Visitantes no Canadá continuam a ter acesso a permissões de trabalho

744 views

O Canadá anunciou a extensão de uma política temporária introduzida há um ano para ajudar os empregadores a encontrar trabalhadores e permitir que residentes temporários entrem na força de trabalho. Veja como isso é possível.
Luz Helena
Luz Helena
Publicado em: 21 de setembro de 2021

Atualizado em: 25 de novembro de 2021

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

A porta ainda está aberta, mas não por muito tempo

O Canadá anunciou que está prorrogando até 28 de fevereiro de 2022, uma medida relacionada ao coronavírus permitindo que os visitantes obtenham autorizações de trabalho.

Falamos disso neste post aqui: Visitantes agora podem solicitar uma permissão de trabalho estando no Canadá

Desde 24 de agosto de 2020, os residentes temporários que estão no Canadá com status de visitante válido podem se inscrever para uma autorização de trabalho específica do empregador dentro do Canadá.

“Esta é uma mudança regulamentar temporária, pois normalmente os trabalhadores estrangeiros que estão no Canadá com visto de visitante não podem mudar de status sem deixar o país.”

IRCC

LEIA TAMBÉM: Visto de turista para visitar o Canadá em 2021: Saiba o que é necessário

Quando foi introduzida, a medida tinha o objetivo de ajudar os empregadores que estavam tendo dificuldade em encontrar trabalhadores e permitir que os visitantes que enfrentavam problemas de visto devido à pandemia entrassem no mercado de trabalho.

Com viagens aéreas limitadas em todo o mundo, alguns visitantes não puderam deixar o país e alguns trabalhadores estrangeiros tiveram que mudar seu status para “visitante” porque suas permissões de trabalho haviam expirado e eles não podiam solicitar novas por falta de emprego.

Baixe grátis currículo no formato canadense

Baixe agora um modelo profissional de currículo + carta de apresentação no formato canadense.

Inicialmente, a política permitia que todos os visitantes que chegassem ao Canadá antes de 24 de agosto e ainda estivessem no Canadá com status de residente temporário válido, solicitassem uma autorização de trabalho. A Immigration, Refugee and Citizenship Canada (IRCC) desde então expandiu os critérios de elegibilidade para incluir todos os visitantes, independentemente de quando chegaram ao Canadá.

O que é necessário para trabalhar no Canadá como visitante?

Para se qualificar para uma autorização de trabalho específica do empregador, aqueles com status de visitante devem:

  • Estar no Canadá com status de residente temporário válido como visitante, o que inclui o status mantido, no momento de apresentar o pedido de autorização de trabalho;
  • Ter apresentado um pedido de autorização de trabalho específico do empregador;
  • Permanecer no Canadá com um status válido;
  • Enviar a inscrição até 28 de fevereiro de 2022.


A política também permite que os estrangeiros que atendam aos critérios acima e que tenham uma permissão de trabalho canadense válida nos 12 meses anteriores solicitem uma autorização de trabalho provisória para seu novo empregador enquanto seu pedido estiver pendente.

Para solicitar permissão de trabalho provisória, os candidatos devem:

  • Ter status temporário válido ao enviar sua inscrição e permanecem no Canadá com status;
  • Trabalhar para seu empregador e na ocupação especificada em seu pedido de autorização de trabalho;
  • Preencha um formulário disponível no site do IRCC.

LEIA TAMBÉM: Job offer e LMIA: O que você precisa saber antes de trabalhar no Canadá?

Essa extensão beneficiará os visitantes que puderam vir ao Canadá, apesar das restrições de viagem causadas pelo coronavírus. Desde agosto, as restrições de viagens começaram a diminuir, com a reabertura da fronteira para cidadãos dos EUA em 09 de agosto e para todos os viajantes internacionais totalmente vacinados em desse ano 7 de setembro de 2021.

LEIA TAMBÉM: Canadá reabre fronteira para turistas totalmente vacinados

Embora o Canadá esteja em uma posição melhor do que muitos países, ele continua a enfrentar impactos econômicos e sociais significativos da pandemia. Como resultado, o país está redobrando seus esforços para fortalecer sua força de trabalho, permitindo que pessoas que já estão no país, bem como novos imigrantes, ajudem a impulsionar a recuperação econômica e fortalecer o mercado de trabalho canadense.

De acordo com os últimos dados do mercado de trabalho, houve um total de 815.800 vagas em junho – a maior taxa de vagas desde que a Statistics Canada começou a coletar dados em outubro de 2020. Nos próximos meses, a escassez de mão de obra pode continuar a piorar, de acordo com um relatório recente da RBC.

LEIA TAMBÉM: Vagas de emprego no Canadá ultrapassam 800.000 só na indústria de serviços

Entre com pé direito no Canadá através de um programa trabalhador qualificado. Deixe seu processo nas mãos de profissionais com uma larga experiência em imigração, educação e mercado de trabalho. Clique aqui e faça contato hoje mesmo.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS

partiu CANADÁ!

Descubra se você possui perfil elegível para imigrar de um jeito seguro.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.