fbpx
unvesidade ou college - College ou Universidade no Canadá: Qual caminho seguir?

College ou Universidade no Canadá: Qual caminho seguir?

Você decidiu que quer estudar no Canadá, mas não sabe o que fazer: College ou Universidade? O que melhor se encaixa em seus planos? Os próximos anos como estudante no Canadá têm o potencial de ser alguns dos mais emocionantes e gratificantes de sua vida, mas há uma variedade enorme de programas de estudo disponíveis para escolher. Neste post iremos mostrar alguns passos que você mesmo pode dar antes de começar sua busca por programas que atendam às suas necessidades e objetivos.


 

Além da matéria, que você pode conferir ao longo deste post, também gravamos um vídeo com André Salles (diretor Neway) em um bate papo descontraído com Lina Donnard (Consultora em Coaching Acadêmico). Nesta conversa ela explica a dinâmica de Colleges e Universidades no Canadá.

Assista abaixo:

Qual a diferença entre College e Universidade no Canadá?

Não custa nada revermos uma das perguntas mais recorrentes entre estudos internacionais. Afinal, quais são as diferenças entre esses dois programa de estudo?

College:

Colleges ou faculdades como são conhecidas no Brasil, tendem a ser mais diretamente orientadas para a carreira do que as universidades. Isso significa que eles oferecem treinamento prático. Geralmente possuem programas de certificação que podem durar de 1 ano a 3 anos, dependendo da área de estudo e modalidade do diploma.

Saiba mais sobre tipos de diploma neste post “Tipos de diplomas

Os Colleges também oferecem treinamento pré-comercial e de aprendizagem técnica ( o conhecido mão na massa ), treinamento de idioma e cursos de atualização e reciclagem de habilidades.

Alguns colleges no Canadá se concentram em programas de agricultura, ciências da saúde, artes ou militares. Então é possível que você encontre grandes grupos de relacionamento na mesma área de estudo em um único ambiente educacional.

Resumindo, se você procura um programa de curta duração com rápida inserção no mercado de trabalho, o College será uma escolha certa.

Universidades

Todas as universidades têm cursos de graduação (bacharelado) e muitas têm programas de pós-graduação (mestrado e doutorado). As universidades em boa parte do Canadá são independentes. Embora recebam financiamento do governo federal e provincial, cada instituição é autônoma e regula seus próprios programas, admissões e corpo docente.

Os cursos de graduação geralmente levam de 3 a 4 anos para serem concluídos, se você estudar em tempo integral. Um “grau de honra” (o quarto ano) é geralmente exigido se você quiser fazer um programa de pós-graduação (grau de mestre).

Muitas universidades permitem que os alunos combinem áreas disciplinares (por exemplo, Bacharelado em Química e Biologia) em uma “especialização dupla”.

OFERTAS

Black Friday

CURSOS DE IDIOMAS COM ATÉ 40% OFF

PROMOÇÃO VÁLIDA ATÉ 30 DE NOVEMBRO (ESCOLAS CREDENCIADAS) 

QUERO RECEBER

Muitas universidades também oferecem programas profissionais, como medicina, odontologia e direito. Em alguns casos, você pode começar esses programas após 2 ou 3 anos de estudos de graduação.

Primeiros passos para escolha

Comece perguntando a si mesmo quais são os fatores mais importantes em sua decisão.

  • Você já sabe onde quer morar no Canadá?
  • Existe um instituição que ofereça o programa que busca nesta cidade onde pretende morar?
  • Você deseja priorizar uma determinada área de estudo e não se importa aonde isso o levará?
  • Você possui todos os requisitos necessários para um programa mais avançado?
  • Você tem planos de trabalhar no Canadá durante e/ou depois de se formar?
  • Você pretende imigrar para o Canadá através de um programa de estudos?

Os alunos internacionais em potencial no Canadá também precisam se certificar de que a instituição pretendida é uma Instituição de Aprendizagem Designada (DLI), o que significa que é aprovada por um governo provincial ou territorial para hospedar alunos internacionais.

Colleges e universidades no Canadá: Os melhores do ranking serão sempre a escolha certa?

As melhores universidades do Canadá têm um desempenho consistentemente alto em rankings internacionais, tanto pela excelência acadêmica quanto pela experiência do aluno. Você pode ter sua visão definida em um programa de prestígio em uma universidade importante. No entanto, não dependa apenas da reputação acadêmica de uma universidade – concentre-se no programa certo para você.

Se você tem sucesso com palestras e pesquisas desafiadoras, uma universidade com foco acadêmico pode ser mais adequada para seus talentos. Muitas universidades canadenses têm longa reputação de excelência acadêmica em oferecer programas estimulantes, exigentes e recompensadores que o ajudarão a se equipar com as habilidades e conhecimentos necessários para iniciar uma carreira de sucesso, seja no Canadá ou no exterior.

Se você tem sucesso com palestras e pesquisas desafiadoras, uma universidade com foco acadêmico pode ser mais adequada para seus talentos.

Muitas universidades canadenses têm longa reputação de excelência acadêmica em oferecer programas estimulantes, exigentes e recompensadores que o ajudarão a se equipar com as habilidades e conhecimentos necessários para iniciar uma carreira de sucesso, seja no Canadá ou no exterior.

Leia também: “10 das melhores universidades canadenses para empregabilidade após a graduação em 2020

Se você prefere aprender com os profissionais e ganhar experiência trabalhando enquanto estuda, talvez um programa num College com treinamento voltado para a indústria seja uma boa opção para você.

Embora possa haver uma percepção de que a educação de um College é de alguma forma menos impressionante do que a universidade, não deixe que isso o desencoraje – a renomada rede de Colleges do Canadá tem uma forte reputação entre os empregadores.

Outros pontos que você deve levar em consideração

1 – Tamanho da instituição e cidade destino

Sua futura universidade ou College será sua casa pelos próximos anos, e talvez por mais tempo se resolver trabalhar ou mesmo ingressar em um programa de residência permanente, por isso é vital levar em consideração a localização.

Se você deseja experimentar a vida em uma cidade vibrante como Vancouver, Montreal ou Toronto, a vida universitária e universitária no Canadá pode ser o início de um futuro brilhante para você.

Leia também: Toronto vs. Montreal: Qual a melhor no quesito destino para estudar?

Da mesma forma, os estudantes internacionais também freqüentemente encontram um novo lar em instituições menores com um ambiente acolhedor de comunidade.

Estudar no Canadá não é só trabalho e nenhuma diversão, e o sucesso de sua experiência na universidade ou faculdade pode depender em grande parte de onde você decide estudar.

2 – Público ou privado

Como residente temporário com status de estudante internacional no Canadá, você tem o direito a um programa de extensão de seu visto chamado PGWP.

Saiba mais sobre o PGWP neste post “PGWP: Vantagens oferecidas ao estudante no Canadá

Isso significa que é possível trabalhar legalmente por até 3 anos após se formar, todavia, esse beneficio depende da instituição e programa que você escolher.

Na província do Quebec, por exemplo, é possível usufruir desse benéfico em Colleges públicos e privados. Já para o resto do Canadá a regra só será valida se o College for público.

E antes que você se pense; College Público não tem custo, pois é do governo. Sinto informa-lo que a conta será a mesma tanto no privado como público. Estudantes internacionais pagam praticamente os mesmos valores nos dois tipos de instituição. A única excessão será se você tiver uma bolsa de estudos ou se for residente permanente.

Leia também: “Bolsa de estudos no Canadá: Guia de instituições”

E antes que você também pergunte; mas colleges públicos são melhores que os privados! Não necessariamente, a qualidade dos programas pode variar um pouco, mas de modo geral, segue uma única ementa do ministério da educação de cada província canadense.

Na verdade, em alguns casos, diferentemente do Brasil, instituições privadas podem oferecer programas de melhor qualidade, já que tem mais liberdade orçamentária que as públicas.

Se estivermos falando de universidades no Canadá o panorama já será outro, visto que há poucas universidades públicas em relação as privadas. Um fato curioso é que o governo canadense apoia fortemente estas instituições privadas com grandes subsidios financeiros, mostrando que o governo canadense tem grandes interesses em manter o estado presente no sistema educacional.

3 – Acomodação e custo de vida

Como estudante, você provavelmente precisará alugar um apartamento enquanto estuda no Canadá. A maioria das universidades no Canadá e muitas College oferecem acomodação para estudantes. Este é um ótimo lugar para começar: as residências geralmente estão convenientemente localizadas no campus, e você com certeza encontrará pessoas.

Para estudantes internacionais, as residências no campus também podem ser a opção mais simples – a papelada pode ser mais fácil do que tentar alugar em outro lugar do exterior, e você terá a tranquilidade de saber que terá um lugar para ficar quando chegar.

Além disso, as residências geralmente vêm totalmente mobiliadas – então você nem mesmo precisa encontrar um novo amigo com um carro para ir para a IKEA. A quem estamos querendo enganar? Você vai acabar gastando alguns dólares na IKEA de todo jeito, acredite! Todas fazem isso aqui quando entram na loja.

Leia também: Custo de vida no Canadá: Seu guia

Em muitos casos, as acomodações dos estudantes são mais baratas do que a área circundante, mas nem sempre é o caso, então vale a pena verificar a lista de apartamentos locais se a acessibilidade for uma prioridade.

Dependendo da localização do college ou universidade, as residências podem estar localizadas mais longe do centro da cidade. Se viver em um bairro movimentado e vibrante é importante para você, você pode querer escapar da bolha do campus e encontrar um apartamento mais longe.

4 – Trabalhar durante seu programa de estudos

A maioria dos estudantes internacionais no Canadá pode trabalhar até 20 horas por semana durante o semestre, e em tempo integral durante os intervalos programados.

Se você está pensando em trabalhar durante seus estudos, comece verificando os sites de faculdades e universidades para descobrir quais vagas podem ser oferecidas aos alunos no campus.

Há diversos sites com ofertas de emprego Part-time no Canadá onde você pode encontrar essas oportunidades como Indeed por exemplo.

As opções de emprego não devem fazer ou anular sua decisão de qual instituição frequentar, mas se você precisar de dinheiro extra para se manter no Canadá durante seu programa de estudos, não deixe de considerar a possibilidade de um emprego em tempo parcial.

Outro fator importante sobre a experiência de trabalhar durante seus estudos é que ela pode lhe render pontos a mais numa extensão de visto através do programa PGWP, uma vez que empregadores locais dão preferência a recém formados que possuam algum tipo experiência canadense, mesmo que seja atendendo num McDonalds por pelo menos 3 por meses.

Saiba mais sobre o PGWP neste post “PGWP: Vantagens oferecidas ao estudante no Canadá

5 – Vida social

Faça o que fizer para relaxar – esportes, hobbies, vida noturna, compras – você vai querer considerar como pode fazer isso em sua nova casa. As universidades e colleges canadenses oferecem uma grande variedade de clubes e sociedades, desde equipes esportivas a jornalismo, ativismo, hobbies, saídas noturnas e muito mais. Mas você também pode querer ver o que está acontecendo fora da bolha do campus.

Leia também: “14 razões para você NÃO estudar no Canadá” (Não leve o título a sério, por favor)

Se você está procurando uma comunidade estudantil unida, pode considerar uma instituição menor com uma atmosfera íntima de campus, como as universidades da costa leste ou do B.C. interior.

Se sair e explorar a vida na cidade é mais a sua preferência, talvez procure universidades e faculdades maiores no centro, como aquelas no centro de Toronto, Montreal ou Vancouver.

Leia também: Toronto vs. Montreal: Qual a melhor no quesito destino para estudar?

6 – Serviços oferecidos para estudantes

Os colleges e universidades no Canadá geralmente oferecem uma variedade de serviços internos aos alunos, que existem para garantir que sua instituição atenda às suas necessidades.

Nosso conselho, explore bem isso e pesquise o que é oferecido:

  • Há acomodação e apoio financeiro para estudantes internacionais?
  • Quais serviços de saúde são oferecidos?
  • Tem um bom serviço de carreiras?
  • Quais amenidades são oferecidas aos alunos? (Sim, isso inclui o bar do campus…)

Concluindo

Ao fazer essas perguntas antes de desembarcar no Canadá como estudante, você está refletindo sobre a questão abrangente e crucial do que é importante para você além de suas realizações acadêmicas.

Você pode estar morando sozinho ou com outras pessoas pela primeira vez e em um país estrangeiro (embora, antes que você perceba, você se sinta em casa), então tenha em mente que a escolha certa de um programa de estudo, seja num college ou universidade, irá refletir diretamente em seu futuro profissional ou até mesmo em sua decisão de permanecer ou não no Canadá.

Estamos falando aqui de um plano complexo, sem margem para erros, pois estudar no exterior com na atual realidade de câmbio no Brasil não esta saindo barato.

Se você ainda não tomou essa decisão, podemos ajuda-lo nesse processo. Dispomos de um experiente time de consultores para auxilia-lo em todos os pontos listados neste post. Vem falar com agente!

 

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: