Além da matéria, que você pode conferir ao longo deste post, gravamos um vídeo com André Salles (CEO Neway for you) explicando sobre os primeiros passos para imigrar.
Assista abaixo:
Metas mais ambiciosas para 2022
O Canadá está aumentando suas metas de imigração mais uma vez. Dessa vez, o objetivo passa para quase 432.000 novos imigrantes este ano, em vez de seu plano inicial de receber 411.000 recém-chegados. O anúncio foi feito hoje aproximadamente às 15h35, horário padrão do leste.
Nos próximos três anos, o Canadá terá como alvo o seguinte número de novos desembarques de imigrantes:
- 2022: 431.645 residentes permanentes
- 2023: 447.055 residentes permanentes
- 2024: 451.000 residentes permanentes
Em comunicado a imprensa, o ministro da Imigração, Sean Fraser, explicou: “Este plano de níveis é um equilíbrio entre as necessidades de nosso país e nossas obrigações internacionais. Ele se concentra em atrair trabalhadores qualificados que contribuirão para a economia do Canadá e enfrentarão a escassez de mão de obra, reconhecendo a importância do reagrupamento familiar e ajudando as populações mais vulneráveis do mundo por meio do reassentamento de refugiados. Nosso foco permanece em apoiar nosso ressurgimento econômico por meio do aumento da retenção de recém-chegados em regiões com desafios econômicos, trabalhistas e demográficos reais. Estou orgulhoso do que o Canadá alcançou até agora e quero esperar para ver como os recém-chegados continuarão a fazer do Canadá um dos principais destinos de escolha.”
Em 2022, cerca de 56% dos novos imigrantes chegarão por meio de vias de classe econômica, como o Express Entry, o Provincial Nominee Program e o fluxo de Residência Temporária para Permanente (TR2PR) que estava disponível em 2021.
Sean Fraser
O Provincial Nominee Program (PNP) será o principal programa de admissão para imigrantes de classe econômica com Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá (IRCC) procurando desembarcar 83.500 recém-chegados através do PNP em 2022.
Boas novas para quem está no Canadá aplicando ou esperando seu RP
O IRCC cortou as admissões do Express Entry pela metade para este ano, mas visa retornar aos níveis normais de admissão do Express Entry até 2024, quando visa a chegada de 111.5000 imigrantes do Express Entry.
Leia também: “Express Entry não funciona para você? Conheça outros caminhos para imigração canadense“
O plano de níveis parece sugerir que o IRCC está reduzindo temporariamente as admissões do Express Entry para que possa acomodar admissões no programa TR2PR. O IRCC pretende desembarcar 40.000 imigrantes em 2022 e os 32.000 imigrantes finais até 2023 sob o fluxo TR2PR.
Enquanto isso, os sorteios do Express Entry continuam quinzenalmente e o IRCC está processando os pedidos do Express Entry.
Além disso, a maioria das províncias e territórios do Canadá opera o PNP e os convites do PNP estão em andamento desde o início da pandemia.
Patrocínio familiar em alta
A classe familiar compreenderá 24% das metas de admissões em 2022, com 80.000 no Programa de Cônjuges, Parceiros e Filhos e 25.000 no Programa de Pais e Avós (PGP). O IRCC aumentou ligeiramente sua meta de admissões no PGP, em 1.500 vagas adicionais, em comparação com seu plano anterior.
Os 20% restantes dos imigrantes chegarão ao abrigo de programas humanitários e de refugiados. Este é um aumento de cerca de 5 pontos percentuais em comparação com o último plano de níveis de imigração do Canadá, e é provavelmente uma função do Canadá procurar reassentar 40.000 refugiados afegãos nos próximos anos.
Quer estudar no Canada?
Inscreva-se agora e receba nosso guia completo para estudantes internacionais. Da escolha da escola até a residência permanente, tudo o que você precisa saber.
A maior entrada de refugiados e humanitários resultará em imigração de classe econômica e familiar, compreendendo uma parcela menor do que o normal, no entanto, ambas as classes representarão uma parcela maior de recém-chegados do Canadá em 2023 e 2024, já que o Canadá procura reduzir sua entrada de refugiados e humanitários uma vez. ela conclui sua operação de reassentamento afegão.
Plano de níveis de imigração 2022 – 2024
A principal lei de imigração do Canadá, a Lei de Proteção à Imigração e Refugiados (IRPA), afirma que o governo canadense deve anunciar seu plano de imigração até 1º de novembro de cada ano, quando o Parlamento estiver em sessão. No entanto, um anúncio do plano de níveis não ocorreu no ano passado devido ao governo canadense realizar uma eleição em setembro.
Classe de imigração | 2022 | 2023 | 2024 |
---|---|---|---|
Econômica | 241.850 | 253.000 | 267.750 |
Familiar | 105.000 | 109.500 | 113.000 |
Refugiados | 76.545 | 74.055 | 62.500 |
Humanitária | 8.250 | 10.500 | 7.750 |
Total | 431.645 | 447.055 | 451.000 |
O plano de níveis orienta o sistema de imigração do Canadá. Ele descreve o número de imigrantes que o Canadá procurará receber em seus vários programas federais, provinciais e territoriais. A Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá (IRCC) e as províncias e territórios ajustam suas operações com base no plano para garantir que sejam capazes de atrair, estabelecer, integrar e reter os níveis desejados de recém-chegados que devem chegar.
Até 2015, o Canadá recebia cerca de 250.000 imigrantes por ano. Em 2016, anunciou uma nova meta básica de 300.000 recém-chegados anualmente. Antes da pandemia, a meta era de cerca de 340.000 imigrantes por ano, mas a imigração caiu para menos de 200.000 em 2020 devido à pandemia.
Leia também: “Governo canadense afirma que o aumento da imigração faz parte do seu plano de recuperação do COVID“
O governo canadense fez o anúncio surpresa em outubro de 2020 de que receberia mais de 400.000 imigrantes anualmente para ajudar a apoiar sua recuperação econômica pós-COVID. Isso representa os alvos mais altos da história canadense.

No ano passado, o Canadá quebrou seu recorde de recém-chegados ao desembarcar 405.000 novos residentes permanentes, principalmente ao fazer a transição daqueles dentro do país para residência permanente. Antes da pandemia, a maioria dos novos imigrantes chegava ao Canadá do exterior.
Em 2021, 62% dos novos imigrantes chegaram por vias de classe econômica, como o Express Entry, o Provincial Nominee Program (PNP) e os streams de Quebec.
Cerca de 20% foram acolhidos no ano passado na classe família através do Programa de Cônjuges, Companheiros e Filhos e do Programa de Pais e Avós. Um total de 15% foi recebido em 2021 sob programas de refugiados e humanitários. O valor restante foi categorizado em “Todas as outras imigração”.
Leia também: “O Canadá recebe o maior número de imigrantes em um único ano de sua história“
Imigração como força motriz da economia canadense
O Canadá visa altos níveis de recém-chegados para apoiar sua economia e situação fiscal. Devido ao envelhecimento da população e baixa taxa de natalidade, o Canadá precisa de níveis mais altos de imigração para sustentar sua população, força de trabalho e crescimento econômico, bem como ter trabalhadores suficientes para pagar os impostos necessários para apoiar importantes serviços sociais, como assistência médica e Educação.
O Canadá também busca objetivos de imigração social, incluindo reunir famílias, fornecer assistência humanitária e fortalecer sua herança francófona.
A imigração, sem dúvida, assumiu maior importância econômica durante a pandemia. Os governos de todo o Canadá estão com déficits fiscais devido ao aumento dos gastos em meio à pandemia e à atividade econômica mais fraca.
Além disso, os empregadores em todo o Canadá estão enfrentando escassez de mão de obra devido ao envelhecimento da população do Canadá, grandes mudanças na economia durante o COVID e menos imigrantes chegando do exterior.
Leia também: “Empresas de Quebec agora podem contratar mais trabalhadores estrangeiros temporários“
Plano de Níveis de Imigração 2023-2025 a ser anunciado até 1º de novembro de 2022
Exceto no cenário muito improvável, o Canadá realizará uma eleição pelo segundo ano consecutivo, o governo canadense será legalmente obrigado a apresentar seu segundo Plano de Níveis de Imigração do ano até terça-feira, 1º de novembro de 2022, o mais tardar. Este plano substituirá o anunciado hoje.
Como observado, o anúncio de 2021 não ocorreu devido às eleições federais de setembro, todavia, esperamos que 2023-2025 os anúncios sigam dentro do cronograma normal, já que começamos a enxergar uma luz no fim do túnel para a pandemia.
Leia também: “Você sabe a diferença entre um Consultor RCIC e um advogado de imigração no Canadá?“
Querendo falar com alguém sobre seus planos de imigrar para o Canadá? Entre em contato conosco hoje mesmo e conte-nos sua história.
Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.