Você sabe como medir seu nível de fluência num segundo idioma e como incluí-lo em seu currículo?

228 views

Bem, essa é uma das dúvidas mais comuns de quem vem estudar ou mesmo aplicar para um processo de residência no Canadá, mas você sabe como medi-lo? A terra do uso polar possui o inglês e francês como línguas oficiais e, se ao longo da vida você aprendeu uma delas, deve querer saber como avaliar suas habilidades linguísticas, ainda mais se está se candidatando para vagas de trabalho no Canadá. Neste post, vamos mostrar como você pode identificar essas habilidades e como pode incluí-las com precisão em seu currículo.
Lina Donnard
Lina Donnard
Publicado em: 31 de janeiro de 2022

Atualizado em: 25 de fevereiro de 2022

Você vai ver neste post...


O que são níveis de fluência no idioma?

O termo “níveis de fluência” refere-se a níveis predeterminados de habilidades linguísticas que se correlacionam com a proficiência de uma pessoa ao falar, escrever e ler uma língua estrangeira.

Seu nível de fluência em um currículo ajuda os empregadores em potencial a decidir se você está ou não qualificado para um cargo específico. Para avaliar seu nível de fluência, você pode consultar testes e guias online que o ajudam a entender seu nível de fluência em uma língua estrangeira.

Na América, existem duas estruturas de proficiência comumente usadas. Eles são conhecidos como a escala Interagency Language Roundtable (ILR) e o Conselho Americano de Ensino de Línguas Estrangeiras (ACTFL). A escala ILR inclui seis níveis:

  • Nível 0 – Sem proficiência: Isso significa que o conhecimento da língua é inexistente ou limitado a algumas palavras.
  • Nível 1 – Proficiência elementar: Demonstrar esse nível de fluência significa que você sabe estruturar frases básicas, que podem incluir perguntas e respostas comuns normalmente usadas por turistas.
  • Nível 2 – Proficiência de trabalho limitada: O nível dois significa que você pode ter conversas sociais limitadas e entender comandos básicos.
  • Nível 3 – Proficiência profissional: O nível três significa que você entende o idioma bem o suficiente para contribuir muito no local de trabalho, embora possa exibir um sotaque óbvio e precisar de ajuda com terminologia avançada.
  • Nível 4 – Competência profissional plena: Ter habilidades de nível quatro na escala ILR é o que a maioria dos empregadores deseja ver em um currículo. Isso significa que você pode ter conversas em um nível avançado e ter uma compreensão firme do idioma, embora possa ter alguns mal-entendidos ou erros ocasionais.
  • Nível 5 – Fluência primária / proficiência bilíngue: Nível cinco significa que você é totalmente fluente em um idioma. Você foi criado falando o idioma ou o falou por tempo suficiente para se tornar proficiente nele. Seu sotaque é inexistente ou quase irreconhecível.

A escala ACTFL consiste em cinco níveis principais de fluência conhecidos como Iniciante, Intermediário, Avançado, Superior e Distinto. Esses níveis incluem subníveis de proficiência conhecidos como baixo, médio ou alto.

ACTFLILR
Novice (Low/Mid/High)0/0+/1
Intermediate (Low/Mid/High)1+
Advanced Low2
Advanced Mid2+
Advanced High3/3+
Superior4+
Fonte: American Council on the Teaching of Foreign Languages (ACTFL)

Ao redigir seu currículo, você deve prestar atenção especial em como classifica seu nível de fluência para evitar qualquer confusão. Se você não tiver certeza em qual nível está, você poderá pesquisar os sites oficiais de cada escala para obter as diretrizes mais atualizadas.

Quer estudar no Canada?

Inscreva-se agora e receba nosso guia completo para estudantes internacionais. Da escolha da escola até a residência permanente, tudo o que você precisa saber.

Se preferir não adotar a abordagem da autoavaliação, você pode pagar para realizar um exame de proficiência on-line, há muitas escolas e certificadoras que possuem essa facilidade.

Leia também: Quais testes de inglês são necessários para estudar no Canadá?

Como incluir seu nível de fluência no idioma em um currículo

Se você é bilíngue ou mesmo trilingüe (Portugues + Inglês + Francês), definitivamente deve destacar esse fato em seu currículo. Ser bilíngue não é apenas uma habilidade altamente desejável, mas também pode diferenciá-lo de outros candidatos a um emprego, principalmente se estamos falando do Canadá.

Leia também: Como adaptar seu currículo para o formato canadense

É importante estruturar seu currículo de uma maneira que ajude suas habilidades linguísticas a se destacarem e a identificá-las adequadamente. Siga estas etapas ao decidir como incluir suas habilidades bilíngues em um currículo:

1 – Destaque várias habilidades linguísticas em uma seção especial

Ao se candidatar a um emprego que exija proficiência em uma língua estrangeira, você deve garantir que suas habilidades bilíngues sejam exibidas com destaque. Em vez de listá-lo em sua seção de habilidades, onde pode ser facilmente esquecido, crie uma seção especial que descreva seu nível de fluência.

Se você fala apenas uma língua estrangeira, a seção de habilidades é o melhor lugar para listá-la. Mas para muitos que querem enfatizar suas habilidades, uma seção especial é melhor.

2 – Exiba as habilidades linguísticas após as seções principais

As partes principais de um currículo incluem o título, habilidades profissionais, experiência de trabalho e educação. Insira sua seção de idioma após a seção de educação, a menos que você tenha outra seção principal no final. Dessa forma, a seção fica muito mais visível para o gerente de RH, pois acompanha o fluxo natural do currículo.

3 – Liste os idiomas que demonstram proficiência

Agora que você localizou o local perfeito para incluir suas habilidades linguísticas, você está pronto para listá-las usando uma estrutura de linguagem. Existem muitas estruturas ou guias de idiomas disponíveis que classificam seu nível de proficiência em um idioma estrangeiro. No entanto, você deve usar apenas uma dessas escalas para consistência ao proclamar suas habilidades.

4 – Comece com seu idioma mais proficiente

Talvez você fale vários idiomas. Você provavelmente tem um nível de proficiência que difere de idioma para idioma. Em seu currículo, é melhor listar primeiro o idioma mais proficiente e depois seguir o resto em ordem decrescente.

Importante! Não vale a pena incluir idiomas cujo o seu nível de fluência está abaixo do nível intermediário, incluir que fala o básico de um idioma em seu currículo só será válido se a vaga pela qual está aplicando mencionar que aceita múltiplos níveis de fluência como ocorre em Montreal, por exemplo.

Dicas para listar idiomas em um currículo

Agora que você aprendeu a listar seus níveis de fluência no idioma em um currículo, discutiremos algumas dicas para garantir que você apresente suas habilidades com mais precisão.

Lembre-se da importância de ser honesto em suas habilidades. Se você está duvidando de alguma das coisas que está prestes a escrever ou incluir, provavelmente é melhor deixá-las de lado.

Aqui estão as dicas mais importantes para listar idiomas em um currículo:

Evite exageros, seja honesto consigo mesmo

Esta é uma má ideia por muitas razões. Quando você diz ao seu empregador que possui habilidades que excedem suas habilidades reais, você está dando uma falsa representação de suas habilidades. Esteja certo de que em algum momento, você terá que demonstrar o quão bem você conhece o idioma, o que pode ser embaraçoso se você não for tão bom quanto proclamou.

Além disso, você não quer dar a impressão de que está mentindo. Em caso de dúvida, é uma boa ideia subestimar suas habilidades linguísticas em vez de superestimá-las.

Leia também: 7 passos para aprender um novo Idioma

Inclua seu idioma principal de fluência

Se você nasceu e foi criado em uma família que fala inglês ou francês, é inteligente listar o inglês como seu idioma nativo/principal fluente ao listar vários idiomas em um currículo.

Deixar esse detalhe fora do seu currículo pode confundir o recrutador. Não assuma que os empregadores sabem que você fala inglês, embora enviar seu currículo em inglês deva dar a eles a ideia.

Empregadores canadenses não avaliam seu perfil com base em suas raizes ou nacionalidade, isso pouco importa para eles, já que uma parcela significativa da população canadense é de imigrantes, sendo assim, falar fluente português é sim uma vantagem, principalmente ser atuar em qualquer área ligada a Customer Service.

Leia também: TEFAQ: Preparação para o exame de francês exigido pela imigração no Quebec

Deixe idiomas extintos fora dos currículos

Embora possa ser tentador listar latim em seu currículo porque você o usa com frequência em sua linha de trabalho, é melhor deixá-lo de fora. Pode haver circunstâncias especiais em que você gostaria de incluí-lo se estivesse se candidatando a um emprego baseado em latim, mas, caso contrário, não é necessário.

Não faça referências ao tempo que fala um idiomas

É melhor evitar o termo ‘anos’ ao explicar suas habilidades no idioma. Isso porque “anos” não determina seu nível de proficiência em um idioma. Você pode ter estudado francês por quatro anos no ensino médio, mas isso não significa que você possua as mesmas habilidades que alguém com a distinção de Nível 4 (IRL).

Afirme que você é bilíngue em seu currículo

Além de criar uma seção de idioma especial em seu currículo, você também deve conduzir seu resumo com o fato de ser bilíngue. Ter esse termo imediatamente conhecido prepara o gerente de contratação para informações futuras sobre suas habilidades no idioma, encontradas mais abaixo no currículo.

Leia também:Empregos bilíngues no Canadá: quais funções exigem francês e inglês?

Considere remover idiomas se forem irrelevantes para o trabalho

Os currículos mais comuns são de uma página. Se você está ficando sem espaço e se ser bilíngue não é um requisito crucial para o cargo, considere remover completamente a seção de idiomas. Você sempre pode mencioná-lo novamente na carta de apresentação ou durante a entrevista, se necessário.

Veja alguns exemplos de como pode fazer isso corretamente

Se você estiver pronto para incluir suas habilidades linguísticas em seu currículo, talvez esteja procurando alguns exemplos para referência. Aqui estão alguns exemplos de como você incluiria seus níveis de fluência em seu currículo:

Se você fala apenas uma língua estrangeira, você pode listar isso com outros itens na seção ‘Habilidades adicionais’ com o seguinte marcador:

Nível 3 (ILR) em espanhol

Se você tiver vários idiomas para listar, poderá optar por escrever suas habilidades linguísticas como esta na seção de habilidades linguísticas:

Inglês – Nível 5 (ILR)Espanhol – Nível 3+ (ILR)Francês – Nível 3 (ILR)

Leia também: Vivendo em Montreal: Falando o francês

Próximos passos

O primeiro grande passo rumo a uma carreira de sucesso no exterior é falar o idioma de que seu empregador procura. Em minha jornada profissional pude aprimorar bem isso e hoje falo 4 deles. Em muitos casos, ter grandes habilidades de comunicação deixará seu perfil a frente de muitos outros candidatos, mesmo que sua qualificação ou experiência profissional não sejam tão extensas.

Sem falar é claro das vantagens em processos de imigração para o Canadá. Tenha em mente que priorizar esse ponto em seu perfil deve ser a primeira meta importante a cumprir caso seu projeto será trabalhar ou imigrar.

Leia também: Intercâmbio no Canadá: 10 situações que você vai ter de enfrentar e como contorná-las

Clique aqui e descubra como iniciar essa emocionante jornada para o Canadá. Fale com a gente hoje mesmo!

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS

partiu CANADÁ!

Descubra como aumentar suas chances de trabalhar no Canadá de um jeito seguro.

Quer trabalhar no Canada?

Mas não sabe
como COMEÇAR

BAIXE GRÁTIS RESUME + COVER LETTER
Você sabia que o primeiro passo é adaptar seu currículo para o formato canadense? 

Send Mail 1a

Já se cadastrou?

+10.000 inscritos em nossa newsletter, só falta você.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.