Além da matéria, que você pode conferir ao longo deste post, também gravamos um vídeo com André Salles (CEO Neway) e seu convidado Grabriel Allessi contanto a façanha de Imigrar para o Canadá sem ter inglês e fracês.
Assista abaixo:
Você sabia que o Express Entry não é a única porta de entrada para o Canadá?
O Canadá planeja admitir cerca de 1.5 milhão de novos residentes permanentes entre 2023 e 2025, através das suas dezenas de caminhos para imigração, e nem todos eles são através do Express Entry.
Cerca de 75% dos novos residentes permanentes são admitidos por meio de outros programas, não por meio do Express Entry.
Você pode até estar pensando que esse povo todo que não vem através do Express Entry recebe a residência permanente através de casamento com canadenses ou porque chegam como refugiados, certo?
Na verdade, se você eliminar todos os programas de reunificação familiar e refugiados, o Express Entry ainda não representa a maior parte da imigração econômica para o Canadá.
Com os milhares de recém-chegados chegando todos os anos com status temporário (composto em sua maioria por trabalhadores e estudantes internacionais), muitas oportunidades de transição para a residência permanente vão estar disponíveis após os primeiros anos vivendo no Canadá.
Leia também: “Mais estudantes internacionais estão se tornando residentes permanentes no Canadá“
Rotas alternativas para o Canadá
Como mencionado antes, o Express tem seu peso no processo, mas devido ao seu altíssimo nível de pré-requisitos como alto nível de escolaridade, idade (preferencialmente até 29 anos) e alto nível de proficiência no idioma, o processo acaba se tornando muito seletivo, deixando uma grande parcela de candidatos de fora.
Pouco gente sabe, mas a imigração para o Canadá não acontece apenas através de um único sistema. Suas 10 províncias e 3 territórios recebem imigrantes todos os anos através de seus próprios programadas independentes.
Um bom exemplo disso é a província do Quebec, que além de possuir um consolidado sistema de imigração, bastante flexível para perfis fora do Express Entry, possui autonomia para legislar sobre o assunto de forma independente do governo federal. Nenhuma outra província no Canadá tem esse poder.
Entre os programas de imigração alternativos para o Canadá, podemos destacar os seguintes:
Trabalhador Qualificado de Quebec
Sim, o francês é um fator de seleção para imigrar para Quebec como trabalhador qualificado. Mas você pode ser elegível de qualquer maneira, mesmo com habilidade limitada em francês, ou mesmo nenhuma.
A província do Quebec está passando por um boom econômico inegável, com uma baixa taxa de desemprego e empregos disponíveis em toda a província. A força da economia de Quebec é tal que muitos empregadores têm lutado para encontrar trabalhadores para preencher todas as suas vagas de emprego.
Programas de imigração econômica de Quebec
Trabalhadores estrangeiros interessados em imigrar para Quebec devem ficar de olho no programa Quebec Skilled Worker (QSW), que foi redesenhado em agosto de 2018 com o objetivo de selecionar trabalhadores adequados para preencher rapidamente as vagas de emprego abertas na província. O programa QSW agora usa um sistema de seleção baseado em pontos chamado Arrima para encontrar os candidatos mais adequados para Quebec.
Veja também: “Série de vídeos – IMIGRAÇÃO QUEBEC: Arrima, PEQ Estudo e PEQ Trabalho“
Candidatos com proficiência no idioma e educação em áreas de demanda podem ter sucesso por meio do programa QSW, especialmente à medida que o governo aumenta as cotas nos próximos anos.
Notavelmente, o programa QSW não exige que os candidatos falem francês, embora aqueles com proficiência no idioma francês receberão pontos adicionais e é aí onde o ARRIMA (sistema similar ao Express Entry) abre as portas para aqueles que não se encaixam no perfil do Express.
O Programa de Experiência de Quebec (PEQ) é ideal para candidatos que trabalharam ou estudaram no Quebec. O programa exige níveis intermediários (o famoso B2) de proficiência no idioma francês, portanto, os candidatos interessados devem investir no francês enquanto moram no Quebec.
Finalmente, para proprietários de negócios e investidores experientes, Quebec oferece três programas de imigração de negócios: o Quebec Immigrant Investor Program, o Quebec Entrepreneur Program e o Quebec Self-Employed Program.
Uma vez que seu processo de residência provincial no Quebec for aprovado e você esteja com seu Certificado de Seleção do Quebec (CSQ), o passo final será apenas aplicar para residência federal comprovando que não há restrições de saúde ou registros criminais e assim receber a residência permanente canadense.
Entrando pelo Express com um pouco mais de folga
Bom, para o leitor não achar que existe apenas o Quebec como alternativa, irei listar outros caminhos para chegar a residência permanente que não sejam DIRETAMENTE através do Express Entry, mas antes preciso explicar alguns pontos importantes.
Todas as outras províncias, com exceção de Quebec, que possuam seus próprios programas de imigração econômica (programas de seleção com base em profissionais qualificados) precisam passar pelo Express Entry de toda forma como passo final antes da aprovação de seu RP.
Um bom exemplo disso são os PNPs, receber uma nominação num desses programas garante pontos extras para somar no Express e assim compensar algumas deficiências como idade, idioma e falta de qualificações mais altas, mas isso não significa mais facilidades no processo e você logo vai entender o que quero dizer com isso.
Programa Provincial de Nomeados (PNP)
O Canadá está dando mais poder às províncias no que diz respeito à seleção de novos imigrantes, e o PNP tem um papel importante nisso.
Você deve estar ciente de que algumas nomeações provinciais resultam em um aumento de 600 pontos na sua pontuação do Sistema de Classificação Compreensiva de Entrada Expressa (CRS), mas você sabia que a maioria dos fluxos PNP não estão alinhados com a Entrada Express? Estes são conhecidos como streams PNP ‘base’.
Para estes candidatos, “facilidades” como: critérios de idade, idioma e formação mais flexíveis serão substituídas outras condições como viver em cidade mais remotas e estar disposto a trabalhos mais pesados com os quais imigrantes de países tropicais podem até estar familiarizados, mas em condições climáticas não tão convidativas.
Para estes desbravadores, caminhos PNP Base podem ser uma alternativa, desde que esteja disposto a maiores sacrifícios. É importante considerar muitos fatores num processo de imigração e não apenas um salário que pague as suas contas.
Admissões anuais: 81.500 (meta de 2021)
Atlantic Immigration Pilot
O Atlantic Immigration Pilot tem dado seus passos na selecção de candidatos quando surgiu, há três anos. Tanto que a meta de admissões dobrou e os recém-chegados estão vendo algumas oportunidades nas províncias atlânticas do Canadá.
Admissões anuais: 6.250 (meta para 2021)
Outros pilotos econômicos
O Canadá anunciou vários outros programas piloto de imigração interessantes para diferentes tipos de trabalhadores:
O Piloto de Imigração Rural e do Norte: Para trabalhadores qualificados interessados em viver em comunidades rurais e do norte participantes.
Leia também: “Canadá relaxa exigência de experiência de trabalho para programa piloto de imigração rural e do norte“
O Piloto de Imigração Agroalimentar: Para trabalhadores nas indústrias agrícola e de produção de alimentos.
Programas Piloto de Cuidadores: Para cuidadores experientes interessados em imigração permanente para o Canadá.
Admissões anuais: 10.000 (meta para 2021)
Próximos passos
Aumente suas chances de se tornar um residente permanente no Canadá. Entre em contato hoje mesmo com nosso time de especialistas em imigração, educação e mercado de trabalho.
Conte com a consultoria número um em processos de imigração pela província do Quebec. Fale conosco clicando aqui.
Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.