fbpx
cuidador no quebec - Quebec: Escassez de mão de obra continua sendo um grave problema para província

Quebec: Escassez de mão de obra continua sendo um grave problema para província

Além da notória carência de enfermeiras e auxiliares, outros ramos também são afetados pela escassez de mão de obra, como lavanderias e atendentes de “higiene e saneamento”, indica o Sindicato dos trabalhadores do CISSS de la Montérégie-Est – CSN.


Demandas do mercado de trabalho em tempos de COVID-19

(Quebec) Diante de uma demanda de mão de obra “que continua a aumentar” devido à pandemia, o CISSS de la Montérégie-Est pede a seus gerentes que procurem aqueles ao seu redor para recrutar reforços. De acordo com o sindicato local, a escassez é uma preocupação especial entre os trabalhadores de manutenção.

Pedimos que pensem sobre isso e desafiem as pessoas ao seu redor (amigos, familiares, alunos, aposentados ou ex-colegas) a falar com eles sobre as oportunidades que têm à sua disposição”, escreve o departamento de recursos humanos do estabelecimento. em um memorando publicado pelo jornal canadense La Presse.

Enviado a todos os gerentes, o documento de 5 de outubro diz que “nenhuma estratégia de atração deve ser subestimada”. Também está escrito que “apesar das milhares de contratações” nos últimos meses, “ainda há muitas necessidades a serem atendidas” dentro do estabelecimento.

O memorando cita ainda, “que nada supera o contato direto para promover a necessidade de trabalhadores para a organização, mas também para explicar como aqueles ao seu redor podem estar contribuindo”.

O documento indica ainda uma lista de setores onde existem vagas disponíveis: procuramos porteiros, auxiliares de serviço, batedores, investigadores epidemiológicos, auditores, trabalhadores de higiene e saneamento e pessoal de “apoio administrativo” e “ mandatos de gestão ”.

O CISSS de la Montérégie-Est admite que esta não é uma prática comum, mas especifica que se presta a este exercício todos os anos. “Temos uma rede muito grande de funcionários e gerentes e solicitar isso nos permite obter contatos e expandir nosso pool de recrutamento“, disse o porta-voz do estabelecimento, Hugo Bourgoin.

Leia também: “A indústria de games em Quebec esta contratando e os salários não tem nada de brincadeira

Por sua vez, o Ministério da Saúde explica que não há uma portaria desse tipo na rede, mas que “incentiva” esse tipo de iniciativa.

Difícil mensurar os resultados, mas a CISSS acredita que sua abordagem “dá resultados positivos” na área. Citamos o exemplo de um gerente que teve a ideia de ingressar em academias de ginástica para obter recursos de cinesiologia e trabalhar com idosos.

Uma carência no setor de saúde não para crescer

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da CISSS de la Montérégie-Est – CSN, Daniel Laroche, não se surpreende com a nova ofensiva que encontra reforços, já que a segunda onda da pandemia pressiona toda a rede de saúde. pressão.

No geral, na rede, é uma sangria. Há problemas de atração e retenção de pessoal […], é uma escassez de mão de obra que dói em toda parte.

Daniel Laroche, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da CISSS de la Montérégie-Est – CSN
Além da conhecida escassez de enfermeiras e auxiliares, outros ramos também são afetados pela escassez, como lavanderias e trabalhadores de “higiene e saneamento“, diz aquele cujo sindicato representa cerca de 5 mil membros.

De acordo com o Sr. Laroche, muitos trabalhadores de manutenção deixaram seus empregos para participar de um treinamento acelerado para se tornarem trabalhadores da CHSLD. A segunda turma, que vai formar 3.200 alunos, foi aberta ao pessoal da rede de saúde, assim como auxiliares de serviço, o que não aconteceu com primeira turma em junho passado.

O Sr. Laroche não tinha o número exato de trabalhadores que optaram por se reorientar para a profissão de atendente da CHSLD. “Mas, no terreno, a gente percebe”, garante, preocupado. Ele diz que o CISSS contratou agências de colocação de pessoal para realizar a manutenção em uma dúzia de instalações. “Foram menos de cinco na primeira onda”, diz ele.

Por sua vez, o CISSS confirma que “a partir da próxima semana”, serão oferecidos mais de 200 vagas de entrevista adicionais especificamente para necessidades de higiene e saneamento, lavanderia, manutenção e alimentação.

Também se especifica que as necessidades em termos de cuidados de enfermagem e auxiliares de enfermagem “continuam muito importantes”, sem quantificá-las.

Fonte: Jornal LaPresse (Quebec)

Concluindo

A reportagem contextualiza bem o atual cenário que vivemos no Quebec, mas não menciona um outro elemento importante. Esta província, em particular, possui a maior concentração habitantes acima dos 65 anos do Canadá. Como também são considerados grupo de risco, muitos trabalhadores nesta faixa etária optaram por ficar em suas casas recendo auxílio do governo. Ao deixarem milhares de postos de trabalho em aberto, essa parcela razoável da população economicamente ativa causou um déficit enorme de trabalhadores em vários setores como educação, saúde e produção.

Diante de tudo que foi dito nesta reportagem, três pontos ganharam destaque. Um deles foi o fator networking no Canadá, primordial no processo de recolocação profissional, uma vez que as indicações tem muito valor no processo seletivo canadense, independente se estamos falando de uma empresa do setor privado ou público.

Leia também: “Quer trabalhar em Quebec? Que tal conferir a Feira de Empregos Virtual Edição 2020

A escassez de mão de obra também ganhou destaque especial, dada a urgência em atender as demandas durante a pandemia. Tanto esta situação esta fazendo com que o setor público reveja alguns de seus critérios de contratação, anteriormente considerados impeditivos para os “não residentes permanentes”, flexibilizando contratos no que diz respeito ao seu status de imigração.

Por fim, o fato de que a crescente oferta de oportunidades de áreas especificas da saúde como cuidadores e auxiliares tem influenciado fortemente as reorientações de carreira no Canadá, não somente pelas condições de trabalhado financeiramente mais favoráveis, mas também pelo conjunto de benefícios oferecido em razão do risco, haja vista que ganhos acima dos CAD$ 30 / hora tem sido uma realidade tangível neste setor.

Se você esta no Quebec neste momento talvez seja a hora de repensar alguns conceitos, seja através de uma reorientação de carreira, seja através de uma orientação profissional para ajuda-lo em seu processo seletivo. A Neway dispõe de consultores de carreira capaz de dar um UP em seu plano Canadá. Liga, escreve, marque uma hora com a gente e dê um salto em carreira no Canadá. Estamos esperando por você.

OFERTAS

Black Friday

CURSOS DE IDIOMAS COM ATÉ 40% OFF

PROMOÇÃO VÁLIDA ATÉ 30 DE NOVEMBRO (ESCOLAS CREDENCIADAS) 

QUERO RECEBER

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: