Além da matéria, que você pode conferir ao longo deste post, também gravamos um vídeo com alguns tópicos rápidos sobre a imigração através do ARRIMA.
Assista abaixo:
Este programa é um processo de imigração que a província estabelece alguns critérios, e para esses critérios ela estabelece uma pontuação como por exemplo: tipo do diploma que você possui, área de formação, idade, idiomas que você fala, entre outros critérios.
Para cada um desses critérios, existe um peso e uma nota mínima de corte. Caso você atinja essa nota mínima de corte você está elegível a se candidatar à base de seleção da província.
Até o dia 17 de agosto de 2018, essa seleção era feita através do Mon Projet Québec, que é o sistema que gerenciava o programa de imigração do Trabalhador Qualificado.
Como funcionava o Programa Trabalhador Qualificado do Quebec?
O primeiro que chegava era o primeiro a ser tratado, ou seja, não importava a sua área de formação ou nenhuma outra característica do seu perfil. O momento em que você entregava seu dossiê para a província, você seria tratado nessa fila de entregas.
Baseado nisso, o governo entendeu que esse sistema não atendia a necessidade do mercado local. Então, o governo resolveu fazer uma alteração, hoje esse programa não é mais gerenciado via Mon Projet Quebec, mas sim através do sistema “arrima”, que é o portal do governo de seleção para esses candidatos.
A partir daí, a seleção passou a ser tratada de uma outra forma, não mais primeiro a chegar, primeiro a ser tratado, mas sim a partir de uma declaração de interesse. Isso significa que o governo fará um cruzamento do seu perfil e da sua intenção de residência permanente versus uma região da província do Quebec, e a necessidade local daquele mercado de trabalho.
Baseado nisso, o governo vai te fazer um convite e você se tornará elegível a aplicar a residência permanente. Lembrando que para isso, você precisa ter a nota mínima de corte, então é importante que você saiba qual é a sua nota para você se tornar elegível à base de seleção do governo e a partir daí concorrer a uma dessas vagas que a província estará a selecionando ao longo do ano. Até a data, não tivemos nenhuma chamada, não existe nenhuma seleção que foi feita através deste novo portal.
O governo está coletando o perfil dos candidatos, aguardando que as pessoas que estavam com o Mon Projet façam a migração para o arrima, que os novos candidatos se cadastrem também, para que assim eles possam iniciar as chamadas conforme a necessidade de cada região.
Conheça um pouco mais sobre imigração entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.