Homestay no Canadá: Descubra como economizar e fazer amigos em seu intercâmbio

233 views

Seja para um breve intercâmbio de idiomas ou cursar um programa inteiro na universidade, a verdade é que graças a esse tipo de acomodação, estudantes internacionais conseguem dar um folga no orçamento e de quebra melhorar sua integração local. Mas você sabe exatamente como funciona esse tipo de acomodação no Canadá? Quando custa e quais cuidados você precisa ter ao usar esse tipo serviço? Neste post vamos explicar tudo isso, então continue lendo!
André Salles
André Salles
Publicado em: 8 de fevereiro de 2022

Atualizado em: 24 de fevereiro de 2022

Você vai ver neste post...


Além da matéria, que você pode conferir ao longo deste post um vídeo que gravamos com André Salles (CEO Neway) explicando sobre o tipos de moradia para estudantes internacionais no Canadá.

Assista abaixo:

O que é homestay?

Homestay é um programa desenvolvido para promover a amizade e o aprendizado de idiomas oferencendo oportunidades de intercâmbio cultural entre canadenses e estudantes internacionais que estão de passagem pelo país.

Esse tipo de serviço é provido por moradores locais que abrem suas casas para os alunos para que estes possam experimentar o convívio não apenas entre os canadenses, mas com todas culturas presentes.

O mais legal disso, é que muitas amizades ao longo da vida se desenvolveram a partir de experiências vividas em um homestay. Na verdade, muitos anfitriões viajaram para os países de seus alunos para casamentos e visitas, não se trata apenas do fator econômico, vai muito além disso.

Benefícios de morar em Homestay com uma família canadense

Viver com uma família canadense significa ter um sistema de apoio para ajudar na adaptação ao novo ambiente. Os anfitriões ficam felizes em ajudar os alunos a obter uma conta bancária (somente no nome do aluno), mostrar a eles como usar o sistema de ônibus e os centros comunitários e tratar o aluno como parte da família.

Leia também: Guia de sobrevivência para os récem-chegados no Canadá

Aproveite a oportunidade para praticar seu inglês, francês ou ambos tirando dúvidas sobre como é a vida local ou mesmo fazendo atividades com seu anfitrião. Viver com uma família anfitriã significa que os alunos têm que se esforçar no relacionamento, mas, como todos os relacionamentos, quanto mais se coloca, mais recompensas se recebe. Muitos estudantes descobrem que sua família anfitriã canadense se torna uma segunda família, sua “família canadense” ao longo da vida.

Responsabilidades do aluno intercambista no Canadá

No geral, as recomendações que irei de a seguir podem mudar de um anfitrião par outro, mas normalmente seguem o mesmo padrão. É muito importante estar ciente das diferenças culturais e respeita-las. Estudar no exterior não se trata de apenas de uma experiência educacional, mas uma experiencia de vida, então:

Familiarize-se, entenda e siga as rotinas do anfitrião. Os anfitriões devem fornecer um conjunto escrito de regras da casa que eles revisarão com os alunos. Os alunos precisam fazer perguntas para entender as expectativas do anfitrião.

Discuta quaisquer preferências ou necessidades alimentares com os anfitriões para que eles possam entender o que o aluno precisa para se sentir confortável.

A comida canadense é provavelmente diferente do que os estudantes estão acostumados a comer em seu país. Tentar se adaptar a uma dieta canadense também faz parte da experiência de aprendizado. Em último caso, se há algo que somente você consome, estes devem ficaram por sua conta.

O aluno deve sempre informar ao anfitrião se passará a noite fora e deixar um número de telefone onde possa ser contatado. O aluno deve informar ao anfitrião quando estará em casa.

Quer estudar no Canada?

Inscreva-se agora e receba nosso guia completo para estudantes internacionais. Da escolha da escola até a residência permanente, tudo o que você precisa saber.

Se um aluno não estiver em casa para o jantar ou chegar em casa tarde da noite, o aluno deve informar o anfitrião. Os anfitriões se preocupam com os alunos, assim como sua própria família. Seja atencioso com isso.

Os alunos devem sempre deixar um número de telefone para o anfitrião em caso de emergência. Os canadenses ficam ofendidos, preocupados e podem ficar com raiva se essas práticas forem ignoradas. Os membros da família ligam se foram chegar atrasados ​​em casa ou não estiverem em casa para uma refeição.

Pergunte aos anfitriões antes de convidar os hóspedes para a casa (quando permitido). Os alunos são bem-vindos a receber visitas de amigos em casa, mas devem sempre perguntar ao anfitrião antes de convidar amigos.

Se a família ou amigos de um estudante visitarem e desejarem ficar na casa do anfitrião, esses hóspedes deverão pagar a mesma diária ao anfitrião que o estudante paga (quando permitido). Este acordo deve ser planejado com o anfitrião com antecedência.

Absolutamente nenhum uso de drogas, álcool ou qualquer atividade sexual na casa do anfitrião. Não é permitido o uso de drogas ou álcool, ou ter relações sexuais em casa.

O aluno deve limpar seu próprio quarto e banheiro depois de usá-lo (estas regras podem mudar conforme o tipo de acomodação contratada). De toda forma, é muito educado e esperado que você também ajude os anfitriões a lavar a louça após o jantar ou a limpar depois de preparar um lanche.

Os alunos aprendem a lavar suas próprias roupas, trocar seus lençóis regularmente e preparar seu próprio café da manhã e almoço.

Como eu disse, a experiência é completa, fazer um intercâmbio não é para todos. Se realizar trabalhos domésticos não está em seus planos, sugiro repensar a idéia de estudar no exterior.

Morar com outros estudantes internacional em casa de família

intercambio canada homestay students relaxing in kitchen of shared accommodati 2021 08 26 16 12 59 utc

Pode haver um segundo ou mais alunos na mesma casa, mas quando isso acontece este de um grupo de idioma diferente. O Programa de Homestay geralmente só colocará mais de dois alunos em uma casa se houver a estrutura da casa deste anfitrião for bem grande e se a mesma obedece as normas de segurança e higiene pertinentes a sua licença.

De toda forma, se este for o seu caso, aproveite a oportunidade para expandir ainda mais suas habilidades de comunicação, quem sabe você não aprende um pouco sobre outras línguas.

Correspondências de perfil

A combinação de perfil de um anfitrião e um estudante deve ser feita com muito cuidado e reflexão. A disponibilidade do anfitrião, atividades/hobbies e interesses do anfitrião e do aluno devem ser considerados a todo momento, bem como se há alguma preocupação médica (alergias a carpete, animais), se há crianças em casa, se as pessoas fumam e muitos outros fatores ao organizar uma casa de família colocação.

Quanto mais precisas forem as informações fornecidas pelo aluno na solicitação de hospedagem em casa de família, mais chances você terá de acertar com a convivência neste novo ambiente. O Canadá é uma sociedade multicultural que valoriza e respeita a diversidade de todos os canadenses.

Muitos tipos diferentes de famílias canadenses participam do Programa de Homestay. Muitos canadenses falam outras línguas e são imigrantes. É política e prática que as famílias anfitriãs falem apenas inglês ou francês com os alunos, já que estes são os dois idiomas oficiais do Canadá.

Ajustando-se à casa de família

intercambio canada homestay unhappy teen girl during home online education usi 2021 11 26 18 58 18 utc

Viver com uma família canadense tem muitos desafios. Quando um aluno chega, tudo é novo: comida, escola, amigos, família, expectativas sociais, papéis de gênero, estilos de comunicação, ritmo de vida e muito mais.

Morar com uma família canadense significa ter alguém para ajudar nesse momento tão difícil, mas o aluno também precisa se esforçar. Faça perguntas e esteja aberto a experimentar coisas novas, como alimentos diferentes e novas maneiras de fazer as coisas.

Os primeiros dias costumam ser o mais difíceis, então esteja preparado! A experiência de intercâmbio é assim, você vai se sentir bem, mal, com saudades de casa, frustrado, zangado, triste e depois feliz novamente. Essa situação estressante descrita ao pouco é mais conhecida como o tal “choque cultural”.

Leia também: Intercâmbio no Canadá: 10 situações que você vai ter de enfrentar e como contorná-las

Alguns alunos acham isso extremamente difícil. É uma época em que eles não conseguem dormir, comem demais ou não conseguem comer nada. Outros estudantes querem se esconder em seus quartos ou simplesmente deixar o Canadá, mas não se preocupe, esses sentimentos vão passar.

Todo esses comportamentos são normais para chega, então você pode esperá-los em intensidades variadas. Todo mundo experimenta o choque cultural de maneira diferente. Mais importante ainda, fale com alguém sobre como você está se sentindo e permaneça ativo.

Fale sobre como você se sente com seu anfitrião, seu(s) professor(es), qualquer membro da equipe ou visite o Programa Homestay. Muitos já tiveram essas mesmas experiências e podem ajudar.

Barreiras e requisitos de idioma

Ao contrário do que muitos pensam, estar pronto para cursar um programa intercâmbio no Canadá não significa necessariamente que você precise desembarcar aqui com grandes habilidades linguísticas. Níveis mais elevados de comunicação são esperados apenas para que aqueles que estão vindo cursar um College ou Universidade, pois são cobrados como requisito de admissão para alguns cursos, e mesmo para estes, as barreias com o idioma também não deixarão de existir.

O Canadá, assim como qualquer outro país tem suas particularidades no idioma, muitos sotaques e expressões próprias do inglês e francês, então, não ache que só porque tem uma certificação como IELTS ou TOEFL você vai chegar arrebentando aqui, você vai ver que o idioma está muito além das famosas 4 competências da língua (ouvir, falar, ler e escrever). A cultura de um lugar é por si só uma quinta competência.

Leia também: Você sabe como medir seu nível de fluência num segundo idioma e como incluí-lo em seu currículo?

Por outro lado, estudantes de idiomas com pretensões menos ambiciosas devem ficar muito tranquilos quanto ao nível de sua comunicação ou pré-requisitos para viver essa experiência. Um intercambio de idiomas não exige um nível para começar, na verdade, você pode vir até mesmo sem falar nada e começar do zero, afinal, a idéia de estudar no exterior é dar aquela alavancada na carreira ou viver uma nova experiência, seja ela por um mês ou até um ano, para aqueles que tem tempo e recursos para isso.

Por melhor que seja seu curso de línguas no Brasil, nada substitui a experiência de uma imersão no idioma como um intercâmbio, tudo é mais rápido, mais intenso e mais gratificante.

Leia também: “10 boas razões para você fazer um curso de inglês em Montreal

Quanto custa morar num homestay no Canadá?

Esta é talvez a primeira coisa que as pessoas querem saber quando se trata contratar uma hospedam no exterior, mas a questão é realmente um pouco mais complicada do que você imagina, pois tudo vai depender da duração da estadia, do que o anfitrião oferece, da localização da hospedagem (perto de metro ou não) e da região (cidade e bairro).

Em Montreal por exemplo, diárias de homestay podem custar de CAD$ 20 a CAD$ 60 por um quarto com banheiro compartilhado ou mesmo privado. Como eu disse, o preço pode variar muito.

Leia também: Guia de cidades Canadá: Vivendo em Montreal

Geralmente pacotes de longa duração voltados para estudantes de college ou universidade possuem contratos de 10 meses e assim podem sair mais em conta.

É muito importante que faça uma pesquisa sobre o perfil de anfitriões e que estes atendam a regulamentação de higiene e segurança exigida pelas autoridades competentes. Uma das entidades repisáveis por regulamentar esse tipo de atividade é The Council on Standards for International Educational Travel (CSIET)

Muitas agências de intercâmbio e instituições de ensino possuem contratos com empresas responsáveis para gerir desde a correspondência entre famílias anfitriãs e estudantes, bem como todo o processo de pagamento.

Muito cuidado ao contratar esses serviços por conta própria, pois o Canadá não está livre de pessoas sem escrúpulos. Golpes por aqui não são um exceção. Além disso, com câmbio nas alturas, poder contratar um pacote em sua moeda local com a possibilidade de pagamento (em alguns casos parcelado) previsível pode garantir boas noites de sono enquanto estuda.

Leia também: Como planejar um orçamento para estudar no Canadá em 2022

Que nível conforto posso esperar num homestay?

Roupa de cama

Assim como você não gostaria de entrar em um quarto de hotel ou Airbnb para encontrar lençóis mofados, toalhas velhas e esfarrapadas, e um colchão irregular, espera-se o mesmo de seu anfitrião. Eles são os responsáveis por garantir que sua estadia obedeça aos padrões regulares de qualidade pelos quais está pagando.

É claro que você deve ter em mente que não está num hotel cinco estrelas, afinal, trata-se de uma hospedagem econômica, assim, boa parte do trabalho de manter seu espaço limpo, cabe a você.

Espaço privado

No geral, é esperado que você tenha a disposição, além de uma cama, móveis como uma pequena mesa e cadeira para estudo ou refeições e um armário para colocar seus pertences. Conveniências como tv, computador ou impressora podem ser plus. Ter um banheiro privado é algo muito raro no Canadá, mas não impossível, tudo vai depender o pacote e do quanto pode pagar.

Espaço compartilhado

Pegando a deixa do banheiro, que na maioria dos casos será compartilhado, você também terá acesso a outras conveniências como cozinha, pátio, jardim e lavandeira.

Neste pacote também pode estar incluso um acesso WI-FI a internet.

Refeições

Boa parte dos pacotes de homestay comercializado por agências incluir pelo menos duas refeições diárias (café da manha e jantar), assim, é possível economizar bastante já que comer fora no Canadá custa caro até mesmo para canadenses.

Como dito no tópico “Ajustando-se à casa de família”, se você não for daqueles muito abertos a experimentar coisas novas, será preciso ajustar-se aos hábitos alimentares canadenses, mesmo fazendo a melhor das correspondências com a família anfitriã.

Um boa forma de economizar é comprar os alimentos de sua preferência no mercado e prepara suas suas próprias refeições o almoço ou lanche por exemplo. Você vai descobrir comer de marmita é mais comum do que pensa entre os canadense. Esse é um hábito comum, mesmo entre pessoas de alta renda.

Outras conveniências

Algumas agências de intercâmbio podem incluir em seus pacotes conveniências como receptivo no aeroporto. Este serviço de traslado pode ser muito útil para quem não tem experiência em viagens internacionais e pode ser realizado pelo próprio anfitrião ou através de outras empresas.

Ter a conveniência de ser recebido por um rosto amigo em sua chegada vai deixa-lo menos ansioso nesse começo de aventura.

Seguro saúde, esse é outro ponto muito importante em seu projeto de intercâmbio, pois pagar uma conta de hospital em caso de emergência no Canadá pode transformar seu projeto de estudar no exterior em um tormento.

Próximos passos

Agora que já sabe tudo sobre homestay você já está pronto para decidir se esse tipo estadia serve para você. Se está buscando um opção econômica com pacotes que caibam no seu bolso, essa é sem dúvidas uma ótima opção para estudantes internacionais.

Lembre-se apenas de vir de coração e mente aberta para aproveitar ao máximo a experiência de viver outra cultura. Garanto que além de atingir seus objetivos com o idioma ou carreira, você fará grandes amizades.

Leia também: Cresce o número portadores de PGWP que se integram ao mercado de trabalho canadense afirma estudo

Clique aqui e descubra como iniciar essa emocionante jornada para o Canadá. Fale com a gente hoje mesmo

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS
Send Mail 1a

Já se cadastrou?

+10.000 inscritos em nossa newsletter, só falta você.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.