Empregos mais procurados por recém-chegados em Quebec

419 views

Como a única província de língua francesa no Canadá, Quebec é culturalmente distinta de outras províncias e territórios. Para muitos recém-chegados falantes da ligua francesa, estabelecer-se em Quebec é certamente uma escolha óbvia, tanto que a província vem recebendo entre 30.000 e 50.000 deles a cada ano.
André Salles
André Salles
Publicado em: 22 de março de 2022

Atualizado em: 22 de março de 2022

Você vai ver neste post...


Além da matéria, que você pode conferir ao longo deste post um vídeo que gravamos com André Salles (CEO Neway) e sua convida Elisa Rinco (Diretora de mobilidade internacional) que vai explicar em detalhes sobre o processo de inscrição para as vagas.

Assista abaixo:

Oportunidades em Quebec

Não é novidade que o governo provincial de Quebec está a procura de recém-chegados com habilidades e experiência que possam atender às crescentes exigências em seu mercado de trabalho. Para isso, Quebec vem desenvolvendo o ambiente necessário para que recém-chegados tenham condições de trabalhar e viver na provincia como Residentes Permanentes (PR) por meio do programa Quebec Skilled Workers, além de outros caminhos para imigração.

Este artigo tem o objetivo de orienta-lo em seus primeios passos como imigrante através de informações sobre o mercado de trabalho de Quebec, incluindo as indústrias que geram empregos, ocupações em demanda para recém-chegados na província, códigos NOC e estimativas salariais medianas, para que você possa chegar preparado para iniciar sua carreira no Canadá.

Exclamacao Nota 
Ao planejar sua mudança para o Canadá, escolher uma província para se estabelecer representa um dos maiores desafios de imigrar. Embora o mercado de trabalho seja um fator importante a ter em mente, certifique-se de pesquisar também a cultura local, as principais cidades de cada província, os idiomas falados e o custo de vida na região.

Quais são as principais indústrias em Quebec?

  • Indústria manufatureira: O setor manufatureiro em Quebec compreende indústrias como papel, equipamentos de transporte, produtos químicos e farmacêuticos e produtos refinados de petróleo e carvão.
  • Indústria de mineração: A indústria de mineração em Quebec cria mais de 150.000 empregos diretos e indiretos e produz ouro, prata, cobre, zinco, ferro, titânio e nióbio.
  • Agricultura e indústria agroalimentar: A indústria agrícola de Quebec é mundialmente conhecida pela produção de bordo, mas também produz outros alimentos básicos e laticínios.
  • Setor de hidroeletricidade: Quebec está entre os maiores produtores mundiais de energia hidroelétrica. Um bom exemplo disso é a Hydro-Québec, empresa com sede em Quebec que emprega mais de 20.000 pessoas em todo o Canadá.
  • Setor de serviços: os principais setores de serviços em Quebec incluem serviços financeiros e seguros, turismo, digital e entretenimento, transporte, serviços e consultoria de informática e inteligência artificial (IA).

Quais cidades têm mais empregos em Quebec?

  • Montreal: Como a maior cidade de Quebec, Montreal tem um mercado de trabalho próspero. A cidade oferece oportunidades de emprego em diversos setores, incluindo aeroespacial, produtos eletrônicos, engenharia de software, telecomunicações, turismo, manufatura têxtil e inteligência artificial.
  • Cidade de Quebec: A cidade de Quebec oferece oportunidades de emprego em saúde, varejo e administração pública.
  • Gatineau: Gatineau, ou ‘Ottawa-Gatineau’ como é comumente chamado, fica na fronteira Ontário-Quebec. A cidade oferece oportunidades significativas de emprego no governo federal, no setor de serviços e na construção. Também está ganhando reputação como um hub de inicialização.
  • Sherbrooke: Tradicionalmente conhecida por suas indústrias relacionadas à agricultura e silvicultura, incluindo laticínios, madeira e borracha, Sherbrooke agora abriga também um crescente setor financeiro e de tecnologia.

Quais empregos estão em demanda em Quebec?

bulb checkmark Quer saber mais sobre o alcance da sua profissão no Canadá?
Encontre orientações valiosas sobre planos de carreira, credenciais necessárias e processos de contratação em seu campo fazendo uma avaliação inicial.
Exclamacao Nota
Os empregos sob demanda foram compilados com base na demanda e ocupação prioritária identificadas por Quebec e NOCs selecionados em sorteios recentes de QSW. As ocupações listadas nas seções abaixo mudam com uma certa frequencia e estão sujeitas a alterações à medida que as necessidades do mercado de trabalho evoluem.
Você também pode usar o Job Bank portal do Governo do Canadá para realizar uma análise de tendências de salários médios, critérios de elegibilidade e requisitos de trabalho para sua ocupação em uma determinada cidade ou província. Além de qualificações educacionais e experiência relevante, a proficiência em francês pode ser um requisito para empregos em Quebec.

Empregos no setor de serviços em Quebec:

  • Gerentes financeiros (NOC 0111): Gerentes de finanças ganham uma renda média de $ 46 CAD por hora em Quebec. Você precisará de um diploma em administração ou finanças para se qualificar para esses empregos.
  • Gerentes de recursos humanos (RH) e outros profissionais de RH (NOC 0112, 1121): Os profissionais de RH ganham um salário médio de $ 30 CAD a $ 46 CAD por hora, dependendo de sua antiguidade.
  • Gerentes financeiros e imobiliários (NOC 0121, 0122): Essas ocupações em demanda pagam entre $ 38 CAD e $ 43 CAD por hora.
  • Gerentes de publicidade, marketing e relações públicas (NOC 0124): Gerentes nas áreas de marketing ganham um salário médio por hora de $ 41 CAD.
  • Auditores financeiros, contadores, analistas, planejadores e consultores (NOC 1111, 1112, 1113, 1114): Outras funções sob demanda em finanças pagam entre $ 31 CAD e $ 38 CAD por hora.
  • Ocupações profissionais em consultoria de gestão de negócios (NOC 1122): Consultores de negócios ganham uma renda média de $ 36 CAD por hora em Quebec.
  • Assistentes executivos (NOC 1222): Como assistente executivo, você pode ganhar uma renda média por hora de $ 32 CAD.
  • Técnicos de contabilidade e guarda-livros, seguradoras e subscritores (NOC 1311, 1312, 1313): Para funções de seguros e contabilidade, o salário médio por hora está entre $ 25 CAD e $ 35 CAD. Você precisará de um diploma ou diploma em contabilidade ou finanças para se qualificar para esses empregos em demanda.
  • Arquitetos e planejadores de uso do solo (NOC 2151, 2153, 2154): Arquitetos em Quebec ganham uma renda média por hora de $ 35,58 CAD e exigem uma licença provincial para trabalhar.
  • Professores universitários e professores de pós-graduação (NOC 4011, 4012): O salário dos professores varia de acordo com o nível em que estão ensinando, sendo os professores universitários os mais bem pagos em $ 55 CAD por hora. Se você quiser trabalhar como professor em Quebec, precisará de uma licença de ensino provincial.
  • Professores de faculdades e escolas em todos os níveis (NOC 4021, 4031, 4032): Os professores das escolas ganham uma renda média por hora de $ 38 CAD.

Leia também: Como certificar sua educação estrangeira e credenciais profissionais no Canadá

Empregos de tecnologia em Quebec

  • Gerentes de sistemas de TI (NOC 0213): As funções de gerente de TI estão entre os empregos mais bem pagos e procurados em Quebec, pagando um salário médio por hora de $ 55,29 CAD.
  • Engenheiros, incluindo engenheiros de computação (NOC 2131 a 2134 e 2141 a 2147): Engenheiros, dependendo de sua especialidade, ganham um salário médio por hora entre $ 38 CAD e $ 47 CAD e exigem um diploma de engenharia e uma licença provincial para trabalhar.
  • Analistas e consultores de computador, analistas de banco de dados, engenheiros e designers de software, programadores de computador e desenvolvedores de mídia interativa e web designers e desenvolvedores (NOC 2171 a 2175): O salário médio para outras funções de tecnologia sob demanda é entre $ 32 CAD a $ 44 CAD por hora.

Leia também: Empresas de Quebec estão a procura de brasileiros em mais uma missão de recrutamento

Empregos na área da saúde em Quebec

  • Gerentes de saúde (NOC 0311): Os gerentes de saúde geralmente exigem um diploma de administração e ganham uma renda média por hora de $ 43,27 CAD.
  • Assistentes administrativos médicos (NOC 1243): Esses empregos sob demanda pagam entre $ 16 CAD e $ 29 CAD por hora.
  • Químicos ou farmacêuticos (NOC 3131): Os farmacêuticos ganham um salário médio anual de $ 113.387 CAD.
  • Médicos especialistas, clínicos gerais, médicos de família, dentistas, veterinários (NOC 3111, 3112, 3113, 3114): Os médicos recém-chegados podem precisar fazer um exame e ser registrados na província para praticar. Os veterinários ganham uma renda média de $ 86.163 CAD por ano.
  • Fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais (NOC 3142, 3143): Esses profissionais ganham entre $ 33 CAD e $ 38 CAD por hora.
  • Tecnólogos, técnicos e assistentes de laboratório médico (NOC 3211, 3212): Os técnicos de laboratório ganham cerca de $ 28 CAD por hora em Quebec.
  • Enfermeiros registrados e supervisores de enfermagem (NOC 3012, 3011): Enfermeiros seniores ganham uma renda média entre $ 34 CAD e $ 42 CAD por hora e exigem uma licença de enfermagem provincial.

Empregos na indústria em Quebec

  • Gerentes de manufatura (NOC 0911): Os empregos de nível gerencial na manufatura pagam um salário médio por hora de $ 42,50 CAD em Quebec.
  • Maquinistas e inspetores de usinagem e ferramentas (NOC 7231): O salário médio para esses trabalhos é de cerca de $ 22 CAD por hora.
  • Metalúrgicos, ferreiros, soldadores, operadores de máquinas, carpinteiros (NOC 7233, 7236, 7237, 7271): Para essas ocupações de manufatura sob demanda, o salário médio por hora varia entre $ 23 CAD e $ 39 CAD.
  • Capatazes mecânicos, supervisores, operadores de equipamentos e mecânicos (NOC 7301, 7302, 7303, 7312): Essas funções pagam entre $ 24 CAD e $ 35 CAD por hora.
  • Supervisores nas indústrias de petróleo, gás, química, plásticos, alimentos e bebidas e processamento de produtos florestais (NOC 9212, 9213, 9214, 9215): Essas ocupações normalmente têm um salário médio por hora entre $ 17,50 CAD e $ 26 CAD.

Dúvidas frequentes sobre Quebec

Qual é o salário mínimo em Quebec?

O salário mínimo em Quebec em 1º de maio de 2021 é de $ 13,50 CAD por hora, mas há uma previsão de aumento para $ 14,40 CAD este ano de 2022.

Qual é a taxa de desemprego em Quebec?

Em julho de 2021, a taxa de desemprego em Quebec era de 6,1%.

Leia também: Pensando em estudar e trabalhar no Canadá? Conheça 6 cidades com as menores taxas de desemprego em 2022

Como me mudar para Quebec?

Ao contrário de outras províncias e territórios do Canadá, Quebec seleciona seus próprios imigrantes com base nas exigências do mercado de trabalho da província e na probabilidade de os recém-chegados se adaptarem à vida em Quebec.

Além de se inscrever no programa federal Express Entry, você também pode se inscrever especificamente para se estabelecer em Quebec por meio do programa provincial Quebec Skilled Worker (QSW). No entanto, a maioria dos fluxos do programa QSW exige proficiência em francês.

Leia também: Express Entry não funciona para você? Conheça outros caminhos para imigração canadense

Se você planeja morar em Quebec temporariamente, também pode solicitar uma permissão de trabalho ou permissão de estudo. Qualquer educação ou experiência de trabalho que você ganhe na província será adicionada à sua pontuação se você desejar solicitar a residência permanente posteriormente.

Quer saber mais sobre como morar em Quebec?

Confira outros posts falando sobre província para obter mais informações:

Quer ficar por dentro de mercado de trabalho no Quebec e saber como se preparar para o mercado de trabalho? Inscreva-se em nosso newsletter hoje mesmo!

Assine nosso boletim semanal para obter novos updates

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS

partiu CANADÁ!

Descubra como aumentar suas chances de trabalhar no Canadá de um jeito seguro.

Quer trabalhar no Canada?

Mas não sabe
como COMEÇAR

BAIXE GRÁTIS RESUME + COVER LETTER
Você sabia que o primeiro passo é adaptar seu currículo para o formato canadense? 

Send Mail 1a

Já se cadastrou?

+10.000 inscritos em nossa newsletter, só falta você.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.