NOC: Você sabe porque essa sigla é tão importante para imigrar e trabalhar no Canadá? - Neway for you

NOC: Você sabe porque essa sigla é tão importante para imigrar e trabalhar no Canadá?

121 views

Você tem planos para se mudar para o Canadá, mas o sistema de imigração mais parece um grande e complexo labirinto? Bem, você não está sozinho. Com termos especializados como Sistema de Classificação Abrangente (CRS), Avaliação de Credencial Educacional (ECA) e mais uma infinidade de outras siglas, é compreensível que sua cabeça dê um nó bem rápido. Para ajudar nesse processo, iremos falar hoje do NOC, ou Classificação Nacional de Ocupação para os íntimos. Mas o que tem de tão importante nessa sigla? Conhecer bem o significado dessas três letrinhas vai ajuda-lo tanto para sua inserção no mercado de trabalho canadense como em seu processo de imigração.
André Salles
André Salles
Publicado em: 16 de agosto de 2021

Atualizado em: 16 de agosto de 2021

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Entendendo um pouco sobre o processo de imigração no Canadá

Como mencionado na apresentação do post, sua pontuação CRS, seu Código NOC e ECA podem ajudá-lo a ganhar pontos extras para um processo de residência permanente para Canadá, mas como fazer com eles jogam a seu favor? Bem, para isso é preciso entender um pouco sobre como funciona o sistema de imigração.

O que é o Express Entry System?

O Express Entry System gerencia três programas econômicos federais. Cada programa é dedicado a um nível ou tipo específico de habilidade ou profissão. Os três programas incluem:

  • Federal Skilled Worker Program – Qualificação tipo 0 e nível A ou B (empregos gerenciais, profissionais, técnicos e especializados)
  • Federal Skilled Trade Program – Maior grupo composto pelo códigos 72,73,82,92,632,633 (comércio industrial, elétrico e de construção, manutenção e operação de equipamentos, supervisores e empregos técnicos em recursos naturais, agricultura e produção relacionada, processamento, manufatura e supervisores de utilidades e operadores de controle central, chefs e cozinheiros, açougueiros e padeiros;
  • Canadian Experience Class – habilidade tipo 0 e nível A ou B (empregos gerenciais, profissionais, técnicos e especializados)


Como cada programa é voltado para a ocupação ou com base em seu tipo de experiência de trabalho, faz sentido que o governo precise de algum tipo de sistema para classificar todos os empregos no mercado de trabalho canadense com base na qualificação. Este sistema é conhecido como Código Ocupacional Nacional ou NOC.

Todos os meses colocarmos um resumo geral sobre Express Entry em nosso site, se quer saber mais sobre este sistema de pontos basta clicar aqui para acessar nosso conteúdo especial sobre o tema.

Ok, entendi, mas qual seria o meu código NOC para trabalhar ou imigrar para o Canadá?

Bom, se você é brasileiro e está trabalhando formalmente nesse momento, você provavelmente já teve ter ouvido falar no CBO. Esse código chamado de Classificação Brasileira de Ocupação seria o equivalente ao nosso NOC no Canadá, com a diferença que o Brasil não possui um sistema de pontos para imigrantes.

É através do CBO que o governo brasileiro gera as estatísticas de mercado e empregabilidade. Todavia, isso não significa que o mesmo código usado para classificar um profissional como engenheiro no Brasil será o mesmo usado pelo governo canadense, então, é ai que entram outros processos necessários dizer ao Canadá que tipo de profissional você é, ou era, no Brasil antes de estar apto a aplicar para processos de imigração ou informar a um empregador canadense suas credenciais profissionais.

Critérios de classificação de cargos para o NOC

Existem duas maneiras principais de classificar os empregos no Canadá; a ampla categoria ocupacional e o nível de habilidade. Coisas como mobilidade ocupacional e setor industrial também são levadas em consideração.

Categoria ocupacional ampla: representa o tipo de trabalho, o campo de estudo ou o setor sempre que é necessária experiência profissional específica do setor. O primeiro número de um código NOC representa a ampla categoria de trabalho.

Nível de habilidade: representa um amplo grupo de fatores, incluindo educação, treinamento e experiência de trabalho. A complexidade das tarefas e responsabilidades associadas ao trabalho também é considerada. O segundo número de um código NOC representa o nível de habilidade.

Conceitos chave sobre o NOC

Título do trabalho: representa o nome dado a uma posição ou trabalho.

Ocupação: Uma ocupação é um conjunto de empregos que têm deveres e tarefas de trabalho semelhantes. Um trabalho corresponde a todas as tarefas ou deveres executados por um trabalhador.

Grupo de unidades: representa uma ou várias ocupações combinadas dentro do NOC. Também se refere ao código de quatro dígitos ou número usado pelo NOC.

Grupo menor: representa o domínio em que é exercida uma ocupação (domínio ocupacional). É uma agregação de vários grupos de unidades e, portanto, representa o código de três dígitos usado pelo NOC.

Grupo principal: representa a ampla categoria ocupacional e o nível de habilidade de uma ocupação. Um grupo principal inclui vários grupos secundários e, portanto, representa o código de dois dígitos ou número usado pelo NOC.

Dúvidas mais frequentes sobre o NOC

O que é o NOC?

A Classificação Nacional de Ocupações (NOC) é o sistema nacional do Canadá para definir ocupações com base nas habilidades exigidas e na experiência de trabalho relacionada a elas. Isso se baseia no tipo de trabalho executado, no campo de estudo ou no setor, bem como em outros fatores, como educação, treinamento e experiência profissional.

Quem usa o NOC?

A Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC) usa o NOC para avaliar a experiência de trabalho de um candidato à imigração, bem como para identificar a escassez de habilidades no mercado de trabalho canadense. Estudantes, trabalhadores, empregadores, conselheiros vocacionais e de carreira, organizações educacionais e de treinamento também usam o NOC, quase todos os dias.

Você precisará do seu código NOC para provar a experiência de trabalho pela qual pretende reivindicar os pontos CRS.

Quantos códigos NOC existem?

Ao todo, são cerca de 35.000 cargos em 500 grupos de unidades.

Como encontro meu código NOC?

Para encontrar seu código NOC, você pode simplesmente visitar o site do governo e pesquisar a matriz NOC por setor ou por palavra-chave, por exemplo. Titulo do trabalho.

LEIA TAMBÉM: Canadá lança 6 novos programas de imigração abrindo caminho para 90 mil candidatos a residência permanente

Por exemplo, Marta é uma enfermeira registrada e, digitando seu cargo, ela encontra dois resultados, como pode ser visto abaixo:

codigo NOC PARA nurse
Tela do sistema de pesquisa de NOCs – Fonte: Site oficial

Marta também é capaz de determinar qual código NOC descreve melhor sua ocupação verificando os cargos correspondentes, bem como seu nível de habilidade e ampla categoria ocupacional, o que também ajuda a determinar para quais programas de imigração ela pode se qualificar.

Como posso provar que meu código NOC está correto?

Depois de encontrar seu código NOC, é importante lembrar que você precisará enviar documentos de apoio para provar que o código selecionado corresponde à sua experiência de trabalho.

Como posso provar minha experiência de trabalho?

A forma de prova mais aceitável é uma carta de referência de cada um de seus empregadores anteriores.

O que deve ser incluído na carta de referência?

A carta de referência ou cartas, caso tenha uma larga experiencia, é necessária para provar que você possui as habilidades e experiência de trabalho necessárias que correspondem às funções listadas na descrição de seu código NOC específico. Uma carta de referência aceita deve:

  • Ser escrito em papel timbrado da empresa;
  • Ser assinado pelo diretor / supervisor responsável;
  • Ter o nome do oficial / supervisor responsável e o cargo impresso abaixo da assinatura;
  • Incluir as informações de contato da empresa e;
  • Se possível, tenha o cartão de visita da pessoa que o assinou anexado;
  • Seu cargo oficial;
  • As datas do seu emprego;
  • Seu salário por semana;
  • Sua média de horas por semana;
  • Uma lista detalhada de seus deveres de emprego;

Como faço para combinar um trabalho NOC com minha carta de referência?

A maneira mais fácil é verificar os deveres do seu NOC e certificar-se de que pelo menos 75% deles correspondem aos de sua carta de referência.

Então, vamos verificar novamente com a pesquisa de código NOC de Marta. Para garantir que sua experiência de trabalho e funções listadas em sua carta de referência correspondam às listadas na matriz NOC, ela pode simplesmente clicar em “enfermeira registrada (NOC3012)”. Ela então encontrará uma lista de:

  • Suas principais funções,
  • Os requisitos de emprego,
  • As exclusões (um cargo que não pode reivindicar este código NOC), bem como;
  • Qualquer informação adicional que geralmente está relacionada a requisitos especiais provinciais ou territoriais ou de qualificação adicional, por exemplo, se algum treinamento extra é necessário ou não.

registered nurse pricipais funcoes
Lista de funções para enfermeira registrada – Fonte: Site oficial

Aqui, Marta pode ver claramente os principais deveres e responsabilidades que serão exigidos dela e ela pode incluí-los em sua carta de referência. Isso não apenas aumentará suas chances de reivindicar pontos para um processo de residência permanente, mas também servirá para se candidatar a empregos registrados de enfermeira no Canadá.

LEIA TAMBÉM: “Como Imigrar para o Canadá como Enfermeira

Como escolho o NOC certo?

Use o código NOC que corresponda às funções principais da experiência de trabalho pela qual você deseja reivindicar pontos CRS.

Meu código NOC afeta minha pontuação CRS?

Não, não há efeito direto. Embora seu código comprove o tipo de experiência de trabalho para o qual você pode ser elegível para reivindicar pontos de PR, o que é mais importante ao tentar aumentar sua pontuação CRS é aumentar a quantidade de experiência de trabalho sob esse código NOC específico.

7 Passos para imigrar via Express Entry

Inscreva-se agora e receba nosso roteiro completo "Descomplicando a imigração canadense".

Quais códigos NOC são elegíveis para Express Entry?

Se seu trabalho ou profissão tiver um código NOC 0, A, B, você pode se qualificar para se inscrever para residência permanente em um dos programas de entrada expressa. Isso inclui profissões como gerentes, médicos, arquitetos e, claro, enfermeiras registradas.

No caso de Marta, seu nível de habilidade é A, o que significa que ela pode se qualificar para o Federal Skilled Worker Program (FSWP) ou a Canadian Experience Class (CEC), se ela tiver pelo menos um ano de experiência de trabalho canadense, que ambos se enquadram o sistema Express Entry.

O que é NOC 0, A ou B?

Os códigos NOC 0, A ou B são reservados para trabalhadores considerados “altamente qualificados”. Isso inclui profissões como gerentes, médicos, arquitetos, chefs, encanadores, eletricistas e, claro, enfermeiras.

No caso de Margaret, seu nível de habilidade é A, o que significa que ela pode se qualificar para o Federal Skilled Worker Program (FSWP), que se enquadra no sistema Express Entry.

Qual é a próxima etapa no processo de inscrição?

Agora que você sabe como encontrar seu próprio Código NOC, não apenas poderá determinar para quais programas de imigração e visto se qualifica, mas também poderá se candidatar com segurança a empregos no Canadá.

O código NOC não ajuda apenas os Refugiados da Imigração e a Cidadania do Canadá (IRCC) a avaliar seu nível de habilidade e experiência de trabalho. Também permite que você descubra o que é esperado de você assim que começar a trabalhar no Canadá, bem como se precisará de treinamento extra dependendo de sua ocupação e qualificações.

Ter esse conhecimento, no entanto, não garante o sucesso em seu pedido de visto canadense. Obter chances reais de trabalhar no Canadá ou aplicar para residência permanente pode ser um processo complexo e intrincado e apenas o menor descuido pode causar atrasos nos tempos de processamento ou até mesmo levar à negação do visto.

Como você pode melhorar suas chances? O primeiro passo é ter uma avaliação feita por profissionais que lidam diariamente com pedidos de imigração e conhecem a fundo o mercado de trabalho canadense.

Pronto para descobrir, com mais detalhes, quais vistos e programas de imigração podem trazer você um passo mais perto do Canadá? Entre em contato com nosso time de especialista hoje mesmo clicando aqui.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhe
Compartilhar no linkedin
Compartilhe
Compartilhar no telegram
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Compartilhe
REVIEWS

Não há reviews ainda para este post. Seja o primeiro a escrever um.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS

partiu CANADÁ!

Descubra como aumentar suas chances de trabalhar no Canadá de um jeito seguro.

Quer trabalhar no Canada?

Mas não sabe
como COMEÇAR

BAIXE GRÁTIS RESUME + COVER LETTER
Você sabia que o primeiro passo é adaptar seu currículo para o formato canadense?

Send Mail 1a

Já se cadastrou?

+10.000 inscritos em nossa newsletter, só falta você.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.