Pensando em estudar e trabalhar no Canadá? Conheça 6 cidades com as menores taxas de desemprego em 2022

361 views

À medida que estudantes internacionais se formam no Canadá, muitos deles consideram ficar no país por mais algum tempo para aproveitar as diversas oportunidades de um mercado de trabalho aquecido como o canadense. Além de poder pôr a prova seu treinamento, a experiência de trabalhar em empresas localizadas no Canadá certamente renderá pontos extras no currículo de quem ainda está começando. Mas por onde começar essa busca? No post de hoje você conhecerá 6 cidades canadenses onde a taxa de desemprego atingiu níveis bastante convidativos para recém-formados no Canadá.
André Salles
André Salles
Publicado em: 27 de janeiro de 2022

Atualizado em: 17 de março de 2022

Você vai ver neste post...


Por que ficar de olho na taxa de desemprego canadense?

A resposta para essa pergunta é bem simples. Se você está para se formar considere procurar cidades canadenses com baixa taxa de desemprego. Por que isso é algo que vale a pena investigar? Embora possa parecer contra-intuitivo, uma baixa taxa de desemprego é muito útil para quem procura emprego.

Quando há um número limitado de candidatos elegíveis devido ao alto número de empregos locais, as empresas podem oferecer salários ou benefícios mais altos para atrair os melhores talentos, mesmo aqueles cuja experiência ainda pode ser uma barreira na busca por empregos.

De onde foram extraídos estes dados?

Os candidatos a emprego em todo o Canadá podem ficar bem otimistas à medida que entramos em 2022. De acordo com o relatório Labour Force Survey by Statistics Canada, emitido no final de 2021, o número de vagas disponíveis para emprego em todo o país ficou acima do nível pré-COVID em fevereiro de 2020.

Leia também: Mercado de trabalho canadense supera as expectativas, adicionando 153.700 novos empregos em novembro

O relatório também mostra que a taxa média de desemprego em todo o país caiu para 6.0%, quase recuperando para os níveis pré-pandemia. O emprego também cresceu em seis províncias: Alberta, Terra Nova e Labrador, Nova Escócia, Ontário, Ilha do Príncipe Eduardo e Quebec.

No entanto, existem algumas cidades onde o mercado de trabalho é particularmente acolhedor para os recém-formados com as habilidades certas.

As 6 cidades listadas a seguir foram escolhidas em razão de sua taxa de desemprego estar abaixo da média geral canadense (6.0%) e também por sua atratividade para novos talentos no mercado.

Um fato curioso neste relatório é que das 6 cidades com menor a taxa de desemprego, 4 delas estão na província francófona de Quebec. Sinal de que falar francês no Canadá coloca você em grande vantagem na busca por oportunidades.

Continue lendo e descubra quais destas poderão ser o seu próximo destino profissional. (Dados extraídos do relatório de emprego em novembro de 2021, de acordo com a Statistics Canada)

Cidade de Quebec, Quebec

Taxa de desemprego: 2.8%

cidade de quebec
Cidade de Quebec, QC – Fonte: Banco de Imagens

Muitos dizem que a cidade de Quebec é o mais próximo que se pode chegar da Europa na América do Norte. Depois de ver as ruas de paralelepípedos e os edifícios históricos da Velha Quebec, você entenderá o porquê!

No entanto, esta cidade também está de olho no futuro. É um centro canadense de eletrônica e óptica-fotônica, bem como artes digitais e desenvolvimento de software.

Leia também: Você está pronto para o Quebec? Saiba como definir seu projeto de imigração

A cidade de Quebec fica atrás apenas de Toronto no Canadá no setor de seguros e serviços financeiros, então os recém-formados em economia ou negócios também prosperariam na capital de Quebec.

Sherbrooke, Quebec

Taxa de desemprego: 3.4%

Sherbrooke Quebec Por abdallahh 5253415640 ad937aec0d k
Sherbrooke, Quebec – Por: abdallahh

Como a sexta maior cidade de Quebec, Sherbrooke é uma cidade em ascensão. É uma comunidade menor com cerca de 166.000 pessoas, mas não muito longe de grandes cidades como Montreal, Quebec City, Nova York e Boston.

Os recém-chegados a Sherbrooke vão querer se sentir à vontade para falar e ler em francês, o idioma oficial de Quebec. É também o idioma em que a maioria dos negócios e da vida cotidiana é conduzida!

Leia também: Vivendo em Montreal: Falando o francês

As instituições acadêmicas são as principais empregadoras: oito instituições educam mais de 40.000 alunos e empregam mais de 11.000 pessoas em Sherbrooke todos os anos. Sherbrooke tem sido historicamente um centro de manufatura, que está evoluindo para uma economia mais baseada no turismo e no conhecimento.

Victoria, Colúmbia Britânica

Taxa de desemprego: 4.0%

Victoria Columbia Britanica Por Armon Arani Zu4L4ERl sw unsplash
Victoria, Colúmbia Britânica – Por: Armon Arani

Localizada na costa oeste do Canadá, Victoria é uma cidade insular como nenhuma outra. Amado pelos visitantes por sua variedade de aventuras ao ar livre, o turismo é um grande empregador. De fato, a Statistics Canada classificou seus residentes como as pessoas mais saudáveis ​​​​em todo o país e também é a Capital do Ciclismo do Canadá!

Quer estudar no Canada?

Inscreva-se agora e receba nosso guia completo para estudantes internacionais. Da escolha da escola até a residência permanente, tudo o que você precisa saber.

A proximidade de Victoria com Seattle e Vancouver criou um ambiente onde as empresas de software prosperam, contribuindo com mais de 3 bilhões de dólares para a economia. Como a capital de BC, uma série de agências federais, locais e provinciais na cidade empregam uma grande variedade de habitantes locais.

Quatro instituições acadêmicas chamam Victoria de lar, então os recém-formados que desejam cursar pós-graduação ou ingressar na academia também seriam uma boa opção para esta cidade litorânea.

Saguenay, Quebec

Taxa de desemprego: 4.2%

Saguenay Quebec Por Andre Ouellet wqEual8PWbI unsplash
Saguenay, Quebec – Por: Andre Ouellet

Graças a uma fusão em 2002 que uniu 14 comunidades, Saguenay se tornou a sétima maior cidade de Quebec. Está situado na parte nordeste da província, em um dos maiores fiordes do mundo (o único habitado na América do Norte!)

A produção e refino de alumínio emprega quase 30.000 pessoas, além disso, a região é responsável por 20% da indústria madeireira de toda a província do Quebec.

Leia também: 10 empregos com maior demanda em Quebec em 2021

Leia também: Quebec abre processo simplificado para contratação de estrangeiros com NOCs C e D

Ottawa-Gatineau, Ontário e Quebec

Taxa de desemprego: 4.4%

Ottawa Gatineau Por Naveen Kumar YFixUkHSn0E unsplash
Ottawa, Gatineau – Por: Naveen Kumar

Como a única área metropolitana do censo canadense que existe em duas províncias, Ottawa-Gatineau é literalmente única. Também conhecida como Região da Capital Nacional, Ottawa-Gatineau inclui a capital canadense de Ottawa (em Ontário), a cidade de Gatineau (em Quebec) do outro lado do rio que também se chama Ottawa. A região abriga duas comunidades urbanas e rurais vizinhas.

Os negócios em Ottawa são em grande parte conduzidos em inglês, mas cruze para Gatineau e logo você ouvirá francês em todos os lugares. Como capital do país, muitos moradores trabalham em organizações governamentais, e os bancos e a agricultura contribuem amplamente para a economia local e nacional.

Você também encontrará um forte setor de caridade que engloba artes, saúde, esportes e recreação. Gigantes da tecnologia como Shopify e Adobe também chamam as cidades irmãs Ottawa e Gatineau de lar.

Kelowna, Colúmbia Britânica

Taxa de desemprego: 4.4%

Kelowna Columbia Britanica Por kolby milton z5jXAMKlHso unsplash
Kelowna, Colúmbia Britânica – Por: Kolby Milton

Localizada no coração da Colúmbia Britânica, Kelowna atrai aqueles que gostam de trabalhar duro e se divertir (de preferência, ao ar livre).

Também há ótimas oportunidades na cidade: a Federação Canadense de Negócios classificou Kelowna como a cidade grande mais amigável para empreendedores do Canadá, então pode ser uma combinação perfeita para novos graduados com sonhos de start-up.

Na verdade, mais de 600 empresas de tecnologia estão sediadas em Kelowna e contribuem com mais de 1.8 bilhão de dólares em receita anual. Outros grandes empregadores incluem educação, manufatura, aviação, agricultura (e vinícolas), turismo e saúde.

Próximos passos

Ao se preparar para ingressar no mercado de trabalho canadense, tenha em mente que buscar por cidades com baixas taxas de desemprego pode ser um bom começo, mesmo que tenha se formado há pouco tempo.

Cada uma das 6 cidades que listei oferece seu próprio conjunto de benefícios e certamente um deles poderá ser o seu.

Leia também: Cresce o número portadores de PGWP que se integram ao mercado de trabalho canadense afirma estudo

Comece já a planejar seu como futuro estudante internacional no Canadá, esse é o primeiro e mais importante passo rumo a um projeto de sucesso. Clique aqui e descubra como iniciar sua emocionante jornada para o Canadá, nossa consultoria educacional é gratuita. Fale com a gente hoje mesmo!

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS
Send Mail 1a

Já se cadastrou?

+10.000 inscritos em nossa newsletter, só falta você.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.