Você sabe a diferença entre um Consultor RCIC e um advogado de imigração no Canadá?

443 views

Se você está planejando imigrar para o Canadá é provável que já tenha ouvido falar nos termos “Consultor de Imigração do Canadá Regulamentado (RCIC)” ou “advogado de imigração”, mas você sabe o que esses dois profissional fazem exatamente? Quando preciso de um deles? ou Qual deles é o mais indicado para seu caso? Continue lendo para descobrir.
Luz Helena
Luz Helena
Publicado em: 13 de janeiro de 2022

Atualizado em: 14 de janeiro de 2022

Você vai ver neste post...


Ajuda profissional para entrar no Canadá

O objetivo de ambos profissionais é oferecer os serviços para ajudá-lo com o processo de solicitação de visto para o Canadá e garantir que a solicitação seja feita corretamente. E claro que eles não trabalham apenas com vistos, essa é apenas uma das atribuições deles no enorme ecossistema da imigração canadense que conta com mais de 80 tipos de processos diferentes para você que busca se tornar um residente permanente no país. Então qual você desses profissionais você precisa?

A seguir, vamos mostrar uma visão geral das diferenças entre um Consultor RCIC e um advogado de imigração canadense.

O que faz um consultor regulamentado (RCIC)?

Um Consultor Regulamentado de Imigração Canadense (RCIC) é um representante autorizado da imigração e cidadania no Canadá, contratado para avaliar seu pedido de visto e enviá-lo em seu nome como seu representante legal. Se fizermos um paralelo com alguns profissionais no Brasil, ele seria consultor com prerrogativas de um advogado ou despachante.

Para prestar esse serviço deve estar devidamente habilitado como Consultor RCIC membro do Colégio de Consultores de Imigração e Cidadania.

Dentre as funções mais comuns realizados por consultores estão:

  • Os RCICs orientam os candidatos ao longo do processo de imigração, desde a emissão de um visto turismo, estudo ou trabalho até última etapa no processo que encerra com a cidadania canadense.
  • Eles também estão aptos a aconselha-lo na escolha da melhor estratégia de imigração com base em perfil e qualificações.
  • Profissionais sérios e experientes irão ser bem francos quanto a possíveis barreiras em seu perfil que possam atrapalhar seus planos imigração, indicando caminhos alternativos onde você pode aplicar.
  • Consultores autorizados RCIC cuidam de seu processo enviando sua inscrição corretamente logo na primeira vez, garantindo que esta tenha mais chances de ser aprovada.
  • Eles podem representar você e qualquer empregador canadense caso este preciso iniciar um processo de contratação de mão de obra estrangeira junto ao IRCC.
  • Os consultores RCIC também trabalham com pessoas que desejam patrocinar um membro da família. Eles os ajudam a entender as etapas necessárias para patrocinar a vinda e conceder a residência a um ente querido como avós, país, cônjuges e filhos.
  • Eles também podem revisar seu processo e até reverter sua situação caso tenha aplicado por conta própria caso este tenha sido negado.
  • A imigração canadense envolve uma enorme burocracia e prazos que podem ser bem estressantes de cumprir se você não esta a par da legislação (sempre em constante mudança, assim, um RCIC pode cuidar disso para você.

Existem mais de 80 opções de visto disponíveis. Um Consultor RCIC poderá aconselhá-lo sobre como escolher uma opção de imigração que melhor atenda às suas necessidades e objetivos pessoais.

Leia também: Express Entry não funciona para você? Conheça outros caminhos para imigração canadense

O que é um advogado de imigração?

Os advogados de imigração desempenham várias funções similares as dos consultores RCIC. Eles aconselham os clientes sobre o processo de obtenção de residência permanente, autorizações de trabalho, autorizações de estudo e reunificação familiar, uma vez que a elegibilidade tenha sido avaliada.

Tanto um consultor RCIC quanto um advogado de imigração canadense precisam ser membros do College of Immigration and Citizenship Consultants.

Dentre as funções mais comuns realizados por advogados de imigração estão:

  • Advogados de imigração realizam as mesmas funções desempenhadas por consultores RCIC.
  • Eles identificam as razões pelas quais um cidadão estrangeiro pode não ter permissão para entrar no Canadá e aconselham sobre a elegibilidade.
  • Quando aplicável, eles podem fornecer conselhos sobre opções para superar desafios que podem impedi-lo de entrar no Canadá, como questões de inadmissibilidade criminal, por exemplo.
  • Devido a suas credenciais profissionais e conhecimento legal mais amplo, advogados de imigração estão bem mais ligados casos de maior complexidade envolvendo questões como asilo político, asilo para refugiados, deportações e questões humanitárias de ordem internacional.

Principais diferenças entre Consultores RCICs e advogados de imigração canadenses

Serviços prestados

Quando se trata de praticar a lei de imigração, advogados e consultores podem oferecer a maioria dos mesmos serviços, mas existem algumas diferenças.

Um consultor de imigração RCIC pode atuar como seu represente legal e está autorizado a prestar serviços jurídicos em questões de imigração e refugiados, mas apenas no âmbito administrativo, isso significa que estes profissionais terão acesso direto aos oficiais de imigração nas jurisdições federias e provinciais.

Um advogado imigração pode aconselhá-lo sobre sua imigração e também oferecer representação perante um juiz de imigração, caso seja necessário. Isso quer dizer que seu âmbito de atuação está em um nível acima do consultor RCIC, já que ele será seu representante em casos de litígio ligados ao IRCC.

Qualificações

Os advogados no Canadá devem ser licenciados e regulamentados pela Law Society of Upper Canada.

Os consultores de imigração não precisam necessariamente possuir um diploma nível superior em direito e geralmente conseguem completar sua certificação RCIC em pouco mais de um ano até darem entrada em registro de membro.

Os consultores de imigração são treinados especificamente em leis de imigração e refugiados, o que significa que não são treinados para dar conselhos em nenhuma outra área da lei, a menos que estes também possuam formação jurídica para isso.

Como verificar se um Consultor de imigração RCIC ou Advogado de imigração está autorizado a prestar serviços no Canadá

Embora os Consultores RCICs ou Advogados de imigração sejam muito úteis e ótimos para trabalhar em sua jornada de imigração, você também precisa estar ciente das plataformas que os certificam para não cair em ciladas.

Profissionais não qualificados que operam com falsas credencias são normalmente os que oferecem vias de imigração super rápidas e facilitadas usadas como fachada para aplicar golpes.

Além dos enormes prejuízos financeiros que estes podem causar, há uma grande probabilidade de que você se torne inelegível a imigração canadense por muito anos em razão de uma aplicação fraudulenta.

Se você está pensando em usar um Consultor RCIC para ajudrá-lo com seu pedido de visto para o Canadá, é importante certificar-se de que está trabalhando com um consultor legítimo, então veja como fazer isso.

Em primeiro lugar, todos os consultores de cidadania ou imigração autorizados devem ser membros do College of Immigration and Citizenship Consultants.

Veja o passo a passo a seguir:

1 – Acesse o site do Visite o site do Colégio de Consultores de Imigração e Cidadania RCIC neste endereço: https://college-ic.ca/

2 – Em seguida clique no link: Find an Immigration Consultant

Site RCIC

3 – Faça sua busca informando o número RCIC junto com o nome do seu consultor e inicie sua busca. No exemplo a seguir você pode usar minhas credencias para testar:

Last Name: FERNANDEZ

First Name: LUZ HELENA

IRCIC: R509560

Site RCISs pagina de busca

4 – Se sua busca for concluída com sucesso você verá logo abaixo o nome do seu consultor e seu status respectivamente.

Se não for possível localizar o profissional registra na lista de membros isso significa que esta pessoa é provavelmente um golpista agindo de má fé.

Site RCIC Resultado da busca

Além do status de Ativo você deve ficar atento a outros possíveis status.

Apenas RCICs e RISIAs com status “Ativo” no Registro Público podem fornecer aconselhamento ou serviços de imigração:

  • Active: Um licenciado em situação regular com o Colégio autorizado a fornecer serviços de imigração a clientes.
  • Active – Practice Restricted: Prática restrita: Um licenciado que teve sua prática restrita como parte de uma ordem provisória ou decisão disciplinar feita pelo Comitê Disciplinar. A restrição específica será listada ao lado do status.

Licenciados com os status listados abaixo NÃO PODEM prestar serviços:

  • Conditional: Um novo licenciado em situação regular que ingressou no College, passou no exame de entrada para a prática e atendeu aos requisitos de bom caráter e boa conduta. Este licenciado pode usar a designação RCIC, mas não está licenciado para fornecer aconselhamento ou serviços de imigração e cidadania até que tenha obtido um emprego em uma empresa ou registrado seu próprio.
  • Leave of Absence: Um licenciado que tirou licença da profissão por um período específico e concordou em não fornecer serviços de imigração até que retorne.
  • Resigned: Um licenciado que notificou o College que não deseja mais praticar e renunciou oficialmente à sua licença.
  • Resigned – Called to the Bar: Um RCIC que renunciou ao Colégio enquanto estava em boas condições depois de se tornar um membro licenciado de uma sociedade de direito provincial canadense (um advogado).
  • Resigned – While Under Investigation: Um RCIC que renunciou à sua licença com o College enquanto estava sob investigação disciplinar.
  • Administrative Suspension: Um licenciado que teve sua licença suspensa porque não pagou taxas, completou horas de CPD conforme necessário ou não cumpriu outra obrigação administrativa* exigida para manter sua licença.
  • Administrative Revocation: Um licenciado que teve sua licença revogada por não completar uma ação necessária dentro de 90 dias após uma suspensão administrativa.
  • Disciplinary Suspension: Um licenciado que teve sua licença suspensa como parte de uma ordem provisória ou decisão disciplinar feita pelo Comitê Disciplinar.
  • Disciplinary Revocation: Um licenciado que teve sua licença revogada como parte de uma ordem provisória ou decisão disciplinar feita pelo Comitê Disciplinar
  • Deceased: Um licenciado cuja morte foi relatada ao Registrador.

5 Benefícios de usar um Consultor RCIC

Ter um Consultor RCIC ajudando você no processo de inscrição tem muitos benefícios. Separamos alguns para você. Aqui estão cinco razões pelas quais você deve usar um Consultor RCIC ao planejar a imigração.

1 – Os consultores de Imigração do Canadá (RCICs) regulamentados conhecem profundamente o sistema de imigração e emissão de vistos do Canadá.

Os RCICs são treinados em seu campo e é seu trabalho manter-se atualizados com as últimas mudanças nas políticas em relação à imigração canadense. Essas políticas podem ser complicadas de navegar por você mesmo. Você pode ter certeza de que está trabalhando com alguém que conhece o assunto e que lhe dará bons conselhos.

2 – Um consultor RCIC pode se comunicar com as autoridades de imigração canadenses e também com seu empregador no Canadá para representa-lo em seu nome.

Entrar em contato com um departamento governamental, como uma embaixada ou consulado, pode ser um processo demorado e difícil. Trabalhar com um consultor de imigração canadense regulamentado pode tirar essa preocupação de seus ombros. O RCIC fará isso por você e garantirá que sua inscrição atenda aos requisitos das autoridades de imigração canadenses. Isso aumentará significativamente suas chances de ter sua aplicação aprovada.

3 – Estratégia de imigração personalizada criada especialmente para você.

O trabalho dos consultores RCICs não se limita apenas ao sistema de imigração canadense. Eles também irão adaptar os conselhos que dão às suas necessidades. Consultores com muitos anos de experiência possuem um background muito sólido para orientá-lo, pois já passaram por muitos casos semelhantes com sucesso.

3 – Toda a sua papelada envolvida no processo imigração passa pela revisão deles.

Enviar todos os seus documentos pode ser um processo difícil e confuso. Você também pode estar preocupado em preencher corretamente os formulários de inscrição, pois nem sempre é possível interpretar o que o governo quer saber exatamente de você, assim, um consultor RCIC cuidará disso para você. Você não precisa se preocupar em ficar sobrecarregado com horas de papelada. Você pode ter certeza de que sua inscrição está em boas mãos quando está sendo trabalhada por um consultor qualificado.

4 – Economize seu valioso tempo.

O processo de imigrar é demorado, portanto, ter ao seu lado alguém qualificado para ajudá-lo é extremamente benéfico. Você não precisa ficar preso à horas de leitura e vídeos no mar de informações que é o ecossistema de imigração canadense ou com outros procedimentos demorados envolvidos no processo como quais documentos preciso apresentar. Trabalhar com um Consultor RCIC faz você deixar de lado parte mais estressante e demorada do processo de imigração.

Dúvidas frequentes sobre consultores de imigração no Canadá

1 – Quem regula os consultores de imigração no Canadá?

O Colégio de Consultores de Imigração e Cidadania licencia e regula a prática de Consultores de Imigração Canadense Regulamentados (RCICs) e Consultores de Imigração de Estudantes Internacionais Regulamentados (RISIAs) no interesse público.

2 – Quantos consultores de imigração registrados existem no Canadá?

O Colégio de Consultores de Imigração e Cidadania atualmente regulamenta aproximadamente 3.600 Consultores de Imigração Canadense Regulamentados no Canadá e no exterior.

3 – Existe alguma certificação específica para consultores na província do Quebec?

Sim, pouca gente sabe que a província do Quebec (a maior do Canadá e única onde o idioma oficial é o francês) possui uma legislação própria de imigração. Para atuar com seu representante legal junto a imigração nesta província é necessário que o profissional seja um membro credenciado ao Ministère de l’Immigration, de la Francisation et de l’Intégration (MIFI).

O processo para verificação é bem similar ao que já mostrei para o federal, basta realizar uma busca pelo nome do consultor para checar se seu status é válido acessando este link aqui: http://www.mifi.gouv.qc.ca/fr/reglementation-consultants/

Site MIFI Consultores
Site MIFI Consultores de Quebec

Vale uma ressalva nesse quesito quanto ao número limitado de profissionais de imigração no Canadá que possuem credenciais para o federal e Quebec ao mesmo tempo. Este tipo de profissional possui o mais amplo conhecimento sobre a legislação de imigração no país, uma vez que trata do Canadá inteiro, podendo incluir a província do Quebec em suas demandas de representação.

4 – Como você se torna um consultor de imigração regulamentado?

A partir de 2020, qualquer pessoa que queira se tornar um consultor de imigração canadense regulamentado deve obter um diploma de pós-graduação em imigração e cidadania e, em seguida, passar no exame de entrada para a prática oferecido pelo Conselho Regulador de Consultores de Imigração do Canadá.

5 – Por que você precisaria de um consultor de imigração?

Embora não seja um pré-requisito para seu processo de imigração, usar um Consultor Regulamentado de Imigração Canadense (RCIC) pode trazer muitos benefícios, entre eles:

  • Ser aconselhado e orientado durante o processo de inscrição pode tornar o processo muito mais fácil, além de aumentar suas chances de ser aprovado.
  • O benefício mais importante de trabalhar com um consultor de imigração é que eles cuidam melhor do seus interesses, pois eles podem apontar caminhos mais rápidos e otimizados a partir do seu perfil.
  • Você sempre terá alguém do seu lado, extraindo o seu melhor no se refere ao seu perfil de imigração para que sua inscrição seja aprovada e você possa alcançar seus objetivos.
  • A imigração canadense pode ser um processo difícil se você faz isso sozinho, ter a tranquilidade nesse momento pode ser a chave para uma imigração sem surpresas.

6 – Quanto custa usar os serviços de um advogado de imigração canadense?

Custo médio de diferentes serviços de advogados de imigração canadenses

ServiçoMédia de maior preço Média de menor preço
Work Permit$8.000$3.000
Student Visa$5.000$3.000
Permanent Residence Application$7.500$3.000
Canadian Citizenship (naturalisation)$4.000$2.000
Asylum Appeal$3.500$2.000
Residency Abligation Appeal$15.000$10.000
Fonte: Law Society of Upper Canada. Valor em dólares canadenses CAD$.

7 – Quanto custa usar os serviços de um Consultor regulamento RCIC?

Se você estiver usando um RCIC, o custo varia dependendo da empresa que você que você escolhe, mas posso adiantar que os valores praticados estão abaixo da média cobrada por advogados de imigração. Não é nenhum segredo que honorários advocatícios no Canadá custam caro.

A Neway for you oferece preços e condições bastante acessíveis para avaliar seu caso e uma simples Avaliação Inicial pode poupar bastante tempo e dinheiro em seu processo. Clique aqui para saber mais.

Além disso, consultores regulamentados RCIC que atuam apenas no âmbito na imigração federal terão um espectro de serviços limitado caso a província do Quebec seja seu objetivo, pois não poderão representa-lo aqui.

Próximos passos

Agora você sabe mais sobre as diferenças entre um RCIC e um advogado de imigração canadense, a importância de usar os serviços prestados por eles e como identificar se um profissional é legitimo você já sentir mais seguro na hora de contratar um deles.

Embora seja recomendável usar um RCIC para ajudá-lo a solicitar seu visto para o Canadá, cada caso de imigração é um caso. Sinta-se livre para escolher a melhor rota para seu projeto Canadá com ou sem um profissional para isso. Tudo vai depender de seu tempo e recursos disponíveis.

Só lembrando que para 2022 e 2023 é esperado que o incremento nos números da imigração canadense seja ainda maior. Se sua meta é o imigrar para Canadá nesses próximos anos, agora é mais do que nunca o melhor momento para realizar esse projeto.

Pesquise sobre o assunto, entre em contato com pessoas que já fizeram essa travessia ou busque por ajuda profissional.

Leia também: O que esperar da imigração canadense em 2022

Se chegou até esse texto, é provável que você já esteja um passo a frente nesse processo.

Querendo falar com alguém sobre seus planos de imigração, não hesite em nos contar sua história.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS

partiu CANADÁ!

Descubra se você possui perfil elegível para imigrar de um jeito seguro.

Send Mail 1a

Já se cadastrou?

+10.000 inscritos em nossa newsletter, só falta você.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.