Quebec divulga lista 2022 de profissões elegíveis para LMIA facilitado

1.282 views

Quebec atualizou a lista de empregos de alta demanda para os quais os empregadores não precisam provar que fizeram esforços de recrutamento ao contratar trabalhadores estrangeiros temporários.
Luz Helena
Luz Helena
Publicado em: 25 de fevereiro de 2022

Atualizado em: 25 de fevereiro de 2022

Você vai ver neste post...


Além da matéria, que você pode conferir ao longo deste post, também gravamos um vídeo com André Salles (CEO da Neway) explicando sobre as atualizações no LMIA.

Assista abaixo:

Acesso facilitado ao mercado de trabalho na província do Quebec

Quebec divulgou a nova lista de ocupações sob demanda que se beneficiam do processamento facilitado no processo de Avaliação de Impacto no Mercado de Trabalho (LMIA).

A nova lista foi significativamente expandida em relação à lista de 181 ocupações do ano passado. Existem agora 228 ocupações elegíveis para processamento facilitado na lista que cobre todo o Quebec e leva em consideração as necessidades de mão de obra de todas as regiões.

A nova lista que foi divulgada ontem entra em vigor imediatamente. Há um período de transição de 30 dias para permitir que o empregador, ou seu representante, revise os pedidos apresentados na lista do ano passado.

Uma vez por ano, em 24 de fevereiro, o Ministério da Imigração de Quebec publica uma lista de ocupações para as quais os empregadores que desejam contratar trabalhadores estrangeiros temporários se beneficiam de um processo facilitado de Avaliação de Impacto no Mercado de Trabalho (LMIA).

O objetivo da lista é acelerar a chegada de trabalhadores estrangeiros temporários à província para trabalhar em setores onde há escassez aguda de mão de obra. Destina-se a ajudar os empregadores que não conseguem encontrar trabalhadores canadenses ou residentes permanentes para preencher suas vagas de emprego.

Leia também: Job offer e LMIA: O que você precisa saber antes de trabalhar no Canadá?

A falta de mão de obra continua

Quebec está enfrentando uma taxa de natalidade em declínio e uma população envelhecida e atualmente tem a segunda maior taxa de vagas de emprego no Canadá. De acordo com um relatório de dezembro da Federação Canadense de Negócios Independentes (CFIB), 64% das pequenas empresas em Quebec relatam escassez de mão de obra.

O governo de Quebec estima que os recém-chegados, principalmente os trabalhadores estrangeiros temporários, preencherão 22% das vagas de emprego até 2026.

MIFI

Com o aumento da necessidade de novos trabalhadores, o governo de Quebec ajustou ativamente suas políticas de imigração para permitir que mais imigrantes cheguem à província.

Vários programas foram implementados recentemente ou os já existentes foram ampliados em Quebec para facilitar a contratação de trabalhadores estrangeiros na província. Isso inclui um acordo assinado entre Quebec e Ottawa no ano passado para aumentar o número máximo de trabalhadores estrangeiros temporários por local de trabalho de 10% para 20% e isentar as ocupações com treinamento no trabalho (NOC Skill Level D) de postagem e demonstração de esforços de recrutamento.

Leia também: Quebec abre processo simplificado para contratação de estrangeiros com NOCs C e D

Processo de LMIA facilitado em Quebec

Antes de poderem solicitar um LMIA, os empregadores canadenses que contratam trabalhadores estrangeiros temporários devem demonstrar que anunciaram uma vaga aberta por meio de vários métodos e fornecer provas de seus esforços de recrutamento.

Esses esforços podem consistir em anunciar o cargo por pelo menos 28 dias, entrevistando candidatos elegíveis para demonstrar ao Governo do Canadá que nenhum cidadão canadense ou residente permanente está pronto, disposto e apto a ser contratado para o cargo, o que exigiria a contratação de um trabalhador estrangeiro.

Leia também: Empresas de Quebec agora podem contratar mais trabalhadores estrangeiros temporários

Os empregadores de Quebec que contratam trabalhadores estrangeiros temporários para determinadas posições específicas também devem solicitar um LMIA, mas têm acesso a um processo de inscrição de contratação muito mais simples e rápido.

A Lista de Ocupações para LMIA Facilitada do Quebec é estabelecida pela Emploi-Québec em colaboração com o Ministère de l’Immigration, de la Francisation et de l’Intégration (MIFI), e é baseada no sistema de Classificação Nacional de Ocupações (NOC) de 2016 do Canadá.

Acesse a lista neste link aqui.

Os empregadores de Quebec que oferecem empregos que correspondem a uma das ocupações ou cargos desta lista devem seguir o procedimento facilitado.

Os pedidos de processo de LMIA facilitados devem ser aprovados pelas autoridades federais e provinciais. Por esse motivo, os empregadores que desejam contratar trabalhadores estrangeiros devem enviar formulários de inscrição e documentos de apoio ao Employment and Social Development Canada (ESDC) e ao MIFI.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS

partiu CANADÁ!

Descubra se você possui perfil elegível para imigrar de um jeito seguro.

Send Mail 1a

Já se cadastrou?

+10.000 inscritos em nossa newsletter, só falta você.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.