Além da matéria, que você pode conferir ao longo deste post, também gravamos um vídeo com André Salles (CEO Neway) explicando rapidamente sobre o processo de aplicação para o visto SDS.
Assista abaixo:
Menos tempo de espera para estudantes internacionais
O Canadá expandiu seu programa acelerado para estudantes internacionais para 7 novos países. O anúncio foi feito hoje pela manhã no site oficial do governo canadense, o Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC).
Entre os países que agora fazem parte do Student Direct Stream (SDS) estão:
- Brasil
- Colômbia
- Peru
- Antigua e Barbuda
- Costa Rica
- Trinidad e Tobago
- São Vicente e Granadinas
O que eu preciso saber sobre o Student Direct Stream (SDS)?
Basicamente, o Student Direct Stream (SDS) oferece um processamento acelerado de autorização (permissão) de estudo para aqueles que desejam estudar em uma instituição de ensino designada pelo Canadá (DLI).
Os alunos internacionais em potencial para o Canadá primeiro precisam receber uma Carta de Aceitação (LOA) de um DLI.
DLIs são universidades, faculdades e outras instituições de ensino superior no Canadá que são autorizadas pelo governo a receber estudantes internacionais. Depois que o candidato recebe uma LOA, ele precisa enviar um pedido de autorização de estudo ao Departamento de Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá (IRCC). O objetivo da permissão de estudo é autorizar um indivíduo a se mudar para o Canadá para continuar seus estudos.
LEIA TAMBÉM: “Estudar no Canadá: como escrever uma carta de apresentação“
IRCC lançou o SDS em 2018 para estudantes da Índia, China, Filipinas e Vietnã. Ele expandiu o programa em 2019 para incluir Paquistão, Senegal e Marrocos.
Quer estudar no Canada?
Inscreva-se agora e receba nosso guia completo para estudantes internacionais. Da escolha da escola até a residência permanente, tudo o que você precisa saber.
Quais sãos os requisitos necessários para ser elegível ao Student Direct Stream (SDS)?
Estudantes internacionais pertencentes aos 14 países listados acima que desejam se candidatar a uma permissão de estudo canadense sob o SDS precisam atender aos seguintes critérios:
- Teste de Idioma: Eles devem ter obtido uma pontuação de pelo menos 6.0 no IELTS (IELTS Academic ou IELTS General Training) em cada habilidade: Leitura, Escrita, Audição e Fala. Candidatos francófonos precisam obter um Canadian Language Benchmark (CLB) equivalente a 7 em cada habilidade no Test d’Evaluation de Français.
- Prova de Certificado de Investimento Garantido de pelo menos $ 10.000 CAD: Deve ser de uma instituição financeira canadense elegível;
- Comprovante de pagamento integral do tuition fees (mensalidade) do primeiro ano do candidato;
- Carta de aceitação de uma instituição de ensino designada canadense;
- Transcrição educacional mais recente;
- Prova de exame médico inicial: este requisito é para candidatos que viveram ou viajaram por 6 meses em países ou territórios designados e / ou sua área de estudo exige um exame médico inicial;
Antes da pandemia de coronavírus, o Canadá havia recebido um número de 642.000 estudantes internacionais em 2019. Entre os 15 principais países de origem, Índia, China, Vietnã, Brasil, Colômbia e Marrocos são participantes do SDS.
LEIA TAMBÉM: “Como planejar um orçamento para estudar no Canadá em 2022“
Entre as adições de hoje ao Student Direct Stream (SDS), Brasil, Colômbia e Peru provavelmente terão o impacto mais significativo na matrícula de estudantes internacionais no Canadá.
A população canadense de estudantes brasileiros aumentou quase dez vezes nas últimas duas décadas, enquanto a população estudantil colombiana quase quadruplicou.
A população estudantil do Peru aumentou cinco vezes desde 2000. O IRCC observa que quase 16.000 autorizações de estudo foram emitidas para residentes dos 7 novos países SDS em 2019, dos quais cerca de 10.000 foram para os brasileiros e cerca de 4.400 para estudantes da Colômbia.
LEIA TAMBÉM: “Estudo: Imigração canadense e sua relação com estudantes brasileiros“
Para estudantes internacionais, o Student Direct Stream (SDS) é benéfica porque oferece maior certeza de que seu pedido de autorização de estudo será aprovado e em tempo hábil.
Para o governo canadense e DLIs, a SDS é benéfica porque fornece maior certeza que os candidatos estão genuinamente interessados em buscar por um programa de estudos no Canadá, e não apenas usar a educação como uma ponte para entrar no Canadá para fins alternativos (por exemplo, para entrar no mercado de trabalho canadense).
Fonte oficial: IRCC
Por mais contraditório que pareça, ao solicitar um visto de estudo canadense (uma permissão de estudo), você jamais deve mencionar que seu objetivo com este programa é se estabelecer no Canadá após se formar. Sei que não faz qualquer sentido, mas é assim que funciona, mesmo com toda a necessidade de mão de obra que o país carece. Coisas da imigração canadense.
LEIA TAMBÉM: “Mais estudantes internacionais estão se tornando residentes permanentes no Canadá“
E você? já tem alguma idéia do programa de estudos que mais combina com seu perfil?
Nossa equipe de conselheiros estudantis se dedica fornecer excelentes opções para instituições de ensino canadenses que se adequam ao seu orçamento e objetivos de carreira. Da aplicação de vistos até o seu primeiro dia no college ou universidade estaremos juntos com você. Conte com a Neway for you para dar esse importante passo em sua vida.
Nos vemos no próximo post! Aquele abraço!
Precisa de ajuda para definir um programa de estudos? Nossa consultoria educacional é gratuito. Agende uma conversa com um de nossos consultores hoje mesmo. Clique aqui para saber como.
Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.