Empresas de Quebec agora podem contratar mais trabalhadores estrangeiros temporários

131 views

Com a medida, empresas de alguns setores localizadas na província do Quebec agora podem ter até 20% de trabalhadores estrangeiros temporários em seu quadro de funcionários. Continue lendo para saber mais.
André Salles
André Salles
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Além da matéria, que você pode conferir ao longo deste post, também gravamos um vídeo com André Salles (diretor Neway) e Lina Donnard (Estrategista de Carreira) num bate papo sobre conseguir o primeiro emprego no Canadá.

Assista abaixo:

Importando trabalhadores para manter o ritmo de crescimento

Uma medida anunciada anteriormente que permite que os empregadores de Quebec recrutem mais trabalhadores estrangeiros temporários entrou em vigor em essa semana no dia 10 de janeiro.

Empresas instaladas na província do Quebec podem ter em seu quadro de funcionários até 20% de trabalhadores temporários, 10% a mais que no passado. A medida se aplica a negócios nos seguintes setores específicos identificados por Quebec:

  • Comércio a Retalho excluindo Alimentos;
  • Serviços de Alojamento e Alimentação;
  • Fabricação de Alimentos, Bebidas e Tabaco;
  • Gestão de Empresas e Empreendimentos e Serviços Administrativos, de Apoio e Outros;
  • Assistência médica;
  • Florestal e madeireira;
  • Fabricação de Produtos Metálicos Fabricados;
  • Fabricação de Produtos Plásticos e de Borracha;
  • Fabricação de Produtos de Madeira.

Esta medida é a mais recente de uma série de iniciativas implementadas pela província para fornecer maior flexibilidade para os empregadores de Quebec contratarem sob o Programa de Trabalhador Estrangeiro Temporário (TFWP).

Em 6 de dezembro de 2021, Quebec anunciou que certas ocupações pouco qualificadas e não qualificadas (nível D) da Classificação Ocupacional Nacional (NOC) estavam agora isentas dos requisitos de publicidade e recrutamento do TFWP.

Leia também: Quebec abre processo simplificado para contratação de estrangeiros com NOCs C e D

Baixe grátis currículo no formato canadense

Baixe agora um modelo profissional de currículo + carta de apresentação no formato canadense.

Em 31 de agosto de 2021, o governo anunciou que trabalhadores estrangeiros temporários que residam em Quebec e que tenham sido selecionados por Quebec como trabalhadores qualificados poderiam solicitar a Permissão de Trabalho Aberto de Ponte (BOWP) para trabalhar para o empregador de sua escolha enquanto seu pedido de visto permanente residência é processada pela Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá (IRCC).

Leia também: Trabalhadores em Quebec estão agora qualificados para o Bridging Open Work Permit

Prevê-se também a criação de um novo percurso no âmbito do Programa de Mobilidade Internacional (IMP), a denominar-se IMP+, que poderá levar à emissão de 7.000 autorizações de trabalho isentas de LMIA por ano a titulares de CSQ que se encontrem no estrangeiro.

O IMP+ permitirá que esses indivíduos acelerem sua chegada ao Quebec para conseguir emprego e ajudar a suprir as necessidades de mão de obra em setores-chave.

Quebec de olho no futuro de sua economia

Essas mudanças fazem parte de um projeto piloto que vai até 31 de dezembro de 2024 e visa aumentar o número de trabalhadores estrangeiros temporários em empresas de Quebec que enfrentam uma necessidade crítica de funcionários.

Quebec encerrou 2021 com a menor taxa de desemprego do Canadá em 4,6%. Nacionalmente, a taxa de desemprego foi de 5.9% em dezembro, próximo ao seu nível pré-pandemia, segundo os últimos dados do Statistics Canada.

Como empresas no Quebec podem contratar um trabalhador estrangeiro?

É responsabilidade do empregador iniciar e concluir o processo inicial de imigração. Geralmente, uma oferta de emprego é o primeiro passo no processo de recrutamento.

Com exceção de ocupações isentas de uma Avaliação de Impacto no Mercado de Trabalho, o candidato a vaga precisará de um LMIA e um Certificado de Aceitação de Quebec (CAQ).

Para tirar suas dúvidas sobre terminologias de imigração consulte nossa FAQ.

O candidato precisará solicitar uma autorização de trabalho do IRCC. Para solicitar uma permissão de trabalho, o trabalhador geralmente precisará de documentos como uma carta de oferta de emprego, um contrato e uma cópia do LMIA.

Leia também: Job offer e LMIA: O que você precisa saber antes de trabalhar no Canadá?

Um LMIA é um documento, fornecido pelo Employment and Social Development Canada, que permite que um estrangeiro seja contratado sob o TFWP. Um LMIA positivo indica que nenhum trabalhador canadense ou residente permanente está disponível para o trabalho proposto.

Ao chegar no Canadá, o trabalhador estrangeiro precisará se apresentar ao escritório de serviços de fronteira para obter uma permissão de trabalho temporária e, em seguida, começar a trabalhar.

Próximos passos

Aumente suas chances de receber uma oferta de emprego no Canadá. Entre em contato hoje mesmo com nosso time de especialistas em imigração e mercado de trabalho.

Conte com a consultoria número um em processos de imigração pela província do Quebec. Fale conosco clicando aqui.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS

partiu CANADÁ!

Descubra se você possui perfil elegível para imigrar de um jeito seguro.

CANADÁ EM PRIMEIRA MÃO

Inscreva-se em nossa Newsletter semanal

Notícias importantes sobre imigração, mercado de trabalho e estudo no Canadá.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.