Resumão: Novas tarifas para serviços públicos e imigração no Quebec em 2022

1.094 views

É meus amigos, nem só de boas novas vive nosso blog. Mesmo com uma economia estável, o Canadá não está livre de sofrer com a inflação, ainda mais depois de uma ressaca econômica deixada pela pandemia. O ano de 2022 começa com alguns reajustes em tarifas para serviços públicos e também com algumas mudanças nos valores de comprovação financeira para estudar no Quebec. No post de hoje eu trago um resumo de tudo isso, então fique atento para não ser pego de supresa.
André Salles
André Salles
Publicado em: 20 de janeiro de 2022

Atualizado em: 20 de janeiro de 2022

Você vai ver neste post...


Além da matéria, que você pode conferir ao longo deste post, também gravamos um vídeo com André Salles (CEO Neway) explicando sobre as novas exigências de comprovação financeira para estudar na província do Quebec.

Assista abaixo:

Ano novo, novas tarifas

O ano novo tradicionalmente traz sua parcela de reajustes tarifários e outras indexações de benefícios sociais. No post de hoje trago uma revisão das principais alterações que entraram em vigor em 1 de janeiro de 2022, mas também das previstas para o final deste ano.

O assunto é de interesse geral não apenas para quem vive como imigrante em Quebec mas também para quem está de malas prontas para desembarcar na província ainda este ano.

Os principais aumentos em vigor em 1º de janeiro de 2022

Para muitas pessoas que vivem em Quebec, 1º de janeiro marca o aumento das taxas relacionadas à renovação da carteira de motorista e registro do veículo. Para nossa supresa, o ano de 2022 e 2023 reserva um presente para os donos de carros na província francófona: motoristas de carros na categoria 1 a 5 (Categoria B no Brasil) e sem pontos de demérito vai pagar cerca de CAN$ 24 (no lugar dos habituais CAN $ 90) para renovar sua carteira de motorista, o que representa uma economia de aproximadamente CAN$ 130 em dois anos.

Visite o site da Société de l’assurance automóvel du Québec (SAAQ) para checar todos os valores atualizados para 2022.

Leia também: Guia de sobrevivência para os récem-chegados no Canadá

Imigração no Quebec

Os aumentos tarifários continuam no campo com os serviços oferecidos pelo Ministério da Imigração, Francisação e Integração (MIFI). Assim, toda a grade do contrato de autonomia financeira, os montantes disponíveis necessários para apoiar qualquer pedido de imigração temporária ou permanente para atender às suas necessidades básicas durante os 3 meses seguintes à sua chegada ao Quebec.

Assim, em 1º de janeiro de 2022, o valor de um único requerente principal passou de CAN$ 3.284 para CAN$ 3.371. Outro exemplo, para um requerente principal com cônjuge e dois filhos dependentes menores de 18 anos, esse valor passa de CAN$ 5.822 para CAN$ 5.976.

Outros aumentos ligados à imigração, as taxas de apoio a um pedido de seleção temporária ou a um pedido de seleção permanente junto ao MIFI são reavaliados em 1 de janeiro.

As taxas a serem pagas para o exame de um pedido de seleção temporária para estudos este ano são de CAN$ 120.

No contexto de uma autorização de trabalho temporária sujeita ao LMIA, as taxas a pagar pela avaliação dos efeitos de uma oferta de trabalho temporário no mercado de trabalho em Quebec apresentada por um empregador agora são de CAN$ 205 (a pagar pelo empregador), e o mesmo se aplica às taxas relativas ao pedido de seleção temporária como trabalhador temporário estrangeiro: CAN$ 210, pagáveis ​​pelo empregador ou pelo trabalhador diretamente.

Leia também: Job offer e LMIA: O que você precisa saber antes de trabalhar no Canadá?

Por fim, se você enviar uma solicitação de seleção permanente para obter um certificado de seleção de Quebec, custará CAN$ 844 este ano para o candidato principal e CAN$ 181 para seu cônjuge ou cônjuge de fato, bem como CAN$ 181 por dependente filho. Para uma visão completa dos aumentos realizados, consulte o documento disponibilizado pelo MIFI.

Estudantes internacionais

Observe que as taxas cobradas em nível federal pela Immigration, Refugees and Citizenship Canada já sofreram um grande aumento em 2020 permanecendo inalteradas em 2021, todavia, em 2022 os valores foram para atualizados para quem deseja estudar na província do Quebec.

Com uma mudança significativa nos valores necessários para a comprovação financeira para emissão do visto de estudos no Quebec, os valores ficam mais próximos da realidade de gastos para estudantes, haja visto que os valores (ainda sem reajuste) para quem vai aplicar para os estudos fora de Quebec não reflete a realidade dos custos envolvidos no processo.

Pessoas que vêm para o CanadáQuantidade de fundos necessários por ano (não inclui mensalidades)Quantidade de fundos necessários por mês (não inclui mensalidades)
1 pessoa menor de 18 anos$ 6. 569$ 547
1 pessoa com 18 anos ou mais$ 13.134$ 1.095
2 pessoas com 18 anos ou mais$ 19.264$ 1.605
2 pessoas com 18 anos ou mais e 1 menor de 18 anos$ 21.579$ 1.798
2 pessoas com 18 anos ou mais e 2 menores de 18 anos$ 23.290$ 1.941
Fonte: Site IRCC – Valores em dólares canadenses

Você pode acessar o site oficial do IRCC para verificar a tabela completa de prova de fundos para estudantes em 2022.

Leia também: “5 dúvidas mais frequentes sobre o custo de vida no Canadá em 2022

Próximos aumentos durante o ano…

Transporte público

O preço dos bilhetes de transporte público tradicionalmente aumenta a cada ano. Na Société des transports de Montréal (STM), esse aumento ocorre em 1º de julho. A título de esclarecimento, as tarifas vigentes até 30 de junho de 2022 ficam assim:

  • CAN$ 3.50 para passagem (regular)
  • CAN$ 90.50 para passe mensal
  • CAN$ 54.00 para 6-17 anos e 65 anos (Apenas residentes permanentes) e estudantes com 18 anos ou mais.

Observe que a Autorité régionale du transport métropolitain (ARTM) reorganizou toda a grade de tarifas de transporte na Grande Montreal, a fim de permitir que certos usuários se beneficiem de tarifas vantajosas, incluindo os anéis norte e sul. Para mais informações, visite o site da ARTM.

Leia também: Guia de cidades Canadá: Vivendo em Montreal

Cobertura médica

Ao registar-se pela primeira vez no RAMQ, o registo para o seguro de medicamentos sujeitos a receita médica é automático. No entanto, os medicamentos não são gratuitos: deve-se pagar uma parte, cujo teto é reavaliado a cada ano. Até o momento, está em C$ 96,74 mensais.

No caso de cobertura pelo plano público, você deve pagar um prêmio anual, cujo teto também é atualizado anualmente, variando de 0 $ CAN a 710 $ CAN. Este prémio é cobrado durante a declaração anual de rendimentos. Essas taxas estão em vigor desde 1º de julho de 2021 e, portanto, serão revisadas a partir de 1º de julho de 2022.

Leia também: Como funciona a cobertura médica na província do Quebec

Mas espera um pouco, nem tudo é má notícia

Por fim, para encerrar com uma noticia positiva, vamos mencionar o tradicional aumento do salário mínimo, que ocorre todo dia 1º de maio. Assim, em 1º de maio de 2022, o valor do salário mínimo por hora em Quebec aumentará de CAN $ 13,50 para CAN $ 14,25 e de CAN $ 10,80 para CAN $ 11,40 para empregos com gorjeta, ou seja, aproximadamente metade do salário médio por hora registrado na província (CAN $ 28,47).

Leia também: Você está pronto para o Quebec? Saiba como definir seu projeto de imigração?”

Conte com a consultoria número um em processos de imigração pela província do Quebec. Fale conosco clicando aqui.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS

partiu CANADÁ!

Descubra se você possui perfil elegível para imigrar de um jeito seguro.

Send Mail 1a

Já se cadastrou?

+10.000 inscritos em nossa newsletter, só falta você.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.