Canadá acaba de anunciar medidas para acelerar o tempo de processamento na imigração

856 views

Governo do Canadá quer usar um orçamento de CAD$ 85 milhões para retornar aos padrões normais de processamento em vários programas de imigração até o final de 2022.
Luz Helena
Luz Helena
Publicado em: 2 de fevereiro de 2022

Atualizado em: 24 de fevereiro de 2022

Você vai ver neste post...


De volta aos trilhos

O ministro da Imigração, Sean Fraser, apresentou os planos do Canadá para colocar o sistema de imigração de volta nos trilhos.

No orçamento de 2021, o Canadá destinou CAD$ 85 milhões para reduzir os tempos de processamento em todas as linhas de negócios do IRCC. O primeiro-ministro Justin Trudeau também pediu a Fraser que reduzisse os tempos de processamento na carta de mandato do ministro.

Fraser está dizendo agora que o orçamento permitirá que o Canadá retorne aos padrões de serviço de processamento para autorizações de estudo, autorizações de trabalho e renovações de cartão de residente permanente até o final do ano.

O Canadá também está trabalhando para reduzir o tempo de processamento de vistos de visitante e comprovação de cidadania.

Leia também: Visto de turista para visitar o Canadá em 2022: Saiba o que é necessário

A Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC) tomou decisões sobre mais de 500.000 solicitações de residência permanente em 2021. Fraser anunciou que o Canadá está planejando tomar 147.000 decisões finais de residência permanente no primeiro trimestre de 2022 – o dobro do mesmo período em 2021.

Canadá também introduzirá um novo Rastreador de Solicitação de Residência Permanente em fevereiro de 2022 para cônjuges e dependentes, para permitir que os solicitantes vejam as informações e o status da solicitação on-line.

Nas últimas semanas, documentos internos do IRCC revelaram que os tempos de processamento previstos do departamento para programas de imigração econômica são muito maiores do que o que diz no site do governo.

Fraser disse que o Canadá atualizará a ferramenta de tempos de processamento online nos próximos meses para fornecer aos clientes do IRCC estimativas mais atualizadas de quanto tempo levará para processar os pedidos.

De acordo com um memorando de 24 de novembro, na época, o IRCC esperava que o processamento de aplicações do programa Foreign Skilled Worker Program (FSWP) levasse 20 meses, muito além do padrão de processamento de seis meses para programas gerenciados pelo Express Entry. O mesmo memorando disse que o processamento deve durar quase oito meses para os candidatos da Canadian Experience Class (CEC).

O memorando também sugeriu que os sorteios do Express Entry não convidariam candidatos do FSWP e CEC para o primeiro semestre de 2022. Fraser não deu uma data para quando esses sorteios serão retomados, mas disse que as medidas introduzidas hoje visam acelerar o processamento da imigração.

Leia também: Express Entry não funciona para você? Conheça outros caminhos para imigração canadense

Ele disse que pausar esses sorteios para processar o inventário do Express Entry permitirá que o IRCC eventualmente mantenha os sorteios sem exasperar ainda mais o backlog.

Fila de espera e efeitos da pandemia

A Imigração do Canadá está atualmente enfrentando um atraso de mais de 1.8 milhão de pessoas aguardando decisões. Isso inclui candidatos à cidadania, trabalhadores estrangeiros temporários, famílias, estudantes, refugiados e visitantes. Somente o backlog do Express Entry é de cerca de 119.000 candidatos em dezembro de 2021.

Para os candidatos do Express Entry no Canadá que podem ter que deixar seus empregos ou deixar o Canadá enquanto o IRCC adia os sorteios para determinados candidatos, Fraser disse que está procurando opções para manter os trabalhadores no Canadá, mas ainda não chegou a uma “solução perfeita.”

Sei que os atrasos no processamento têm sido incrivelmente frustrantes para muitas pessoas. Ajudar os clientes a chegarem ao Canadá rapidamente, com tempos de processamento previsíveis e comunicação eficiente com o IRCC, continua sendo uma das principais prioridades para mim”, disse Fraser em um comunicado à mídia.

A imigração beneficia todos os canadenses – ajuda a crescer nossa economia e fortalece nossas comunidades em todo o país. Muitas pessoas estão escolhendo o Canadá como o lugar para visitar e construir seu futuro e, para garantir que nos mantenhamos competitivos, introduzimos medidas concretas para garantir que aqueles que desejam vir para o Canadá tenham a experiência de cliente que merecem.” Continua Fraser.

Como o IRCC começou a reduzir os tempos de processamento

A pandemia destacou a necessidade de modernização das operações do IRCC. Em resposta aos desafios relacionados à pandemia, o IRCC contratou cerca de 500 novos funcionários de processamento, aplicativos digitalizados e realocou trabalho entre os escritórios do IRCC em todo o mundo.

Como as medidas de saúde pública reduziram os serviços presenciais, o IRCC colocou online alguns programas de imigração baseados em papel. O IRCC já havia comentado em uma coletiva e imprensa que o portal de inscrição on-line seria totalmente implementado na primavera ou no verão de 2022.

O IRCC diz que até agora esses esforços permitiram que os tempos médios de processamento para os solicitantes de patrocínio conjugal retornassem ao padrão de serviço de 12 meses para novas aplicações.

O IRCC também desenvolveu um portal para permitir que solicitantes de residência permanente no Canadá finalizem seu processo e recebam seus cartões de residência permanente sem qualquer interação pessoal. De junho de 2021 a dezembro de 2021, 225.000 residentes permanentes usaram este portal.

O IRCC divulgou recentemente um comunicado à mídia dizendo que está usando análise avançada de dados para acelerar os pedidos de Visto de Residente Temporário (TRV). O sistema não recusa ou recomenda recusas de pedidos, o IRCC diz que apenas os oficiais de imigração podem fazer isso. Foi implementado pela primeira vez em 2018 e permite que as aplicações de visto sejam avaliadas 87% mais rápido.

Leia também: Você sabe a diferença entre um Consultor RCIC e um advogado de imigração no Canadá?

Para os candidatos à cidadania, o IRCC introduziu testes online, criou um rastreador de aplicativos online e lançou cerimônias virtuais de cidadania. O Canadá empossou 170.000 novos canadenses desde 1º de abril de 2020. O Canadá continua expandindo o uso de cerimônias virtuais.

No futuro, o Canadá pretende permitir que as pessoas autoadministrem seu juramento por meio de um atestado assinado e celebrem sua cidadania posteriormente. Isso reduziria o tempo de espera para aqueles que estão na fase final de seu processo de cidadania.

Querendo falar com alguém sobre seus planos de imigrar para o Canadá? Entre em contato conosco hoje mesmo e conte-nos sua história.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS

partiu CANADÁ!

Descubra se você possui perfil elegível para imigrar de um jeito seguro.

Send Mail 1a

Já se cadastrou?

+10.000 inscritos em nossa newsletter, só falta você.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.