Como planejar um orçamento para estudar no Canadá em 2022

590 views

Você está planejando estudar no Canadá, mas ainda não definou seu orçamento para esse projeto? Se a resposta é sim, seja bem ao clube, pois você não está sozinho. Essa é sem dúvida uma das etapas mais difíceis num projeto de intercâmbio, seja ele para passar apenas alguns meses, anos ou mesmo resolver imigrar depois dos estudos. Atendendo a pedidos, irei falar sobre o custo de se viver no Canadá como estudante, afinal, a partir de setembro teremos muitos deles desembarcando por aqui, prontos para começar essa aventura chamada intercâmbio.
Marco Vasconcelos
Marco Vasconcelos
Publicado em: 30 de junho de 2021

Atualizado em: 31 de agosto de 2021

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Portas se abrindo novamente

Depois de tantas barreiras impostas a estudantes internacionais durante a pandemia, o Canadá finalmente vem dando sinais de que as coisas ficarão um pouco mais fáceis para eles a partir de setembro de 2021. Todavia, é importante deixar claro que até o momento ainda estamos esperando regras mais claras sobre como se dará este processo, algo previsto para o mês de julho, segundo declarações do governo federal.

Com a redução das barreias de entrada muitos estudantes internacionais decidiram retomar seu plano de intercâmbio, já que agora, custos adicionais para entrar no país como: quarentena obrigatória em hotel por 3 dias e mais uma segunda quarentena de 14 dias ao chegar não serão mais obrigatórios, desde que todos protocolos de saúde sejam adotados corretamente.

Acompanhe aqui as últimas atualizações sobre restrições de viagens no Canadá.

Ainda sobre o tema, espera-se que até setembro o Canadá seja capaz de vacinar pelo menos 75% de sua população com a imunização completa (duas doses), cenário que irá permitir aos estudantes frequentarem as salas de aula presencialmente e sem o uso obrigatório de máscaras. Lembrando que tudo dependerá do avanço da campanha de vacinação.

Acompanhe aqui atualizações sobre o COVID-19 e vacinação no Canadá.

Seu programa de estudos representa apenas uma fração do orçamento

A criação de um orçamento é certamente uma das etapas mais complexas em um projeto de intercâmbio, começando pelos custos envolvidos em seu programa de estudos. Por outro lado, dentre todos os outros custos como alimentação, lazer, saúde e aluguel, o custo de seu programa de estudos é que se paga mais rápido, uma vez que ele deve ser encarado como investimento e não uma despesa.

Depois de se formar você irá se beneficiar com um enorme crescimento pessoal e profissional, você estará ganhando mais do que apenas uma qualificação reconhecida mundialmente. Nesse pacote estão inclusos habilidades sociais, adaptabilidade, consciência cultural, resolução de problemas e muita coragem. Todavia, todo esse pacote de benefícios vem com uma etiqueta de preço.

E o quão alto será esse preço? Isso vai depender de muitos fatores como por exemplo:

  • Onde vai estudar (instituição de ensino e cidade);
  • Por quanto tempo vai estudar (meses ou anos);
  • Como vai morar (sozinho, com o companheiro(a) ou com a família);
  • Se vai trabalhar durante os estudos ou não;
  • E finalmente, como pretende adaptar seu estilo de vida (alimentação, bens de consumo e lazer).

Os cinco pontos listados acima são considerados os principais pilares de um planejamento financeiro para estudar não apenas no Canadá, mas para qualquer programa de intercâmbio no exterior. Custos com o processo de emissão de vistos, permissões, seguro saúde ou mesmo serviços de consultoria não serão suas maiores despesas, pois além de variarem muito pouco, são bastante previsíveis.

Tenha em mente que provar para o governo canadense que você possui capacidade financeira para manter-se durante o primeiro ano de seu programa de estudos é condição necessária para emissão de seu visto de estudo.

Está ai o motivo de priorizar o planejamento financeiro em seu projeto Canadá o quanto antes. Irei falar um pouco mais sobre custos com a emissão do visto no final no post, pois existem diferenças entre os requisitos federais e os exigidos na província do Quebec.

Mas porque apenas no final do post? Simples, depois de ler todos os tópicos discutidos ao longo da matéria você irá perceber que o valor exigido pelo governo trata-se de algo um pouco fora da realidade. Na verdade você vai perceber que estimativa versos realidade podem não fechar a conta quanto estiver aqui em seu primeiro ano.

Mas vamos deixar de enrolação e partir para as vias de fato, começando pelos custos com o seu programa de estudos.

1. Tuition fees

univerisade no Canada

Provavelmente, suas despesas com educação estarão entre as pesadas no Canadá, pois não é segredo que os estudantes internacionais pagam muito caro para estudar em escolas públicas ou privadas no Canadá do que os residentes ou cidadãos permanentes. No entanto, no Canadá este custo continua sendo bem mais acessível do que outros destinos de estudo importantes, como EUA, Austrália e Reino Unido.

A primeira coisa que deve considerar é o fato do dólar canadense ser, em média, 25% mais barato que o dólar americano e 70% mais barato que a libra esterlina. Esses dois países queridinhos dos intercambistas também possuem custos de vida relativamente mais altos que o Canadá e isso acaba sendo um fator de peso na escolha de seu destino para os estudos.

De acordo com a Statistics Canada, a taxa de matrícula média nacional para um programa de graduação em 2021 é de C$ 32.019 e a taxa média de matrícula para programas de pós-graduação é de C$ 19.252. Você pode esperar pagar mais ou menos dependendo da província em que planeja terminar seus estudos. Ontário é a província mais cara para estudantes internacionais, com mensalidades de graduação acima da média de C$ 40.724 e a província menos cara é New Brunswick, com mensalidades de graduação abaixo da média de C$ 16.724.

Frisando que não estou mencionado valores de Colleges, cursos técnicos e outros tipos de diplomas que podem ser bem mais acessíveis que programas de graduação e ainda contam o com o benefício da Permissão de Trabalho pós-graduação (PGWP)

LEIA TAMBÉM: PGWP: Governo canadense anuncia medidas importantes para cursos online

É muito importante considerar todas as possibilidades se seu orçamento estiver mais limitado, principalmente em tempos onde o câmbio não dá uma folga e se seu foco é imigrar. Para não me estender muito nestas questões sobre o tipo de diploma que melhor servirá a seu projeto ou diferenças entre o sistema educacional nas províncias eu recomendo a leitura esses três artigos abaixo.

Uma das particularizadas que acho importante destacar está na província do Quebec. Assim como seu sistema de imigração, que possui independência de todo o resto do Canadá, o sistema educacional também funciona de forma diferente. No Quebec, é possível cursar um College privado e ainda ser elegível ao PGWP, desde que este esteja listado em uma Designated learning institutions list (DLI).

Ao contrário do que muitos pensam, instituições públicas de ensino pós-secundário no Canadá cobram taxas mais caras a estudantes internacionais que as privadas, então, nesse quesito, o Quebec leva uma certa vantagem.

Média de tuition fees para estudantes internacionais por província (Instituições de ensino públicas)

ProvínciaGraduação | Pós-gradução
Ontario$40,724 | $25,112
British Columbia$28,240 | $20,223
Manitoba$17,099 | $11,558
Saskatchewan$20,636 | $6,496
Alberta$27,404 | $14,683
New Brunswick$16,744 | $12,374
Nova Scotia$19,639 | $21,780
Prince Edward Island$21,093 | $10,278
Quebec$26,147 | $17,689
* Custo do programa em dólares canadenses

Escolher a província certa é tão importante quanto escolher a escola certa porque o custo de vida afetará suas despesas diárias, como alimentação, acomodação e transporte. As províncias com taxas escolares mais caras normalmente são o lar de colleges e universidades de maior prestígio e que figuram na lista dos 100 melhores do mundo, como a Universidade de Toronto, a Universidade McGill e a Universidade de British Columbia.

2. Acomodação estudantil no Canadá

A acomodação tem um papel importante no seu orçamento como estudante internacional. A boa notícia é que o mercado de locação do Canadá é grande e diversificado, então você terá algumas opções realmente excelentes para escolher. Isso inclui acomodação ou dormitório no campus, aluguel fora do campus ou sublocação com outro inquilino e casas de família.

Alojamento no campus

As residências no campus para os alunos ficam a uma curta distância do campus, então você não terá que entrar em pânico por estar atrasado para as aulas que comecem cedo. Esta é uma boa opção para os alunos do primeiro ano que não estão familiarizados com o ambiente e é muito mais fácil conseguir um aluguel no exterior também. O custo médio para dormitórios é de C$ 250 a C$ 625 e também pode incluir planos de refeição.

Alojamento fora do campus

Muitas universidades e faculdades no Canadá não oferecem acomodação no campus além do primeiro ano e pode ser necessário encontrar um apartamento nas proximidades. O aluguel pode variar dependendo do tipo de apartamento, flat ou casa que você escolher para ficar. Uma boa opção é sublocar com outra pessoa ou mesmo duas outras pessoas para dividir o aluguel. A acomodação privada compartilhada custa cerca de C$ 250 a C$ 700 por mês.

Homestays

Se você está procurando uma experiência local genuína e um ambiente familiar convidativo, você deve considerar uma casa de família. Uma casa de família tem um anfitrião que o recebe em sua casa e oferece orientação e assistência durante a sua estadia. Os arranjos de casa de família normalmente cobram uma taxa de colocação inicial de C$ 200 e o custo médio por ano é de C$ 1.150.

Casais sem filhos

Se a proposta é a dobradinha estudo e trabalho, onde o parceiro(a) que acompanha o estudante recebe um visto de trabalho durante o programa de estudos, o cenário muda um pouco, já que será preciso conciliar um meio termo de mobilidade para ambos. Dentre as opções mais viáveis estão studios, apartamentos de um quarto ou mesmo sublocações de basement. A taxa de locação para estas configurações pode variar em C$ 700 a C$ 1.300 dependendo do bairro, cidade ou qualidade do imóvel.

Casais com filhos

Não preciso dizer que nesse cenário as coisas já passam para um outro patamar, pois estamos falando de apartamentos, ou mesmo casas, com 2 ou 3 quartos a depender do tamanho da família. Aqui eu irei falar com um pouco de propriedade, pois vim como estudante, com esposa e duas filhas adolescentes em 2018. Por razões óbvias, escolhi morar num apartamento de dois quartos, num condomínio do subúrbio de Montreal.

Acho importante fazer certas concessões, pelo menos no primeiro ano, até que o casal esteja empregado e com uma renda equilibrada antes de partir para certos confortos. Essa é a dica que dou para todo mundo, pois economizar no primeiro ano é vital para seu planejamento dar certo. Depois do primeiro as contas vão se ajustando e você poderá pensar melhor sobre moradia. Apartamentos de 2 quartos nessa configuração podem ser encontrados por valores que variam de C$ 1.100 a C$1.800. Novamente, tudo depende do bairro, cidade ou qualidade do imóvel, para esse caso aqui estou usando como referencia a cidade de Montreal.

Caso tenha interesse em saber mais como é viver na cidade de Montreal, recomendo estes artigos a seguir.

3. Gastos extras que você deve prever

Se você optou por morar um alojamento estudantil ou homestay é provável que despesas como eletricidade, aquecimento e internet já estejam inclusas no valor que esta pagando pela acomodação. Algumas, inclusive, oferecem pacotes de alimentação. Contudo, você deve incluir custos adicionais como uma linha de telefone celular, pequenas mobílias, roupas de inverno e talvez até os custos com lavanderia. Estas despesas são muito difíceis de mensurar, pois são muito pessoais e vão de acordo com o estilo de vida de cada um, então sugiro conversas com amigos que morem por aqui caso tenha algum.

Quer estudar no Canada?

Inscreva-se agora e receba nosso guia completo para estudantes internacionais. Da escolha da escola até a residência permanente, tudo o que você precisa saber.

Por exemplo, você pode querer incluir um novo aparelho ao contratar um plano de celular, pode querer mais dados móveis. Pode ser do tipo que gosta de se vestir bem e adora objetos de decoração. Como disse, tudo depende do seu estilo de vida e do quanto você dispõe para banca-lo.

Infelizmente, o mesmo não vale para quem está chegando com a família e precisa de uma acomodação maior e mais estrutura. Para dar uma ideia básica do que precisa incluir em sua conta irei listar algumas despesas que deve considerar em seu orçamento, entre elas:

DespesaCusto médio mensal
Básico (Eletricidade, água e aquecimento)*$150 família de 4 pessoas
Celular (Pano básico com dados móveis 4GB)$50 por pessoa
Internet (Plano básico 60 Mbps)$45
Creche (Filhos menores de 5 anos)**$950 por criança
Roupas de inverno (Casaco, botas e acessórios)$150
* Valores em dólares canadenses

* Básico: Estes custos podem variar muito dependendo da província onde vai morar. Por exemplo, Quebec tem uma das taxas de eletricidades mais baixas do país e não cobra pelo uso da água.

** Creche: É possível reembolsar mais de 70% dos valores pagos para custear a creche dos filhos no Canadá após 18 meses de permanência no país. Além disso, após esse período de 18 meses o governo concede, mesmo para filhos de estudantes internacionais, a chamada alocação familiar. Isso significa que por cada filho menor de 17 anos você receberá uma ajuda de custo razoável para ajuda-lo em suas despesas mensais. Eu mesmo conheço pessoas aqui que pagam a hipoteca da casa com esta ajuda.

Itens como mobilia para casa, eletrodomésticos, cama, mesa e banho pode ser mensurados em sites como a IKEA.ca e Walmart.ca e mesmo na Amazon.ca. Ai vai do gosto do freguês. Se grana está bem curta, é possível comprar muita coisa usada e de qualidade no Kijiji.ca, empresa que funciona como nosso Mercado Livre ou OLX no Brasil. Sem contar é claro com os grupos de compra e venda de redes sociais e a própria vizinhança que joga fora no lixo coisas que você não iria acreditar.

Escrevi alguns posts no ano passado mais voltados para quem já passou dos 40 anos e precisa imigrar com a família, você pode conferi-los a seguir as dicas se estiver no time dos estudantes quarentões.

4. Supermercado e comer fora no Canadá

estudantes comendo no canada

Mesmo que você tenha um plano de refeições incluído em sua acomodação no Canadá, ainda precisa fazer um orçamento para itens essenciais mensais, como pasta de dente e comida para viagem ocasional, afinal, a vida de um estudante internacional não se resume apenas aos livros, você está aqui para fazer muitas conexões, mas como fazer isso sem poder compartilhar um pizza ou sushi com os amigos?

Uma dica de ouro é estar atento a todo o tipo de promoção oferecida por supermercados e restaurantes. Isso funciona muito bem aqui no Canadá. Muitos restaurantes e estabelecimentos comerciais possuem descontos exclusivos para estudantes e, como tal, eles fazem parte de uma parcela significativa de consumidores no país, representando uma movimentação de peso na economia canadense. Então, use e abuse do seu status o máximo que puder.

Uma ótima maneira de ficar por dentro de promoções no Canadá é usando o aplicativo Flipp, nele você será notificado constantemente sobre ofertas e cupons de descontos.

Outra dica importante é se cadastrar em bancos de alimentos assim que puder. Bancos de alimentos são muito comuns em todo o Canadá e dão uma ajuda significativa em seu orçamento, principalmente se você vem com a família. Eu mesmo utilizei em meu primeiro ano por aqui. Você paga uma pequena taxa de inscrição, algo como C$ 15 ou C$20, e tem direito a fazer suas compras escolhendo entre os muitos pacotes de alimentos disponíveis. Eu lembro que com pouco mais de C$ 15 eu levava para casa o equivalente a uma compra de C$ 100 num supermercado como o Walmart, por exemplo.

SUPERMERCADO E COMER FORMA NO CANADA
Preços de referência coletados do Tim Hortons, Subway, Draught Beer e Walmart * Valores em dólares canadenses para porções individuais.

Sendo bem realista, se você deve estar preparado para andar bastante se quiser economizar em supermercados por aqui, pois não dá para achar um lugar onde vai comprar carne, legumes, pães e ovos a preços acessíveis num único lugar. Tenha em mente que supermercado e aluguel são os dois granes vilões do orçamento no Canadá, dessas você não tem como escapar.

Eu mesmo faço mercado em 4 lugares diferentes para ajustar as contas e hoje minha despesa com comida, higiene pessoal e limpeza é perto de C$ 1.000 para quatro adultos. Não dá para reclamar, pois aqui em casa nos comemos de tudo, incluindo supérfluos, a cervejinha e picanha de final de semana. Como disse, depois de certas concessões no primeiro ano a vida começa a voltar a normalidade. Lembro bem da dor no bolso que sentia quando deixa uns C$ 150 por semana no supermercado.

5. Seguro Saúde

Quando você vem ao Canadá para estudar, é normal que espere viver uma experiência incrível. Mesmo que você tenha uma saúde de ferro, ninguém está live de pegar uma gripe forte ou sofrer um acidente. Lembre-se, estamos falando do Canadá, país onde as temperaturas podem variar de -30° C no inverno a 40° C no verão. Você não pode descartar uma emergência médica enquanto estiver aqui. Por esse motivo, todos os estudantes internacionais no Canadá devem ter seguro saúde.

Você pode estar coberto por um plano de saúde provincial. Por exemplo, os alunos internacionais que estudam na Colúmbia Britânica por mais de seis meses devem se inscrever no B.C.s Medical Services Plan (MSP) e pagar uma taxa de saúde mensal de C$75 por mês.

Além disso, a cobertura de seguro saúde privado é importante para tratamentos médicos não cobertos pelo seu seguro de saúde provincial ou territorial, como medicamentos odontológicos e prescritos, e geralmente está incluída nas taxas de estudante.

LEIA TAMBÉM: O que você precisa saber sobre a saúde pública no Canadá antes de chegar

6. Transporte

Os estudantes internacionais no Canadá normalmente não têm seu próprio meio de transporte, mas se você estiver morando em um centro urbano como Montreal, Toronto ou Vancouver verá que chegar a sua universidade ou faculdade não será problema. O transporte público em grandes centros urbanos funciona muito no Canadá e todas escolas tem grande prioridade quando o assunto é mobilidade.

De ónibus, metrô subterrâneo ou de superfície, bicicletas ou mesmo de trem você pode encontrar tarifas especiais para estudantes e assim poderá ajustar seu orçamento. O normal por aqui é comprar o passe mensal. Em cidades como Montreal e Toronto é possível usar facilmente integrações entre metrô e ônibus usando apenas um único cartão.

Para quem mora mais distante e não esta sendo servido pela malha de transporte comprar um carro usado pode ser alternativa viável, desde que considere em seu orçamento despesas como seguro e manutenção. O custo do combustível no Canadá é relativamente baixo se comprado com o Brasil, então a depender da distancia de seu curso você pode gastar um valor próximo do que pagaria num passe mensal de transporte. Lembre-se apenas de verificar se sua Universidade ou College possui estacionamento grátis para estudantes ou se há ruas próximas onde você terá esse beneficio, pois custa muito caro estacionar em grandes centros urbanos no Canadá.

Custo do locomoção para estudantes no Canadá

Tipo de tarifaCusto médio
Ônibus – Student Pass *$128.15
Metrô – Weekly Pass$43
Lyft/Uber$8 por km
Gasolina$1.197 por litro
Trem$17 por pessoa (one-way)
* Tarifas em dólares canadenses

* Alunos matriculados em escolas públicas primarias e secundárias no Canadá tem direito ao transporte gratuito fornecido pela escola, desde que atendam aos requisitos de distância determinados pelos centros administrativos escolares. Os critérios podem variar de cidade para cidade.

7. Lazer no Canadá

lazer no canada

Certifique-se de que seu orçamento de estudante no Canadá permite que você se divirta também! Se você não tem planos de voltar para casa, então definitivamente não quer ficar enfiado em seu dormitório durante as férias de verão e inverno. Este é o horário nobre para sair e explorar o Canadá da melhor maneira possível.

A melhor parte é que os alunos internacionais podem trabalhar em tempo integral durante as férias escolares. Então, se você sempre quis esquiar nas encostas durante o inverno enquanto ganha dinheiro extra, então conseguir um emprego de meio período em uma estação de esqui seria possível.

Novamente, para estudantes acompanhados de família, este talvez seja o item que mais complique no primeiro ano, pois sair para jantar com uma família de 4 adultos num restaurante mediano não sai por menos de C$ 150, e estou falando apenas de comida. Se vai tomar uma cervejinha, essa conta passa bem rápido dos C$ 200.

Bom, confesso que esse foi um luxo que tivemos de dar um tempo quando chegamos por aqui, pois depois do aluguel e mercado, o custo com serviços em países como o Canadá representa uma parcela significativa do orçamento. A sorte é que temos muitos parques e atrações gratuitas para reunir os amigos. Tomar uma bar, pode demorar um pouco mais, não nada que um ano ou dois de Canadá não resolvam.

Custo de algumas atrações no Canadá

AtividadeCusto médio
Partida Hockey$88 por pessoa no Bell Centre
Cinema$10.99 – $12.99 por ticket
Niagara Falls Day Tour$139 per person
Whistler Winter PassAté $94 por dia
Visit a National Park$10 por pessoa ou passe anual $136
* Tarifas em dólares canadenses

8. Despesas com o visto de estudante

Quais são os custos envolvidos na inscrição para estudar no Canadá? Muitos estudantes internacionais cometem o erro de se concentrar apenas nas taxas de matrícula e acomodação e se esquecem de fazer o orçamento para as taxas de aplicação do visto de estudante. Felizmente, esses custos são únicos, a menos que você prolongue seus estudos e precise renovar sua autorização de estudos.

A inscrição para uma permissão de estudo canadense custa C$ 150 e existem documentos específicos que você precisa incluir em sua inscrição com custos adicionais, como seu teste de idioma para fins acadêmicos, biometria, além documentos completares com tradução juramenta em inglês ou francês.

Como eu disso no início do texto, aqui vão alguns infamações importantes sobre comprovação financeira exigida pelo consulado canadense antes de colocar aquele carimbo bonito em seu passaporte.

Regras para todo o Canadá (Exceto província do Quebec)

  • C$ 10.000 para você
  • C$ 4.000 para seu cônjuge
  • C$ 3.000 para cada filho do casal

Fazendo a conta para um casal com apenas um filho menor de idade fica é mais ou assim: C$ 17.000 para as despesas da família durante o primeiro ano + o valor do seu programa de estudos no primeiro ano.

Regras para a província do Quebec

  • C$ 11.000 para você
  • C$ 5.100 para seu cônjuge
  • C$ 1.903 para cada filho do casal

Fazendo a conta para um casal com apenas um filho menor de idade fica é mais ou assim: C$ 18.003 para as despesas da família durante o primeiro ano + o valor do seu programa de estudos no primeiro ano.

Lembra do parágrafo lá no início? onde menciono uma certa discrepância entre estimativa e realidade? Pois é, se você for uma pessoa bem organizada, do tipo que gosta de planilhas, vai ver que essa conta não fecha com apenas 17 ou 18 mil dólares por ano. Com sorte e bastante esforço, é provável que sua despesa familiar fique na casa dos 30 mil dólares ano, considerando que seu filho seja maior de 5 anos e frequente a escola pública.

E como fazer essa conta fechar? Pois bem, é ai que entra o governo para dar uma mãozinha. A imigração canadense sabe que é não é possível se manter com o mínimo de conforto com apenas C$ 840 por mês, por essa razão, ele permite que você trabalhe até 20 horas por semana como estudante para conseguir fechar esse conta. Vamos falar sobre o trabalho part time já já, esse será meu último tópico desse post, então continue lendo.

Ajuda profissional

Você também pode considerar o uso dos serviços de visto profissional de uma consultaria de imigração certificada para ajudá-lo com sua solicitação de visto de estudante, oferecendo opções para planos futuros após seus estudos. Por exemplo, se você estudar um curso elegível no Canadá, poderá se qualificar para uma Permissão de Trabalho de Pós-Graduação.

Agências de visto certificadas oferecem pacotes diferentes que podem incluir desde a escolha do programa de estudo a todo o processo de matrícula e emissão de vistos. Também podem auxilia-lo em seu planejamento financeiro e empregabilidade após se formar. Clique aqui para saber mais sobre este serviço.

Despesas com emissão de visto e permissões de estudo no Canadá

RequerimentoCusto
Study Permit Application Fee$150
Biometria$85
CAQ (Apenas para o Quebec)$117
IELTS (Apenas para alguns diplomas)$350
Consultoria de imigraçãoAgende uma consulta
* Tarifas em dólares canadenses

Como me inscrever para um visto de estudante canadense?

Etapa 1: Inscreva-se em uma Instituição de Aprendizagem Designada (DLI) no Canadá

É importante que você se inscreva apenas para DLI’s que foram aprovados pelo Immigration, Refugee Council of Canada (IRCC) ou seu pedido de visto de estudante será rejeitado. Existem milhares de DLIs em todo o Canadá que oferecem opções de visto de pós-graduação (PGWP) para você permanecer e construir uma carreira no Canadá.

Etapa 2: reúna toda a documentação necessária

Com uma lista de verificação de documentos em mãos, você pode começar a coletar a documentação necessária para o seu pedido de permissão de estudo (visto de estudo), começando com uma Carta de Admissão. O processamento de sua inscrição pode levar de algumas semanas a meses, por isso é importante saber o momento certo para chegar a tempo para o primeiro semestre.

LEIA TAMBÉM: 5 razões comuns pelas quais seu visto de estudante canadense pode ser negado

Etapa 3: Vir para o Canadá como estudante internacional durante o COVID-19

Estudantes internacionais com permissão de estudo válida podem viajar para o Canadá neste momento. Você pode chegar ao Canadá a qualquer momento a partir da data de início do visto, mas terá de cumprir todos os protocolos de saúdes vigentes no momento de sua chegada.

Acompanhe aqui as últimas atualizações sobre restrições de viagens no Canadá.

Posso trabalhar no Canadá como estudante internacional?

Outro grande benefício de estudar no Canadá é que, se você estudar em um curso de mais de seis meses, poderá trabalhar 20 horas por semana dentro ou fora do campus e em tempo integral durante as férias. Essa é uma ótima maneira de obter uma renda extra e desfrutar de um orçamento mais flexível.

Num cenário de estudante solteiro, você pode usar essa renda extra para economizar para o curso ou algo emocionante como uma viagem para ver a deslumbrante aurora boreal. Ou mesmo apenas para tomar um café no Tim Hortons a caminho daquela terrível aula das 8h.

Os estudantes internacionais no Canadá são contratados para todos os tipos de empregos de meio período e trabalhos freelance, bem como estágios e programas de voluntariado. Alguns alunos trabalham no campus como assistentes de pesquisa, assistentes de biblioteca e funcionários de refeitório.

Para o casal onde seu parceiro(a) pode trabalhar full time, a soma do seu rendimento extra, mais alguns benefícios financeiros que o governo provê fazem com que as contas fiquem mais equilibradas até que você termine seus estudos.

Outros encontram empregos fora do campus como atendentes de bares e restaurantes, funcionários administrativos e babás. O Canadá tem um generoso salário mínimo médio de C$ 14,25 por hora. Isso significa que você pode ganhar cerca de C$ 285 por semana como estudante internacional no Canadá se ganhar um salário mínimo e trabalhar 20 horas por semana. Nada mal, né?

Como eu disse, tudo se ajeita com o tempo, é só ter um pouco de paciência e perseverança. Não vou mentir, imigrar como estudante internacional não é fácil, mais o frutos que colhemos em pouco tempo compensam todo o sacrifício, acredite, não estaria aqui contato essa história a toa.

Você pode até achar que estou romantizando muito o texto, mas vi muitos colegas de classe passarem por aperto, abrindo mão de muitos dos confortos que tinham em seus países de origem. Hoje todos eles estão ai, bem empregados e vivendo a vida que tanto sonharam no Canadá.

Qual é o próximo passo?

Para obter ajuda e orientação profissional, coloque seu pedido de visto nas mãos de nossos conselheiros estudantis e profissionais certificados em vistos. Nossa equipe de orientadores estudantis se dedica fornecer excelentes opções para instituições de ensino designadas que se adequam ao seu orçamento e objetivos de carreira, e até mesmo orientá-lo durante o processo de inscrição para obter sua carta de aceitação.

Ao usar nossos serviços, você receberá uma lista de verificação de documentos e enviaremos sua inscrição em seu nome para garantir seu projeto de intercâmbio possa ser realizado da forma mais eficiente e segura.

Comece já a planejar e criar seu orçamento como futuro estudante internacional no Canadá, esse é o primeiro e mais importante passo rumo ao intercâmbio de sucesso. O resto você pode deixar conosco. Clique aqui e descubra como iniciar sua emocionante jornada para o Canadá.

Modelo de Banner Blog Consultoria Educacional
Modelo de Banner Blog Consultoria Educacional

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhe
Compartilhar no linkedin
Compartilhe
Compartilhar no telegram
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Compartilhe
REVIEWS

Não há reviews ainda para este post. Seja o primeiro a escrever um.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS

partiu CANADÁ!

Descubra como fazer seu intercâmbio no Canadá de um jeito seguro.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.