fbpx
imigrar via quebec - Imigração Quebec divulga detalhes de seus novos programas piloto

Imigração Quebec divulga detalhes de seus novos programas piloto

O governo do Quebec divulgou detalhes de três programas piloto de imigração permanente que serão implementados no início de 2021 como o objetivo de sanar os atuais problemas com a escassez de mão de obra qualificada.


Novos caminhos para imigrar via Quebec

O projeto de regulamento relativo à implementação de três novos programas piloto de imigração permanente foi publicado em 28 de outubro de 2020 na Gazette officielle du Québec.

Nos próximos 45 dias, o governo pretende reunir comentários sobre esses programas antes de seu lançamento oficial.

Segundo o governo da província, os três novos programas piloto de imigração permanente são os seguintes:

  • Programa piloto para auxiliares na área de saúde ;
  • Programa piloto para trabalhadores dos setores de inteligência artificial (IA), tecnologias da informação (TI) e efeitos visuais;
  • Programa piloto para trabalhadores em processamento de alimentos (PF).

Além disso, o governo anunciou grandes melhorias no processo de captação de inscrições para o Programa de Refugiados no Exterior, ou Patrocínio Coletivo, bem como novas regulamentações para o Programa de Trabalhadores Autônomos e o Programa Empreendedor.

Leia também: Quebec detém a maior atração de imigração em mais de um ano

Novos programas piloto estão sendo implementados para atrair e reter a força de trabalho

Por meio desses novos programas piloto, o governo de Quebec visa atrair e reter pessoas cujas habilidades atendam às necessidades específicas do mercado de trabalho de Quebec e atender à escassez de mão de obra em três áreas principais. Os três programas piloto entrarão em vigor após um período de consulta de 45 dias.

Saúde

O programa piloto para atendentes permitirá que até 550 candidatos principais por ano sejam selecionados para trabalhar como auxiliares de enfermagem e atendentes beneficiários (auxiliares de suporte na área de saúde) em Quebec.

Os familiares e acompanhantes dos inscritos nestes programas também receberão Certificados de Seleção de Quebec (CSQ).

Leia também: Quebec: Escassez de mão de obra continua sendo um grave problema para província

Processamento de alimentos

O programa piloto para trabalhadores no processamento de alimentos proporcionará um caminho para a imigração permanente para trabalhadores estrangeiros temporários que trabalham no setor de processamento de alimentos. Também será um programa de cinco anos em que até 550 trabalhadores elegíveis e suas famílias serão selecionados a cada ano.

Tecnologia da informação

O terceiro programa piloto cobre os setores de inteligência artificial, tecnologia da informação e efeitos visuais. Como os dois projetos-piloto anteriores, também durará cinco anos e selecionará até 550 pessoas e suas famílias.

Leia também:Carreira: Cresce o número de produções cinematográficas americanas no Canadá

A seleção será distribuída igualmente entre o setor de inteligência artificial e os outros dois setores. Este projeto piloto tem como objetivo atrair talentos internacionais que trabalham nesses setores e garantir a retenção daqueles que já estão em Quebec temporariamente.

Leia também: A indústria de games em Quebec esta contratando e os salários não tem nada de brincadeira

Tempos de processamento para aplicaçoes e mudanças nos programas de imigração

Quebec também divulgou informações relacionadas ao número de inscrições que serão recebidas nos programas de imigração econômica para o próximo ano. Aqui estão os destaques:

  • Foi estabelecido um limite de 50 candidaturas permanentes no âmbito do Programa de Autônomo para o período de 1º de novembro de 2020 a 30 de setembro de 2021.
  • Será aceito um limite de 25 inscrições de seleção permanente no âmbito da primeira vertente do Programa Empreendedor de 1º de novembro de 2020 a 30 de setembro de 2021.
  • A segunda linha do programa empreendedor está suspensa para o próximo ano para que possa ser aprimorada.
  • Os critérios de seleção em vigor para os candidatos à imigração que apresentaram uma Manifestação de Interesse no Arrima, o sistema de gerenciamento de aplicações de imigração de Quebec, para seleção no Programa de Trabalhador Qualificado Regular também foram renovados e estão em vigor até 1º de novembro de 2021.

Além disso, o governo introduziu um novo mecanismo e um novo período de admissão para inscrições no Programa para Refugiados no Exterior.

Um máximo de 750 inscrições para patrocínios de grupos de duas a cinco pessoas serão aceitas de 6 de abril a 5 de maio de 2021.

Os pedidos de patrocínio agora devem ser enviados online e serão selecionados aleatoriamente por meio de um sorteio.

Leia também: “Como patrocinar seu parceiro para a imigração canadense

O recebimento de pedidos de patrocínio para organizações está temporariamente suspenso até 1º de novembro de 2021, a fim de concluir investigações criminais e administrativas devido a alegações que colocam em causa a integridade das ações de certas organizações de proteção de refugiados.

Fonte: Gazette officielle du Québec

Concluindo

Essa boa notícia mostra que a imigração na província do Quebec também tem planos claros de impulsionar sua captação de talentos através de programas especiais, assim como os PNPs (Provincial Nominee Program) tem feito em muitas outras regiões do Canadá.

E que lições podemos tirar desse contexto?

Imigrar para o Canadá sem um bom perfil ou planejamento pode ser uma aposta bem arriscada uma vez que o governo tem batido constantemente na mesma tecla de que é preciso atender as demandas locais e especificas do mercado.

Falhas em processos anteriores abriram as portas para muita gente sem qualificação e, trabalhadores como estes, não capazes de entregar os resultados que o estado e iniciativa privada buscam.

Para os que pretendem vir para o Canadá via Quebec com um processo de residência provincial nas mãos (CSQ) o cenário voltou a ficar favorável como não se há algum tempo.

Programas como o PEQ Estudo e Trabalho continuem sendo uma boa opção para quem quer fazer as coisas acontecem estando no Canadá, mas agora não são mais os únicos queridinhos.

Com as mudanças implementadas pela imigração no Quebec é possível que o sistema entrada expressa por pontos (ARRIMA), ainda muito criticado pela volume de chamadas, passe a entregar mais resultados.

Se você tem pensado no Quebec como uma opção para imigrar a Neway pode ajuda-lo com esse projeto. Somos a consultoria número em volume de aprovações para vistos de residência nessa província. Faça como milhares de brasileiros, hoje residentes permanentes no Canadá, vem falar com a gente e tirar esse projeto do papel!

OFERTAS

Black Friday

CURSOS DE IDIOMAS COM ATÉ 40% OFF

PROMOÇÃO VÁLIDA ATÉ 30 DE NOVEMBRO (ESCOLAS CREDENCIADAS) 

QUERO RECEBER

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: