Empregos em TI com foco na província do Quebec
A província do Quebec lançou oficialmente ontem seu novo projeto piloto de imigração econômica para trabalhadores estrangeiros especializados em Inteligência Artificial (AI), Tecnologia da Informação (TI) e efeitos.
O projeto piloto de cinco anos permitirá que um total de 550 candidatos principais e seus familiares sejam selecionados por ano. Os candidatos devem ter a intenção de se estabelecer em Quebec para trabalhar.
Este programa visa recrutar trabalhadores altamente qualificados em setores-chave de emprego da economia de Quebec que estão enfrentando uma escassez significativa de mão de obra.
“Com o lançamento deste novo programa piloto, nosso governo quer fornecer às empresas as ferramentas de que precisam para recrutar os melhores talentos internacionais e apoiar e acelerar a inovação em novas tecnologias. Mais do que nunca, a recuperação econômica de Quebec precisa de ferramentas inovadoras e promissoras para a criação de riqueza ”, disse a Ministra da Imigração de Quebec, Nadine Girault, em um comunicado à imprensa.
Leia também: “Canadá: Existem mais empregos em tecnologia agora do que antes do COVID-19“
Sobre o novo programa piloto
Existem dois fluxos para este programa piloto de inteligência artificial, tecnologia da informação e efeitos visuais. Se você estiver interessado em se inscrever com foco AI, pode fazê-lo como trabalhador estrangeiro ou como estudante graduado em Quebec.
Cada fluxo também inclui dois tipos de perfis sendo eles:
- Francófono: Os candidatos ao perfil francófono devem ter uma proficiência oral de 7 na escala de Quebec de níveis de proficiência em francês para imigrantes adultos.
- Francização: Os candidatos que se candidatem ao perfil de francização terão de se comprometer, no momento da apresentação da sua candidatura para selecção permanente, a aprender francês para que sejam automaticamente inscritos num serviço de integração de imigrantes.
Para o ano em curso, o período de inscrição está aberto de 22 de abril a 31 de outubro de 2021 e devem ser feitas através desde link.
LEIA TAMBÉM: “TEFaQ: Preparação para o exame de proficiência em francês“
Sobre o processo de Francização
O objetivo deste processo é apoiar os recém-chegados na aprendizagem do francês e integração na sociedade de Quebec. Ter um bom conhecimento da língua francesa é geralmente um pré-requisito para imigrar para o Quebec.
A possível seleção de não-francófonos no âmbito deste projeto piloto é uma exceção importante ao procedimento usual de imigração para a província.
Desde de 2019 a província do Quebec vem trabalhando forte nesta integração de trabalhadores e estudantes estrangeiros numa sociedade onde o francês é a língua oficial. Tanto que estudantes internacionais não tinham acesso a francização subsidiada pelo governo, sendo esta restrita a apenas alguns status de imigração como trabalhadores, refugiados, portadores do CSQ e RPs.
Para se ter uma idéia do beneficio, um estudante de fracização em meio período (3 horas de aula, 3 vezes por semana) recebe um auxilio de aproximadamente CAD$ 185 por mês, valor que segundo o MIFI, seria suficiente para custear deslocamento e alimentação.
Os três novos projetos piloto agora oficialmente abertos
O lançamento do programa piloto de essa semana ocorre quase um mês após o lançamento de programas semelhantes para ordenanças e trabalhadores de processamento de alimentos.
Os três projetos-piloto foram anunciados em outubro de 2020 pelo Ministério da Imigração de Quebec e agora estão oficialmente abertos para inscrições. Um total de 1.650 vagas por ano foram alocadas, o que se traduz em 550 vagas por programa.
LEIA TAMBÉM: “Imigração Quebec divulga detalhes de seus novos programas piloto“
Quebec implementou esses programas-piloto de imigração permanente para lidar com a escassez de mão de obra em vários setores da província. Os candidatos que preencham as condições do programa podem apresentar uma candidatura à seleção permanente e obter o Certificat de sélection du Québec (CSQ).
Assim que o CSQ for concedido, um pedido de residência permanente deve ser apresentado ao governo federal.
LEIA TAMBÉM: “Quebec: Por que escolher esta província para imigrar?“
Se você é profissional ou estudante de TI e tem interesse neste novo programa, ligue ou escreva hoje mesmo! Não hesite em nos contatar, as vagas são limitadas. Além disso, somos a consultoria número em processos através da província do Quebec. Fale conosco clicando aqui.
Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.