Quais são as melhores províncias para trabalhar no Canadá como Web Designer?

298 views

Hoje vamos listar as melhores províncias para quem pretende atuar, seja imigrando através de uma oferta de trabalho, ou para quem pretende fazer uma capacitação como Web Designer, mas ainda não sabe que província escolher no Canadá.
Marco Vasconcelos
Marco Vasconcelos
Publicado em: 25 de março de 2022

Atualizado em: 28 de março de 2022

Você vai ver neste post...


O que faz um Web Designer

Web Designers criam e constroem sites do zero. Eles devem saber como construir algo fácil de navegar, com bom desempenho e boa aparência. Embora uma educação formal não seja a única maneira de se tornar um web designer de nível básico, muitos são formados em TI e web design, onde aprendem a codificar e projetar plataformas inteiras. Nesse caso, ter uma qualificação e experiência é fundamental para garantir um emprego no Canadá.

Em uma nova era de avanço tecnológico, as empresas confiam em seus sites para vender produtos e prestar serviços. Por ser tão importante ter um bom site, os web designers estão em alta demanda em países de primeiro mundo como o Canadá.

Que qualificações esse profissional precisa ter para trabalhar no Canadá?

Na maioria dos casos é necessário um diploma de bacharel, geralmente em ciência da computação, comunicação, negócios, artes gráficas, web design ou um diploma em nível de College (DEC, DEP, AEC para está no Quebec).

Geralmente é necessária experiência como programador ou designer gráfico e ter pelo menos um pequeno portifólio de projetos já realizados, mesmo que estes sejam fora do Canadá.

Para funções júniores ou estágios há vagas inclusive para quem tem apenas o ensino médio, mas detém o domínio de ferramentas gráficas ou de gestão de conteúdo como WordPress e Drupal entre outros.

Outras características importantes que os candidatos devem considerar são:

  • Experiência com gerenciamento de desempenho de sites e otimização de mecanismos de busca (SEO)
  • Conhecimento de uma ampla gama de design de interface em móvel, e desenvolvimento web adaptativo;
  • Habilidades e experiencia com ferramentas gráficas Adobe Creative (Illustrator, Photoshop entre outras);
  • Conhecimento de possíveis problemas de desempenho e segurança;
  • Excelentes habilidades interpessoais e de resolução de problemas com capacidade de recomendar melhorias de processo;
  • Excelentes habilidades de comunicação verbal e escrita para públicos técnicos e não técnicos (executivos, reguladores, clientes, etc.);
  • E é claro, proficiência escrita e verbal em inglês e francês. (Sites no Canadá possuem tradução para estes dois idiomas em mais de 80% dos casos).

Outros pontos fortes no processo de seleção:

  • Experiencia anterior em agências;
  • Conhecimento de HTML, CSS e JavaScript.

Mercado de trabalho para Web Designers no Canadá

O Canadá está procurando por Web Designers para acompanhar a alta demanda. Se esta for sua carreira escolhida, você pode estar a um passo de morar no grande gigante do norte, trabalhando em um emprego de alta demanda e com um ótimo salário.

Enquanto algumas províncias pagam melhor do que outras, existem algumas províncias que se destacam em termos de web designer. Não só com relação ao salário, mas oportunidade de trabalho e crescimento.

Segundo estimativas do governo canadense, espera-se que o número de postos em aberto aumente em 10.900 novas vagas devido à alta demanda por web designers. Embora muitos desses cargos sejam ocupados por pessoas que deixaram a escola no Canadá, o governo espera que a imigração continue a desempenhar um papel importante no preenchimento desses empregos.

A média salarial para os profissionais de Web Designer no Canadá varia de $ 50.000 – $ 85.000 dólares canadenses por ano a depender do nivel de formação e experiencia de mercado, mas no geral, você vai ver postos oferecendo um salário médio de $ 59.899 CAD por ano. Para cargos na posição júnior espera-se pelo menos de 2 a 3 anos de experiência, mas devido à alta demanda, estes podem ser requisitos secundários na contratação.

Aqui estão as principais províncias para trabalhar no Canadá como Web Designer (NOC 2175).

Ontário

Média salarial: $ 71.276

Existem mais de 5.000 empregos de web designer em Ontário, a maioria deles na movimentada cidade de Toronto. Muitos estrangeiros acreditam que Toronto é dos melhores lugares para se viver no Canadá. Considere apenas o custo de vida, caso essa seja sua escolha.

Colúmbia Britânica

Média salarial: $ 60.450

British Columbia (BC) é um ótimo lugar para ser um web designer. Vancouver é a maior cidade de BC e tem amplas oportunidades para indivíduos tecnologicamente treinados. Com mais de 2.000 empregos disponíveis para desenvolvedores web e um fluxo de imigração Tech Pilot para atender você, é classificada como uma das principais províncias para trabalhar no Canadá como Web Designer.

Quebec

Média salarial: $ 67.500

Só em Montreal existem mais de 1.700 empregos de web designer, e mais na província de Québec. Você terá que enviar suas qualificações para a província para garantir que esteja de acordo com os padrões canadenses. Lembrando que para trabalhar em Quebec, falar francês é requisito básico. Para tem Montreal como alvo, o bilinguismo também tem seu peso, sendo um provável fator de incremento no salário.

Alberta

Média salarial: $ 56.428

Existem cerca de 500 empregos disponíveis para web designers em Alberta, mas espera-se que o emprego cresça e leve a novos cargos em áreas como Edmonton e Calgary. Alberta também possui o Alberta Accelerated Tech Pathway, que permite imigrar para o Canadá se você trabalha em tecnologia, como um web designer.

Leia também: Pensando em estudar e trabalhar no Canadá? Conheça 6 cidades com as menores taxas de desemprego em 2022

Exclamacao Nota
Entre as quatro províncias mencionadas, Quebec ocupa uma posição privilegiada, já que ela é uma das províncias com menor custo de vida no Canadá. Assim, o salário acaba sendo bem mais vantajoso. 

Leia também: 5 dúvidas mais frequentes sobre o custo de vida no Canadá em 2022

Como imigrar para o Canadá como Web Designer?

Existem várias maneiras de imigrar para o Canadá como Web Designer, por meio do sistema de pontos Express Entry, do Federal Skilled Trade Worker Program ou por meio de um Provincial Nomination Program.

Express Entry

A melhor maneira de solicitar a residência permanente no Canadá é através do Express Entry System. O sistema Express Entry é um aplicativo online que você pode concluir em cinco etapas fáceis:

  • Etapa 1: some seus pontos usando o sistema inicial baseado em pontos, calculado usando seis fatores: idade, qualificação, experiência de trabalho, habilidade no idioma, perspectivas de adaptação e emprego no Canadá;
  • Etapa 2: Inscreva-se no portal on-line adicionando suas informações básicas, experiência de trabalho, diploma e muito mais.
  • Etapa 3: Reúna seus documentos, como resultados de testes de idiomas, autorização policial, relatório médico, certificação de sua qualificação, cartas de recomendação e uma oferta de emprego válida, se você tiver uma.
  • Etapa 4: receba um convite para se inscrever;
  • Etapa 5: envie toda a sua documentação para um pool de seleção;
  • Etapa 6: com base no sistema de classificação abrangente, as pontuações mais altas serão selecionadas e você receberá uma carta aprovando sua inscrição para imigrar para o Canadá;
  • Passo 7: Faça as malas! Você terá 60 dias para entrar no país e começar sua nova vida;

Como web designer, você se enquadrará na categoria de trabalhador qualificado e se inscreverá no Federal Skilled Worker Program (FSWP).

Tecnologia e TI é uma das maiores indústrias para este programa. Com anos de experiência e um diploma, suas chances de se mudar para o Canadá como web designer aumentam exponencialmente. Esses fatores aumentam suas pontuações no CRS, o que aumenta suas chances de uma inscrição bem-sucedida.

Os pontos abaixo mostram os requisitos para o FSWP

Ter 1 ano de experiência de trabalho ininterrupta em tempo integral (ou equivalente) nos últimos 10 anos em um tipo de habilidade NOC (0, A, B).

Obtenha uma pontuação mínima de Canadian Language Benchmark (CLB) 7 em todas as 4 habilidades em 1 dos 2 idiomas oficiais do Canadá – inglês e francês.

Programas Provinciais de Nomeação (PNPs)

Os Programas de Nomeação Provincial no Canadá permitem que regiões independentes selecionem candidatos e os convidem a imigrar para aquela província em particular com base nas necessidades de mão de obra. Ao solicitar a residência permanente no Canadá por meio de um PNP, suas chances de imigrar com sucesso são maiores, pois sua habilidade, neste caso, como web designer é necessária.

Nem todas as províncias têm nomeações provinciais, no entanto, apenas 11 das 13 províncias têm esses programas configurados para trabalhadores qualificados. Por exemplo, British Columbia e Alberta têm programas específicos para funcionários do setor de tecnologia.

Quebec e Ontário, no entanto, não têm programas de indicação provinciais. Em vez disso, você pode usar programas alternativos, como o Quebec Skilled Worker Program ou Programa Piloto de Tecnologia da informação para solicitar a residência permanente canadense como web designer.

Leia também: Express Entry não funciona para você? Conheça outros caminhos para imigração canadense

Piloto Técnico PNP da Colúmbia Britânica

O BC Tech Pilot foi introduzido para expandir a indústria de tecnologia na Colúmbia Britânica e oferecer oportunidades de emprego em várias identidades tecnológicas, incluindo web design. Se você tiver uma oferta de emprego válida que dure pelo menos um ano e não expire em menos de 120 dias, você pode se inscrever neste programa para obter residência permanente.

Caminho de Tecnologia Acelerada de Alberta (AATP)

O AATP foi introduzido para incentivar a modernização da província por meio da tecnologia, tornando Alberta uma opção atraente para imigrantes com uma carreira relacionada à tecnologia, como web design.

Para se inscrever neste programa, você deve preencher e enviar o formulário de inscrição do Accelerated Tech Pathway. Você terá que incluir informações sobre seu trabalho atual ou potencial, que deve ser baseado em Alberta. Você também terá que incluir seu perfil do Express Entry, se tiver um.

Além de atender aos requisitos do Alberta PNP, você também precisa atender aos requisitos do Alberta Accelerated Tech Pathway:

  • Você deve ter uma pontuação mínima no Sistema de Classificação Abrangente de 300
  • Você deve ter um status de imigração válido
  • Você deve ter uma oferta de emprego em tempo integral em Alberta
  • Seu salário deve atender aos requisitos de salário mínimo
  • Você deve morar ou pretender viver e trabalhar em Alberta

O Programa de Trabalhadores Qualificados de Quebec

Québec lhe oferecerá um Certificado de Seleção de Québec se você tiver pontos suficientes no sistema de seleção de Imigração de Québec. Seus critérios para selecionar os recém-chegados são diferentes do resto das províncias e se concentram em sua cultura única.

É importante provar que você pode se adaptar à província que é majoritariamente francófona e tem clima ameno e uma economia forte.

Exclamacao Nota 
Ao planejar sua mudança para o Canadá, escolher uma província para se estabelecer representa um dos maiores desafios de imigrar. Embora o mercado de trabalho seja um fator importante a ter em mente, certifique-se de pesquisar também a cultura local, as principais cidades de cada província, os idiomas falados e o custo de vida na região.

Perguntas frequentes

Como faço para encontrar um emprego como web designer no Canadá?

Algumas das melhores maneiras de encontrar um emprego são através do site afiliados ao governo como Jobbank ou plataformas de busca de emprego como o Indeed. Também não podemos esquecer de manter nosso perfil do LinkedIn sempre ativo e bem atualizado, muitos recrutadores usam a ferramenta para entrar em contato.

Leia também: Empresas de Quebec estão a procura de brasileiros em mais uma missão de recrutamento

Preciso de um emprego para imigrar para o Canadá como web designer?

Claro que não, embora você não precise ter um emprego para se candidatar à residência permanente através de sistemas como o ARRIMA ou Express Entry, ter uma oferta de emprego válida aumentará suas chances de obter uma inscrição bem-sucedida. Para certos PNPs, no entanto, você deve ter uma oferta de trabalho válida de uma determinada província.

Leia também: Quebec emite mais 306 convites em novo sorteio da Arrima

Outro caminho bastante viável do ponto de vista de recolocação no mercado de trabalho é realizar um programa de estudo na área, essa foi a rota que adotei devido a minha idade (mais de 40 anos). Depois um ano trabalhando do setor, meu perfil de aplicação para residência permanente foi rapidamente aceito.

Quais são os próximos passos?

Como um web designer qualificado e com experiência, você pode imigrar para o Canadá e morar em um dos países tecnologicamente mais avançados do hemisfério norte.

Leia também: “Você sabia que o Canadá pode se tornar próximo Vale do Silício?

Resta saber se você está pronto para trilhar esse caminho fazendo seu dever de casa, a começar pelo idioma. Sem ele, as chances de sucesso são bem menores. Como eu disse, idade não chega a ser um problema, pois a demanda é realmente enorme. Basta fazer algumas pesquisas nos sites que recomendei.

Leia também: “Você está pronto para o Quebec? Saiba como definir seu projeto de imigração

bulb checkmark Quer saber mais sobre o alcance da sua profissão no Canadá?
Encontre orientações valiosas sobre planos de carreira, credenciais necessárias e processos de contratação em seu campo fazendo uma avaliação inicial.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS

partiu CANADÁ!

Descubra como aumentar suas chances de trabalhar no Canadá de um jeito seguro.

Quer trabalhar no Canada?

Mas não sabe
como COMEÇAR

BAIXE GRÁTIS RESUME + COVER LETTER
Você sabia que o primeiro passo é adaptar seu currículo para o formato canadense? 

Send Mail 1a

Já se cadastrou?

+10.000 inscritos em nossa newsletter, só falta você.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.