Empresas de Quebec estão a procura de brasileiros em mais uma missão de recrutamento

1.845 views

Nunca o currículo de brasileiros foi tão desejado por empresas de Quebec como nesse momento. São mais de 300 vagas destinadas a brasileiros nos setores como manufatura, saúde e tecnologia da informação. Neste post você enteder a dinâmica do mercado de trabalho nesses setores no Canadá e por que empresas na provincia do Quebec precisam ir a caça de profissionais em países como o Brasil. O recrutamento vai acontecer entre os dias 25 e 29 de abril. Para participar, é necessário se inscrever pelo site da agência até o dia 4 de abril. Continue lendo para saber como participar.
André Salles
André Salles
Publicado em: 11 de março de 2022

Atualizado em: 22 de março de 2022

Você vai ver neste post...


Além da matéria, que você pode conferir ao longo deste post um vídeo que gravamos com André Salles (CEO Neway) e sua convida Elisa Rinco (Diretora de mobilidade internacional) que vai explicar em detalhes sobre o processo de inscrição para as vagas.

Assista abaixo:

Crise no setor manufatureiro de Quebec

Segundo dados recentes de uma pesquisa realizada pelo Manufacturiers et Exportateurs du Québec (MEQ), problemas de produção no setor manufatureiro em Quebec estão longe de acabar. Essa é opinião de 60% das empresas entrevistadas na pesquisa que vem amargando prejuízos em suas plantas de produção por falta de profissionais.

Algo comum de se escutar dentro dos ambientes fabris no Quebec é que muitas empresas deixam de operar em capacidade máxima (regime 24 por 7) simplesmente por que não encontram trabalhadores disponíveis no mercado para cobrir todos os turnos.

O MEQ representa cerca de 1.100 fabricantes em Quebec. O setor manufatureiro de Quebec emprega mais de 473.000 pessoas e representa 13,5% do PIB e 86,5% das exportações. Somente em 2020, a província gerou vendas globais de quase CAD$ 153 bilhões.

E enquanto os governos de Quebec e Canadá apresentam colocam suas medidas de contenção em prática, outras iniciativas privadas como missões de recrutamento vêm sendo feitas ano a ano para mitigar parte do problema.

Confira algumas ações recentes do governo de Quebec para mitigar a escassez de mão de obra.

Leia também:

Como e onde se candidatar

A Journées Québec Brésil irá realizar um processo virtual de recrutamento entre os dias 25 e 29 de abril. Para participar, é necessário se inscrever pelo site da agência até o dia 4 de abril.

Os candidatos com o perfil adequado para cada vagam serão chamados para o evento de recrutamento.

Confira o site do “Quebec na Cabeça para se inscrever nas vagas.

Serão 90 vagas em manufatura, mais de 100 vagas para a área de enfermagem e 150 na área de TI e games. O evento terá recrutadores de 25 empresas de Quebec realizando entrevistas virtuais.

visuel JourneesQc Bresil Recrute Manufacture 1080x1080
Banner oficial – Fonte Quebec Internacional

Critérios de contratação

Para os candidatos, é necessário ter diploma técnico ou universitário na área da vaga, experiência profissional no setor e bom conhecimento de francês, a língua oficial da província. Cada oportunidade pode pedir um nível como requisito.

Segundo a brasileira Elisa Rinco, diretora de mobilidade internacional na agência governamental Québec Internacional, as empresas da região buscam, atualmente, profissionais das áreas de Tecnologia da Informação, games, manufaturação e saúde.

A cada missão de recrutamento novas áreas podem virar alvo dos empregadores — já foram feitos recrutamentos para restaurantes, hotelaria e setor de transportes. A maioria das vagas exige conhecimento em francês, mas alguns requerem apenas inglês e comprometimento de que, ao chegar, o funcionário aprenderá o idioma latino.

O nível de preparação dos candidatos é alto, eles têm certificações e especializações. Ao chegar aqui, o brasileiro executa bem as tarefas e tem background com experiências no Brasil — afirma Elisa, destacando que brasileiros são bem-vistos pelo mercado canadense.

Uma das recrutadoras de brasileiros que atuará na missão da Québec Internacional é a paranaense Erika Bially, 55, que imigrou para o Canadá em 2006 com o marido, um filho de 12 anos e dois gêmeos de cinco anos.

Em Curitiba, ela atuava como diretora-gerencial de uma empresa de TI. Quando chegou a Québec, deu dois passos para trás na carreira e foi contratada como especialista. Em três anos, havia sido promovida e já era gerente. Hoje, é vice-presidente da CGI, multinacional na área de tecnologia da informação.

Leia também: Salários de imigrantes no Canadá estão aumentando afirma estudo recente

Tive que voltar atrás na carreira, mas tenho personalidade forte e trabalho. Mostrei capacidade e, em um ano e meio, havia sido promovida e estava em nível de gestão. Tem gente que leva mais tempo, depende do quanto você investe na empresa. Mas é possível, não ache que é impossível. No Canadá, não existe discriminação dizendo que você é brasileiro e que não será possível. O povo canadense é aberto à imigração, isso é essencial para o crescimento da economia — diz Erika.  

Leia também: Conheça 5 direitos trabalhistas que o Canadá assegura aos empregados

O que é o programa de recrutamento Journées Québec Brésil

Desde 2013, mais de 500 brasileiros já foram contratados por empresas de Quebec. Na versao 2022, cerca de 25 companhias locais participam do recrutamento. Os candidatos pré-selecionados passarão por entrevistas virtuais conduzidas pelos recrutadores das empresas participantes.

Quebec busca se posicionar como um novo eldorado para brasileiros. A província canadense oferece um ambiente reconhecido pela segurança, pela tolerância em relação à diversidade cultural e por excelentes indicadores socioeconômicos, como a menor taxa de desemprego do Canadá – 4,9%.

Leia também: Pensando em estudar e trabalhar no Canadá? Conheça 6 cidades com as menores taxas de desemprego em 2022

A estratégia da agência faz parte de uma iniciativa chancelada pelo Ministério da Imigração, Francização e Integração (MIFI) e vai ao encontro de uma diretriz do governo canadense. O país deseja suprir o problema de déficit populacional e pretende admitir mais de 1.2 milhão de moradores permanentes até 2023.

E os brasileiros são muito bem vistos pelas empresas quebequenses em função da competência e da facilidade de adaptação cultural”, comenta Elisa Rinco, diretora de mobilidade internacional da Québec International.

No que depender dos números e das oportunidades disponíveis, Quebec já pode se preparar para uma procura elevada. Nos últimos seis anos antes da pandemia, o volume de Declarações de Saída Definitiva registradas pela Receita Federal cresceu 125%.

Leia também: Como tirar proveito de job fairs e missões de recrutamento no Canadá

Quer ficar por dentro de mercado de trabalho no Quebec e saber como se preparar para missões de recrutamento nessa província? Inscreva-se em nosso newsletter hoje mesmo!

Assine nosso boletim semanal para obter novos updates

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS

partiu CANADÁ!

Descubra como aumentar suas chances de trabalhar no Canadá de um jeito seguro.

Quer trabalhar no Canada?

Mas não sabe
como COMEÇAR

BAIXE GRÁTIS RESUME + COVER LETTER
Você sabia que o primeiro passo é adaptar seu currículo para o formato canadense? 

Send Mail 1a

Já se cadastrou?

+10.000 inscritos em nossa newsletter, só falta você.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.