CELPIP vs IELTS: Qual é o melhor para imigrar para o Canadá?

101 views

Uma das coisas mais importantes que você precisa fazer antes de aplicar ou mesmo imigrar para o Canadá é fazer um teste de proficiência no idioma. Como o inlglês é um dos idomas oficiais no Canadá, você pode obter uma certificação escolhendo entre CELPIP ou IELTS. Estes testes são usados pelo Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC) para determinar o quão bem você pode se ajustar e se integrar no país, mas você sabe as difeferenças entre eles e qual deles é o melhor para você? Continue lendo para descobrir.
André Salles
André Salles
Publicado em: 4 de abril de 2022

Atualizado em: 7 de abril de 2022

Você vai ver neste post...


Além da matéria, que você pode conferir ao longo deste post, também gravamos um vídeo com André Salles (diretor Neway) e sua convidada Soraya Quirino (Professora e preradora de exames) explicando sobra a importância do exame IELTS.

Assista abaixo:

Estudar fora, que você precisa saber antes

O Canadá tem dois idiomas oficiais: inglês e francês, mas vamos nos concentrar nos testes de inglês que você pode fazer e que são reconhecidos pelo governo canadense. Existem dois principais testes de Inglês reconhecidos pelo governo e imigração, o Canadian English Language Proficiency Index Program (CELPIP) e o International English Language Testing System (IELTS).

Assim, não podemos mencionar CELPIP vs IELTS sem detalhar como funiona cada um deles para que possa escolher o certo para você.

Embora ambos os testes sejam aceitos para fazer seu pedido de visto, existem várias semelhanças e diferenças entre os dois.

Sendo a primeira delas o idioma (inglês) assim como a estrutura que classifica suas habilidades linguísticas com base em quatro componentes vitais:

  • Speaking (Expressão oral)
  • Listening (Compreesão oral)
  • Writing
  • Reading

Se você é mais competente em francês, pode fazer o Teste de Avaliação de Francês (TEF) para provar suas habilidades em francês.

Você também pode fazer este teste de francês além do seu teste de inglês para aumentar ainda mais seus pontos do Comprehensive Ranking System (CRS) no Express Entry ou Arrima, dando a você uma chance maior de obter a residência permanente canadense.

Leia também: “Candidatos ao Express Entry que falam francês levam vantagem extra

Mas vamos ao foco do post que é o teste.

Aqui está a nossa opinião sobre CELPIP vs IELTS: Qual é a diferença?

Programa Canadense de Índice de Proficiência em Inglês (CELPIP)

O Teste CELPIP permite que você demonstre sua compreensão da língua inglesa. O exame mede suas habilidades em inglês em vários cenários do dia a dia, incluindo falar com colegas de trabalho e superiores no trabalho, conversar com amigos, ler, interpretar e reagir a materiais escritos.

Observe que existem dois tipos de testes CELPIP: o teste General CELPIP e o teste General-LS. O governo canadense não reconhece o teste LS, pois testa apenas duas das quatro habilidades necessárias para serem acessadas para se mudar para o Canadá. Os resultados deste teste não serão aceitos.

Preço: CAD$ 300
Duração: três horas

Estrutura do exame CELPIP:

Listening

Duração: 47 a 55 minutos, dividido em seis partes.
Quantidade de questões: 38.
Conteúdo: os áudios abordam seis diferentes contextos de comunicação. São eles: problem solvingday life conversationinformationnews itemdiscussion viewpoints. Todas as questões dessa parte da prova são de múltipla escolha.

Reading

Duração: 55 a 60 minutos, dividido em quatro partes.
Quantidade de questões: 38.
Conteúdo: as questões dessa parte da prova envolvem interpretação de textos. Por meio das perguntas, o exame avalia a capacidade de estabelecer correspondências, analisar um diagrama, buscar informação e identificar pontos de vista.

Writing

Duração: 53 a 60 minutos, para escrever dois textos.
Quantidade de questões: execução de duas tarefas.
Conteúdo: a primeira tarefa requer a escrita de um e-mail. A segunda, dar respostas a questões de uma pesquisa.

Speaking

Duração: 15 a 20 minutos, divididos em oito partes.
Conteúdo: a avaliação da fala em inglês navega por uma série de situações comunicativas. Entre elas estão: dar recomendações, falar sobre uma experiência pessoal, descrever uma cena, fazer previsões sobre o futuro, comparar e persuadir, lidar com uma situação difícil, expressar opiniões e descrever uma situação inesperada.

Onde fazer o exame do CELPIP?

Você pode se inscrever para um teste CELPIP online e fazer o teste em seu próprio país. Certifique-se de descobrir onde em seu país você pode fazer o teste. Você pode encontrar um centro de testes para CELPIP nos seguintes países:

  • Austrália
  • Canadá
  • China
  • Índia
  • República da Coréia
  • Nigéria
  • Filipinas
  • Cingapura
  • Emirados Árabes Unidos
  • Estados Unidos
  • Reino Unido

Exclamacao Nota
Existem mais de 60 centros que aplicam a por todo o Canadá e mais outros quatro países. Infelizmente o CETIP ainda não está disponível no Brasil.

Resultados do CELPIP:

Verifique seus resultados on-line depois de se registrar. Você pode visualizá-los em sua conta cinco dias depois de fazer o teste.

Seus resultados irão variar dependendo de quanto você se preparou e quão bem você se saiu. Eles trabalham em um sistema de pontos que varia de códigos a 12 pontos.

Por exemplo:

NA– Não administrado, significando que o componente de teste não foi recebido.
M– Proficiência mínima, que não foram apresentadas informações suficientes para acessar os resultados.
3-12 é a escala usada para medir de alguma proficiência a proficiência avançada.

Quer estudar no Canada?

Inscreva-se agora e receba nosso guia completo para estudantes internacionais. Da escolha da escola até a residência permanente, tudo o que você precisa saber.

Sistema Internacional de Teste de Língua Inglesa (IELTS)

A segunda metade do debate CELPIP vs IELTS é, na verdade, o exame mais usado. Inclusive já falamos deles aqui no blog. Este teste é um padrão internacional para avaliar sua proficiência no idioma inglês.

Atualmente, é o teste de idioma mais popular do mundo. Você não só precisa deste teste para imigrar para o Canadá, mas também para estudar e trabalhar.

Existem dois tipos de testes que você pode fazer:

  • IELTS Acadêmico
  • Geral IELTS

Observe que o governo canadense não aceita a opção acadêmica para o Express Entry e só a aceita para o estudo se você estiver solicitando o Student Direct Stream (SDS).

Leia também: Canadá acaba de incluir o Brasil em seu programa Student Direct Stream (SDS)

Indivíduos e organizações em todo o mundo confiam no IELTS por sua imparcialidade, confiabilidade e padrões de alta qualidade. É justo para todos os participantes do teste, independentemente de nacionalidade, formação cultural, sexo ou requisitos especiais.

O teste geral IELTS se concentra nas habilidades comuns do idioma inglês que você precisará em ambientes sociais e profissionais.

Preço: US$ 140-310 (específico do país)
Duração: 2h45m

Consulte a disponibilidade para a sua cidade no site oficial do teste, no link de agendamento (https://www.ielts.org/book-a-test/find-a-test-location).

Speaking

Duração: 11 a 14 minutos.
Conteúdo: bate-papo com um examinador preparado para conduzir uma conversa em inglês sobre assuntos variados. Na primeira parte, que dura de quatro a cinco minutos, ele faz perguntas pessoais sobre sua família, seu trabalho e seus interesses em geral. Depois, ele te fornece um cartão em que você é convidado a falar por até dois minutos sobre um assunto específico. Você tem um minuto para preparar sua fala em um papel. Após sua fala, o examinador te faz uma ou duas perguntas mais sobre o mesmo tópico. Por fim, durante mais quatro ou cinco minutos, o examinador explora mais o assunto da segunda parte. É uma excelente oportunidade para falar de forma mais geral e abstrata sobre o tema.

Listening

Duração: 30 minutos mais 10 minutos para transferir respostas para a folha de respostas.
Quantidade de questões: 40.
Conteúdo: quatro áudios de falantes nativos da língua inglesa, com vários sotaques (americano, britânico, canadense, neo-zelandês ou australiano), em situações variadas de uso da língua (contexto social, educacional ou de trabalho). Cada áudio é tocado uma única vez e as questões abordam tanto o entendimento geral da situação apresentada como informações bem específicas do que foi dito.

Reading

Duração: 60 minutos, sem tempo adicional para transferir respostas.
Quantidade de questões: 40.
Conteúdo do teste Academic: três longos textos extraídos de livros, revistas e jornais, escritos para uma audiência não especializada. São textos com teor mais complexo, pois lançam olhar mais descritivo, factual, analítico ou discursivo sobre os assuntos abordados. Há também gráficos, diagramas e ilustrações para serem analisadas.

Conteúdo do teste General Training: cerca de seis textos, a maioria deles curtos. Na primeira parte, há dois ou três textos curtos. Na sequência, mais dois textos um pouco mais longos para leitura e resposta de questões. Na parte três, há um texto mais longo. Todos eles são retirados de livros, revistas, anúncios, manuais etc. explorando situações de uso cotidiano do inglês.

Writing

Duração: 60 minutos.
Quantidade de tarefas: produção de 2 textos.
Conteúdo do teste Academic: na primeira tarefa, o candidato tem de resumir, descrever ou explicar uma tabela, um quadro, um gráfico ou um diagrama em, ao menos, 150 palavras. A segunda tarefa é produzir uma redação de 250 palavras sobre um ponto de vista ou um problema por meio de argumentação coerente. A duas tarefas devem ser feitas em linguagem formal.

Conteúdo do teste General Training: a primeira tarefa é escrever uma carta, solicitando informações ou explicando algo em 150 palavras. O estilo da carta pode ser formal ou menos formal. A segunda tarefa é escrever uma redação com 250 palavras sobre um ponto de vista ou um problema por meio de argumentação baseada em opinião própria.

Resultados IELTS:

Você pode visualizar seus resultados fazendo login no Test Taker Portal. Embora os resultados do IELTS estejam disponíveis online por 28 dias, eles não devem ser considerados como uma certificação oficial do seu desempenho.

Teste em papel: Veja seus resultados 13 dias corridos após a data do teste.

Teste on-line: Visualize seus resultados de 3 a 5 dias corridos após a data do teste.

Ao provar sua competência nessas quatro seções, você pode aplicar para residência permanente canadense e ter certeza de que suas pontuações ajudarão o IRCC a decidir a seu favor.

Leia também: Guia completo para a residência permanente no Canadá

Canadian Language Benchmark (CLB)

O Canadian Language Benchmarks é usado por programas de imigração para garantir que as pessoas desenvolvam as habilidades de comunicação necessárias para a vida diária no Canadá. Se você pretende se mudar para o Canadá, deve entender o significado do seu nível CLB.

O Canadian Language Benchmarks (CLB) define 12 níveis de proficiência em quatro habilidades linguísticas primárias: ouvir, falar, ler e escrever. No Canadá, o CLB é usado para descrever as habilidades linguísticas daqueles que aprendem inglês. Você receberá uma referência diferente para cada habilidade linguística, que mostrará o quão bem você pode operar nessa habilidade linguística.

O CLB é dividido em três fases. A Fase I centra-se nas competências linguísticas fundamentais (pontos de referência 1 a 4). O estágio II concentra-se nas habilidades linguísticas intermediárias (pontos de referência 5 a 8). Finalmente, o Estágio III concentra-se em habilidades linguísticas avançadas (benchmarks 9 a 12).

Como faço para converter meu resultado de IELTS/CELPIP para CLB?

O Canadian Language Benchmark é uma maneira padronizada de acessar seus resultados de idioma, independentemente de você fazer o teste CELPIP ou IELTS. Todos os anos, cerca de três milhões de pessoas fazem este exame.

O IELTS é reconhecido por muitas organizações e mais de 11.000 empresas, faculdades, instituições e autoridades de imigração em todo o mundo. Ao usar este guia oficial, você pode converter seus resultados de teste.

Leia também: Você sabe como medir seu nível de fluência num segundo idioma e como incluí-lo em seu currículo?

Preparando-se para seu teste de idioma

Uma das perguntas mais frequentes nos testes de inglês é se eles são fáceis, e isso geralmente depende da preparação. Seja o inglês sua primeira língua ou não, você deve sempre se preparar para o teste de idioma.

Uma das maiores razões pelas quais até falantes nativos de inglês falham no teste é não ter certeza de como responder às perguntas e não entender o sistema que esses testes de inglês usam para descobrir sua proficiência no idioma.

Tanto o CELPIP quanto o IELTS têm testes práticos que você pode procurar, embora possam não ser testes completos, bem como vídeos do Youtube que o orientam nas respostas às perguntas.

A melhor coisa a fazer é fazer um curso de preparação que não apenas o guiará como será o teste, mas também o preparará para cada seção. Fazer o teste é uma habilidade que sempre pode ser melhorada.

Leia também: 10 boas razões para você fazer um curso de inglês em Montreal

Quantos Pontos Preciso Para Passar?

Passar pode não ser o problema aqui. Você pode passar no exame, mas essas notas podem não ser suficientes para ser aceito no programa de imigração desejado. Suas ‘marcas de passe’ dependerão do seu objetivo.

Se você deseja imigrar para o Canadá usando o Federal Skilled Trades Program, você precisa de um CLB de nível 4 para leitura e escrita e um CLB de nível 5 para falar e ouvir.

Se você deseja imigrar usando o Federal Skilled Worker Program, você precisa de um mínimo de 7 CLB em todas as quatro categorias.

Qual deles devo escolher para imigrar para o Canadá?

Quando se trata da preferência do governo canadense, o RCIC diz que:

“Nada verdade, não há diferença real; eles apenas têm diferentes quanto aos tipos de perguntas, o que significa que ambos serão aceitos como legítimos Testes de Língua Inglesa.

Se você pretende se mudar para o Canadá de fora do país, primeiro deve fazer um exame de inglês autorizado. Enquanto o CELPIP está disponível apenas em poucos países, o IELTS possui centros de testes em todo o mundo (incluindo o Brasil). Eles têm mais de 1.000 centros de teste em mais de 140 países!

Próximos passos

Agora que você sabe mais sobre CELPIP e o IELTS você pode dar o próximo passo em sua jornada para imigrar para o Canadá. O teste de língua canadense é uma parte vital desse processo.

Certificando-se de que você está preparado o suficiente ao falar no centro de testes, você pode escrever o teste com a confiança de que obterá os pontos para se inscrever no programa de residência permanente canadense que deseja.

bulb checkmark Quer saber como se preparar para CELPIP e IELTS?
Encontre orientações valiosas sobre programas de treinamento e cursos preparatórios fazendo gratuitamente uma Consultoria Educacional. Agende seu atendimento hoje mesmo!

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS
Send Mail 1a

Já se cadastrou?

+10.000 inscritos em nossa newsletter, só falta você.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.