Cresce o número portadores de PGWP que se integram ao mercado de trabalho canadense afirma estudo

94 views

Um estudo da Statistics Canada mostra que os estudantes internacionais têm sido uma fonte crescente da força de trabalho na economia canadense na última década.
André Salles
André Salles
Publicado em: 25 de janeiro de 2022

Atualizado em: 26 de janeiro de 2022

Você vai ver neste post...


Além da matéria, que você pode conferir ao longo deste post um vídeo que gravamos com André Salles (CEO Neway for you) explicando em detalhes sobre PGWP.

Assista abaixo:

Estudantes internacionais e sua relação no mercado de trabalho canadense

O aumento significativo no número de estudantes internacionais que chegam ao Canadá nos últimos 10 anos foi o grande responsável pelo elevado número de portadores de PGWP, de acordo com um estudo recente da Statistics Canada.

O Canadá registrou nesta última década um aumento de cerca de 75.000 em meados dos anos 2000 saltando para 250.000 em 2019 o número de titulares de permissão de estudo. Essa foi a primeira vez que o crescimento atingiu esse patamar no país, diz o estudo.

Como consequência desta tendência, uma proporção maior de estudantes internacionais passou a participar do Programa de Permissão de Trabalho de Pós-Graduação (PGWPP) e obteve uma permissão de trabalho após a graduação.

O que significa ter um PGWP?

O PGWP é um programa de trabalho temporário que oferece aos estudantes internacionais que se formam em instituições pós-secundárias canadenses a possibilidade de obter uma permissão de trabalho aberta para permanecer e trabalhar no Canadá.

Para ser elegível para o programa, os candidatos devem ter completado um programa de estudo de pelo menos oito meses em uma instituição elegível no Canadá.

A duração da permissão é então baseada na duração do programa de estudos concluído, até um máximo de três anos, cabendo ao oficial de imigração deferir mais ou menos tempo de permissão conforme o perfil do candidato.

Um das grandes vantagens da permissão de trabalho aberta é que ela permite que os recém-chegados graduados internacionais trabalhem em qualquer ocupação e em qualquer lugar do Canadá, podendo mudar de empregador a qualquer momento dentro da vigência deste visto.

De acordo com o estudo, no período de 2008 a 2018, o número anual de novos titulares de Post-Graduation Work Permit (PGWP) aumentou seis vezes, passando de 10.300 para 64.700.

Esse aumento foi observado tanto para homens quanto para mulheres, embora os homens representassem uma proporção maior de titulares de PGWP no mesmo período.

Leia também: Canadá estende período de elegibilidade de estudo online para candidatos ao PGWP

Origem dos estudantes internacionais

China e Índia são os países de origem de 51% de todos os titulares de PGWPs desde 2008, e em 2018 os dois juntos representavam 66% de todos os PGWPs emitidos. Além disso, os estudantes internacionais da Índia viram sua participação aumentar mais de quatro vezes, de 10% em 2008 para 46% em 2018. A tendência inversa foi observada para a China, com queda de 41% para 20% no mesmo período.

Ontário atraiu a maior parcela de estudantes internacionais como destino de trabalho em 2008, com 44%, e isso aumentou ao longo do tempo para 56% em 2018. A parcela daqueles que pretendem ir para a Colúmbia Britânica e Quebec, os outros dois destinos mais populares, diminuiu entre 2008 e 2018.

Leia também: De onde vêm os estudantes internacionais do Canadá?

Mercado de trabalho

Em termos de participação no mercado de trabalho dos titulares de PGWP, o estudo observa que, em 2008, um total de 10.300 titulares de PGWP apresentaram declarações fiscais T4 positivas. (Declarações de renda no Canadá). Já em 2018, esse número cresceu para 135.100.

Durante esse período, os ganhos médios dos detentores de PGWP com renda do emprego também aumentaram de CAD$ 14.500 salário ano (em 2008) para CAD$ 26.800 em 2018, indicando maior entrada no mercado de trabalho, de acordo com o relatório.

Também notável, o estudo descobriu que cerca de três quartos de todos os titulares de PGWP fizeram a transição para residência permanente dentro de cinco anos após a obtenção do PGWP.

Statistics Canadá

As taxas de transição entre os titulares do PGWP para programas de nível universitário e de mestrado foram as mais altas, especialmente em recentes análises mais profundas.

Essas descobertas, conclui o estudo, destacam a importância do PGWP tanto para os estudantes internacionais quanto para a economia canadense.

Leia também: 5 dúvidas mais frequentes sobre o mercado de trabalho canadense

Peso na econômica e imigração canadense

Um das conclusões do estudo é que o PGWP permite que estudantes internacionais que se formaram em uma instituição pós-secundária canadense reconhecida não só ganhem uma experiência de trabalho no Canadá e possam fornecer a experiência de trabalho necessária para se candidatar a alguns fluxos de residência permanente, mas que essa mão de obra mais especializa e preparada está contribuindo para o crescimento econômico do país numa escala nuca vista.

Quer estudar no Canada?

Inscreva-se agora e receba nosso guia completo para estudantes internacionais. Da escolha da escola até a residência permanente, tudo o que você precisa saber.

O PGWPP permite preencher a lacuna entre a educação canadense e a experiência de trabalho no país e, portanto, pode melhorar as chances de obter residência permanente canadense por meio do sistema federal Express Entry ou outros caminhos provinciais.

Leia também: “Express Entry não funciona para você? Conheça outros caminhos para imigração canadense

Ter um diploma canadense e experiência de trabalho permite que os candidatos do Express Entry obtenham uma pontuação mais alta no Comprehensive Ranking System (CRS), aumentando assim suas chances de obter o status de residência permanente.

Outros programas, como o Provincial Nominee Program (PNP) e o Quebec Experience Program (PEQ), para quem estudou em Quebec, também estão entre os fluxos de imigração que favorecem candidatos com diploma canadense e experiência de trabalho.

E em um sentido mais amplo, como o estudo também observa, “o PGWPP facilita a contribuição dos estudantes internacionais para o mercado de trabalho canadense, aumenta o conjunto de candidatos qualificados para eventual imigração e serve para tornar o Canadá um destino de estudo mais atraente”.

PGWP em tempos de COVID-19

Com fronteiras fechadas e muitas restrições sanitárias em vigor, estudar presencialmente no Canadá entre 2019 e 2021 não foi uma tarefa muito fácil, ainda sim, muitos se formaram e hoje aproveitam os benefícios do PWGP.

Mesmo com alguns setores da economia em queda como o de entretenimento e hotelaria por exemplo, o mercado de trabalho canadense viu um boom de ofertas de emprego e uma recuperação recorde em 2021. Para quem estava no país como titular de um PGWP foi uma oportunidade de ouro, já que os salários estavam mais altos devido a menor oferta de estudantes no mercado.

Leia também: Canadá: Existem mais empregos em tecnologia agora do que antes do COVID-19

Para outros, escolher o caminho de estudar em programas online e já chegar com parte do programa concluído e a expectativa de também usufruir do PGWP foi uma alternativa muito vantajosa e ao mesmo tempo lucrativa. Já que boa parte dos custos de viver como estudante no país foram amortizadas estuando em seu próprio país.

A formula deu tão certo, que o governo resolveu estender o prazo por mais tempo, dando a chance para outros estudantes internacionais não beneficiados pelo programa por este programa especial.

Leia também: Canadá estende período de elegibilidade de estudo online para candidatos ao PGWP

Leia também: Cursos 100% online no Canadá: Será mesmo que valem a pena?

Próximos passos

De 2019 a 2021 os fluxos de estudantes internacionais caíram em todo o mundo devido a pandemia, espera-se que em 2022 e 2023 não apenas o Canadá, mas todo o mundo possa voltar ao mesmo patamar anterior.

Com os avanços cientificos e esforços contínuos dos governos na luta contra o COVID-19, é provável que o cenário para estudantes internacionais continue em seguindo sua curva de ascendência já este ano, assim, mais e mais futuros ex-graduandos poderão se tornar peças importantes no mercado de trabalho canadense deixando sua contribuição para economia do país.

Leia também: O que esperar da imigração canadense em 2022

Para 2022 e 2023 espera-se que esse incremento seja ainda maior no número de imigrantes. Se sua meta é o imigrar para Canadá como estudante internacional nos próximos anos, agora é mais do que nunca o melhor momento para realizar esse projeto. Pesquise sobre o assunto, entre em contato com pessoas que já fizeram essa travessia ou busque por ajuda profissional.

Se chegou até esse texto, é provável que você já esteja um passo a frente nesse processo.

Querendo falar com alguém sobre seus planos de imigrar para o Canadá através dos estudos, não hesite em nos contar sua história. Nossa consultoria educacional é gratuita! Clique aqui para saber mais.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS

partiu CANADÁ!

Descubra se você possui perfil elegível para imigrar de um jeito seguro.

Send Mail 1a

Já se cadastrou?

+10.000 inscritos em nossa newsletter, só falta você.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.