Como estender seu status temporário no Canadá

255 views

Veja a seguir como visitantes, estudantes internacionais e trabalhadores estrangeiros temporários estenderem podem estender sua estadia no Canadá.
Luz Helena
Luz Helena
Publicado em: 7 de março de 2022

Atualizado em: 7 de março de 2022

Você vai ver neste post...


Além da matéria, que você pode conferir ao longo deste post, gravamos um vídeo com André Salles (CEO Neway for you) explicando como é possível chegar a residência permanente fazendo um college no Canadá.

Assista abaixo:

Caminhos para quem quer ficar por no Canadá

A Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC) oferece várias opções que permitem que os residentes temporários permaneçam no Canadá, mesmo enquanto aguardam uma decisão de residência permanente ou residência temporária.

Por exemplo, maintained status (status mantido ou implícito) significa que os residentes temporários que solicitam um novo status temporário não precisam necessariamente deixar o Canadá se seus documentos expirarem antes que o IRCC tome uma decisão.

Por meio do status implícito, estudantes, visitantes e trabalhadores estrangeiros temporários podem permanecer no Canadá nas mesmas condições de sua permissão anterior até receberem uma resposta sobre sua nova solicitação.

Residentes temporários solicitando residência permanente canadense que estão enfrentando o fim da validade de seus documentos podem se beneficiar de uma Permissão de Trabalho Aberto de Ponte (BOWP).

Leia também:Trabalhadores em Quebec estão agora qualificados para o Bridging Open Work Permit

Embora algumas autorizações de residência temporária sejam elegíveis para extensão, certos programas como a Permissão de Trabalho de Pós-Graduação (PGWP) não são renováveis ​​nem extensíveis, mas isso não significa necessariamente que esses trabalhadores não possam ser elegíveis para uma permissão de trabalho diferente.

Leia também: PGWP: Vantagens oferecidas ao estudante no Canadá

Embora seja uma opção para muitos, geralmente não é desejável que trabalhadores e estudantes no Canadá solicitem um Visto de Residente Temporário (TRV), porque não permite que você trabalhe ou estude.

Aqueles em um TRV também podem ser elegíveis para solicitar um Registro de Visitante e ter permissão para permanecer por mais de seis meses, embora, novamente, isso não lhes permita trabalhar ou estudar.

Leia também: “IRCC estende a política concessão de permissão de trabalho provisória para TRVs no Canadá até fevereiro de 2023

Também pode haver opções de permanência para pessoas elegíveis para isenção de permissão de trabalho, em casos específicos. Neste artigo, abordamos as opções de estadia para pessoas que podem se beneficiar do seguinte:

  • Work Permits
  • Study Permits
  • Post-Graduation Work Permits
  • Bridging Open Work Permits
  • Spousal Open Work Permits

Permissões de Trabalho (Work Permits)

As autorizações de trabalho canadenses são divididas em duas grandes categorias, aquelas que exigem uma Avaliação de Impacto no Mercado de Trabalho (LMIA) positiva ou neutra e aquelas que são isentas de LMIA.

Um LMIA destina-se a demonstrar ao governo canadense que há uma necessidade genuína de um trabalhador estrangeiro preencher uma vaga. É o empregador, não o trabalhador, que precisa fazer o processo de LMIA. Uma vez que o Employment and Development Services Canada (EDSC) emite um LMIA positivo ou neutro para o empregador, o empregador entrega ao trabalhador uma cópia da carta de confirmação. O trabalhador então solicita uma autorização de trabalho ao IRCC.

Alguns programas de permissão de trabalho oferecem processos de LMIA facilitados para lidar com a escassez de mão de obra estabelecida. Por exemplo, o Global Talent Stream (GTS) permite que empregadores de ocupações de tecnologia qualificadas ignorem o requisito de publicidade de um LMIA, o que acelera o tempo de processamento.

As autorizações de trabalho GTS têm um padrão de processamento de duas semanas. Além disso, a província de Quebec tem sua própria lista de ocupações que permite o processamento facilitado de LMIA.

Leia também: Quebec divulga lista 2022 de profissões elegíveis para LMIA facilitado

A maioria dos trabalhadores estrangeiros temporários tem permissões de trabalho isentas da LMIA. Em 2021, foram emitidas mais de 315.000 autorizações de trabalho isentas de LMIA, cerca de três vezes mais do que o número de autorizações de trabalho suportadas por uma LMIA.

Os empregadores canadenses cujo anúncio de emprego corresponde a um código de isenção LMIA devem pagar uma taxa de conformidade e enviar uma oferta de emprego por meio do portal do empregador do IRCC para contratar por meio de um programa de permissão de trabalho isento de LMIA.

O objetivo das autorizações de trabalho isentas da LMIA, do ponto de vista do governo, é apoiar os interesses canadenses. As autorizações de trabalho isentas de LMIA mais comuns se enquadram nas categorias de benefício significativo e emprego recíproco.

O Canadá define “benefício significativo” como um cidadão estrangeiro cujo trabalho beneficiará os canadenses social, cultural ou economicamente. Emprego recíproco é quando o Canadá tem um acordo com outro país, que permite o intercâmbio de trabalhadores além-fronteiras.

O impacto no mercado de trabalho é considerado neutro, pois os trabalhadores estrangeiros podem ter oportunidades semelhantes no Canadá às que os trabalhadores canadenses podem ter no exterior.

A categoria de isenção de LMIA inclui autorizações de trabalho abertas, que permitem que os titulares trabalhem em qualquer lugar para qualquer empregador no Canadá. Também inclui autorizações de trabalho que se enquadram no CUSMA, CETA ou outros acordos de livre comércio com o Canadá. O mesmo vale para autorizações de trabalho no programa International Experience Canada (IEC). O IEC oferece caminhos para jovens de certos países que desejam obter experiência canadense.

Permissão de estudo (Study Permits)

Se fizer sentido para sua carreira e sua situação financeira comportar isso, obter uma permissão de estudo fará com que você permaneça no Canadá. Você também poderá trabalhar em meio período durante a sessão acadêmica e em período integral durante os intervalos programados.

Para obter uma permissão de estudo, primeiro você precisa ser aceito em uma Instituição de Ensino Designada (DLI). Você pode então usar sua carta de aceitação para solicitar uma permissão de estudo canadense.

Depois de concluir seu programa, você pode ser elegível para permanecer no Canadá por meio do PGWP (se você nunca teve um antes). Além disso, você se tornará elegível para os caminhos para a residência permanente que são adaptados para estudantes internacionais graduados.

Permissão de Trabalho de Pós-Graduação (PGWP)

O Post-Graduation Work Permit (PGWP) pode ser uma opção de permanência no Canadá para estudantes internacionais graduados que concluíram um programa pós-secundário em uma Designated Learning Institution (DLI) elegível. É uma permissão de trabalho aberta, o que significa que não vincula o titular a um empregador ou ocupação.

Os programas de estudo com duração superior a oito meses, mas inferior a dois anos, podem ser elegíveis para um PGWP que corresponda à duração do programa. Estudantes internacionais que completaram programas de dois anos ou mais podem se qualificar para um PGWP de três anos.

Permissão de Trabalho Aberto de Ponte (BOWP)

Bridging Open Work Permit (BOWP) permite que certos requerentes de residência permanente permaneçam no Canadá além da data de expiração de seu status temporário.

Os seguintes programas de imigração são elegíveis para um BOWP:

  • Federal Skilled Worker Program
  • Canadian Experience Class
  • Federal Skilled Trades Program
  • Provincial Nominee Program
  • Quebec Skilled Workers
  • Agri-Food Pilot Program

Desde setembro de 2021, os trabalhadores estrangeiros que podem ser elegíveis para o CEC até agora não tiveram a chance de solicitar a residência permanente. Sem um Acknowledgement of Receipt (AOR) do IRCC, eles não podem obter um BOWP. No entanto, eles podem solicitar outras autorizações de trabalho, dependendo de suas circunstâncias.

Permissão de Trabalho Aberto do Cônjuge (SOWP)

Se o seu cônjuge ou parceiro for um cidadão canadense ou residente permanente, o patrocínio do cônjuge pode ser uma opção. Se você está solicitando patrocínio de dentro do Canadá, então você é considerado candidato em terra e pode se beneficiar de uma Permissão de Trabalho Aberto para Cônjuges (SOWP) que é especificamente para cônjuges e parceiros de união estável de canadenses que estão passando por o processo de imigração.

Cônjuges de residentes temporários também podem obter uma permissão de trabalho aberta. Os trabalhadores temporários estrangeiros devem atender a determinados critérios de elegibilidade, como ter uma autorização de trabalho com validade de seis meses após o recebimento da autorização de trabalho conjugal aberta, entre outros.

Para isso, o trabalhador estrangeiro também deve atender a uma das quatro condições:

  • Trabalhar em um nível de habilidade da Classificação Nacional Ocupacional (NOC) de 0, A ou B;
  • Trabalhar em qualquer ocupação quando aceito em um fluxo do Programa de Imigração do Atlântico (AIP);
  • Trabalhar em qualquer ocupação com indicação provincial ou territorial do Programa de Nomeação Provincial (PNP); ou
  • Trabalhando em qualquer ocupação e possuindo um Certificado de Seleção de Quebec (CSQ).

Existem também outros critérios específicos do programa que devem ser atendidos dependendo da situação do trabalhador estrangeiro temporário.

Cônjuges de estudantes internacionais podem obter uma permissão de trabalho aberta se puderem demonstrar ao governo que estão em um relacionamento genuíno e que seu cônjuge é um estudante internacional matriculado em um programa elegível.

Querendo falar com alguém sobre seu caso? Entre em contato conosco hoje mesmo e conte-nos sua história.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS

partiu CANADÁ!

Descubra se você possui perfil elegível para imigrar de um jeito seguro.

Send Mail 1a

Já se cadastrou?

+10.000 inscritos em nossa newsletter, só falta você.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.