Vagas de emprego no Canadá ultrapassam 800.000 só na indústria de serviços - Neway for you

Vagas de emprego no Canadá ultrapassam 800.000 só na indústria de serviços

169 views

Segundo dados do relatório mais recente emitido pelo Royal Bank of Canada, o número de vagas de emprego disponível no Canadá registrou um aumento de 22% somente no mês de junho. Em comparação com maio, esse número já ultrapassa a marca de 800.000 vagas não preenchidas na indústria de serviços.
Marco Vasconcelos
Marco Vasconcelos
Publicado em: 2 de setembro de 2021

Atualizado em: 2 de setembro de 2021

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Estamos contratando

A taxa de vacância do Canadá atingiu um recorde de 5%, em grande parte devido a vagas não preenchidas em acomodações e serviços de alimentação, saúde e serviços de varejo”, escreveu Carrie Freestone, economista do Royal Bank of Canada, em um novo estudo publicado nesta ultima segunda-feira.

Alimentos, saúde e varejo estão entre os setores mais afetados pelo COVID-19 – mas por razões diferentes. Os empregos nos serviços de hospedagem e alimentação foram os mais atingidos devido a uma série de bloqueios, enquanto os trabalhadores dos serviços de saúde e varejo enfrentaram diferentes tipos de desafios como esgotamento e medo de exposição ao vírus por estarem na linha de frente.

Outro ponto a destacar é esses empregos também não oferecem os salários mais atraentes, principalmente para os canadenses nativos.

LEIA TAMBÉM: Canadá: a dura realidade de um país onde faltam trabalhadores qualificados

O aumento número de vagas em julho ocorreu principalmente no setor produtor de serviços (+93 mil), com aumentos registrados nos serviços de hospedagem e alimentação (+35 mil), as indústrias continuam enfrentando uma grande contração de mão de obra.

Um dos motivos que o relatório aponta como maior causa desse revoada de mão de obra no setor de alimentação e acomodação pode ser explicado nas citações a seguir.

Enquanto os salários médios semanais em acomodação e alimentação eram 10 % mais altos em junho de 2021 do que dois anos antes, os salários médios ganhos nesta indústria permaneceram 57% abaixo de outros empregos no setor de serviços,” escreveu Freestone.

Por outro lado…

Os trabalhadores estão agora em uma posição de barganha mais forte quando se trata de negociar salários mais altos ou benefícios melhores.”

Além disso, os programas de apoio do governo também reduziram a urgência de muitos em procurar empregos, mas esse atraso pode levar a mais mudanças estruturais no emprego.

Se as empresas não conseguirem atrair trabalhadores, muitas vagas de emprego podem acelerar a automação nas indústrias mais impactadas”, observou Freestone.

É uma via de mão dupla, pois muitos trabalhadores também estão deixando seus empregos permanentemente.

Em junho, 60% dos trabalhadores de hospitalidade em B.C. que não estavam mais trabalhando na indústria haviam deixado voluntariamente seus cargos. O economista espera que a escassez de mão de obra se intensifique à medida que a recuperação impulsiona a demanda por mão de obra mais firme.

A taxa de desemprego caiu 0,3 pontos percentuais para 7,5% em julho, inferior ao pico recente de 9,4% em janeiro de 2021, de acordo com o Statistics Canada.

No entanto, o desemprego de longa duração situou-se em 244.000 mais do que em fevereiro de 2020 e representou mais de um quarto (27,8%) do desemprego total em julho.

Esperamos que as aposentadorias (muitas adiadas) e demissões aumentem, o que pode intensificar as pressões sobre as empresas em uma ampla gama de setores – embora especialmente aqueles que oferecem salários mais baixos. No setor de serviços faminto por mão de obra, salários mais altos podem ser necessários para atrair e reter talentos ”, escreveu Freestone.

O COVID-19 acelerou um desafio de longo prazo que o Canadá já vinha enfrentando devido ao envelhecimento da população.

O quanto a falta de trabalhadores impacta na economia canadense

Em 2018, uma pesquisa do Desenvolvimento de Negócios do Canadá observou que cerca de 40% das pequenas e médias empresas canadenses já estavam tendo dificuldade em contratar novos funcionários e a situação estava piorando.

Conforme nossa população envelhece e os baby boomers se aposentam, o crescimento da força de trabalho do Canadá deve cair para quase zero. Não esperamos que a escassez de mão de obra melhore por pelo menos uma década ”, observou BDC no estudo pré-COVID.

LEIA TAMBÉM: 10 empregos com maior demanda em Quebec em 2021

Freestone argumenta que os níveis persistentemente altos de taxas de vagas de emprego podem prejudicar o crescimento econômico e levar a uma inflação mais alta.

As empresas canadenses que não conseguirem encontrar trabalhadores suficientes podem ser forçadas a operar com capacidade reduzida, perdendo a oportunidade de se recuperar totalmente de longos meses de paralisação ou redução das operações”, afirmou o economista.

“O aperto no mercado de trabalho também pode pressionar os salários para cima, o que, por sua vez, pode levar a preços mais altos de produtos em alguns setores, como preços de cardápio mais altos”.

Fonte: Jornal Financial Post

Eu mesmo senti na pele (como cliente) os efeitos dessa crise em maio desse ano. Eu, minha família e amigos nos hospedamos no Valcartier, um dos mais populares resorts próximos a cidade Quebec no final da primavera e, dos 5 restaurantes disponíveis no complexo, apenas 2 deles estavam ativos. Além disso, em razão da capacidade reduzida, estes dois só funcionavam até as 21h.

Lembro bem de ter de pegar o carro e rodar uns bons quilômetros a noite para comprar McDonalds para minhas filhas, pois nem mesmo entrega existia no entorno do hotel. Foi uma pena, pois gostamos muito da estrutura do hotel, mas a experiência com o serviço foi, de longe, a pior para um hotel 5 estrelas, uma vez que tínhamos que de enfrentar filas enormes para comer porque você via 2 ou 3 funcionários dando conta do trabalho de 10 pessoas.

Em última análise, a pressão econômica será tão grande que o governo canadense será obrigado a tomar medidas extremas para manter imigrantes como força de trabalho, caso contrário, estaremos caminhando para uma recessão em breve.

E onde meu plano Canadá se encaixa nesse contexto?

Simples, achar emprego aqui será o menor de seus problemas. De fato, ver placas de “estamos contratando” em quase todo o tipo de empresa virou lugar comum no Canadá já há um bom tempo. Com um bom inglês ou francês intermediário avançado já é possível assumir posição de backoffice em restaurantes, hotéis, fábricas e muitos outros postos de trabalho.

Só não espere que vir como turista ou estudante de idiomas dará a chance de conseguir um trabalho no Canadá. O governo daqui, diferentemente dos EUA, é externamente rigoroso com trabalho ilegal. E sejamos honestos, dizer que não existe trabalho ilegal no Canadá seria hipocrisia, todavia, o número de empregados canadenses (ou apenas instalados no Canadá) dispostos a correr a esse risco representa uma parcela insignificante se comparada com seu vizinho Tio San.

Outro ponto importante a ser discutido é que, sem um status legal e as devidas permissões de estudo ou trabalho, você não é ninguém no Canadá. Desde contratar um linha de celular, movimentar uma conta em banco ou ter acesso a qualquer serviço de assistência pública, nada é permitido sem você apresente seus documentos. Algo que estranhamente não ocorre nos EUA.

Tenho amigos vivendo nos EUA como ilegais há mais de 10 anos e eles administram suas próprias empresas e conseguem até mesmo gerar emprego. O único porem, é que eles pagam impostos para o país que não os reconhece como cidadãos e esse dinheiro não volta. Sem esquecer do fato que eles não podem por o pé fora dos EUA, pois não conseguiram votar. Será que vale mesmo a pena? Muito louco isso.

Pronto para trabalhar no Canadá?

Existem várias maneiras de se tornar trabalhador legal no Canadá, uma delas seria recebendo uma Job Offer estando ainda no Brasil. Ingressando no mercado de trabalho como estudante internacional ou através de processos de seleção da imigração provincial ou federal.

Existem hoje mais de 80 caminhos possíveis para imigrar legalmente para o Canadá e um deles pode ser o seu.

Como você pode melhorar suas chances? O primeiro passo é ter uma avaliação feita por profissionais que lidam diariamente com pedidos de imigração e conhecem a fundo o mercado de trabalho canadense.

Pronto para descobrir, com mais detalhes, quais vistos e programas de imigração podem trazer você um passo mais perto do Canadá? Entre em contato com nosso time de especialista hoje mesmo clicando aqui.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhe
Compartilhar no linkedin
Compartilhe
Compartilhar no telegram
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Compartilhe
REVIEWS

Não há reviews ainda para este post. Seja o primeiro a escrever um.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS

MARATONA TRABALHAR NO CANADÁ

Uma semana de aulas ao vivo te ensinando como trabalhar no Canadá - O país que mais tem recrutado brasileiros nos últimos anos.

Evento Online e Gratuito dos dias 18 a 24 de outubro. Clique aqui para saber mais ou inscreva-se AGORA!

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.