Express Entry não funciona para você? Conheça outros caminhos para imigração canadense

556 views

O sistema Express Entry não é a única forma de se estabelecer como residente permanente no Canadá. Existem muitas outras maneiras de fazer isso acontecer, mas você sabe como? Continue lendo este post e descubra como.
André Salles
André Salles
Publicado em: 20 de dezembro de 2021

Atualizado em: 14 de janeiro de 2022

Você vai ver neste post...


Além da matéria, que você pode conferir ao longo deste post, também gravamos um vídeo com André Salles (CEO Neway) e seu convidado Grabriel Allessi contanto a façanha de Imigrar para o Canadá sem ter inglês e fracês.

Assista abaixo:

Você sabia que o Express Entry não é a única porta de entrada para o Canadá?

O Canadá planeja admitir mais de 1.2 milhão de novos residentes permanentes até 2023, mas apenas um quarto desse numero será admitido por meio do Express Entry.

É isso mesmo, três em cada quatro novos residentes permanentes são admitidos por meio de outros programas, não por meio do Express Entry. E quando você adiciona residentes temporários também, menos de 10% das pessoas que obtêm o direito de trabalhar no Canadá anualmente são admitidas através do Express Entry através de programas como Canadian Experience Class (CEC).

Quer saber o perfil de quem foi chamado pelo Express Entry em 2020? Leia também: Express Entry: IRCC divulga seu relatório anual com dados da imigração canadense em 2020

Você pode até estar pensando que esse povo todo que não vem através do Express Entry recebe a residência permanente através de casamento com canadenses ou porque chegam como refugiados, certo?

Na verdade, se você eliminar todos os programas de reunificação familiar e refugiados, o Express Entry ainda não representa a maior parte da imigração econômica para o Canadá.

Com os milhares de recém-chegados chegando todos os anos com status temporário (composto em sua maioria por trabalhadores e estudantes internacionais), muitas oportunidades de transição para a residência permanente vão estar disponíveis após os primeiros anos vivendo no Canadá.

Leia também: Mais estudantes internacionais estão se tornando residentes permanentes no Canadá

Rotas alternativas para o Canadá

Como mencionado antes, o Express tem seu peso no processo, mas devido ao seu altíssimo nível de pré-requisitos como alto nível de escolaridade, idade (preferencialmente até 29 anos) e alto nível de proficiência no idioma, o processo acaba se tornando muito seletivo, deixando uma grande parcela de candidatos de fora.

Pouco gente sabe, mas imigração para o Canadá não acontece apenas através de um único sistema. Suas 10 províncias e 3 territórios recebem imigrantes todos os anos através de seus próprios programadas independentes.

Um bom exemplo disso é a província do Quebec, que além de possuir um consolidado sistema de imigração, bastante flexível para perfis fora do Express Entry, possui autonomia para legislar sobre o assunto de forma independente do governo federal. Nenhuma outra província no Canadá tem esse poder.

Entre os programas de imigração alternativos para o Canadá, podemos destacar os seguintes:

Trabalhador Qualificado de Quebec

Sim, o francês é um fator de seleção para imigrar para Quebec como trabalhador qualificado. Mas você pode ser elegível de qualquer maneira, mesmo com habilidade limitada em francês, ou mesmo nenhuma.

Quebec anunciou recentemente que os níveis de imigração aumentarão significativamente nos próximos três anos e que uma parcela maior dos recém-chegados será de trabalhadores qualificados.

Admissões anuais: 22.400 (meta para 2021)

O que há de novo na imigração de Quebec?

Quebec inverte a posição sobre a imigração, prometendo aumentar os níveis acima de 50.000 anualmente.

MIFI

A província canadense de Quebec anunciou planos para alterar suas políticas de imigração, prometendo aumentar os níveis de imigração nos próximos anos. É claro que com a pandemia tudo ficou mais complicado. Ainda em 2019, a imigração de Quebec havia apresentado um dossiê na Assembleia Nacional de Quebec na qual revelava uma metade 38.000 a 42.000 novos imigrantes e mais 52.500 até 2022.

Foi um ano tumultuado para a política de imigração em Quebec. Após a eleição do governo da Coalizão Avenir Québec em outubro de 2018, a província anunciou que cortaria os níveis de imigração em 20 por cento, uma decisão criticada por muitos economistas, empresários e partidos de oposição que veem os imigrantes como um meio essencial para preencher os empregos abertos posições.

Em fevereiro de 2019, o CAQ enfrentou mais críticas quando anunciou planos para reformar o popular programa Quebec Skilled Worker (QSW), cancelando uma carteira de 18.000 pedidos que estavam em processamento. Após um desafio legal, o governo foi forçado a desistir desses planos e desde então retomou o processamento dos pedidos.

Apesar da incerteza em torno da política de imigração de Quebec, a província está passando por um boom econômico inegável, com uma baixa taxa de desemprego e empregos disponíveis em toda a província. A força da economia de Quebec é tal que muitos empregadores têm lutado para encontrar trabalhadores para preencher todas as suas vagas de emprego.

Programas de imigração econômica de Quebec

Trabalhadores estrangeiros interessados ​​em imigrar para Quebec devem ficar de olho no programa Quebec Skilled Worker (QSW), que foi redesenhado em agosto de 2018 com o objetivo de selecionar trabalhadores adequados para preencher rapidamente as vagas de emprego abertas na província. O programa QSW agora usa um sistema de seleção baseado em pontos chamado Arrima para encontrar os candidatos mais adequados para Quebec.

Leia também: ARRIMA: terceiro sorteio em apenas um mês com mais 585 convidados para Quebec

Candidatos bem-educados, com proficiência no idioma e educação em áreas de demanda podem ter sucesso por meio do programa QSW, especialmente à medida que o governo aumenta as cotas nos próximos anos.

Notavelmente, o programa QSW não exige que os candidatos falem francês, embora aqueles com proficiência no idioma francês receberão pontos adicionais e ai onde o ARRIMA (sistema similar ao Express Entry) abre as portas para aqueles que não se encaixam no perfil do Express.

O Programa de Experiência de Quebec (PEQ) é ideal para candidatos que trabalharam ou estudaram em Quebec. O programa exige níveis intermediários avançados de proficiência no idioma francês, portanto, os candidatos interessados ​​devem atualizar seu francês enquanto moram em Quebec.

Leia também: Aplicações para o Programa de Experiência do Quebec (PEQ) agora podem ser feitas online

Finalmente, para proprietários de negócios e investidores experientes, Quebec oferece três programas de imigração de negócios: o Quebec Immigrant Investor Program, o Quebec Entrepreneur Program e o Quebec Self-Employed Program.

Uma vez que seu processo residência provincial no Quebec for aprovado e você esteja com seu Certificado de Seleção do Quebec (CSQ), o passo final será apenas aplicar para residência federal comprovando que não há restrições de saúde ou registros criminais e assim receber a residência permanente canadense.

Entrando pelo Express com um pouco mais de folga

Bom, para o leitor não achar que existe apenas o Quebec como alternativa, irei listar outros caminhos para chegar a residência permanente que não sejam DIRETAMENTE através do Express Entry, mas antes preciso explicar alguns pontos importantes.

Todas as outras províncias, com exceção de Quebec, que possuam seus próprios programas de imigração econômica (programas de seleção com base em profissionais qualificados) precisam passar pelo Express Entry de toda forma como passo final antes da aprovação de seu RP.

Um bom exemplo disso são os PNPs, receber uma nominação num desses programas garante pontos extras para somar no Express e assim compensar algumas deficiências como idade, idioma e falta de qualificações mais altas, mas isso não significa mais facilidades no processo e você logo vai entender o que quero dizer com isso.

Programa Provincial de Nomeados (PNP)

O Canadá está dando mais poder às províncias no que diz respeito à seleção de novos imigrantes, e o PNP tem um papel importante nisso.

Você deve estar ciente de que algumas nomeações provinciais resultam em um aumento de 600 pontos na sua pontuação do Sistema de Classificação Compreensiva de Entrada Expressa (CRS), mas você sabia que a maioria dos fluxos PNP não estão alinhados com a Entrada Express? Estes são conhecidos como streams PNP ‘base’.

Para estes candidatos, “facilidades” como: critérios de idade, idioma e formação mais flexíveis serão substituídas outras condições como viver em cidade mais remotas e estar disposto a trabalhos mais pesados com os quais imigrantes de países tropicais podem até estar familiarizados, mas em condições climáticas não tão convidativas.

Para estes desbravadores, caminhos PNP Base podem ser uma alternativa, desde que esteja disposto a maiores sacrifícios. É importante considerar muitos fatores num processo de imigração e não apenas um salário que pague as suas contas.

Admissões anuais: 81.500 (meta de 2021)

Atlantic Immigration Pilot

O Atlantic Immigration Pilot tem dado seus passos na selecção de candidatos quando surgiu, há três anos. Tanto que a meta de admissões dobrou e os recém-chegados estão vendo algumas oportunidades nas províncias atlânticas do Canadá.

Admissões anuais: 6.250 (meta para 2021)

Outros pilotos econômicos

O Canadá anunciou vários outros programas piloto de imigração interessantes para diferentes tipos de trabalhadores:

O Piloto de Imigração Rural e do Norte: Para trabalhadores qualificados interessados ​​em viver em comunidades rurais e do norte participantes.

Leia também: Canadá relaxa exigência de experiência de trabalho para programa piloto de imigração rural e do norte

O Piloto de Imigração Agroalimentar: Para trabalhadores nas indústrias agrícola e de produção de alimentos.

Programas Piloto de Cuidadores: Para cuidadores experientes interessados ​​em imigração permanente para o Canadá.

Admissões anuais: 10.000 (meta para 2021)

Próximos passos

Aumente suas chances de se tornar um residente permanente no Canadá. Entre em contato hoje mesmo com nosso time de especialistas em imigração, educação e mercado de trabalho.

Conte com a consultoria número um em processos de imigração pela província do Quebec. Fale conosco clicando aqui.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS

partiu CANADÁ!

Descubra se você possui perfil elegível para imigrar de um jeito seguro.

Send Mail 1a

Já se cadastrou?

+10.000 inscritos em nossa newsletter, só falta você.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.