10 boas razões para você fazer um curso de inglês em Montreal

57 views

Você quer estudar inglês no Canadá, mas não sabe qual cidade deve escolher para fazer aquele intercâmbio dos sonhos? Bom, aqui vai uma dica de ouro, a cidade de Montreal não é apenas a capital cultural do Canadá, mas também a vencedora de vários títulos de melhor cidade estudantil não apenas no Canadá, mas de toda a América do Norte. Motivos não faltam para você aproveitar tudo que ela oferece, a começar pela excelente localização geográfica e seu baixo custo de vida. Se você precisa de mais do que isso se convencer, convido você a conhecer um pouco mais sobre esta cidade cheia de encantos e tirar suas próprias conclusões .
Marco Vasconcelos
Marco Vasconcelos
Publicado em: 23 de novembro de 2021

Atualizado em: 25 de novembro de 2021

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Além da matéria, que você pode conferir ao longo deste post, também gravamos um vídeo com André Salles (diretor Neway) explicando rapidamente sobre as vantagens de estudar em Montreal.

Assista abaixo

Coisas que você precisa saber antes de escolher Montreal

Talvez você já tenha ouvido falar de Montreal como a cidade dos grandes festivais no Canadá, por seu histórico como sede das olimpíadas de inverno, por receber todos os anos o famoso circuito de Fórmula 1 de Gilles Villeneuve ou talvez você nem faça idéia que Montreal seja uma cidade do Canadá.

Para os que já conhecem ok, dá até para pular esse parágrafo, mas para os novatos aspirantes a intercambistas nunca é demais fazer uma breve apresentação sobre a cidade antes de listar os motivos pelos quais você deve considerar esse destino para seu intercâmbio.

Além de ser a segunda maior cidade do Canadá em densidade demográfica, perdendo apenas para Toronto. Montreal também compõe o grupo dos 6 grandes centros urbanos e econômicos do país.

Mas para encurtar a história, preciso dizer que Montreal está situada na província canadense de Quebec, única província (estado) do país onde o idioma oficial é o francês.

Ok, você não entendeu errado, fala-se francês em Montreal, assim como em todo o resto da província do Quebec.

E porquê eu iria querer fazer um curso de inglês numa cidade onde se fala francês?

Muita calma nessa hora. Muitos não sabem, mas Montreal é considerada uma das cidades mais bilíngues da America do Norte, mesmo não havendo um reconhecimento oficial por parte do governo provincial de Quebec.

Mas o que define se uma cidade é bilingue ou não?

Apesar do Canadá ter o inglês ou francês como línguas oficiais em sua constituição, há poucas cidades no país onde você vai ver pessoas se comunicando nos dois idiomas de forma fluída e, Montreal é um claro exemplo disso.

O bilinguismo de Montreal é percebido no seu dia a dia, quando vamos ao supermercado, quando somos atendidos em um estabelecimento comercial ou fazendo uso dos serviços públicos (uma diretriz do próprio governo provincial).

Por último, mas não menos importante, quando já estamos vivendo aqui por um tempo e temos de procurar emprego o inglês será um grande aliado no processo, assim, trabalhar em Montreal falando inglês e francês vai abrir muitas portas.

Aliás, falar inglês em Montreal é quase lugar comum, mas há quem diga que isso depende muito de onde você está localizado na cidade. Um bom exemplo disso, são alguns bairros por aqui onde você vai ver toda a sinalização de trânsito em inglês e logo ali na esquina tudo volta para o francês novamente.

O próprio governo federal confirmou isso através do censo nacional em 2016. Nele, Montreal foi classificada como “A população mais bilíngue e trilíngue do Canadá” segundo dados do Statistics Canada.

Mas então, porquê eu deveria estudar inglês em Montreal?

Ao contrário do que muita gente pensa, é possível aprender, praticar e evoluir muito no idioma inglês vivendo em Montreal. Tanto que uma parcela significativa da população de Montreal sequer fala o francês, e se fala, é apenas para o básico da comunicação.

Com o aumento exponencial de vários setores da indústria, comércio e tecnologia, mais e mais empresas internacionais vêm se instalando em Montreal e com ele, um enorme contingente de profissionais dos quatro cantos do mundo, cujo o francês não é sua língua nativa.

Além disso, você ainda tem a chance de agregar mais valor em seu pacote de intercâmbio “fazendo duas línguas pelo preço de uma”. Não vai faltar oportunidade de você aprender um pouco de francês fazendo novos amigos ou com aquele crush na balada.

Esclarecidos alguns pontos importantes, vamos aos dez motivos para você escolher Montreal para seu intercâmbio de inglês.

1. Lar número um de estudantes internacionais

Vida em Montreal
Bairro de Montreal – Fonte: Banco de imagens

Montreal já conquistou o coração de milhares de estudantes internacionais e por um bom motivo. A cidade é feita simplesmente para estudantes! Cultura, artes, gastronomia, esportes, escolas e universidades de prestígio… Montreal oferece tudo para tornar a sua estadia uma experiência única.

Leia também: Montreal acaba de ser classificada entre as 10 melhores cidades do mundo – descubra o porquê

Você sabia que Montreal ganhou o título de melhor cidade estudantil do mundo no ranking QS Best Student Cities em 2017, destronando lugares como Paris ou Londres. O ranking incluiu categorias como custo de vida, excelência das universidades e internacionalidade dos alunos. Dois anos depois, Montreal ainda está entre os quatro primeiros.

Montreal é o lar de estudantes de todo o mundo com quem vocês podem se conectar, fazer amigos e, é claro, comemorar juntos. Montreal também é conhecida por sua diversidade cultural e pela hospitalidade de seus habitantes. Graças ao ambiente internacional e ao caráter cosmopolita da cidade, você tem a garantia de se sentir bem-vindo imediatamente.

2. Capital da festa do Canadá: Aqui as coisas acontecem

Se não tem planos de estudar inglês numa cidadezinha de interior e morrer de tédio depois das 20h, quando tudo e todos se recolhem para suas casas e a única coisa de interessante para se fazer na cidade talvez seja ir ao boliche ou uma lanchonete mais descolada, considere Montreal em seus planos.

Sejamos honestos: 99% da vida dos estudantes de línguas em outro país consiste em boas doses de happy hours depois da aula e algumas baladas de final de semana.

Dezenas de cervejarias artesanais, clubes elegantes e cafés descolados se complementam harmoniosamente, tanto na cidade velha (Old Port) quanto na parte mais moderna de Montreal. Seja você um fã de techno, um amante de coquetéis exóticos ou adepto de raves, este é o lugar para você.

3. Custo-benefício: acomodação e curso de idioma a um preço razoável

Encontrar uma acomodação adequada em uma cidade nova pode ser assustador. Principalmente se você só encontrar um cubículo com apenas 20 m² na periferia da cidade custando o preço de um rim. Algo bem comum em grandes centros urbanos como NY.

Leia também: Guia de bairros: Onde morar em Montreal

Felizmente, esse não é o caso em Montreal. Aqui, os alunos não só se beneficiam de um mercado imobiliário com preços muito razoáveis, mas também pelo fato de que Montreal ainda é considerada uma das cidades mais baratas do Canadá.

Você também percebe isso quando olha para as aulas de línguas. Aqui você encontrará a mesma (se não superior) qualidade de aula por um preço mais barato do que em qualquer outro lugar na América do Norte.

Leia também: 5 dúvidas mais frequentes sobre o custo de vida no Canadá em 2021

4. A excelente gastronomia: sabores para todos os paladares

Comidas de monntreal
Smoked Meat – Fonte: Banco de imagens

Além dos pratos típicos, como “Poutine” (batatas fritas cobertas com queijo e molho madeira), “tourtière” (torta de carne) ou “Smoked Meat” (sanduíche de carne defumada), os amantes da boa gastronomia e apaixonados pelas comidinhas descoladas irão literalmente fazer a festa sem ter de esvaziar os bolsos.

Depois de Nova York, Montreal detém o recorde de cidade com o maior número de restaurantes da América do Norte. Devido à diversidade cultural da cidade você encontrará sabores de todo o mundo em quase todas as esquinas.

E quem ficar por mais tempo, com certeza encontrará um restaurante com comida de seu país. Sim meu povo, temos feijoada, cuscuz, tapioca, pão de queijo, muitos outros quitutes da culinária brasileira para quando bater aquela saudade.

Não há nada que não exista em Montreal. A maior cidade de Quebec é um destino gourmet mundial, sendo tema de vários programas de viagem e turismo gastronômico.

Dica de especialista para estudantes: Muitos restaurantes estão abertos 24 horas por dia, especialmente depois de uma noite de festa, o que não é desprezível!

5. Duas línguas pelo preço de uma: Saia de Montreal se sentido um verdadeiro bilingue

Como já mencionado a pouco, você pode ir de Bonjour! Ou Hi! Não importa como prefere falar, as chances de você se comunicar em qualquer um dos idiomas é certa.

Estamos falando de Montreal, uma cidade internacional. Com 23% da população nascida no exterior, a Grande Montreal tem mais de 120 comunidades culturais de todos os continentes. Além disso, 55% da população é bilíngue (inglês e francês) e quase 20% falam três línguas ou mais.

Leia também: Vivendo em Montreal: Falando o francês

Como resultado, a cidade é conhecida por ser muito aberta ao mundo. Essa abertura se traduz na cena cultural da cidade por meio de uma variedade de festivais, como o Festival internacional Nuits d’Afrique, o Festival do Mundo Árabe de Montreal e o Mês da História Negra, bem como por seus restaurantes e cafés com um mundo de sabores.

A Grande Montreal é composta por quase 4 milhões de pessoas, quase metade da população total de Quebec de pouco mais de 8 milhões de pessoas.

Quer estudar no Canada?

Inscreva-se agora e receba nosso guia completo para estudantes internacionais. Da escolha da escola até a residência permanente, tudo o que você precisa saber.

Embora a maioria dos residentes tenha inglês ou francês como língua materna, o retrato lingüístico e cultural de Montreal permanece propositalmente cosmopolita: 110 línguas nativas são faladas em casa, sendo as línguas mais comuns o árabe, o espanhol, o italiano, o chinês e o crioulo.

6. Segurança

Andar altas horas da noite sem se preocupar com a nossa conhecida violência e criminalidade é algo que definitivamente não precisa fazer parte do seu pacote de intercâmbio. Apesar de ser um grande centro urbano, que como tal não está livre de problemas com a criminalidade, Montreal é considerada uma das cidades mais seguras para se viver no Canadá em relação a sua densidade demográfica.

Não é raro ver as pessoas, principalmente jovens, andando pelas ruas durante a madrugada sem qualquer preocupação com seus pertences. O policiamento é bastante efetivo e ostensivo para os que gostam de sair da linha por aqui, então, ao menor sinal de baderna, tenha certeza que eles chegam em poucos minutos com bastante truculência.

Com efeitos econômicos da pandemia de COVID-19, o mundo inteiro sentiu que suas taxas de criminalidade se elevaram, o que não deixa Montreal de fora, ainda sim, permanecemos com uma das menores taxas de homicídios para cada 100mil habitantes no Canadá. Montreal é sim uma cidade segura não apenas para estudantes, como para toda a sua população.

7. O transporte público é simples e eficiente

Ao contrário de grandes cidades como Nova York ou Toronto, Montreal não parece tão grande e é bastante fácil de se locomover. A rede de transporte público (STM) é bem equipada, eficiente e facilmente organizada. Aqui você vai pegar o jeito com dois ou três se locomovendo pelo centro.

Além disso, o STM oferece aos alunos descontos bem vantajosos na compra do passe mensal dando acesso irrestrito a todos os meios de transporte, incluindo ônibus, metrô e trem, assim é possível se deslocar por toda a cidade com apenas um cartão.

Tabela de precos STM
Tabela de preçs STM – Fonte: Site STM

Se você é tipo atleta, a cidade também oferece aluguel de bicicletas, a BIXI (que também conta com versões elétricas). A rede de estações para essas bicicletas é enorme. Se você estiver voltando de uma festa à noite, táxi ou Uber também são opções, mesmo não sendo as mais baratas, ainda assim custam menos do que outros grandes centros na América do Norte.

8. O Coração Multicultural do Canadá: de cultura, arte e esportes em Montreal você perderá nada

Shows em Montreal
Praça dos espetáculos de Montreal – Fonte: Banco de imagens

Quer você ame arte ou música, seja um entusiasta dos esportes ou amante da natureza, você nunca ficará entediado. Aqui você encontrará um centro cultural com centenas de museus, galerias de arte e sítios arquitetônicos.

Além disso, o calendário de eventos de Montreal é grande e versátil. Existem vários eventos emocionantes ao longo do ano, incluindo exposições e festivais. No metrô ou na rua, você provavelmente também verá artistas escrevendo uma música ou espalhando um belo grafite.

Você adora assistir esportes? Então você não deve perder os jogos de hóquei no gelo, rúgbi e futebol! Embora o clima em Montreal seja muito versátil, você sempre encontrará um esporte que combina com você, dependendo da época!

9. Localização privilegiada

Nada melhor do que poder estar numa cidade onde é possível (com algumas poucas horas de carro, trem, ou ônibus) visitar outras grande cidades vizinhas sem grande esforço. Montreal é um dos melhores hubs entre a Europa e a América do Norte, a Grande Montreal oferece acesso rápido a várias grandes áreas metropolitanas americanas e canadenses, como:

Ao sul de Montreal (Cerca de 5 a 7 horas de carro):

  • Boston, cidade universitária
  • Nova York, EUA (centro financeiro mundial
  • Washington, capital dos Estados Unidos

A oeste de Montreal (Cerca de 5 a 7 horas de carro) :

  • Toronto, metrópole econômica do Canadá
  • Ottawa, capital do Canadá

A leste de Montreal (Cerca de 3 horas de carro) :

  • Quebec City , cidade mais européia da América do Norte

Para quem vem estudar no inverno e curte esportes de neve, não faltam estações de esqui localizadas a pouco mais de 1 hora de carro de Montreal.

10. Excelentes escolas de idiomas e oportunidades de carreira

Chegamos ao fim e eu quase esqueci de mencionar que depois de todos esses argumentos que listei, o mais importante ficou de fora, afinal, você quer vir para Montreal para aprender um idioma, certo? Além de tudo o mais que Montreal tem a oferecer, a cidade é reconhecida como uma das melhores em instituições de ensino do mundo.

Leia também: “Como fazer uma faculdade no Canadá sem ainda falar o idioma?

Aqui você pode escolher entre uma ampla variedade de cursos, seja em nível profissional, de ensino médio ou universitário. Montreal também oferece alguns dos melhores cursos internacionais de MBA do mundo. Quem pensa em ficar lá depois do curso de idioma tem as chances ideais.

As instituições educacionais da cidade gozam de excelente reputação, com mais de 300.000 alunos e 40.000 estudantes internacionais. Qualquer um que estudar aqui terá grandes chances alçar vôo para um futura carreira.

Montreal é um dos maiores centros comerciais e turísticos do Canadá e oferece acesso ideal a muitos empregos. E não só isso. O mercado de trabalho está em alta. Desde 2017, Montreal vem observando um crescimento tão grande que a falta de mão de obra é hoje um dos mais graves problemas enfrentados pelos setores públicos e privados.

Montreal também está listada entre os 20 maiores centros urbanos do Canadá e dos EUA com menor intervalo de tempo em que os graduados precisam esperar por um emprego.

Leia também: 10 empregos com maior demanda em Quebec em 2021

Para fechar

Bom, posso passar muito mais tempo te dando boas razões para escolher Montreal, mas acho que esse número já está de bom tamanho para quem ainda não se decidiu onde fazer intercâmbio.

Vou deixar minha última lista de referências onde a cidade de Montreal recebeu reconhecimento internacional, acho ela já diz tudo:

  • Canada: best work environment for international students (OECD, 2019)
  • 2nd best city in the world for millennials (Nestpick, 2018)
  • Best city in Canada and 6th in the world (TimeOut, 2019)
  • The safest city in North America (Federal Bureau of Investigation, 2018 ; Statistics Canada, 2018)
  • Most affordable major city in Canada and the U.S. (UBS Prices and Earnings, 2018)
  • The most bilingual and trilingual population in Canada (Statistics Canada, 2016)
  • Happiest city in the Americas and second in the world (Lonely Planet, 2018)
  • Most reputable city in the Americas (Reputation Institute, 2018)
  • Among the top ten best public transit systems in the world (The 10 cities with the best public transportation, USA Today, 2019 )
  • Best cycling city in North America (Coya, Global Bicycle Cities Index, 2019)
  • Third friendliest city in the world (Rough Guides, 2016)
  • Food capital of North America: more than 7,000 restaurants, bistros and cafés (Town and Country Magazine, 2016)

Por hoje é só pessoal, nos vemos no próximo post.

Boa sorte com sua escolha!

Buscando maneiras de elevar o nível de idioma? Quer cursar um programa de estudos no Canadá? A Neway pode ajudá-lo a encontrar esse caminho. Saiba mais clicando aqui.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS

partiu CANADÁ!

Descubra como fazer seu intercâmbio no Canadá de um jeito seguro.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.