Você sabia que o Canadá pode se tornar próximo Vale do Silício? | Neway for you

Você sabia que o Canadá pode se tornar próximo Vale do Silício?

191 views

O artigo a seguir é uma compilação do texto escrito por Chris Albinson, CEO da Communitech e especialista em capital de risco do Vale no Silício nos EUA. Se você é dá área de TI ou pretende seguir uma carreira em tecnologia no Canadá, preste "muita atenção" no texto a seguir. Chris Albinson também é colunista de tecnologia e negócios no The Global and Mail.
Atualizado em: 3 de junho de 2021
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

A mudança pode surgir sorrateiramente se você não estiver prestando atenção

Como um capitalista de risco canadense com sede na Califórnia nos últimos 20 anos, tenho mantido um olho atento na cena de tecnologia em casa – e a transformação durante esse tempo foi nada menos que espetacular.

Que espetacular? O suficiente para o Canadá tirar o Vale do Silício do pódio de inovação global, e mais do que o suficiente para eu voltar da Califórnia para ajudar com o empurrão.

Isso pode soar como uma hipérbole para aqueles que não têm observado as mudanças geográficas entre os centros de poder do mundo da tecnologia. Claro, o Vale do Silício ainda lidera a América do Norte (senão o mundo) em capital de risco comprometido, e continua sendo o lar dos maiores gigantes da tecnologia do mundo e de muitos imigrantes talentosos.

Mas o Vale nem sempre foi tão verde, e está ficando menos a cada dia (tente reservar um caminhão de mudança fora da Califórnia atualmente).

Lembre-se de Boston? Era a principal região de inovação do mundo até o início dos anos 90, mas se tornou rígida e não competitiva. O Vale do Silício subiu para o primeiro lugar, mas agora está enfrentando os mesmos problemas que Boston enfrentou. Isso deixa o Canadá – e especificamente Ontário – perfeitamente posicionado para sair por cima.

As evidências vêm se acumulando como neve em janeiro há uma década, mesmo que alguns de nós tenhamos demorado para perceber. Essa evidência agora está ao nosso redor e é impossível ignorar.

Em 2016, entrevistei um conhecido parceiro de venture capital da Valley diante de um público de empreendedores canadenses. O investidor disse categoricamente aos fundadores reunidos que era impossível construir uma empresa de um bilhão de dólares, muito menos uma que pudesse gerar US $ 1 bilhão em receita anual, no Canadá.

Eis o que aconteceu desde então com alguns dos fundadores naquela sala:

A Shopify Inc. atingiu uma capitalização de mercado de $ 167 bilhões, atrás da maior empresa do Canadá, a RBC, e acaba de registrar seu primeiro trimestre de bilhões de dólares em receita.

Wealthsimple acaba de atingir uma avaliação de US $ 5 bilhões depois de levantar uma rodada de crescimento de US $ 750 milhões.

A Clearco (antiga Clearbanc) acaba de ser avaliada em US $ 2 bilhões.

Nuvei Corp., com uma receita de US $ 375 milhões, agora tem uma capitalização de mercado de US $ 10 bilhões, assim como a Lightspeed POS Inc.

Sonder está definida para uma oferta pública inicial com uma avaliação de US $ 2,2 bilhões. E a Instacart, apesar de ter sido lançada nos EUA, foi construída por um graduado de Waterloo e hoje vale US $ 39 bilhões.

Inúmeras outras empresas, algumas das quais ainda não haviam sido lançadas, não estavam na sala naquele dia, mas estão em trajetórias semelhantes. ApplyBoard, Faire, Ada Support, 1Password, Clio, PointClickCare, Symend, Coveo, Hootsuite e D2L arrecadaram mais de US $ 100 milhões e vários devem abrir o capital em avaliações ao norte de US $ 1 bilhão.

Outros IPOs estão em andamento ou a caminho, como relatou o The Globe and Mail. Thinkific Labs Inc. acaba de fechar uma oferta de US $ 160 milhões. A Magnet Forensics Inc. está alcançando uma capitalização de mercado de US $ 1 bilhão após seu recente IPO.

Vendasta está trabalhando para um IPO, e muitas outras empresas – Axonify, Miovision, Dejero, Trusscore, Vidyard e Intellijoint Surgical, para citar alguns – estão crescendo de forma constante com receitas e investimentos significativos.

Tudo isso, cinco anos depois que nos disseram que não era possível no Canadá.

Em termos de retorno sobre o capital investido, o Canadá é agora o terceiro ecossistema de tecnologia mais produtivo do planeta, depois do Vale do Silício e da China, e está fechando a lacuna à medida que esses dois rivais se fecham e estagnam.

Não é um mistério por que tudo isso está acontecendo agora.

Muita atenção nos parágrafos a seguir!

À medida que os Estados Unidos restringiram a imigração e se tornaram menos acolhedores, o Canadá tomou medidas políticas astutas para atrair os melhores talentos e capital globais.

O Canadá agora tem seis vezes mais imigrantes qualificados, como porcentagem da população, do que nossos vizinhos americanos – uma estatística significativa quando você considera que metade dos fundadores dos unicórnios de tecnologia da América (empresas privadas no valor de US $ 1 bilhão ou mais) nasceram fora do nós

De 2013 a 2019, 80.000 empregos em tecnologia foram criados apenas no Corredor Toronto-Waterloo – mais do que em San Francisco, Seattle e Washington, D.C., juntos. Essa é uma prova bastante convincente de que o Canadá está conquistando os corações e mentes dos melhores e mais brilhantes do mundo pela primeira vez em uma geração.

Quando você lança nossa grande vantagem na próxima onda de tecnologia (pense em inteligência artificial, aprendizado de máquina, computação quântica, 5G, tecnologia médica, manufatura avançada), nossa vantagem de custo relativo e paridade no acesso a mercados e capital, é fácil ver porque o Canadá está prestes a dominar.

LEIA TAMBÉM: Novo programa de imigração Quebec Tech Workers começou a aceitar inscrições

Ainda assim, às vezes parece que nossa narrativa nacional precisa ser atualizada. Alguns no Canadá ainda operam com a premissa de que o talento segue o capital – a base da chamada fuga de cérebros de talentos canadenses para os EUA.

Essa premissa era válida em 2005, mas já estava ficando obsoleta em 2010 como uma nova geração fragmentada de startups canadenses fundadores e investidores voltados para o crescimento começaram a surgir.

LEIA TAMBÉM: Mercado de trabalho canadense: Mais uma feira virtual de recrutamento para profissionais de IT

Hoje, está simplesmente errado. Por quê? Porque a verdade, como mostramos nos últimos cinco anos, é que o capital segue o talento. O Canadá teve um ganho líquido de 5.000 trabalhadores STEM apenas nos últimos 12 meses e a capital está seguindo.

É uma das razões pelas quais este capitalista de risco em particular está seguindo o talento de volta para o Canadá – e porque o pódio é nosso, se realmente o quisermos.

Concluindo

Esse é apenas um dos muitos artigos que vai encontrar falando sobre o potencial econômico canadense, país que pode passar despercebido por muitos talentos a espera de uma oportunidade. Profissionais do setor de tecnologia estão entre os salários mais altos no Canadá, ficando atrás apenas da área de saúde.

E aqui vai mais um aviso importante aos que ainda não se deram conta de que o país está cheio de oportunidades. Como bem descrito por Chris Albinson, os movimentos de mercado são cíclicos e uma hora, até mesmo o Canadá vai atingir seu ápice de talentos, pois por enquanto, eles ainda estão importados de outros países.

Nos próximos anos, quem vai assumir essa força de trabalho serão os milhares de estudantes que vem sendo preparados aqui, sejam eles estrangeiros ou filhos do próprio Canadá.

Quer estudar no Canada?

Inscreva-se agora e receba nosso guia completo para estudantes internacionais. Da escolha da escola até a residência permanente, tudo o que você precisa saber.

E você? já sabe que curso vai escolher para estudar no Canadá? Já começou seu projeto Canadá? Deixei seus comentário aqui, terei o maior prazer em responde-los.

Nos vemos no próximo post.

Se precisa de orientação de carreira ou busca por um programa de estudos no Canadá você já está no lugar certo. Entre em contato hoje mesmo um de nossos especialistas, nossa consultoria educacional é gratuita. Fale conosco aqui.

Modelo de Banner Blog Consultoria Educacional
Modelo de Banner Blog Consultoria Educacional

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhe
Compartilhar no linkedin
Compartilhe
Compartilhar no telegram
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Compartilhe
VEJA TAMBÉM

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS

Quer trabalhar no Canada?

Mas não sabe
como COMEÇAR

BAIXE GRÁTIS RESUME + COVER LETTER
Você sabia que o primeiro passo é adaptar seu currículo para o formato canadense?

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.