Como imigrar para o Canadá trabalhando com Data Science

359 views

A carreira em Data Science é uma das categorias profissionais mais promissoras não apenas no Canadá, mas em todo o mundo. Atualmente, também é a que tem pago os melhores salários no mercado de trabalho canadense, mesmo nos estágios iniciais do emprego. Se você é um profissional da ciência de dados ou está pensando em cursar um programa de estudo nessa área no Canadá, este é post é para você.
Marco Vasconcelos
Marco Vasconcelos
Publicado em: 30 de março de 2022

Atualizado em: 30 de março de 2022

Você vai ver neste post...


Além da matéria, que você pode conferir ao longo deste post um vídeo que gravamos com André Salles (CEO Neway for you) e seu convidado Adriano Santos (Cientista de Dados em Quebec) que vai compartilhar sobre a sua experiência no mercado de trabalho, além do processo de imigração do qual está participando, explicando em detalhes sobre PGWP.

Assista abaixo:

Ciência de Dados no Canadá

A renda média de um cientista de dados no Canadá é maior do que na maioria dos outros países. A demanda e a versatilidade que um diploma em ciência de dados oferece a profissionais, seja você um expert ou um estagiário é sem dúvida um dos grandes diferenciais dessa carreira de altíssima demanda.

O salário médio de um Cientista de Dados no Canadá é de CAD 94.857 por ano. O salário inicial de cientista de dados no Canadá é de CAD 76.343 por ano, com os indivíduos mais experientes ganhando até CAD 130.000 por ano. Os alunos devem aprender as habilidades considerando o escopo da ciência de dados no Canadá.

Qual perfil é esperado de um Analista de Dados no Canadá?

De acordo com a Classificação Ocupacional Nacional (NOC), os analistas de dados que desejam trabalhar e morar no Canadá devem atender aos seguintes requisitos:

Educação

Um diploma de bacharel, geralmente em ciência da computação ou matemática ou conclusão de um programa universitário em ciência da computação é geralmente necessário. Cursos de pós-graduação ou diplomas técnicos pós-secundário (No Quebec DEC, DEP ou AEC) também compõem os pré-requisitos de formação.

Experiência

Geralmente é necessária experiência em programação de computadores, mas há muitos outros profissionais da área de gestão, marketing e até mesmo saúde migrando suas carreiras para a ciência de dados.

Atribuições mais recorrentes na profissão de Analista de Dados

  • Coletar e documentar os requisitos do usuário;
  • Projetar e desenvolver arquitetura de banco de dados para projetos de sistemas de informação;
  • Projetar, construir, modificar, integrar, implementar e testar modelos de dados e sistemas de gerenciamento de banco de dados;
  • Realizar pesquisas e aconselhar outros profissionais de informática sobre a seleção, aplicação e implementação de ferramentas de gerenciamento de banco de dados;
  • Operar sistemas de gerenciamento de banco de dados para analisar dados e realizar análises de mineração de dados;
  • Pode liderar, coordenar ou supervisionar outros trabalhadores deste grupo.

Habilidades mais populares entre os candidatos à vaga cientista de dados no Canadá

Um cientista ou analista de dados deve aprender algumas linguagens de programação cruciais junto com cálculos estatísticos. Eles precisam dominar uma forte comunicação e habilidades interpessoais.

As habilidades técnicas essenciais incluem:

1 – Matemática e estatística

Os cientistas de dados devem ser capazes de realizar cálculos matemáticos e estatísticos. Estes estão interligados e exigem eficiência. Empresas orientadas por dados contratam cientistas de dados para pesquisar e determinar várias abordagens estatísticas, como testes, processos, estimadores e distribuidores. Os resultados são críticos para decisões de negócios cruciais. Os cientistas de dados devem ter um conhecimento prático de cálculo e matemática para obter experiência em aprendizado de máquina. A exigência de estatísticas não deveria ser surpreendente.

2 – Programação

O aspecto mais crucial da Ciência de Dados é a programação. Um cientista de dados não será capaz de sustentar ou fazer justiça ao perfil de trabalho sem proficiência em linguagens de computador. Profissionais com conhecimento e experiência em programação são os mais bem pagos do mercado de trabalho canadense. Java, Python, Hadoop, SQL e C++ são apenas algumas das linguagens de programação que você deve dominar.

3 – Comunicação e visualização de dados

A comunicação e visualização de dados são aspectos importantes da análise de dados. Dados não estruturados são difíceis de trabalhar. Portanto, é importante representar e organizar os dados de maneira simples e visualmente compreensível. Isso é importante porque as decisões de marketing de muitas empresas são totalmente orientadas por dados. Depende de quão bem os dados são interpretados. Existem várias ferramentas, como Tableau e Power Business Intelligence, que ajudam os cientistas de dados a dominar a comunicação de dados.

4 – Engenharia de Software

A experiência e as habilidades de engenharia de software são úteis ao lidar com grandes quantidades de dados. Cientistas de dados com habilidades de engenharia de software estão em alta demanda e os empregadores estão dispostos a pagar mais por eles.

5 – Análise e Remodelação de Dados

A qualidade dos insights depende dos cientistas de dados. As habilidades do cientista de dados em modelagem e análise são altamente esperadas. Comunicação, análise e pensamento crítico desempenharão um papel vital na modelagem de dados. Os cientistas de dados precisam executar testes, processar e analisar dados ao mesmo tempo em que criam vários modelos para entender e prever resultados.

6 – Extração, carregamento e transformação de dados

Os dados são extraídos de uma variedade de fontes, como MySQL, Google Analytics e MongoDB. Quanto mais fontes usadas, maior a qualidade dos dados. Para examinar esses dados não estruturados, eles são colocados na estrutura ou formato correto. Os dados devem ser armazenados em um data warehouse após a análise. Os cientistas de dados interpretam as informações nesta seção. Os candidatos à ciência de dados com experiência em extração, transformação e importação de dados têm um futuro brilhante.

7 – Machine learning and deep learning

O aprendizado de máquina é o processo de tornar dispositivos e gadgets inteligentes o suficiente para decidir e pensar de forma independente. Para evitar perdas, os cientistas de dados devem ser bem versados ​​em algoritmos e ser capazes de gerar previsões lucrativas. Deep learning é um conceito que envolve o uso de redes neurais para aprender. Para especialistas em aprendizado de máquina, o Python é a linguagem de programação mais significativa. O TensorFlow é uma biblioteca Python conhecida para criar modelos de aprendizado profundo.

As habilidades interpessoais incluem:

1 – Comunicação

Os dados não têm sentido a menos que sejam comunicados. Indivíduos que procuram uma posição de cientista de dados em uma empresa devem ter fortes habilidades de comunicação. Pode ser tão simples quanto explicar como ir do ponto A ao ponto B ou discutir abordagens de visualização de dados, apresentar previsões de crescimento de negócios e estatísticas de marketing. Deixando claro que dominar o inglês é requisito básico para trabalhar no Canadá. Candidatos com um bom nível intermediário de francês ampliam ainda mais o leque de oportunidades em também de salário.

2 – Capacidade de colaborar com várias equipes de uma organização

Entre as muitas atribuições de um cientista de dados, ter a capacidade de ligar com equipes é sem dúvida uma das mais importantes no campo interpessoal, já que muitas ações estratégicas são esperadas do time de colaboradores uma vez que dados importantes sejam extraídos de um determinado negócio.

3 – Pensamento intelectual

Os cientistas de dados devem usar seu intelecto para pensar fora da caixa e decifrar o significado correto. Eles devem ser capazes de resolver problemas e examinar soluções com intelecto. Para entender os dados e interpretá-los de várias maneiras, um cientista de dados também deve ser curioso.

Mercado de trabalho perspectivas de salário no Canadá

Se você possui um mestrado em ciência de dados, as chances de seu salário continuar aumentando são impressionantemente, chegando a 199.000 CAD mesmo para calouros. Para titulares de doutorado é CAD 273.000. Por outro lado, um diploma de bacharel pode render CAD 149.000, uma ótima forma de começar a uma carreira.

Aqui está uma tabela salarial aproximada para cientistas de dados de acordo com o nível de trabalho:

Nível de experienciaSalário anual
0-2 anos: $ 124.000
2-5 anos:$ 157.000
5-10 anos:$ 206.000
10-15 anos:$ 243.000
15-20 anos:$ 269.000
20+ anos:$ 286.000
Salário anual em dólares canadenses (CAD$)

Principais oportunidades de emprego em Ciência de Dados no Canadá

Título da vagaDescrição da vagaMédia salarial anual
Senior Data ScientistO Cientista de Dados Sênior é uma das posições de ponta após um mestrado em Ciência de Dados.$ 120.000
Business Intelligence Analyst Os analistas de BI usam dados para ajudar as organizações a tomar decisões de negócios sólidas. Eles são contratados pelas principais empresas para programar ferramentas e construir modelos de dados para visualização.$ 77.638
Data Architect O Data Architect é uma disciplina de gerenciamento preocupada em projetar, criar, implantar e gerenciar a arquitetura de dados de uma organização.$ 81.000
Business Intelligence DeveloperO desenvolvedor de BI é um engenheiro que usa software de inteligência de negócios para interpretar e exibir dados para uma organização. Indivíduos com habilidades em ciência de dados e engenharia de software podem assumir essa função.$ 81.945
Application ArchitectA arquitetura de aplicativos descreve o comportamento dos aplicativos usados em um negócio, focando em como eles interagem entre si e com os usuários. É altamente procurado nas indústrias de jogos e tecnologia da informação.$ 110,000
Big Data EngineerEngenheiros de Big Data são as oportunidades de carreira mais bem classificadas depois de Data Science. Os engenheiros de dados são responsáveis por encontrar tendências em conjuntos de dados e desenvolver algoritmos para ajudar a tornar os dados brutos úteis.$ 120.000
Business Analyst Um analista de negócios é uma carreira popular e os indivíduos precisam ter boas habilidades de comunicação, conhecimento de programação e know-how para tomar decisões de negócios rapidamente.$ 78.574
Data ScientistOs Cientistas de Dados são responsáveis por coletar, analisar e interpretar as grandes quantidades de dados disponíveis para negócios orientados por dados.$ 107.500
Machine learning scientistOs cientistas de aprendizado de máquina trabalham com dados e criam modelos de aprendizado de máquina para ajudar os dispositivos a tomar as decisões certas.$ 162.625
Data AnalystUm analista de dados é uma das oportunidades de trabalho mais populares após o mestrado em ciência de dados. As oportunidades são amplas, pois diversos setores do mercado de trabalho canadense contratam analistas de dados regularmente.$ 60.416
Data Mining EngineerEngenheiros de mineração de dados estão em alta demanda. Eles são responsáveis por projetar e interpretar dados para sistemas transacionais de alto tráfego. É uma ótima oportunidade de trabalho após um curso de Data Science no Canadá.$ 80.673
Machine Learning Engineer  Um engenheiro de aprendizado de máquina é a segunda melhor oportunidade depois de um cientista de Machine Learning. As empresas orientadas por dados estão florescendo no Canadá. Portanto, a necessidade de engenheiros de Machine Learning é enorme. Bons conhecimentos de linguagens de programação, comunicação, modelagem de dados e habilidades analíticas serão importantes para obter um bom pacote salarial.$ 140.000
Salário anual em dólares canadenses (CAD$)
Exclamacao Machine Learning vs. Data Science

Os salários dos cientistas de dados no Canadá e no resto do mundo são comparativamente mais baixos do que os dos engenheiros de Machine Leaning. Tanto Machine Learning como Data Science são interdependentes. Isso quer dizer na prática que máquinas não podem entender nada sem dados, assim, a ciência de dados combina bem com o aprendizado de máquina, já que um dominio depende do outro. O salário médio de cientista de dados no Canadá é de CAD 107.500, enquanto o de cientistas de aprendizado de máquina é de CAD 162.625. 

Principais recrutadores de cientistas de dados no Canadá

O mercado de trabalho canadense possui uma ampla gama de empresas e organizações multinacionais. Empregadores de vários setores, como bancos, tecnologia da informação, saúde, varejo e serviços, contratam profissionais de ciência de dados com bons pacotes de remuneração.

Aqui estão alguns exemplos das principais indústrias no mercado de trabalho canadense para empregos em ciência de dados:

  1. Marketing-publicidade
  2. Indústria automotiva
  3. Entretenimento e mídia
  4. Educação
  5. Saúde e produtos farmacêuticos
  6. Negócios online
  7. Telecomunicações
  8. Varejo
  9. Banca e finanças
  10. Terceirização
  11. O governo

Melhores cidades para trabalhar no Canadá como analista de dados

montreal city skyline during sunset with waterfron 25VU9VP
Cidade de Montreal na província do Quebec

Então, quais são os melhores lugares para encontrar emprego no Canadá como analista de dados? De acordo com um relatório, Toronto, Ottawa, Vancouver, a região de Waterloo e Montreal são os melhores lugares para encontrar empregos em tecnologia no Canadá.

CidadeQuick Facts
TorontoEsta cidade foi responsável por cerca de 25% de todos os novos empregos de tecnologia no Canadá nos últimos 10 anos.
OttawaOttawa tem uma concentração impressionante de 11.3% de trabalhadores de tecnologia, o dobro da média canadense de 5.6% e o nível mais alto entre todas as cidades norte-americanas.
VancouverVancouver é o lar da maioria das maiores empresas de tecnologia do mundo, incluindo Microsoft, Amazon, Apple, Facebook, Cisco Systems, Samsung, SAP, Intel, Salesforce, Eventbrite, bem como Absolute Software, ACL Service, TELUS, Hootsuite, Dwave, 1Qbit e folga.
WaterlooA região de Waterloo tem 22.400 trabalhadores de tecnologia, muito menos do que os mercados maiores, então a concorrência é leve.
MontrealMontreal é considerada a capital dos videogames da América do Norte. A cidade abriga 3 festivais digitais, abriga uma série de instalações culturais especializadas e supera o resto do Canadá em penetração de smartphones e uso de mídia social. Além disso, registrou a menor taxa de desemprego para os setores de TI em 2021 comparando a outras grandes cidades canadenses.

Leia também: Pensando em estudar e trabalhar no Canadá? Conheça 6 cidades com as menores taxas de desemprego em 2022

Exclamacao Nota
Entre as cinco cidades mencionadas, Montreal ocupa uma posição bastante privilegiada, já que ela está situada na província com menor custo de vida no Canadá. Assim, o salário acaba sendo bem mais vantajoso. 

Leia também: 5 dúvidas mais frequentes sobre o custo de vida no Canadá em 2022

Como imigrar para o Canadá como Cientista de Dados?

Existem várias maneiras de imigrar para o Canadá como Web Designer, por meio do sistema de pontos Express Entry, do Federal Skilled Trade Worker Program ou por meio de um Provincial Nomination Program.

1 – Express Entry

A melhor maneira de solicitar a residência permanente no Canadá é através do Express Entry System. O sistema Express Entry é um aplicativo online que você pode concluir em cinco etapas fáceis:

  • Etapa 1: some seus pontos usando o sistema inicial baseado em pontos, calculado usando seis fatores: idade, qualificação, experiência de trabalho, habilidade no idioma, perspectivas de adaptação e emprego no Canadá;
  • Etapa 2: Inscreva-se no portal on-line adicionando suas informações básicas, experiência de trabalho, diploma e muito mais.
  • Etapa 3: Reúna seus documentos, como resultados de testes de idiomas, autorização policial, relatório médico, certificação de sua qualificação, cartas de recomendação e uma oferta de emprego válida, se você tiver uma.
  • Etapa 4: receba um convite para se inscrever;
  • Etapa 5: envie toda a sua documentação para um pool de seleção;
  • Etapa 6: com base no sistema de classificação abrangente, as pontuações mais altas serão selecionadas e você receberá uma carta aprovando sua inscrição para imigrar para o Canadá;
  • Passo 7: Faça as malas! Você terá 60 dias para entrar no país e começar sua nova vida;

Como web designer, você se enquadrará na categoria de trabalhador qualificado e se inscreverá no Federal Skilled Worker Program (FSWP).

Tecnologia e TI é uma das maiores indústrias para este programa. Com anos de experiência e um diploma, suas chances de se mudar para o Canadá como web designer aumentam exponencialmente. Esses fatores aumentam suas pontuações no CRS, o que aumenta suas chances de uma inscrição bem-sucedida.

Os pontos abaixo mostram os requisitos para o FSWP

Ter 1 ano de experiência de trabalho ininterrupta em tempo integral (ou equivalente) nos últimos 10 anos em um tipo de habilidade NOC (0, A, B).

Obtenha uma pontuação mínima de Canadian Language Benchmark (CLB) 7 em todas as 4 habilidades em 1 dos 2 idiomas oficiais do Canadá – inglês e francês.

2 – Programas Provinciais de Nomeação (PNPs)

Os Programas de Nomeação Provincial no Canadá permitem que regiões independentes selecionem candidatos e os convidem a imigrar para aquela província em particular com base nas necessidades de mão de obra. Ao solicitar a residência permanente no Canadá por meio de um PNP, suas chances de imigrar com sucesso são maiores, pois sua habilidade, neste caso, como web designer é necessária.

Nem todas as províncias têm nomeações provinciais, no entanto, apenas 11 das 13 províncias têm esses programas configurados para trabalhadores qualificados. Por exemplo, British Columbia e Alberta têm programas específicos para funcionários do setor de tecnologia.

Quebec e Ontário, no entanto, não têm programas de indicação provinciais. Em vez disso, você pode usar programas alternativos, como o Quebec Skilled Worker Program ou Programa Piloto de Tecnologia da informação para solicitar a residência permanente canadense como web designer.

Leia também: Express Entry não funciona para você? Conheça outros caminhos para imigração canadense

3 – Programa piloto de imigração permanente para trabalhadores dos setores de inteligência artificial e tecnologias da informação no Quebec

Este programa piloto visa atrair e promover a retenção de trabalhadores estrangeiros com experiência de trabalho significativa em um dos setores visados, bem como graduados em inteligência artificial do Quebec. Destina-se especificamente a trabalhadores e pesquisadores do setor de inteligência artificial e certas profissões com escassez de mão de obra nos setores de tecnologia da informação e efeitos visuais.

4 – Piloto Técnico PNP da Colúmbia Britânica

O BC Tech Pilot foi introduzido para expandir a indústria de tecnologia na Colúmbia Britânica e oferecer oportunidades de emprego em várias identidades tecnológicas, incluindo web design. Se você tiver uma oferta de emprego válida que dure pelo menos um ano e não expire em menos de 120 dias, você pode se inscrever neste programa para obter residência permanente.

5 – Caminho de Tecnologia Acelerada de Alberta (AATP)

O AATP foi introduzido para incentivar a modernização da província por meio da tecnologia, tornando Alberta uma opção atraente para imigrantes com uma carreira relacionada à tecnologia, como web design.

Para se inscrever neste programa, você deve preencher e enviar o formulário de inscrição do Accelerated Tech Pathway. Você terá que incluir informações sobre seu trabalho atual ou potencial, que deve ser baseado em Alberta. Você também terá que incluir seu perfil do Express Entry, se tiver um.

Além de atender aos requisitos do Alberta PNP, você também precisa atender aos requisitos do Alberta Accelerated Tech Pathway:

  • Você deve ter uma pontuação mínima no Sistema de Classificação Abrangente de 300
  • Você deve ter um status de imigração válido
  • Você deve ter uma oferta de emprego em tempo integral em Alberta
  • Seu salário deve atender aos requisitos de salário mínimo
  • Você deve morar ou pretender viver e trabalhar em Alberta

6 – O Programa de Trabalhadores Qualificados de Quebec

Québec lhe oferecerá um Certificado de Seleção de Québec se você tiver pontos suficientes no sistema de seleção de Imigração de Québec. Seus critérios para selecionar os recém-chegados são diferentes do resto das províncias e se concentram em sua cultura única.

É importante provar que você pode se adaptar à província que é majoritariamente francófona e tem clima ameno e uma economia forte.

Exclamacao Nota
Programas de imigração para a província do Quebec com PEQ (Programa de Experiência do Quebec) também são considerados ótimas portas de entrada para que pretende cursar um programa de estudo em ciência de dados para imigrar. Além de ser bem mais aberto a candidatos em idade avançada (depois de 40 anos) com pouca ou nenhuma proficiência no francês, este caminho torna processo de residência permanente no Canadá bem mais eficiente, já que o mercado de trabalho absorve rapidamente a mão de obra especializada formada em solo canadense. 

Perguntas frequentes

1 – Como faço para encontrar um emprego como analista de dados no Canadá?

Algumas das melhores maneiras de encontrar um emprego são através do site afiliados ao governo como Jobbank ou plataformas de busca de emprego como o Indeed. Também não podemos esquecer de manter nosso perfil do LinkedIn sempre ativo e bem atualizado, muitos recrutadores usam a ferramenta para entrar em contato.

Leia também: Empresas de Quebec estão a procura de brasileiros em mais uma missão de recrutamento

2 – Preciso de um emprego para imigrar para o Canadá como cientista de dados?

Claro que não, embora você não precise ter um emprego para se candidatar à residência permanente através de sistemas como o ARRIMA ou Express Entry, ter uma oferta de emprego válida aumentará suas chances de obter uma inscrição bem-sucedida. Para certos PNPs, no entanto, você deve ter uma oferta de trabalho válida de uma determinada província.

Leia também: Quebec emite mais 306 convites em novo sorteio da Arrima

3 – Quais empresas pagam os melhores salários para um cientista de dados no Canadá?

Os cientistas de dados podem ganhar um salário médio de CAD 80.540 por ano no Canadá, todavia, esse pode ser apenas um começo. Empresas como o Hospital for Sick Children, Shopify, Amazon, Lighthouse Labs são alguns dos principais empregadores do setor.

4 – A ciência de dados é uma boa carreira no Canadá?

Sim, a ciência de dados é uma boa carreira no Canadá. De acordo com os relatórios do Conselho de Tecnologia da Informação e Comunicação, espera-se que esta profissão esteja entre as 15 principais ocupações digitais até 2023. A remuneração média de um cientista de dados no Canadá é comparativamente mais alta do que em outros países do mundo, sendo listada entre os 5 países que melhor pagam por esse profissional no mundo.

Conclusão

O Canadá é líder global em educação, com algumas das melhores faculdades do mundo para cursos de Data Science e Analytics. O país produz alguns dos melhores cientistas de dados com as habilidades e habilidades necessárias para ter sucesso em uma variedade de negócios.

O mercado de trabalho canadense apresenta muitas indústrias importantes que contratam cientistas de dados durante todo o ano com salários competitivos.

Seja como trabalhador experiente ou estudante, avançar uma meta salarial de alto nível não chega a ser um grande problema para esses profissionais, dada a quantidade de oportunidades que o Canadá oferece.

Leia também: “Você sabia que o Canadá pode se tornar próximo Vale do Silício?

Resta saber se você está pronto para trilhar esse caminho fazendo seu dever de casa, a começar pelo idioma, esse é passo mais importante no processo.

Leia também: “Você está pronto para o Quebec? Saiba como definir seu projeto de imigração

bulb checkmark Quer saber mais sobre o alcance da sua profissão no Canadá?
Encontre orientações valiosas sobre planos de carreira, credenciais necessárias e processos de contratação em seu campo fazendo uma avaliação inicial.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS

partiu CANADÁ!

Descubra como aumentar suas chances de trabalhar no Canadá de um jeito seguro.

Quer trabalhar no Canada?

Mas não sabe
como COMEÇAR

BAIXE GRÁTIS RESUME + COVER LETTER
Você sabia que o primeiro passo é adaptar seu currículo para o formato canadense? 

Send Mail 1a

Já se cadastrou?

+10.000 inscritos em nossa newsletter, só falta você.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.