fbpx
Arrima Canada e Quebec - O que é o arrima

O que é o arrima

Iremos abordar um tema muito importante para aqueles que desejam fazer o seu processo de imigração pela província do Quebec, mais precisamente pelo programa tradicional Trabalhador Qualificado do Quebec.


Além da matéria, que você pode conferir ao longo deste post, também gravamos um vídeo com alguns tópicos rápidos sobre a imigração através do ARRIMA.

Assista abaixo:

Este programa é um processo de imigração que a província estabelece alguns critérios, e para esses critérios ela estabelece uma pontuação como por exemplo: tipo do diploma que você possui, área de formação, idade, idiomas que você fala, entre outros critérios.

Para cada um desses critérios, existe um peso e uma nota mínima de corte. Caso você atinja essa nota mínima de corte você está elegível a se candidatar à base de seleção da província.

Até o dia 17 de agosto de 2018, essa seleção era feita através do Mon Projet Québec, que é o sistema que gerenciava o programa de imigração do Trabalhador Qualificado.

Como funcionava o Programa Trabalhador Qualificado do Quebec?

O primeiro que chegava era o  primeiro a ser tratado, ou seja, não importava a sua área de formação ou nenhuma outra característica do seu perfil. O momento em que você entregava seu dossiê para a província, você seria tratado nessa fila de entregas.

Baseado nisso, o governo entendeu que esse sistema não atendia a necessidade do mercado local. Então, o governo resolveu fazer uma alteração, hoje esse programa não é mais gerenciado via Mon Projet Quebec, mas sim através do sistema  “arrima”, que é o portal do governo de seleção para esses candidatos.

A partir daí, a seleção passou a ser tratada de uma outra forma, não mais primeiro a chegar, primeiro a ser tratado, mas sim a partir de uma declaração de interesse. Isso significa que o governo fará um cruzamento do seu perfil e da sua intenção de residência permanente versus uma região da província do Quebec, e a necessidade local daquele mercado de trabalho.

Baseado nisso, o governo vai te fazer um convite e você se tornará elegível a aplicar a residência permanente. Lembrando que para isso, você precisa ter a nota mínima de corte, então é importante que você saiba qual é a sua nota para você se tornar elegível à base de seleção do governo e a partir daí concorrer a uma dessas vagas que a província estará a selecionando ao longo do ano. Até a data, não tivemos nenhuma chamada, não existe nenhuma seleção que foi feita através deste novo portal.

O governo está coletando o perfil dos candidatos, aguardando que as pessoas que estavam com o Mon Projet façam a migração para o arrima, que os novos candidatos se cadastrem também, para que assim eles possam iniciar as chamadas conforme a necessidade de cada região.

Quer mais informações sobre como aplicar através deste programa? 

Conheça um pouco mais sobre imigração entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: