Salários de imigrantes no Canadá estão aumentando afirma estudo recente

463 views

A renda média dos imigrantes sem experiência canadense é menor do que a daqueles que trabalharam e estudaram no Canadá, revela um estudo da Statistics Canada.
Lina Donnard
Lina Donnard
Publicado em: 29 de dezembro de 2021

Atualizado em: 19 de janeiro de 2022

Você vai ver neste post...


Imigrantes com salários maiores, mas qual é razão?

Os salários dos imigrantes têm apresentado tendência de alta nos últimos anos, de acordo com um novo estudo da Statistics Canada.

Os imigrantes que se tornaram residentes permanentes em 2018 tinham um salário médio de $ 31.900 CAD segundo relatório emitido em 2019, sendo o mais alto entre todos os grupos de imigrantes que vieram para o Canadá desde 1981. Também foi cerca de 4% maior do que os imigrantes de 2017 ganharam em registrado no seguinte. No entanto, ainda era quase 18% menor do que o salário médio dos trabalhadores canadenses, de $38.800 CAD em 2019.

Essas descobertas vêm de um estudo recente do Statistics Canada sobre os salários dos imigrantes. O estudo foi muito além dos dados do Longitudinal Immigration Database, que fornece informações para os pesquisadores estudarem as características dos imigrantes canadenses no momento da admissão, bem como seus resultados econômicos e mobilidade regional. É o primeiro de uma série de duas partes sobre os resultados dos imigrantes. A segunda parte discute a mobilidade dos imigrantes.

Ao olhar apenas para os principais candidatos a programas de imigração de classe econômica (CEC, QSW além de outros), os salários médios eram mais altos do que a população nascida no Canadá em 2019. Esses imigrantes que desembarcaram em 2018 tinham um salário médio de $43.600 CAD um ano depois, que é mais de 12% superior ao salário médio canadense no mesmo ano ($ 38.800 CAD).

A razão para isso pode ter a ver com a forma como os imigrantes da classe econômica são selecionados.

“Os principais candidatos nas categorias econômicas são selecionados por sua capacidade de integração no mercado de trabalho canadense e por sua contribuição para a economia”, afirma o relatório. “A maioria tem ensino superior e conhecimento de pelo menos uma das línguas oficiais (inglês ou francês).”

Statistics Canada

Apenas esclarecendo a terminologia de imigração canadense, programas de imigração econômica são basicamente sistemas de seleção para candidatos que possuem um perfil que agregue valor ao mercado de trabalho canadense. Estes são selecionados com base em suas qualificações profissionais, nível de formação, idade, proficiência do idioma e perfil familiar. Os melhores candidatos geralmente já entram no país com uma oferta de emprego ou se encontram no bem empregados no Canadá quando aplicam para sistemas de entrada expressa como Express Entry ou ARRIMA.

Leia também: Express Entry não funciona para você? Conheça outros caminhos para imigração canadense

Experiência de trabalho canadense aumenta ganhos

Ter experiência de pré-imigração no Canadá parece ter um impacto sobre os salários dos imigrantes, pois fornece os meios para os imigrantes melhorarem suas habilidades linguísticas e conhecimento do mercado de trabalho canadense. A experiência canadense foi categorizada em três grupos: experiência de trabalho e estudo, apenas experiência de trabalho e apenas experiência de estudo.

Os imigrantes que tinham experiência de trabalho e estudo antes da admissão tinham o salário médio mais alto um ano depois. Para esses imigrantes que foram admitidos em 2018, seu salário médio em 2019 era de $44.600 CAD, o que era ainda maior do que a população nascida no Canadá, que relatou um salário médio de $38.800 CAD naquele ano.

Baixe grátis currículo no formato canadense

Baixe agora um modelo profissional de currículo + carta de apresentação no formato canadense.

A experiência relacionada com o trabalho, em particular, apoiou os salários dos imigrantes no primeiro ano após o desembarque. Os imigrantes que só tinham experiência de trabalho antes do desembarque em 2018 tinham um salário médio em 2019 de $39.300 CAD, também maior do que a população nascida no Canadá.

Os imigrantes que acabaram de estudar antes de desembarcar tinham os salários médios mais baixos um ano após o desembarque ($15.100 CAD em 2019), provavelmente porque esse grupo é em média mais jovem do que seus homólogos.

Em todos os três grupos, os imigrantes de 2018 tinham salários médios mais altos um ano após o desembarque do que os imigrantes que vieram em 2017.

Leia também: O que esperar da imigração canadense em 2022

Diferenças salariais entre homens e mulheres

Entre 2010 e 2019, os salários médios aumentaram para homens e mulheres em todas as categorias de imigração, mas homens e mulheres imigrantes se beneficiaram de maneira diferente com esses aumentos.

Entre os principais candidatos da classe econômica, o salário médio das mulheres começou abaixo do dos homens e o salário médio dos homens aumentou mais rápido. Como resultado, a diferença salarial mediana aumentou entre homens e mulheres ao longo do tempo, em favor dos homens. O estudo diz que uma análise mais aprofundada é necessária para determinar o porquê disso.

Todas as outras categorias de imigração tiveram o efeito oposto. Os salários médios das mulheres começaram ainda mais baixos, mas aumentaram mais rápido do que os dos homens nas seguintes categorias de imigração: dependentes econômicos (como cônjuges dos candidatos principais), refugiados e imigrantes patrocinados pela família.

Com a mediana dos salários das mulheres subindo nessas categorias, a diferença salarial diminuiu entre homens e mulheres durante o período de estudo.

Leia também: 25 lições que aprendi sobre o ambiente de trabalho e conduta profissional no Canadá

Próximos passos

Um bom exemplo sobre de como esse estudo reflete a atual realidade atual do mercado de trabalho canadense pode ser conferido nesta entrevista com o Luis Felipe. Brasileiro, formado em analise de banco de dados e com alguns bons anos de experiência no setor. Veja como empregadores canadenses estão olhando para candidatos brasileiros, em especial para o mercado de TI.

Assista abaixo:

Lina Donnard (Estrategista de Carreira Internacional) entrevistando o analista de dados Luis Felipe.

Leia também: Canadá: Existem mais empregos em tecnologia agora do que antes do COVID-19

É isso ai pessoal, nos vemos no próximo post!

Quer saber como seguir os passos do Luis Felipe? Entre contato hoje mesmo e agende seu atendimento para alavancar sua carreira internacional.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS

partiu CANADÁ!

Descubra como aumentar suas chances de trabalhar no Canadá de um jeito seguro.

Quer trabalhar no Canada?

Mas não sabe
como COMEÇAR

BAIXE GRÁTIS RESUME + COVER LETTER
Você sabia que o primeiro passo é adaptar seu currículo para o formato canadense? 

Send Mail 1a

Já se cadastrou?

+10.000 inscritos em nossa newsletter, só falta você.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.