Como fazer uma faculdade no Canadá sem ainda falar o idioma?

293 views

Este post é pra você que planeja estudar fora do país, seja em inglês ou francês, mas nunca conseguiu se dedicar o suficiente para tornar isso possível. Também é pra você que já passou dos 30, dos 40 anos e acha que esse sonho está ainda mais distante. Lendo o título do post você pode até estar pensado que isso se trata de mais uma pegadinha, e tudo bem pensar assim, afinal, parece bom demais para ser verdade. Continue comigo neste texto e descubra como é possível cursar uma faculdade (college) no Canadá sem ainda dominar o idioma.
André Salles
André Salles
Publicado em: 22 de novembro de 2021

Atualizado em: 25 de novembro de 2021

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Além da matéria, que você pode conferir ao longo deste post, também gravamos um vídeo com André Salles (diretor Neway) explicando rapidamente sobre como fazer um programa de estudos no Canadá sem ter atingido o nível de proficiência necessária para admissão.

Assista abaixo

Barreiras para quem planeja cursar um college no Canadá

Os alunos internacionais que planejam cursar um college (faculdade) no Canadá normalmente precisam atender aos requisitos de admissão comuns para estudos pós-secundários. Por exemplo, eles devem possuir um diploma de ensino médio ou equivalente com cursos em matemática, ciências, artes da linguagem e estudos sociais.

Se estivermos falando do Brasil, será necessário que os candidatos enviem cópias traduzidas de seus históricos escolares para atender aos requisitos da instituição ensino desejada, independente de sua idade, mesmo que tenha concluído seu segundo grau há alguns bons anos atrás.

Pois bem, até ai não há nenhum grande complicador, todavia, a essa altura, o college canadense já sabe que por se tratar de um estudante internacional brasileiro, seu idioma nativo não é nem o inglês, nem francês, assim, é nesse momento que pode surgir ou não a primeira barreira em seu projeto de estudar fora do país, o idioma.

Algumas instituições, a depender do programa e tipo de diploma, irão pedir que apresente um certificado de proficiência do idioma antes de aceita-lo como aluno, seja um TOEFL ou do International English Language Testing System (IELTS). Os programas de passagem de língua francesa podem exigir as pontuações do Test D’évaluation de Français (TEF).

Leia também: Tipos de diplomas na província do Quebec

Uns vão optar por se preparar para estes exames em cursos regulares no Brasil com pouco aproveitamento e de longa duração (até 4 anos), outros podem seguir o caminho da imersão com uma carga horária maior para encurtar esse tempo e na outra ponta estão aqueles que irão optar por fazer isso já no país de destino através de um intercâmbio.

Para todas as soluções há perdas e ganhos. Ao longo desses mais de 10 anos atendendo a estudantes internacionais vindos do Brasil, um fator foi unânime entre eles, estudar idiomas em programas regulares no Brasil fez muitos desistem do projeto ao longo do processo ou mesmo adiaram demais o sonho de uma gradação internacional por falta do idioma necessário.

E digo mais, fazer um intercâmbio de idiomas no Canadá não significar menos esforço ou solução mágica para resolver essa equação, você vai ter de dar duro do mesmo jeito estando aqui, a diferença está na qualidade e no ambiente com as ferramentas certas para prepara-lo para vida acadêmica canadense, algo que infelizmente o Brasil não está preparado, afinal, são ambientes acadêmicos com culturas diferentes e, nada substituia vai experiência de viver isso pessoalmente.

O que é um programa canadense Pathway?

São programas acelerados de idiomas que oferecem treinamento direcionado a futuros estudantes de college ou universidades canadenses. Os programas Pathway geralmente admitem alunos de todo o mundo que desejam frequentar faculdades (colleges) canadenses, mas precisam melhorar suas habilidades no idioma.

A conclusão de um programa de Pathway pode levar de 2 a 12 meses, tudo vai depender do programa de estudos que escolher e do seu nível atual de proficiência no idioma (inglês ou francês). Durante esse tempo, os alunos do Pathway fortalecem suas habilidades no idioma à medida que se preparam para fazer seu programa de estudos no college.

Quando um aluno conclui um programa Pathway, ele pode finalmente iniciar seu programa (curso) de estudos na faculdade escolhida ou até mesmo transferir-se para um outro programa de concessão de graduação na mesma instituição.

A conclusão de um programa Pathway geralmente atende aos requisitos de proficiência no idioma, portanto, os formandos não precisam realizar exames de certificação de proficiência para o inglês como TOEFL ou IELTS ou seu correspondente TEF para língua francesa.

Leia também: Admissões em universidades canadenses: Exame IELTS

Que nível preciso ter nos idiomas francês e inglês para poder ingressar num programa Pathway?

Normalmente um aluno precisa de pelo menos habilidades básicas de idioma em inglês ou francês para ingressar em um programa de Pathway, mas é possível iniciar sem que você tenha grandes noções do idioma. Por exemplo, os alunos devem poder pelo menos conseguir reconhecer o idioma escrito e falado, não sendo necessário habilidades de comunicação. Competências como expressão oral e escrita serão desenvolvidas ao longo de seu treinamento no Pathway.

Os programas Pathway se baseiam nessa metodologia para preparar os alunos para os requisitos de idioma de nível acadêmico. Os programas do curso de inglês preparam os inscritos para escolas canadenses de língua inglesa, enquanto os programas do curso de francês levam ao estudo da faculdade de língua francesa.

Como são os Programas Pathway no Canadá?

Os programas Pathway para estudantes no Canadá desenvolvem as habilidades linguísticas necessárias para os cursos de nível de college e universidades canadenses. Eles têm como alvo falantes não nativos, oferecendo estudo intensivo e focado do idioma para ajudá-los a adquirir as habilidades de que precisam para frequentar uma instituição de ensino pós-secundário canadense.

Ao estudar inglês ou francês em um programa provisório, os novos alunos podem demonstrar as habilidades linguísticas exigidas para a faculdade.

Esta seção detalha a experiência do programa canadense pathway, incluindo os requisitos comuns de cursos.

Como é a experiência com o programa canadense Pathway?

Um programa Pathway funciona como qualquer escola de idiomas, imergindo os alunos no idioma em questão. Para partes do Canadá onde se fala inglês, os programas pathway enfocam o Inglês para Fins Acadêmicos (EAP), fortalecendo as habilidades do idioma acadêmico. Os programas em Quebec enfocam o francês de maneira semelhante.

Os alunos concluem os cursos em um cronograma acelerado ou regular, com alguns programas oferecendo um caminho de dois meses para a faculdade no Canadá e outros exigindo um ano. Dependendo do programa, os alunos podem morar no alojamento estudantil no campus, Homestay ou mesmo assistir às aulas virtualmente.

Os alunos que concluem os programas Pathway podem se inscrever como alunos de graduação em suas instituições ou escolas parceiras. Os graduados do Pathway normalmente não precisam de notas em testes de língua inglesa ou francesa para ingressar em programas de bacharelado, pois o programa atende a essa necessidade.

Quer estudar no Canada?

Inscreva-se agora e receba nosso guia completo para estudantes internacionais. Da escolha da escola até a residência permanente, tudo o que você precisa saber.

Metodologia do Canadian Pathway Program

Os cursos do programa Pathway se concentram fortemente nas habilidades do idioma. Os alunos fortalecem suas habilidades de escrita, leitura e conversação participando de sessões ao vivo, participando de treinamentos individuais e concluindo tarefas de leitura e redação.

Alguns programas Pathway também incorporam cursos preparatórios para a faculdade, incluindo cursos de habilidades de estudo ou aulas de orientação para a faculdade ou universidade associada. Por exemplo, os inscritos podem aprender sobre o sistema de biblioteca, recursos de apoio à pesquisa e centros de redação em seus programas de treinamento.

Como é a jornada do aluno num programa Pathway?

Existem algumas etapas para a jornada do programa Pathway no Canadá. Primeiro, os candidatos precisam identificar programas de College em potencial eles buscam (Business , TI, etc) e enviar suas inscrições.

Leia também: Estudar no Canadá: como escrever uma carta de apresentação

Como já mencionado, durante o processo de admissão, os futuros alunos do programa também podem precisar enviar as pontuações do TOEFL ou do International English Language Testing System (IELTS). Os programas de passagem de língua francesa podem exigir as pontuações do Test D’évaluation de Français (TEF).

Os candidatos devem atender aos requisitos mínimos de proficiência no idioma para serem admitidos nesses programas. Lembrando que cada instituição tem seus próprios critérios.

Durante um programa de treinamento, os alunos irão fortalecer suas habilidades de leitura, compreensão, escrita e conversação no idioma relevante. Em alguns programas, os inscritos poderão estar aptos aos exames de proficiência TOEFL, IELTS ou TEF ao final treinamento, algo bem positivo caso o formando tenha interesse de ingressar nos muitos programas de imigração canadense disponíveis.

Em outros programas, os alunos podem ser transferidos diretamente da escola de idiomas para faculdade sem fornecer pontuações dos exames de proficiência, já que o programa Pathway atende aos requisitos de idioma necessários para estudos em nível de faculdade.

Pronto para encarar esse desafio?

Bom, agora que você já sabe como o Pathway funciona, já pode concordar comigo que estudar no exterior sem um nível de idioma adequado deixou de ser um sonho distante. É possível sim fazer um programa de estudos e ao mesmo tempo ganhar mais confiança em suas habilidade de comunicação.

Já não é mais necessário esperar por meses ou anos de preparação no idioma para cursar aquele faculdade tão sonhada no Canadá, com programas como Pathway é possível cair de cabeça numa experiencia de imersão e assim potencializar uma futura carreira no exterior e quem sabe até mesmo uma residência no Canadá.

Buscando maneiras de elevar o nível de idioma? Quer cursar um programa de estudos no Canadá? A Neway pode ajudá-lo a encontrar esse caminho. Saiba mais clicando aqui.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS

partiu CANADÁ!

Descubra como fazer seu intercâmbio no Canadá de um jeito seguro.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.