fbpx
foto industria do cinema - Carreira: Cresce o número de produções cinematográficas americanas no Canadá

Carreira: Cresce o número de produções cinematográficas americanas no Canadá

Produções de TV e filmes voltam a funcionar em todo o Canadá. Após vários meses de paralisação total, a indústria cinematográfica canadense está vendo um aumento na atividade. Um ótima notícia para quem procura oportunidades de começar uma carreira na indústria do cinema e tv.


Hollywood canadense

A multibilionária indústria cinematográfica e televisiva do Canadá está a caminho da recuperação, apesar dos desafios do coronavírus. As produções na Colúmbia Britânica, onde ocorre o maior número de filmagens para televisão e filmes no Canadá, estão aumentando desde junho.

Antes de a pandemia atingir, a cidade de Surrey, na Colúmbia Britânica, estava a caminho de estabelecer um recorde este ano em número de licenças de cinema emitidas.

A pandemia freou esse ímpeto, mas a situação parece estar melhorando rapidamente. Hoje, Surrey supostamente tem entre 40 e 50 produções em andamento.

As produções de TV e cinema dos EUA estão voltando ao Canadá. Os altos riscos que o coronavírus representa para os profissionais de cinema nos EUA e a falta de testes para o coronavírus levaram os estúdios a decidirem realocar suas filmagens para o Canadá. Hypnotic – um filme estrelado por Ben Affleck – agora será rodado em Vancouver em vez de na Califórnia.

Tendências de crescimento fora de Vancouver

A província de Manitoba permitiu que as produções de TV e cinema fossem retomadas na primeira semana de junho, seguido por Quebec uma semana depois. Da mesma forma, em Ontário, todas as regiões, incluindo Toronto, receberam permissão para retomar a produção em meados de junho.

A CBC News informou na semana passada que a Netflix retomou as filmagens de uma de suas séries em Toronto e que o filme Nightmare Alley, estrelado por Cate Blanchett e Bradley Cooper, vai retomar as filmagens na megacidade a partir desta semana. De acordo com a CBC News, a cidade de Toronto já emitiu quase 400 autorizações de filmes.

No Canadá, os governos federal e provinciais decidiram intervir para ajudar a revitalizar as atividades de produção cinematográfica.

Em 25 de setembro, o Canadá anunciou que estava criando um fundo temporário denominado “Fundo de Compensação de Curto Prazo”. Este fundo disponibilizará até $ 50 milhões para o setor de produção audiovisual do Canadá. Esta medida temporária “preencherá o vazio deixado pela falta de cobertura de seguro para interrupções de filmagem e produção devido ao COVID-19”, de acordo com um comunicado à imprensa do Canadian Heritage.

Quebec recentemente revelou um pacote de estímulo de US $ 400 milhões para o setor de artes e cultura. A província também havia anunciado um programa de $ 51 milhões para ajudar as empresas canadenses de TV e cinema que não podem retomar as filmagens devido à falta de cobertura de seguro para COVID-19.

Julho e agosto são conhecidos como os meses mais movimentados para filmagens no Canadá, mas este período de pico foi atrasado por alguns meses e muitos profissionais da indústria agora esperam que continue no outono e inverno.

As indústrias de produção de Ontário e Quebec estavam em vias de ter um ano recorde no ano passado, com mais de US $ 2 bilhões em gastos diretos cada antes da pandemia. Uma grande proporção da atividade na indústria cinematográfica canadense pode ser atribuída diretamente ao trabalho em produções estrangeiras.

Como a indústria cinematográfica canadense está respondendo ao COVID-19

As produtoras têm trabalhado com guildas e sindicatos, profissionais médicos e governos provinciais para preparar as coisas para que as equipes e os elencos possam ser mantidos em segurança durante as filmagens.

A maioria dos projetos de cinema e televisão agora pode prosseguir com a filmagem usando medidas e protocolos de precaução apropriados. As medidas de precaução são rígidas e incluem reduzir o número de pessoas no set, filmar ao ar livre sempre que possível e distribuir as equipes que trabalham no set.

As fronteiras estão fechadas desde o final de março no Canadá. Atores e profissionais do cinema e da televisão podem entrar no Canadá vindos do exterior, mas devem se isolar por duas semanas antes de fazer contato com outras pessoas.

Pessoal estrangeiro de televisão e cinema que vem trabalhar em uma produção no Canadá, incluindo filmagens de filmes e televisão ou campanhas publicitárias, pode se qualificar para as seguintes opções de autorização de trabalho facilitada:

Saiba mais sobre o LMIA neste post: “Canadá: Entenda como funciona o LMIA”

Canadá e sua relação com produções de TV e cinema

Não é novidade que o Canadá terceiriza uma parcela significativa de serviços dos EUA como: call centers, desenvolvimento de software, produções cinematográficas além de muitos outros serviços. Mais de 60% da população canadense se concentra próxima a fronteira norte americana, um fator que já justifica muita coisa.

Leia também: “A indústria de games em Quebec esta contratando e os salários não tem nada de brincadeira”

Também há outros fatores de peso, além das circunstâncias do COVID, para que muitas produções sejam feitas aqui. Custos com infraestrutura e mão de obra mais acessível (o dólar canadense é cerca de 25 a 30% menor que o americano). Se estivermos falando do cinema e da tv não podemos deixar de mencionar as locações paradisíacas e um posicionamento logístico muito conveniente entre Los Angeles e Vancouver (apenas 3 horas de voo).

Como mencionado, o volume de incentivos fiscais é enorme, o que justifica a transferência inteira de estúdios de pré e pós-produção para o Canadá. Para ver como isso é verdade, comece a observar que ao final de cada filme que você assistir é possível que encontre alguma menção ao Canadá, Vancouver ou Quebec.

maxresdefault - Carreira: Cresce o número de produções cinematográficas americanas no Canadá
Créditos para o sistema de incentivo fiscal na provincia do Quebec no Filme Avengers: Endgame

Há também alguns fatos curiosos sobre as locações no Canadá. Pouca gente sabe, mas muitas produções norte americanas que precisam de locações com ares de cidades europeias são rodadas em cidades como Montreal e Quebec. Nessas cidades, ruas e construções com a cara da Europa são muito fáceis de achar devido grande preservação de prédios que datam de 1700. Sem contar que o multiculturalismo e bilinguismo em Montreal são uma na roda para as produtoras.

Para os amantes de filmes de aventura com cenários espetaculares de vastas montanhas e pradarias não faltam em províncias como a Columbia Britânica e Alberta, com a vantagem adicional de serem pouco habitadas, algo que facilita bastante durante as produções. Temos neve, verões e outonos que criem lindos cenários de fotografia e assim tudo fica mais fácil para filmar.

Na verdade os canadenses já estão bem acostumados com essa industria aqui, tanto que é comum ver anúncios requintando figurantes com uma certa frequência durante as filmagens.

Concluindo

São muitas oportunidades ligadas não só a produção mas também a pós-produção. Animadores, especialistas em efeitos especiais e inúmeras profissões. Outro dia conheci uma pessoa em um café que me disse que o trabalho dela é apenas criar explosões usado CGI (tecnologia de efeitos especiais), algo bem especializado.

Fica a dica! Se você é profissional da área e esta buscando um lugar ao sol nesse mercado, o Canadá esta cheio delas. E mesmo para quem não é dá área, mas sempre teve o desejo de reinventar sua carreia em algo tão empolgante. Opções de formação nesse campo aqui não faltam.

Diga-se de passagem, os centros de formação técnica e acadêmica para a industria do cinema e tv no Canadá estão entre os melhores do mundo, basta fazer um pesquisa rápida no Google para confirmar.

Se você tem planos de trabalhar nesse mercado ou se qualificar para uma carreira gastando pouco mais de 1 ano na formação, entre em contato conosco, temos um time de especialista que pode ajudar com isso. Saiba mais clicando aqui.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: