Onde morar na Cidade de Quebec: Guia de Bairros Completo

495 views

Como é morar na cidade de Quebec? Como é o custo de vida por lá? Como funciona o lazer e transporte? Quais são os melhores bairros para morar? Bem, o guia de hoje faz parte de série Cidades no Canadá para quem tem a província do Quebec como alvo de imigração e nele respondo a todas essas perguntas. Continue lendo para saber se a cidade mais europeia das Américas pode se tornar seu próximo lar.
Marco Vasconcelos
Marco Vasconcelos
Publicado em: 16 de fevereiro de 2022

Atualizado em: 7 de março de 2022

Você vai ver neste post...


Além da matéria, que você pode conferir ao longo deste post, também gravamos um vídeo com Leila Diniz (Guia Montreal) e sua convidada Siandra Cavalcanti (Sissi no Quebec) fazendo um comparativo sobre as duas cidades.

Assista abaixo:

Como é morar na Cidade do Quebec?

Ainda não decidiu em que cidade vai começar essa aventura chamada imigração? Sei bem como é essa sensação. Também sei que essa expectativa é ainda maior quando não temos como fazer uma viagem exploratória para poder conferir com os próprios olhos onde vamos amarrar nossa burrinha. Mas já adianto logo, depois de mudar de país, mudar de cidade será o menor de seus problemas.

Se sei alguma coisa sobre a cidade de Quebec? Bastante, apesar de morar na Grande Montreal desde 2018, a cidade de Quebec sempre foi um lugar fascinante para mim. Eu e minha família temos uma relação muito especial com este lugar, tanto que em nossa viagem exploratória ao Canadá, em junho de 2017, Ville de Quebec foi um dos pontos de parada em nossa lista de destinos para imigrar, juntamente com Montreal, Ottawa e Toronto.

Além disso, pelo menos uma ou duas vez por ano a cidade é nosso destino de lazer e ponto de encontro com os muitos amigos que fizemos ao longo desses quase 4 anos de Canadá. Mas você deve estar se perguntado agora, porque esse cara vai falar de Quebec se ele mora em Montreal? Ok, eu explico, decidimos por Montreal em razão dos muitos de nossos amigos já morarem aqui. Ter um apoio e um rosto amigo nos primeiros meses de Canadá foi essencial para nosso começo, mas ele também poderia ter acontecido em Quebec.

Se você já é leitor do blog e já me conhece, sabe de minha paixão por Montreal, então vamos as razões pelas quais escrevo este guia hoje. Em primeiro lugar, a província do Quebec não se resume a Montreal. Dois, tem muita gente deixando Montreal em busca de um ritmo de vida mais tranquilo e com ares de cidade grande do interior. Três, cidades de menor concentração demográfica oferecem alguns benefícios como baixo custo de moradia, menos concorrência nos empregos e uma maior integração como a cultura local se comparada como cidades como Montreal, Toronto ou Vancouver onde mais de 40% é formada por imigrantes de todo o mundo.

Leia também: Guia de cidades Canadá: Vivendo em Montreal

Onde fica a cidade de Quebec?

Ville de Québec é a capital da província canadense que leva o mesmo nome. O nome da cidade, bem como a da província, vêm de uma palavra de origem algonquina, que significa “passagem estreita”. Isto porque a largura do rio São Lourenço na região da cidade de Quebec é de apenas 800 metros.

Fundada em 1608 por Samuel de Champlain, Ville de Québec é uma das cidades mais antigas da América do Norte. As muralhas que cercam a velha Quebec são os únicos muros antigos fortificados que permanecem na Américas do Norte e foram declarados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1985, nomeados como o “Distrito Histórico da Velha Québec”.

O nome oficial da cidade é Québec tanto em francês como em inglês. Em francês a província é chamada de le Québec (o Quebec), enquanto a cidade é simplesmente Québec, sem o artigo le (“o”). Para a apropriada diferenciação entre a província e a cidade, esta geralmente é chamada de “cidade de Quebec” (ville de Québec em francês ou Québec City em inglês).

A cidade localiza-se na margem norte do Rio São Lourenço, a 3 horas de carro de Montreal, dispondo de uma ótima infraestrutura viária e de transporte. A única exceção fica por conta da metrô, pois apenas a cidade Montreal é servida por esse tipo de transporte.

Texto original: Wikpédia

Um pouco sobre a demografia da Cidade de Quebec

Como já mencionado, não espere encontrar diversidade cultural em Quebec e uma cidade cheia de imigrantes como Montreal. Ville de Quebec, com aproximadamente 800 mil habitantes segundo o censo de 2021, não é o que podemos chamar de diversidade cultural. Isso devido ao seu número reduzido de comunidades estrangeiras visíveis, uma vez que apenas 6.4% dos moradores relatam status minoritário visível, um número relativamente baixo para uma cidade grande.

Para se ter uma ideia do quanto, enquanto a média de diversidade cultural nacional canadense é de 22.3%, na cidade de Quebec, os principais grupos de imigrantes estão distribuídos da seguinte forma: negros (2.4%), latino-americanos (1.3%), árabes (1.2%), sudeste asiáticos (0.5%), chineses (0,4%), sul asiáticos (0.3%) e oeste asiático (0.1%). Resumindo, você vai ver bastante gente loira dos olhos claros com clara de francês.

Em relação a composição religiosa da cidade de Quebec é: cristã (63.8%), sem religião (20.14%), muçulmana (7.6%), judia (10.6%), budista (1.8%), hindu (1.6%), sikh (0.09%), Outros (0.3%). Outro fator só confirma a baixa diversidade cultural.

Do ponto de vista da idade, as crianças menores de cinco anos representam cerca de 4.7% da população da cidade. 20.6% da população da cidade de Quebec tem 65 anos ou mais. 65 é a idade média de aposentadoria na cidade de Quebec. A idade média de sua população é de 43.3 anos, que é relativamente mais jovem em comparação com 41.2 anos para o Canadá como um todo.

A densidade populacional da cidade de Quebec é de 1.173 pessoas por quilometro quadrado, o que é bastante normal para uma grande cidade do Canadá. De acordo com o censo de 2016, 48.2% da população era do sexo masculino e 51.8% do sexo feminino.

Em termos de idiomas, a maioria dos moradores da cidade são falantes nativos de francês. De acordo com a Statistics Canada, 94.6% da população da cidade de Quebec fala francês como primeira língua, mais de 30% dos moradores falam francês e inglês, tornando Quebec a segunda maior cidade da província do Quebec onde o bilinguismo é observado.

Ainda sobre o idioma, mesmo havendo uma parcela significativa de falantes bilíngues, esse comportamento é mais frequente em regiões turísticas e dentro de centros comerciais.

Quer estudar no Canada?

Inscreva-se agora e receba nosso guia completo para estudantes internacionais. Da escolha da escola até a residência permanente, tudo o que você precisa saber.

Para vai encarar o mercado de trabalho nesta cidade, aqui vai uma alerta importante. Empregadores em Quebec não enxergam candidatos a vaga de emprego da mesma forma que em Montreal, bem mais tolerante para quem fala apenas o inglês.

Por se tratar da capital da província, grande parte das empresas de gestão pública e o próprio governo está sediada na cidade, sendo assim, falar francês não é apenas necessário, mas essencial para trabalhar em Ville de Quebec.

Leia também: “Vivendo em Montreal: Falando o francês

Fonte: Statistics Canada

Clima e mobilidade urbana na cidade de Quebec

Como já mencionado, a cidade de Quebec possui um sistema de transporte bem estruturado composto por várias linhas de ônibus municipais e interestaduais, linhas de trem, transporte marítimo e também um aeroporto internacional próprio, o Jean Lesage.

Morar próximo aos acessos de transporte público é essencial para quem não possui carro, já que os invernos da cidade são ainda mais rigorosos do que em Montreal.

Glissage em Fairmont Le Château Frontenac

O clima da cidade é temperado, com temperaturas amenas no verão, e temperaturas muito baixas durante o inverno, cerca de 3˚ a 4˚ Celsius mais baixos que Montreal devida sua altitude e latitude.

A cidade de Quebec também é conhecida pelo maior volume de neve durante os invernos, assim, ter um carro para quem mora mais afastado pode ser algo a se pensar caso esteja chegando entre novembro e março.

Custo de vida na cidade de Quebec

Bom, não temo como falar em cidades no Canadá sem mencionar o custo de vida, assim, vou logo direto ao ponto. Morar na cidade de Quebec é mais barato que em Montreal? Sim, principalmente se você quer morar com mais espaço pagando menos.

De modo geral, você não verá grandes variações em relação a outros tópicos do custo de como transporte, lazer, alimentação e bens de consumo, tanto tarifas de serviços como o comércio de forma geral é praticamente o mesmo encontrado na região da grande Montreal.

A conta do custo de vida no Canadá é algo até fácil de fazer, já que 40% ou mais vem dos custos com moradia, assim, escolher onde e como vai morar tem um impacto enorme nele, começar pelo preços dos aluguéis. Sobre isso eu irei dedicar mais tempo no post.

Os custos mensais de alimentação para a cidade de Quebec também estão em torno da média da província, em ~ CAD$ 328 por pessoa.

Um passe de ônibus de idade geral na cidade de Quebec custa CAD$ 89.50 por mês. Se você possui um carro, o custo é semelhante em Quebec e Montreal, dadas as baixas taxas de seguro e com preços de gasolina ligeiramente acima da média.

Finalmente, assim como em Montreal e no resto da província de Quebec, creches subsidiadas significam um custo médio de CAD$ 179 para todos os tipos de creches.

Existem vários sites como o Numbeo onde é possível simular em detalhes o custo de vida e ainda compara-lo com outras cidades.

Para aqueles que ainda estão muito verdes sobre o custo de vida no Canadá, eu sugiro ler o post a seguir para ter uma idéia geral do custo de vida com forco em que mora do Quebec.

Leia: “5 dúvidas mais frequentes sobre o custo de vida no Canadá em 2022

Custo de moradia na cidade de Quebec

A tendência dos aluguéis baixos em na província do Quebec continua forte na cidade de Quebec se compramos com Montreal, onde custo teve uma alta maior nesses últimos dois anos devido a pandemia, uma que custo da matéria prima para construção civil tivesse uma alta significativa impactando diretamente no preço dos imóveis.

Você pode conferir a seguir a média de preços pratica no mercado imobiliário na cidade de Quebec. Como eu disse, trata-se de uma média, que pode variar muito em razão do bairro, condições do apartamento e que está incluso ou não.

  • CAD$ 607 para um apartamento de um quarto ou studio;
  • CAD$ 899 para um apartamento de 2 quartos;
  • CAD$ 1.067 para um apartamento de 3 quartos;
  • ~ CAD$ 2.300 para uma casa unifamiliar.

Esses aluguéis baixos, juntamente com os baixos custos de energia e serviços de comunicação, tornam a vida na capital de Quebec muito acessível.

Leia também: Resumão: Novas tarifas para serviços públicos e imigração no Quebec em 2022

No gráfico abaixo é possível ver o quanto a cidade de Quebec é mais barata usando como referência um apartamento de um quarto, em comparação com outras grandes cidades canadenses.

Grafico aluguel
Gráfico comparativo de aluguéis cidade no Canadá – Fonte: https://wowa.ca/

Escolhendo o bairro para na cidade de Quebec

Bem, para ser realista, seu primeiro passo deve ser explorar diferentes bairros para ver qual é o mais adequado às suas necessidades, então, por mais que eu descreva como são, tudo vai depender de suas necessidades particulares como: sem vai usar carro ou não, se é solteiro ou tem filhos, se gosta do agito ou calmaria. Como eu disse, estamos falando de uma cidade relativamente grande.

Da mesma forma que fiz no post “Guia de bairros: Onde morar em Montreal” também irei colocar um link direto para o site mais famoso por aqui usado para busca de imóveis, o Centris.ca.

Basta clicar no link que você, colocar no nome dos bairros listados no post e configurar seu perfil de imóvel para ter uma noção dos preços.

Fique atendo se o imóvel já inclui eletrodomésticos como geladeira, fogão e máquina de lavar loucas. Conseguir imóveis que tenham lavandeira exclusiva e garagem coberta é sempre mais difícil, mas se seu orçamento comportar, recomendo fortemente.

O bairro para jovens profissionais e solteiros que se mudam para a cidade de Quebec

Solteiros e jovens profissionais da cidade de Quebec não têm nada a invejar em Montreal. A cidade está repleta de ótimos lugares para beber e curtir com os amigos. Se você estiver se mudando para a cidade de Quebec, considere esses bairros.

Limoilou

Domaine de Maizerets 045
Parque Le Domaine de Maizerets From Wikimedia Commons

Limoilou é o preferido por jovens profissionais e empreendedores por ser um bairro acolhedor. A comida gourmet neste lugar está florescendo à medida que mais jovens chefs desenvolvem seus negócios em várias ruas.

Como uma população de 107.835 habitantes, este é o bairro mais populoso de todo o Quebec, o que é compreensível depois que todos os recursos forem apresentados. Limoilou tem um parque gratuito, o Le Domaine de Maizerets, adequado tanto no verão quanto no inverno.

Na mesma nota, as pessoas podem caminhar, fazer trilhas ou visitar uma casa de borboletas durante os verões. Da mesma forma que podem esquiar e praticar snowboard nas mesmas trilhas e até patinar no gelo durante o inverno.

Nouveau Saint-Roch

Esta área está localizada no coração do centro de Quebec, onde você encontrará uma variedade de boutiques de moda recém-desenvolvidas ao lado de restaurantes que servem uma ótima experiência gastronômica.

Esta área costumava ser um bairro da classe trabalhadora, mas algumas áreas foram reconstruídas para produzir um bairro mais elegante. Acredita-se que quase CAD$ 380 milhões de dólares foram investidos desde o ano 2000 para reconstruir certas áreas deste distrito.

Agora é o lar de lojas de luxo e bares da moda ao lado de restaurantes. Esta área é adequada para solteiros que desejam explorar uma área recém-desenvolvida com novos pontos comerciais em várias ruas.

Este bairro é relativamente acessível, mas algumas casas podem custar até CAD$ 250.000.

Saint-Jean-Baptiste

saint jean baptiste quebec city
Bairro Saint Jean Baptiste na Ville de Quebec por: Viv Lynch

Saint Jean também é conhecido como o bairro boêmio devido às suas casas vibrantes e coloridas que são praticamente construídas umas sobre as outras. Este é um lugar onde fazer compras é uma loucura, e a comida é deliciosa.

Os amantes da gastronomia vão adorar esta área devido à variedade de pequenos bistrôs que oferecem culinária local e outras lojas, como padarias e mercearias. Esta é uma rua, que vai agradar a todos. Saint Jean oferece música ao vivo, jam sessions e até leituras de poesia para que as festividades continuem durante todo o ano sem que ninguém fique entediado.

Você será cortejado pelas marcas locais da moda e itens artesanais que são vendidos em várias lojas; tanto, que marcas caras e universalmente atraentes não farão o trabalho.

Além disso, também existem lojinhas onde são vendidas diversas peças decorativas para que você possa estilizar seu espaço com originalidade. Essas lojas vão roubar completamente seu coração e fazer você querer comprar tudo.

Este lugar é ótimo para solteiros que desejam querem explorar a mesma vide no bairro de The Village em Montreal, assim, a cidade de Quebec também tem seu distrito gay conhecido como Upper Town. A cidade de Quebec é conhecida por ser um lugar muito amigável para LGBT, mas Upper Town é o principal local onde a comunidade LGBT está prosperando.

Todos os anos, em setembro, um festival de orgulho gay é realizado em três dias específicos por todo o bairro.

Leia também: Amor é amor: Direitos iguais de imigração e cidadania para casais do mesmo sexo no Canadá

Bairros para quem está chegando com família na cidade de Quebec

Se tem algo pela qual a cidade de Quebec é conhecida é por sua segurança. Mesmo em alguns bairros classe A de Montreal você não terá a mesma sensação. Nesse ponto temos de nos render a Cidade de Quebec, principalmente quando falamos sobre o custo de moradia em imóveis como muitos cômodos ou mesmo casas com mais de um piso.

Assim, não vai ser difícil achar aquele quintal enorme onde toda a família pode desfrutar com segurança a um preço bem razoável.

Cap-Rouge

Cap-Rouge é ótimo para famílias jovens. É mais nos subúrbios, então não é muito bom para os estudantes. O bairro é muitas vezes preferido pelos alunos para morar, pois fica perto de todas as escolas, para que eles não precisem percorrer longas distâncias.

O preço médio de listagem das casas neste bairro é de aproximadamente CAD$ 260.000. Compartilhar casas nessa região como 2 ou 3 colegas de sala pode ser uma ótima forma de aliviar alguns dos encargos no custo de moradia.

O bairro também oferece vários parques e prédios históricos para explorar com as crianças.

Old Town

canada quebec peq 1
Old Town – Centro histórico da Ville de Quebec.

A Cidade Velha é uma área com excelente história e ruas iluminadas a qualquer hora do dia. Possui alguns dos melhores restaurantes canadenses e requintados edifícios históricos que devem ser visitados pelo menos uma vez na vida. Vale a pena visitar o Morrin Center, pois contém uma biblioteca em estilo vitoriano lindamente desenvolvida.

Junto com isso, este centro costumava ser a prisão para soldados britânicos, que você ainda pode percorrer hoje. Este centro histórico serve uma herança culinária de renome que se esforça para oferecer a melhor experiência gastronômica usando ingredientes locais e frescos. Suas papilas gustativas estão destinadas a agradecer pelas deliciosas refeições que estão sendo servidas a você.

Esta é uma área, que é principalmente um bairro familiar, onde os preços das casas atingem impressionantes CAD$ 2 milhões. As famílias podem viver nesta área coletivamente, pois o aluguel é muito alto para um único indivíduo pagar.

Beauport

Beauport é um subúrbio ao norte da cidade de Quebec, onde a população é de aproximadamente 74.881 habitantes. O bairro foi fundado em 1634, o que o torna a mais antiga comunidade fundada na Europa em todo o Canadá; esta é também uma razão pela qual as pessoas são atraídas para esta área. Eles podem apreciar os edifícios antigos e a rica cultura.

Possui arquitetura que data do século XVII e contém atrações como o Parc de la Chute Montmorency, que data de 1759. É um ótimo lugar para famílias devido aos eventos anuais adequados para adultos e crianças.

O Festival Folclórico de verão e o Festival da primavera Salon de Mai são dois eventos multiculturais, considerados amigos das crianças. A população nesta área continua a crescer devido ao arranque de várias atividades económicas como instalações recreativas e espaços exteriores.

Montcalm

Montcalm é conhecido como o bairro artístico da cidade e é uma área residencial muito animada, ideal para a vida familiar. Tem uma série de galerias e teatros que dão às famílias um grande momento nos fins de semana. O Montcalm é uma mistura perfeita de burguês e boêmio. Atrai pessoas e famílias que são amantes da arte e da cultura.

No mês de julho, o bairro ganha vida com o Festival d’été de Quebec. O local também é ótimo para alimentação. Com seus simpáticos bistrôs, pubs, bares e cafés; o Montcalm é um ótimo bairro para famílias, pois você pode encontrar todos os tipos de coisas para comer de manhã à noite.

Sillery

Sillery é um bairro familiar de classe alta. A rua Maguire é ótima para compras, restaurantes e lojas locais. Sillery está localizado perto do centro da cidade de Quebec e é um bairro que desfruta da brisa fresca do rio São Lourenço.

As paisagens únicas e urbanas do bairro, juntamente com sua diversidade arquitetônica, podem ser uma fonte de atração para os estudantes que moram na área.

Bairro para estudantes que se mudam para a cidade de Quebec

Onde devo morar como estudante na cidade de Quebec? A resposta mais fácil: Sainte-Foy.

Sainte-Foy

Sainte-Foy é um ótimo lugar para estudantes, pois fica perto da Universidade Laval, CEGEP François-Xavier Garneau e CEGEP Sainte-Foy. Há também muitos bares, restaurantes e shopping centers (Place Sainte-Foy, Place Laurier e Place de la cité) para os alunos aproveitarem em seu tempo livre!

O bairro é bem servido e conectado por vários meios de transporte. A região inclui a Universite Laval, que é a primeira universidade de língua francesa na América do Norte. O bairro também abriga uma das escolas mais importantes da cidade de Quebec. A área é uma ótima opção para estudantes, pois tem acesso a muitas faculdades e universidades.

Outros bairros que pode considerar na cidade de Quebec

Procurando paz em uma área urbana? Temos o lugar certo para você.

Ilha d’Orléans

Quando você está dirigindo pela ponte, é provável que você caia no feitiço da ilha onde a agricultura e todos os outros tipos de agricultura prosperam durante todo o ano. O bairro fica a 20 minutos do centro da cidade e dá uma sensação de campo para as famílias que estão em busca de um ambiente tranquilo.

Ile d’Orléans tem belos e deslumbrantes cenários de florestas que fazem a paisagem valer a pena. Se você quer passar momentos agradáveis ​​e tranquilos com sua família, venha para este bairro para aproveitar a vida em seu verdadeiro sentido e forma.

Considerações finais

Alguns vão dizer (eu) vão argumentar que Montreal é um lugar mais voltado para os negócios que tem uma atividade comercial crescente. Sim claro, estamos falando da segunda maior população do Canadá condensada numa cidade.

No entanto, a cidade de Quebec é conhecida por ser o coração da província devido à suas raizes e a sua identidade franco-canadense. Em todos os bairros que listei acima, há um vislumbre de estilo europeu antigo e originalidade que só a cidade de Quebec tem. Só quem já esteve lá vai saber. Montreal tem muito disso também? Sim, mas devido a menor diversidade cultural, você vai realmente se sentir num pedaço da Europa.

E porque digo isso? são os assentamentos mais antigos de toda a América do Norte. Algumas pessoas chegam a dizer que a cidade de Quebec se assemelha a um grande museu devido à rica história, que é encapsulada em suas ruas estreitas de paralelepípedos.

Montreal é tudo de bom para mim e para minha família na da vida em que chegamos aqui (filhos já adolescentes), mas confesso que a Ville de Quebec seria um páreo duro de escolher com filhos melhores.

A cidade de Quebec tem muito a oferecer, basta estar aberto a novas experiências, encarar o francês como seu principal idioma e largar o apego das coisas do Brasil. Como sempre falo em meus textos, vir para o Canadá muito apegado ao Brasil vai deixar as coisas muito mais difíceis nessa transição.

Se gostou do texto, comente, compartilhe ou deixe suas críticas, terei o maior prazer em responde-las. Se faltou algo que eu não falei, por favor, deixe nos comentários.

Conte com a consultoria número um em processos de imigração pela província do Quebec. Fale conosco clicando aqui.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS
Send Mail 1a

Já se cadastrou?

+10.000 inscritos em nossa newsletter, só falta você.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.