IRCC estende sua política de concessão de permissão de trabalho provisória para TRVs no Canadá até fevereiro de 2023

1.145 views

Os visitantes no Canadá podem solicitar uma autorização de trabalho e solicitar autorização provisória para trabalhar se tiverem uma autorização de trabalho válida nos últimos 12 meses. Continue lendo para mais detalhes.
Luz Helena
Luz Helena
Publicado em: 4 de março de 2022

Atualizado em: 4 de março de 2022

Você vai ver neste post...


Além da matéria, que você pode conferir ao longo deste post, gravamos um vídeo com André Salles (CEO Neway for you) explicando sobre vistos para o Canadá na modalidade TRV.

Assista abaixo:

Efeitos da pandemia na imigração canadense

O Canadá estendeu as medidas temporárias do COVID-19 por mais um ano para os titulares de Visto de Residente Temporário (TRV) elegíveis que estão no Canadá e desejam solicitar uma permissão de trabalho apoiada por uma oferta de emprego sem sair do país.

Essas medidas pandêmicas, originalmente introduzidas em agosto de 2020, estarão em vigor até 28 de fevereiro de 2023.

Leia também: Visitantes no Canadá continuam a ter acesso a permissões de trabalho

A política pública não apenas permite que titulares de TRV válidos no Canadá solicitem autorizações de trabalho específicas do empregador de dentro do Canadá, mas também permite que visitantes qualificados comecem a trabalhar antes mesmo de receber a autorização de trabalho.

Leia também: Como solicitar um visto canadense estando no Brasil em 2022

Esta é uma mudança regulatória temporária, pois normalmente os trabalhadores estrangeiros que estão no Canadá em um TRV não podem mudar de status sem deixar o país.

Elegibilidade

Para atender aos critérios de elegibilidade, visitantes estrangeiros que desejem solicitar uma autorizações de trabalho específica do empregador devem:

  • Estar no Canadá;
  • Ter apresentado um pedido de autorização de trabalho específico do empregador usando o Pedido de Alteração de Condições, Prorrogar minha Estadia ou Permanecer no Canadá como Trabalhador [IMM 5710];
  • Ter permanecido no Canadá com status desde o envio da solicitação;
  • Ter enviado o pedido antes de 28 de fevereiro de 2023.

Autorização provisória para trabalhar

Antes da pandemia, se você fosse portador de TRV, não poderia solicitar uma permissão de trabalho no Canadá. Em vez disso, você poderia enviar um pedido de permissão de trabalho enquanto estivesse no Canadá para o escritório de vistos do seu país de origem.

Se sua permissão de trabalho fosse aprovada, você precisaria sair fisicamente do Canadá e entrar novamente para que a permissão de trabalho entrasse em vigor.

Devido às medidas do COVID-19, as pessoas não podiam mais fazer o Flagpoling. Esse processo acontece quando você sai do Canadá e retorna com o objetivo de ativar um status temporário. Como tal, em agosto de 2020, a Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC) começou a permitir que os titulares de TRV enviassem pedidos de permissão de trabalho ao IRCC de dentro do Canadá.

Embora você possa solicitar uma permissão de trabalho no Canadá, você não pode trabalhar até que o IRCC aprove a permissão de trabalho. De acordo com o site do IRCC, isso pode levar cerca de 132 dias.

Para resolver esse problema, o IRCC introduziu o que é chamado de “Autorização Provisória para Trabalhar”. Supondo que você atenda aos critérios de qualificação, poderá obter essa autorização rapidamente.

Ele permite que você comece a trabalhar enquanto o IRCC processa seu pedido de permissão de trabalho. O objetivo é permitir que aqueles com uma oferta de emprego específica do empregador comecem a trabalhar imediatamente. Também se destina a resolver a escassez de mão de obra, devido ao longo período de tempo que o IRCC está levando para processar os pedidos de permissão de trabalho apresentados dentro do país.

Uma das razões pelas quais o IRCC está priorizando pessoas que tiveram permissão de trabalho nos últimos 12 meses é ajudar aqueles que podem ter sido demitidos durante a pandemia a voltarem ao mercado de trabalho mais rapidamente.

O pedido de autorização de trabalho de uma pessoa pode ser rejeitado enquanto estiver em uma autorização provisória, mas se o pedido de autorização de trabalho for aprovado, a autorização provisória permite que os titulares de TRV comecem a trabalhar mais rapidamente do que se tivessem que esperar por uma aprovação firme.

Critérios de elegibilidade para autorização de trabalho provisória

A autorização provisória não é automática. Se você é um visitante que está solicitando uma autorização de trabalho no Canadá e possui uma autorização de trabalho válida nos últimos 12 meses, pode pedir permissão para trabalhar enquanto o IRCC processa sua solicitação.

Para atender aos critérios de elegibilidade, você deve:

  • Estar fisicamente presente no Canadá quando você se inscrever;
  • Ser um visitante com status válido quando solicitar a permissão de trabalho;
  • Se seu status de visitante expirou, você precisará restaurar seu status de visitante antes de solicitar uma permissão de trabalho;
  • Solicitou uma permissão de trabalho específica do empregador entre 24 de agosto de 2020 e 28 de fevereiro de 2023; e
  • Possuir uma permissão de trabalho válida nos 12 meses anteriores à solicitação de uma nova permissão de trabalho.

Como fazer?

Há um processo de duas etapas para obter autorização provisória.

Etapa 1: entre em contato com o IRCC.

Depois de solicitar sua permissão de trabalho, preencha o formulário da Web do IRCC.

Ao preencher a seção “Sua consulta”, copie o texto: Mensagem para solicitar autorização provisória para trabalhar

Certifique-se de preencher as seções entre colchetes, incluindo:

  • Datas;
  • Número de autorização de trabalho (começa com um “U”);
  • Nome do seu empregador; e
  • Título do seu trabalho.

Se você se inscreveu em papel e não sabe seu número de inscrição, inclua o número de rastreamento do correio. Isso garantirá que o IRCC possa encontrar sua aplicação.

Se você tiver outras dúvidas, precisará preencher um novo formulário da Web do IRCC.

Passo 2: Aguarde até que o IRCC entre em contato com você.

Você deve esperar que o IRCC lhe envie um e-mail para que você saiba que pode começar a trabalhar. Isso pode levar até 30 dias úteis, ou seja, cerca de seis semanas.

Querendo falar com alguém sobre seu caso? Entre em contato conosco hoje mesmo e conte-nos sua história.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS

partiu CANADÁ!

Descubra se você possui perfil elegível para imigrar de um jeito seguro.

Send Mail 1a

Já se cadastrou?

+10.000 inscritos em nossa newsletter, só falta você.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.