicação adequada para residência permanente. A Immigration Pros tem ampla experiência para orientá-lo nesse tipo de aplicativo. Ligue-nos para consulta.

Programa Provincial de Nomeados

Este programa é usado por províncias e territórios no Canadá para nomear imigrantes que contribuem para a economia ou território da província com base em sua educação, experiência de trabalho e habilidades. É importante mencionar que cada província / território tem seus próprios critérios para o Programa Provincial de Candidatos (PNP).

As províncias e territórios podem nomear empresários, trabalhadores qualificados ou semiqualificados e também estudantes. Este programa está se tornando cada vez mais importante para os candidatos que desejam obter residência permanente no Canadá. De fato, 20.014 candidatos foram admitidos em 2019 e obtiveram a residência permanente por meio desse programa. Os candidatos no pool de Express Entry que são indicados de uma província podem obter 600 pontos no CRS.

Procedimento de inscrição expressa para programas provinciais de candidatos

Existem duas maneiras de se inscrever para um PNP de entrada expressa:

Primeiro, um candidato pode entrar em contato com a província ou território e se inscrever para uma nomeação no fluxo de entrada expressa da província específica. Após ser aceito, o candidato deve criar um perfil Express Entry para aceitar a indicação.

A segunda forma é criar primeiro um perfil de Entrada Expressa para mostrar em qual província ou território o candidato deseja morar e trabalhar. Em seguida, aguarde uma notificação de interesse da província ou território específico e inscreva-se em seu Express Entry Stream.

Você se qualifica para algum dos programas listados acima? Os Profissionais de Imigração podem ajudá-lo com sua inscrição!

Chegando ao Canadá

Depende o que você considera muito frio. O Canadá é um país imenso e as temperaturas variam muito dependendo de onde você está mas, para brasileiros sim, o inverno daqui é frio e longo.

O importante é ter roupas adequadas, uma boa jaqueta, botas, luvas, gorro e cachecol e não ter medo de aproveitar as coisas boas que o inverno trás!

E sempre é importante lembrar que mesmo estando gélido na rua, é só entrar em qualquer lugar fechado que em poucos minutos você se sente num país tropical (os canadenses mantêm os ambientes muito quentes durante o inverno!).

As atividades de inverno também são muitos praticadas por aqui, como ski, snowboard, snowmobile, tobogganing, ou simplesmente, brincar com seus amigos na neve, o que faz com que o inverno seja muito proveitoso e divertido também.

O inverno canadense é motivo de preocupação para muita gente, tem gente que já começa a sofrer e ficar ansioso com isso antes mesmo de chegar no Canadá. Nós temos boas notícias, não existe tempo ruim, existe roupa inadequada! Ok, alguns dias realmente não há roupa de dê conta, mas eles são muito raros, no último inverno não tivemos nenhum desses.

O SEGREDO DE UM INVERNO FELIZ? VESTIR A ROUPA CERTA! Nós não estamos falando de estar na moda, mas sim estar vestido adequadamente para o clima do momento e para a atividade que você irá realizar. Todos os lugares têm aquecimento, portanto, se você vai sair de casa, andar 5 minutos até o metrô e depois andar 2 minutos do metrô até a sua sala de aula, você não precisa colocar 2 calças, agora, se você anda 20 minutos até seu trabalho e está fazendo -20oC lá fora, você pode car mais confortável se tiver 2 camadas de roupa nas pernas.

O QUE É NECESSÁRIO:

CASACO DE INVERNO COM CAPUZ E IMPERMEÁVEL/RESISTENTE A ÁGUA Os casacos que nós temos no Brasil não servem para o inverno canadense, mas qualquer casaco de inverno que você comprar aqui vai servir. A diferença é que se você comprar um casaco mais quente (e no geral mais caro) você pode vestir só uma camiseta por baixo, enquanto se você comprar um casaco mais em conta nos dias de frio intenso vai ter que vestir uma malha de lã por baixo.

BOTA Não importa quantas meias de lã você coloque nos seus pés, se você não estiver vestindo um sapato com sola de borracha e isolamento térmico você irá passar muito frio nos pés. Portanto é necessário comprar uma bota para o inverno. É importante que a bota escolhida seja a prova d’água, tenha sola de borracha e tenha alguma insulação. Lembrando que o durante o inverno tem muito sal na rua, e ele é extremamente corrosivo, portanto se você quiser aumentar a vida útil da sua bota, é importante lavar o exterior com água doce sempre que der.

LUVAS Hoje em dia existem muitos modelos que permitem que você use o celular com as luvas. A gente recomenda também sempre ter um par de luvas baratinhas do Dollarama na bolsa ou mochila para quando você esquecer as luvas em casa, ou perder elas no meio do caminho (sim, isso acontece mais frequentemente do que você imagina).

GORRO E CACHECOL Proteger a cabeça, orelhas e pescoço é extremamente importante! Além disso, como você irá passar uns bons meses usando o mesmo casaco, o mesmo sapato, as pessoas expressam seu lado criativo e fashion nos gorros e cachecóis.

Finalmente, NÃO TER MEDO DO FRIO! Caminhar ao ar livre durante o inverno é importante inclusive para manter a sua saúde, já que os ambientes acabam tendo menos circulação de ar e nessa época do ano as pessoas cam mais doentes.

Existem muitas opções de moradia no Canadá, para simplificar vamos dividir entre ALOJAMENTO TEMPORÁRIO E PERMANENTE. É fundamental já ter um alojamento temporário quando se chega no Canadá. As opções mais comuns são HOMESTAY (CASA DE FAMÍLIA), CASA DE AMIGOS, HOSTEL e AIRBNB. Quanto tempo você vai car no alojamento temporário depende de você, mas sempre é bom se dar uns dias para conhecer a cidade antes de decidir aonde você quer morar.

SE VOCÊ QUER MORAR COM MAIS PESSOAS E DIVIDIR um apartamento ou casa o KIJIJI, um site de classi cados, é uma ótima opção, no entanto sempre é bom car atento aos detalhes do anúncio e do anunciante antes de ir visitar um imóvel. Outra opção são os BULLETINS BOARDS das escolas e colleges, e GRUPOS NAS MÍDIAS SOCIAIS.

SE VOCÊ NÃO QUER DIVIDIR CASA COM MAIS NINGUÉM ou está vindo com a família, você pode CAMINHAR PELO BAIRRO ESCOLHIDO e ANOTAR OS TELEFONES DE APARTAMENTOS/CASAS DISPONÍVEIS e entrar em contato ou FALAR COM AGENTES IMOBILIÁRIOS.

Existem algumas opções para você fazer suas compras de comida e produtos de limpeza, ou como se diz no Canadá, GROCERY SHOPPING. Se você fizer compras em mais de uma opção, provavelmente você economizará no fim do mês.

GRANDES MERCADOS como o COSTCO e o WALMART, geralmente se localizam em áreas menos centrais, e são mais facilmente acessíveis por carro. Os preços são bastante competitivos e se você faz compra para uma família inteira vale a pena. o Costco cobra para se tornar membro, mas o custo é recuperado já na primeira compra!

SUPERMERCADOS como o LOBLAWSMETROSOBEYS e WHOLEFOODS, que têm tudo o que você precisa e você irá encontrar ao menos 1 no seu bairro. O preço dos produtos pode variar bastante de mercado para mercado, portanto se você quiser economizar sempre é bom car de olho nas promoções e comparar os preços dos produtos em diferentes mercados. Os correiros entregam semanalmente jornais com as promoções dos principais mercados, existem alguns aplicativos para celular que te ajudam a acompanhar as promoções, como o Flipp.

SUPERMERCADOS BARATOS como NOFRILLSFOOD BASIC e o BULK BARN, as opções nesses mercados são limitadas, mas o preço é muito baixo. O NoFrills faz price matching, ou seja, se você provar que outra loja está vendendo o mesmo produto mais barato eles reduzem o preço para ser igual ao do competidor.

PARA COMIDAS FRESCAS Existem inúmeros FARMERS MARKET (o mais similar às nossas feiras-livres) e Mercados locais, como o SAINT LAWRENCE MARKET em Toronto ou o GRANVILLE ISLAND PUBLIC MARKET em Vancouver.

PEQUENOS MERCADOS MERCADOS DE BAIRRO e LOJAS DE CONVENIÊNCIA (inclusive 24 horas, como o Rabba em downtown Toronto) em que você encontra de tudo.

Abrir uma conta no banco é uma das primeiras coisas que você precisa fazer quando você chega no Canadá. Abrir uma conta aqui não é difícil, e os bancos também abrem aos sábados, o que pode facilitar a sua vida.

Principais bancos do Canadá

 Bank of Montreal (BMO)

 Bank of Nova Scotia (SCOTIABANK)

 Canadian Imperial Bank of Commerce (CIBC)

 Royal Bank of Canada (RBC)

 Toronto-Dominion Bank (TD)

Se você não é Canadense você irá precisar dos seguintes documentos para abrir uma conta no banco.

Comprovante de endereço

 Passaporte válido

 Um desses documentos de imigração emitidos pelo Canadá: Study permit, Work permit ou o cartão de Residente Permanente

Pode ser que o banco de sua escolha exija algo a mais, sempre é bom perguntar quais os documentos necessários para ter certeza que você tem tudo o que é preciso.

Tipos de conta

CHEQUING ACCOUNT Seria o nosso EQUIVALENTE A CONTA CORRENTE, essa conta é para as transações do seu dia a dia, permite que você faça saques e depósitos a qualquer momento. Normalmente o dinheiro parado na sua Chequing account não tem rendimento. Alguns bancos cobram uma taxa mensal de manutenção de conta, outros têm condições especiais para estudantes, então é bom pesquisar qual é o banco ideal para você!

SAVINGS ACCOUNT Seria o EQUIVALENTE A NOSSA POUPANÇA, a savings account é para você colocar o dinheiro que não precisa usar no dia a dia. O dinheiro que ca nessa conta ca rendendo, e o banco repassa o rendimento mensalmente. A vantagem dessa aplicação é que você pode resgatar o seu dinheiro sem complicações.

US$ ACCOUNT Se você deseja manter suas reservas em USD, esse tipo de conta é ideal para você.

Credit card secured

O seu primeiro cartão de crédito canadense vai ser um SECURED CREDIT CARD. Como você é um recém chegado, não tem um histórico de crédito (credit score), ou seja, o banco não sabe dizer se você é uma pessoa responsável que tem controle sobre as suas finanças, então O BANCO RETÉM UMA QUANTIA EM DINHEIRO EQUIVALENTE AO CRÉDITO QUE É LIBERADO NO SEU CARTÃO, garantindo assim que sempre haverá dinheiro disponível para o pagamento.

Por exemplo, se você deixar $1.000 como garantia terá um crédito de $1.000 no seu cartão. Normalmente depois de 1 ano você consegue negociar com o banco para que eles devolvam o valor retido como garantia.

Existem algumas opções de planos de celular, e você deve pesquisar qual o plano que atenda melhor as suas necessidades. Os planos podem ser apenas de voz e dados, voz e mensagem de texto, pré-pagos, com ou sem aparelho, além de plano somente de dados.

As principais diferenças entre as operadoras são os aparelhos disponíveis e compatibilidade de modelos de aparelhos com a rede.

Principais operadoras

 Bell

 Rogers

 Tellus

 Fido

 Virgin

 Chatr

 Wind

 Koodo

 PC

 Freedom

Você pode usar a sua carteira de motorista no Canadá por um curto período de tempo, que pode ser diferente em cada província.

Em Quebec é possível dirigir por até 6 meses com um viso de turista ou permissão de trabalho.  Se estiver estudando sua habilitação do Brasil será aceita durante o período de seu curso.

Em Ontário, por exemplo, isso já não acontece, você pode dirigir com a sua carteira de motorista brasileira por até 60 dias.

Por lei as crianças têm que frequentar escola, na grande maioria das províncias canadenses é obrigatório manter os filhos na escola desde o KINDERGARTEN ATÉ A CONCLUSÃO DO HIGH SCHOOL (aproximadamente dos 5 aos 17/18 anos).

Gostaríamos de lembrar que, de maneira geral, filhos (não canadenses) de pessoas com status temporário (estudante ou trabalhador) precisam de visto de estudante para estudar no Canadá.

Os pais podem escolher o tipo de educação que seus lhos irão receber:

  • ESCOLAS PÚBLICAS GRATUITAS
  • ESCOLAS PRIVADAS PAGAS
  • HOME SCHOOLING
  • ESCOLA COM CURRÍCULO FRANCÊS OU COM CURRÍCULO INGLÊS (QUEBEC)

Para matricular seu filho numa escola pública a primeira coisa a fazer é ENTRAR EM CONTATO COM O CONSELHO DE EDUCAÇÃO DO SEU BAIRRO (LOCAL SCHOOL BOARD). Normalmente o Conselho de Educação controla algumas escolas, existindo, muitas vezes, a POSSIBILIDADE DE ESCOLHER A ESCOLA QUE SEU FILHO IRÁ ESTUDAR. Se você está matriculando seu filho pela primeira vez no Canadá, a escola irá:

  • AVALIAR O NÍVEL ESCOLAR.
  • DECIDIR EM QUE NÍVEL ELE IRÁ ESTUDAR, SE PRECISARÁ DE APOIO PARA APRENDER INGLÊS OU FRANCÊS.

Para matricular seu filho na escola você precisará apresentar:

  • CERTIDÃO DE NASCIMENTO OU PASSAPORTE PROVANDO A IDADE DA CRIANÇA.
  • COMPROVANTE DO STATUS DE IMIGRAÇÃO DA CRIANÇA – VISTO DE ESTUDANTE, VISITOR RECORD, CARTÃO DE RESIDENTE PERMANENTE OU CERTIDÃO CANADENSE DE NASCIMENTO.
  • COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA – CONTA DE LUZ, EXTRATO BANCÁRIO OU CONTRATO DE ALUGUEL.
  • COMPROVANTE DE PATERNIDADE OU DE TUTELA DA CRIANÇA.
  • CARTEIRA DE VACINAÇÃO.

Existem algumas opções de cuidado para crianças que ainda não estão em idade escolar. O sistema de creches é bastante diferente do Brasil, começando na separação das crianças, que são divididas em 3 diferentes salas: INFANT: 0-18 MESES | TODDLER: 18 MESES -2.5 ANOS | PRESCHOOL: 2.5-5 ANOS.

Diferentemente da escola pública, os DAYCARES SÃO PAGOS, inclusive os daycares públicos. O preço varia dependendo da sala que a criança vai frequentar e o tipo de daycare escolhido. As opções de daycare são as seguintes: PUBLIC DAYCARE | PRIVATE DAYCARE | HOME DAYCARE.

Apesar do serviço ser pago, os DAYCARES PÚBLICOS TÊM VAGAS QUE PODEM SER SUBSIDIADAS pelo governo. O VALOR DO SUBSÍDIO DEPENDE DA RENDA FAMILIAR, podendo chegar a 100%.

Os daycares têm uma GRANDE FILA DE ESPERA PARA VAGAS NA SALA DOS INFANTS. A maior parte das pessoas já coloca o nome na lista de espera assim que descobre que está esperando um bebê. Vagas para toddler e preschool são mais fáceis, principalmente fora da rede pública.

Existem 2 TIPOS DE HOME DAYCARE, os LICENCIADOS e os NÃO-LICENCIADOS. Os licenciados seguem regras e regulamentações impostas pelo governo para garantir a qualidade dos serviços e segurança das crianças.

Em Toronto:

O sistema público de transporte de Toronto é chamado de TTC (TORONTO TRANSIT COMMISSION) e opera ÔNIBUSMETRÔBONDE e SERVIÇO DE TRANSPORTE PARA PESSOAS COM MOBILIDADE REDUZIDA. Além disso, existe o serviço de FERRY que conecta as Toronto Islands, além do GO TRANSIT, que é o sistema de trem e ônibus que liga o centro aos subúrbios.

Usar o TTC é uma das maneiras mais fáceis de se locomover em Toronto, ALÉM DE SER MAIS BARATO QUE CARRO, É MAIS RÁPIDO. Existem algumas opções de passes:

PREÇOSADULTOSESTUDANTES (13-19) E 65+
1 PASSE (EM DINHEIRO)$3.25$2.10
1 PASSE (TOKEN OU PRESTO)$3.00 (MÍN. 3 POR $9.00)$2.05 (PASSES VENDIDOS EM MÚLTIPLOS 5 POR $10.25)
WEEKLY PASS$43.75$34.75
MONTHLY$146.25$116.75
METROPASS DISCOUNT PASS$134$107
DAY PASS$12.50
ESTUDANTES ENSINO SUPERIOR$116.75

Em Montreal:

O metrô tem quatro linhas, 68 estações e é o sistema de metrô mais movimentado do Canadá em termos de uso diário. O metrô é operado pela Société de transport de Montréal (STM). A linha verde segue de leste a oeste, assim como a linha laranja em forma de ferradura em sua seção mais movimentada. Ambas as linhas verde e laranja passam pelo centro da cidade. A linha azul vai de leste a oeste ao norte de Mount Royal, e a linha amarela curta serve Longueuil e South Shore.

O metrô funciona aproximadamente até às 12h30 durante a semana e às 13h30 nas noites de sexta e sábado.

Os bilhetes STM também são válidos na extensa rede de ônibus que atende os vários bairros de Montreal.

FaresRegular PriceAge 6-17 and 65+Students 18-25ConditionValidity for 747 Airport bus
1 trip$3.50$2.50Regular priceValid the same day as purchase.No
2 trips$6.50$4.25Regular priceOne single user. Valid the same day as purchase.No
10 trips$29$16.5Regular priceNo
1-day pass$10Regular priceRegular priceUnlimited travel for 24 hours consecutive.Yes
Group fare$17.50Regular priceRegular priceOne adult and up to 10 children aged 6-13, valid for two hoursNo
Unlimited evening$5.50Regular priceRegular priceUnlimited travel between 6 p.m. and 5 a.m. the next morning.No
Unlimited weekend$14Regular priceRegular priceFrom Friday 4 p.m. to Monday 5 a.m.Yes
3-day pass$19.50Regular priceRegular priceConsecutive, until 11.59 p.m. the third day.Yes
Weekly pass$26.76$16Regular priceFrom Monday to Sunday until 11.59 p.m.Yes
Monthly$86.50$52$52From first to last day of the month, plus the first day of the next month.Yes
4-month passN/A$204$204
Airport Mtl-Trudeau$10Regular priceRegular pricePurchase at airport / outside Berri-Uqam station / on board (coins only, exact fare)Yes

Comparado com sistemas semelhantes em outras grandes cidades, o transporte público de Montreal é comparativamente barato. É improvável que seu custo de vida em Montreal seja muito afetado se você planejar seu deslocamento diário e o equilíbrio entre trabalho / vida pessoal de maneira adequada.

Outros trens que servem os subúrbios externos são operados pela Agence métropolitane de transport (AMT) e têm preços diferentes dos serviços STM.

Carteira de motorista em Ontário

Tirar uma CARTEIRA DE MOTORISTA NO CANADÁ é um POUCO DIFERENTE DO QUE NO BRASIL, existem 3 categorias de habilitação para um motorista de veículos de passeio (categoria G): a G1, G2 e a G. A legislação é diferente em cada província, mas EM ONTÁRIO PARA DIRIGIR VOCÊ TEM QUE TER NO MÍNIMO 16 ANOS E UMA CARTEIRA DE HABILITAÇÃO.

G1: É O PRIMEIRO NÍVEL DE HABILITAÇÃO você só precisa passar na prova teórica sobre leis e sinalização para conseguir essa carteira. No entanto, com a G1 você SÓ PODE DIRIGIR ACOMPANHADO DE UMA PESSOA QUE TENHA A CARTEIRA G E PELO MENOS 4 ANOS DE EXPERIÊNCIA. Existem muitas condições atreladas a essa carteira, por exemplo, você não é autorizado a dirigir em estradas.

G2: ESSE É O SEGUNDO NÍVEL DE HABILITAÇÃO que é atingido quando depois de pelo menos 12 meses com a G1 você passar na prova prática. Você agora já pode dirigir em todos os lugares e não precisa estar acompanhado. No entanto ainda existem restrições que você precisa respeitar, como não ter nenhum nível de álcool no sangue.

A G2 DRIVER’S LICENSE EQUIVALE À PERMISSÃO DE HABILITAÇÃO NO BRASIL.

G: A CARTEIRA DEFINITIVA depois de pelo menos 12 meses com a G2 você pode fazer o teste para conseguir a carteira de habilitação G. Com a carteira G você pode dirigir qualquer carro, van ou pequeno caminhão. A G DRIVER’S LICENSE EQUIVALE À CARTEIRA DE HABILITAÇÃO NO BRASIL.

Se você já possui uma carteira de habilitação, você pode USAR A SUA EXPERIÊNCIA NO BRASIL PARA TIRAR A G DRIVER’S LICENSE SEM TER QUE PASSAR POR TODO ESSE PROCESSO. Você precisa requisitar um documento no Consulado Brasileiro atestando a sua experiência como motorista. Para isso você vai precisar:

  • CARTEIRA DE MOTORISTA BRASILEIRA VÁLIDA (ORIGINAL E CÓPIA)
  • PASSAPORTE (ORIGINAL E CÓPIA)
  • DECLARAÇÃO IMPRESSA DO STATUS DA SUA HABILITAÇÃO QUE É FEITA NOS SITES ESTADUAIS DO DETRAN (PESQUISA DE PONTUAÇÃO DA CARTEIRA)
  • PAGAMENTO DA TAXA DO CONSULADO DE CAD$22,50

Quando você receber esse documento você APRESENTA NO MESMO DIA QUE FIZER A PROVA TEÓRICA, se você passar na prova já irá receber automaticamente a carteira G1 e poderá agendar o teste para a carteira G.

O sistema de saúde no Canadá é bastante diferente do Brasileiro. Caso você tenha a necessidade de ir a um médico, irá em um MÉDICO DA FAMÍLIA (CLÍNICO GERAL). Se ele achar que você precisa ir ver um especialista, irá te indicar um. Não é possível ir direto a um especialista sem a indicação prévia de um médico de família.

Nem sempre é possível conseguir um médico de família, mas existem inúmeras clínicas que aceitam pacientes novos, as chamadas WALK-IN CLINICS. As Walk-in Clinics atendem pacientes que não tem um médico de família ou que por alguma razão não conseguiram atendimento por eles.

Os médicos de família podem pedir exames e recomendar que você visite um especialista. Se você toma MEDICAÇÃO CONTROLADA, ou vê um ESPECIALISTA você deve ir a um médico de família o mais rápido possível para conseguir uma receita local para sua medicação e agendar uma consulta com o especialista.

Quem tem direito a saúde pública no Canadá?

  • Todos os cidadãos canadenses
  • Residentes permanentes
  • Residentes temporários (Portadores de um permissão de trabalho superior a 6 meses)

A exceção são imigrantes recém-chegados, estudantes internacionais e visitantes que devem pagar por si próprios as suas despesas médicas. O atendimento dentário não faz parte do sistema de saúde público no Canadá.

O Canadá é um país maravilhoso para se estudar e viver. É amigável, seguro, calmo, e tem um alto padrão de vida. Nós amamos isso tudo aqui…e você também vai adorar! Uma parte importante do que faz O CANADÁ UM PAÍS TÃO INCRÍVEL É A CULTURA E VALORES CANADENSES, E É SUA RESPONSABILIDADE AGIR DE ACORDO COM AS NORMAS. Separamos aqui alguns pontos que mais nos chamam atenção:

Seja educado, PLEASE, THANK YOU, SORRY são palavras que você irá usar mais do que você imagina. Na dúvida, seja excessivo, ser educado em excesso é sempre melhor do que passar por mal educado.

A sociedade canadense é bastante INCLUSIVA E OS CANADENSES RESPEITAM AS DIFERENÇAS culturais, etnias, religião, presença de de ciência física ou mental e opção sexual.

O Canadá é formado por imigrantes, então se você quiser saber de onde alguém vem, ao invés de perguntar de onde a pessoa vem, pergunte WHAT IS YOUR FAMILY BACKGROUND? (qual a origem da sua família).

NÃO É COSTUME PECHINCHAR ou negociar preços, além disso, no Canadá não existe parcelamento como no Brasil. É importante car atento que os preços divulgados não contém imposto, que em Ontário é de 13%.

É ESPERADO DAR GORJETA em restaurantes, bares, cabeleireiros, e outros, o esperado é dar entre 15- 25%. É importante lembrar que os preços nos bares e restaurantes não estão com taxa nem gorjeta, então se você comer um hambúrguer de $10,00 irá pagar $13,56 (13% de taxa + 20% de gorjeta).

Ainda com dúvidas?

Ligue agora!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba em primeira mão boletins semanais sobre imigração, dicas e tudo o que você precisa saber sobre estudo, carreira e família no Canadá.

garota morena apontando para cima
Subscribe Ruiva

webinário

COLLEGE NO CANADÁ COM BOLSA DE ESTUDO

Quer saber como ganhar uma bolsa de C$ 10.000 para cursar um College no Canadá? Nosso evento será no dia 27 de maio. 

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.