fbpx
montreal - Quebec: Por que escolher esta província para imigrar?

Quebec: Por que escolher esta província para imigrar?

Se você está interessado em imigrar para o Canadá, por que não considerar o Quebec como um forte candidato? Embora o Quebec seja uma província do Canadá dominada pelo francês, o idioma não representa uma barreira para você imigrar.


Além da matéria, que você pode conferir ao longo deste post, também gravamos um vídeo com alguns tópicos rápidos sobre a imigração através do Quebec.

Assista abaixo:

A província do Quebec atende a seus imigrantes não apenas com uma economia forte e beleza natural, mas também com uma variedade de programas de imigração que estão a favor dos mais diversos perfis de imigrantes.

Mas afinal, por que se estabelecer na província do Quebec?


Depois que um imigrante atende com sucesso aos critérios de imigração (que difere do resto do país), a província oferece um alto padrão de vida, algo que não é lá novidade em se tratando de um país como o Canadá, mas para reforçar esse argumento, vamos listar alguns dos vários pontos fortes desta província que mistura influências da cultura européia com a norte americana, começando por:

Qualidade de vida

  • Fácil acesso à infraestrutura e transporte públicos.
  • Taxas subsidiadas para estabelecimentos de saúde, cobertura de seguro e educação.
  • Com uma sociedade vibrante e um ambiente multicultural, a província é uma opção adequada para criar uma família.
  • Oferece um sistema educacional de classe mundial com taxas preferenciais para os residentes permanentes em qualquer universidade de renome.
  • Quebec oferece sistemas de saúde públicos e privados eficientes e fornece passaporte canadense para viagens internacionais.
  • Proporciona um ambiente seguro e sereno para seus habitantes.
  • A província oferece uma segurança social eficiente aos seus cidadãos e oferece ajuda financeira aos pobres.
  • Os procedimentos de imigração são rápidos e várias oportunidades são fornecidas para o mesmo.
  • A província contribui com os programas de administração para negócios e desenvolvimento tecnológico.
montreal cidade  1200x800 - Quebec: Por que escolher esta província para imigrar?
Cena comum na província, pessoas usufruem de fato da mobilidade e segurança em cidades como Montreal onde as taxas de criminalidade são baixinhas.

Sociedade no Quebec

Não menos importante, mas fundamental, é falar dos aspectos humanos e da sociedade no Quebec, sendo assim:

  • O Québécoise (nativo do Quebec) é muito receptivo com os imigrantes e já está bem adaptado ao multiculturalismo de cidades como Montreal.
  • Mesmo o Quebec sendo predominantente católico, religiões convivem em harmonia com templos e grupos bem definidos. É comum ver burcas, turbantes, túnicas africanas e indianas em meio a judeus ortodoxos sem qualquer constrangimento.
  • A sociedade Québécoise leva muito a sério questões de gênero, liberdade de expressão e valorização da mulher, inclusive a imigração canadense reconhece a união estável de pessoas do mesmo sexo em seus processos.
  • Para os saudosos de sua pátria, há uma enorme diversidade de comunidades estrangeiras, principalmente em Montreal, incluindo eventos, restaurantes e sessões em supermercados dedicadas a estrangeiros.
quebec religiao - Quebec: Por que escolher esta província para imigrar?
Estudantes do ensino secundário desfilando com seus rijabs.

Carreira e oportunidades

Quebec oferece uma ampla gama de oportunidades de emprego para os imigrantes e os ajuda a se desenvolver profissional e pessoalmente. Entre os pontos de destaque chamamos atenção para:

  • Se você possui habilidades de comunicação avançadas como o bilinguismo (francês e inglês), há excelentes oportunidades de crescimento profissional.
  • É preciso possuir um diploma técnico juntamente com a experiência de trabalho no campo de estudo, mas há algumas exceções como a área de TI, onde a demanda é tão grande que dispensa esse requisito.
  • O Quebec concentra grandes centros de desenvolvimento tecnológico como produção de energia, estudos aeroespaciais, inteligência artificial entre muitos outros, mas ao mesmo tempo cria diversas oportunidades em áreas ligadas ao lazer e entretenimento em razão de sua rica gastronomia e cena artística.
GEN annick genie civil - Quebec: Por que escolher esta província para imigrar?
Mulheres quebram tabus constantemente nessa sociedade, é comum vê-las como encarregadas de funções tipicamente masculinas.

Caminhos para imigrar

Se você deseja se tornar um residente permanente no Canadá e tem planos de se estabelecer na província francófona, ou seja, aquela onde se fala o francês, além do inglês, a boa notícia é que o Québec, diferentemente de outras províncias, tem o poder de selecionar seus próprios candidatos a imigração e por isso possui programas próprios e exclusivos.

Uma vez decidido que seu caminho será aplicando por Québec, você precisa definir em qual programa de imigração disponível na província você possui os requisitos solicitados e assim, realizar a aplicação de seu pedido.

O processo via Québec se divide em dois grandes passos, são eles:

  1. Obtenção do CSQ – Certificado de Seleção do Québec;
  2. Aplicação à Residência Permanente.

Peso do CSQ em seu processo

CSQ é um documento obrigatório para candidatos via Québec e significa que a província québécoise já te selecionou como candidato em sua avaliação econômica, ou seja, a avaliação de que seu perfil está dentro do buscado pela sociedade local e você estaria apto a integrar e se adaptar a mesma. Portanto, obter o CSQ, é um grande avanço em seu projeto Canadá. 

csq - Quebec: Por que escolher esta província para imigrar?
Certificado de Seleção do Quebec

Lembrando que o CSQ não é nenhum visto permanente e não permite a entrada e saída do país. O documento concede apenas a possibilidade de seguir com a sua aplicação de Residência Permanente junto ao governo federal.

Com o CSQ em mãos, o candidato poderá enviar os documentos ao governo federal e passar por sua validação e aprovação quanto aos antecedentes criminais e o histórico médico. Uma vez aprovado, receberá o status de Residente Permanente no Canadá.

Muitos especialistas em imigração canadense afirmam que obter um Certificado de Seleção do Quebec (CSQ) pode representar uma taxa de sucesso de mais de 95% em seu processo para residência permanente.

residência permanente garante ao indivíduo praticamente os mesmos direitos de um cidadão canadense, com algumas poucas restrições como, votar ou participar de cargos públicos federais. Depois de morar por um período como residente permanente em território canadense, pode-se aplicar a cidadania e obter o tão sonhado passaporte canadense.

Como conseguir meu CSQ?

Agora que você já sabe o que significa estas duas importantíssimas etapas, está na hora de conhecer um pouco mais como fazer para chegar lá. 

Os programas mais populares para aqueles que querem aplicar ao status de residente permanente via Québec são:

  • Programa de experiência do Québec – Diplomados no Québec, conhecido como PEQ Estudo;
  • Programa de experiência do Québec – Trabalhador estrangeiro temporário, conhecido como PEQ Trabalho;
  • Programa regular de trabalhador qualificado do Québec – Seleção via sistema ARRIRA

PEQ Estudo

Destina-se aos candidatos que obtiveram um diploma elegível e possuem o nível de conhecimento linguístico de francês no momento da aplicação.

Veja como imigrar para o Canadá via PEQ Estudo Clicando aqui.

PEQ Trabalho

Destina-se aos candidatos que estão trabalhando de forma legal no Québec como trabalhador estrangeiro temporário e cumpriram a quantidade de tempo suficiente para aplicação do programa e ainda são capazes de comprovar o nível exigido do idioma francês.

Saiba como imigrar para o Canadá através do PEQ Trabalho Clicando aqui.

ARRIMA – Trabalhador qualificado do Québec

Este programa faz a avaliação de suas características socioprofissionais e avalia nove critérios, como idade, idiomas que se fala, diploma, área de formação entre outros, bem como de seu cônjuge, caso se aplique.

Este programa possui uma tabela de pontos mínimos a ser atingindo pelos candidatos e a seleção é feita por base na declaração de interesse segundo a necessidade do mercado de trabalho do Québec. Para este programa, não é necessário nenhum estudo ou experiência de trabalho no Canadá/Québec.

Saiba como imigrar para o Canadá através do Programa de Trabalho Qualificado Clicando aqui.

Conclusão:

Bom agora que você já conhece um pouco sobre imigração Québec, está na hora de saber qual programa se encaixa melhor em seu perfil. Nossa dica é buscar respostas as questões a seguir: Será que você se encaixa no programa de trabalhador regular e já pode aplicar ao seu programa de imigração? Será que em seu caso e de sua família, seria melhor aplicar a um programa de estudos? Ou ainda, será que a sua área de formação está em alta e você consegue uma vaga de emprego para poder aplicar através da sua experiencia de trabalho?

Se ainda não tem as respostas para essas perguntas e precisa de ajuda para encontrar o melhor caminho de como imigrar, uma consultoria especializada pode ajuda-lo a definir seu perfil e de sua família, minimizando perda de tempo, desgaste financeiro e emocional.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: