Como certificar sua educação estrangeira e credenciais profissionais no Canadá

338 views

Você sabia que certos nem títulos acadêmicos, além de algumas categorias profissionais em seu país podem não ser aceitas no Canadá? Neste guia prático irei listar o que você precisa saber sobre o processo, o tempo envolvido e o custo.
André Salles
André Salles
Publicado em: 9 de março de 2022

Atualizado em: 9 de março de 2022

Você vai ver neste post...


Além da matéria, que você pode conferir ao longo deste post, também gravamos um vídeo com André Salles (CEO Neway) explicando rapidamente sobre o processo de avaliação comparativa de diplomas.

Assista abaixo:

Dúvidas pelo caminho

Pois bem, está considerando se mudar para o Canadá para trabalhar ou estudar, mas não sabe se você poderá trabalhar em sua profissão ou buscar um diploma avançado. No post de hoje vamos falar um pouco sobre essa dúvida tão recorrente entre os aspirantes a imigração canadense.

Assim, muitos profissionais devem passar por um processo de recredenciamento para poder trabalhar em outros países, incluindo o Canadá.

Para determinados programas de imigração também será necessário enviar documentos que comprovem suas credenciais como parte do processo. Aqui está o que você precisa saber sobre o processo, o tempo envolvido e o custo.

Por que você precisa que suas credenciais sejam avaliadas para imigração?

Muitos dos programas de imigração de trabalhadores qualificados do Canadá exigem que você obtenha credenciais estrangeiras avaliadas para garantir que atendam aos padrões canadenses.

Você provavelmente também desejará saber antes de imigrar se suas credenciais são equivalentes às credenciais canadenses ou se você precisará atualizá-las. Além disso, uma avaliação pode ajudar futuros empregadores a entender como suas credenciais se comparam às de outros candidatos.

Como resultado de uma avaliação de credencial, você pode descobrir que precisa de mais treinamento ou alguma educação complementar no Canadá antes de se qualificar para exercer sua profissão. Assim, alguns fatores envolvidos nesse processo vão depender do seu campo atuação.

Por que você precisa que suas credenciais sejam avaliadas para estudar no Canadá?

Cada Instituição de Aprendizagem Designada Canadense (DLI) define seus próprios requisitos, que podem ser requisitos gerais ou requisitos específicos do programa. Eles podem incluir coisas como ter recebido seus diplomas anteriores de uma instituição credenciada, pré-requisitos específicos do curso ou prova de proficiência no idioma.

Leia também: Admissões em universidades canadenses: Exame IELTS

Talvez você não precise obter suas credenciais formalmente avaliadas por meio de uma Avaliação de Credencial Educacional (ECA), pois algumas instituições pós-secundárias concluirão a avaliação por conta própria, esse é método utilizado por boa parte dos Colleges no Canadá.

O primeiro passo importante a ser feito em seu projeto de estudar no Canadá é entrar em contato com o escritório de admissões das instituições para as quais você está se candidatando para ver se elas aceitam suas credenciais estrangeiras e de forma você deve apresenta-las.

Leia também: Como fazer uma faculdade no Canadá sem ainda falar o idioma?

O que você precisa saber sobre ocupações regulamentadas, profissões e avaliações?

As províncias canadense (o equivalente aos estados) possuem seu próprio órgão provincial ou territorial com jurisdição para regulamentar profissões como carpinteiros, eletricistas e encanadores.

As profissões regulamentadas incluem arquitetos, engenheiros, contadores, farmacêuticos, médicos entre outras. Algumas profissões e ofícios são regulamentados em certas províncias e territórios e não em outros, e muitas vezes você precisa de uma licença para trabalhar em uma província específica, mesmo que já tenha uma licença para trabalhar em outra província ou território.

Para esses profissionais, talvez seja necessário concluir um exame escrito, um período específico de trabalho supervisionado ou avaliar suas habilidades de linguagem e comunicação. Se você trabalha em dos desses ofícios regulamentos, pode precisar fazer um exame ou estágio.

Cada órgão regulador tem diferentes requisitos de credencial para certificação. O que está envolvido depende de sua profissão ou comércio, e a melhor maneira de descobrir o que é necessário é pesquisar suas circunstâncias específicas ou mesmo consultar se o empregadores locais exigem tal requisito.

Desafio para os médicos estrangeiros

Alguns processos de recredenciamento podem ser complexos. Por exemplo, para ser licenciado como médico, o Medical Council of Canada deve conceder a você uma qualificação chamada Licentiate of the Medical Council of Canada.

Para se qualificar, você deve enviar evidências de que se formou em uma escola de medicina listada no World Directory of Medical Schools com uma nota do patrocinador indicando que é uma escola de medicina aceitável no Canadá. Você deve então receber uma nota de aprovação no Exame de Qualificação do Conselho Médico do Canadá e fornecer prova de que completou 12 meses de treinamento médico clínico de pós-graduação.

Uma vez licenciado, você precisará de uma certificação do College of Family Physicians of Canada ou do Royal College of Physicians and Surgeons of Canada para finalmente poder estar qualificado a solicitar uma licença provincial ou territorial.

Bem, nem todas as profissões exigem um nível de rigor como esse. O processo para engenheiros por exemplo se limita uma validação por equivalência de diploma em algumas províncias e tem mais haver com burocracia do que exaustivas horas de qualificação adicional.

E se você não se qualificar?

Se suas credenciais não forem consideradas comparáveis aos padrões canadenses você pode não conseguir atender ao requisito educacional para determinados programas de imigração ou mesmo para se habilitar em um processo de admissão em universidade ou a uma post de trabalho mais técnico.

Felizmente há opções para obter educação ou treinamento adicional ou avaliar sua capacidade se você não se qualificar imediatamente para exercer sua profissão no Canadá.

Por exemplo, médicos que fizeram um programa de residência ou praticaram no exterior podem se inscrever para uma avaliação pronta para a prática. Neste programa, você trabalha por 12 semanas com um médico experiente que avalia suas habilidades e o ajuda a se adaptar à prática canadense.

Outras profissões e ofícios podem oferecer caminhos adicionais para credenciais canadenses se suas credenciais não forem consideradas equivalentes, incluindo treinamento adicional, aprendizado ou testes.

Como obter um ECA?

Se você precisar de um ECA para imigração, trabalho ou estudo, precisará obtê-lo pelos canais adequados. As credenciais de educação devem ser feitas por uma organização aprovada para fazê-lo pela Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá (IRCC).

Eles trabalham com cinco organizações gerais e duas organizações especializadas para profissões específicas:

Certifique-se de planejar com antecedência ao receber sua avaliação, pois pode levar algumas semanas a vários meses para receber uma resposta.

Leia também: Profissões regulamentadas no Canadá: Seu guia

A maioria das organizações e órgãos profissionais listará os tempos de espera estimados. Depois de ter sua avaliação, vale por cinco anos, após os quais você terá que fazer seu ECA novamente. Custa mais de CAD$ 200 para a maioria dos relatórios do ECA, para avaliações de médicos e farmacêuticos geralmente o custo é bem maior.

Leia também: Como planejar um orçamento para estudar no Canadá em 2022

Vale a pena se recredenciar?

Embora o processo de recredenciamento possa parecer complicado, obter seu ECA aumenta suas chances de ser aprovado para imigração e ajuda você a obter a licença assim que chegar ao Canadá, para que possa trabalhar em sua profissão ou ofício.

Certifique-se de fazer sua pesquisa sobre o caminho para o recredenciamento no Canadá com base em sua profissão ou ofício para saber o custo exato, o cronograma e o processo que você precisa seguir.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS
Send Mail 1a

Já se cadastrou?

+10.000 inscritos em nossa newsletter, só falta você.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.