Canadá: Existem mais empregos em tecnologia agora do que antes do COVID-19

179 views

Canadá reafirma que precisa de mais talentos em tecnologia da informação agora do que antes do surto do COVID-19. O país está perdendo talentos em tecnologia e, como consequência, as empresas canadenses estão tentando atrair cada vez mais trabalhadores estrangeiros desse setor para se mudarem para o norte. Continue lendo o post para entender o por quê.
Atualizado em: 29 de abril de 2021
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Canada esta perdendo mesmo talentos em TI

Isso é de acordo com um relatório publicado em dezembro de 2020, pelo Conselho de Economia da Inovação, intitulado Magnetic North: How Canada Holds its Own in the Global Race for Innovation Talent.

Acesse o relatório completo clicando aqui.

A pandemia COVID-19 impactou negativamente a economia canadense, afetando três milhões de empregos no processo.

As ocupações no setor de informação e tecnologia também sofreram um golpe quando o Canadá entrou em confinamento para conter a disseminação do vírus. No entanto, ao contrário de outras ocupações, os empregos em TI se recuperaram de forma espetacular.

Na verdade, os empregos em tecnologia da informação são ainda mais abundantes do que antes da pandemia de COVID-19. O emprego relacionado a TI em todo o país foi 8,7% maior em outubro do que em fevereiro. Exemplos desses empregos incluem programadores, engenheiros e outros trabalhadores de tecnologia.

Uma possível explicação para por que os empregos de tecnologia em particular foram resilientes durante a pandemia pode se resumir à prontidão da indústria para a transição online, permitindo que os funcionários trabalhem remotamente.

As empresas estrangeiras também estão aproveitando os talentos disponíveis no Canadá. Como as empresas de tecnologia estão percebendo que os funcionários podem trabalhar de praticamente qualquer lugar, muitas estão criando oportunidades para os canadenses. Isso pode explicar por que gigantes da tecnologia como Google e Facebook abriram escritórios no Canadá nos últimos cinco anos em praticamente todos os grandes centros.

O Canadá continua a construir sua reputação como um centro de tecnologia mundial. Por exemplo, a empresa de software Gatik abriu um centro de pesquisa em Toronto, no início do ano passado, para atrair o talento local disponível em Waterloo e na Universidade de Toronto.

LEIA TAMBÉM: 10 das melhores universidades canadenses para empregabilidade após a graduação em 2020

Essa perda também representa um ganho para Canadá

Apesar da abundância de empregos no setor de tecnologia, as mentes mais brilhantes do Canadá estão procurando se mudar para o sul com a promessa de salários mais altos nos EUA.

Um estudo recente realizado por pesquisadores da Universidade de Toronto e da Universidade Brock descobriu que um quarto dos graduados em TI das principais universidades canadenses agora estão trabalhando no exterior.

O Canadá é o terceiro depois da Índia e da China em receber vistos H1-B para os EUA. Esses vistos são normalmente usados ​​para contratar indivíduos talentosos do exterior. A pegadinha é que o futuro do programa H1-B, no entanto, não é claro. Isso porque o presidente dos EUA, Donald Trump, suspendeu o programa no início do ano, citando a pandemia como o principal motivo.

Na verdade, o sistema de imigração nos EUA tem graves problemas estruturais para garantir a permanência de estrangeiros no país através de processos de residência permanente, e isso vale para todos, incluindo talentos que o país poderia reter.

O próprio presidente Trump declarou-se a favor de mudanças no atual sistema de imigração propondo ao congresso uma profunda revisão na lei, seguindo o modelo de sucesso adotado pelo Canadá, mas até que isso seja revisto e aprovado, muito coisa ainda pode acontecer.

Baixe grátis currículo no formato canadense

Baixe agora um modelo profissional de currículo + carta de apresentação no formato canadense.

LEIA TAMBÉM: “Como obter uma oferta de emprego antes de chegar ao Canadá

Muitas empresas canadenses de tecnologia estão numa corrida tentando atrair trabalhadores de tecnologia dos EUA, que estão preocupados com seu status de imigração, para o Canadá. Um exemplo disso foram as campanhas de outdoor da Communitech no Vale do Silício, Califórnia.

Uma vez que muitos graduados canadenses em tecnologia optam por se mudar para o exterior, as empresas canadenses estão procurando novos imigrantes para preencher as vagas de emprego. O Canadá se tornou um ímã, atraindo dezenas de milhares de trabalhadores estrangeiros altamente qualificados e estudantes de TI para o Canadá.

O Canadá também anunciou recentemente que receberá mais de 400.000 novos residentes permanentes a cada ano entre 2021 e 2023. Isso é consistente com a premissa de que o Canadá depende de novos imigrantes para ajudar a recuperar a economia.

LEIA TAMBÉM: Canadá lança seu Plano de Níveis de Imigração 2021-2023

The Global Talent Stream

O Global Talent Stream (GTS) é um programa de imigração federal acelerado que ajuda os empregadores a atrair e reter trabalhadores estrangeiros temporários altamente qualificados. De acordo com o GTS, os empregadores precisam obter uma Avaliação de Impacto no Mercado de Trabalho (LMIA). Esse estudo é o requisito necessário exigido dos empregados canadenses provando que esgotaram todas as possibilidades de contratação do pool de talentos local. Esse processo leva duas semanas em média.

LEIA TAMBÉM: Canadá: Entenda como funciona o LMIA

Assim que o processo LMIA termina, estrangeiros podem se inscrever para vir ao Canadá por meio do GTS. O Canadá processa essas solicitações em apenas duas semanas. Isso significa que pode levar apenas quatro semanas para que um estrangeiro venha ao Canadá por meio deste programa. Lembrando que todos os prazos estão sofrendo um certo delay em razão do COVID-19.

Concluindo

O cenário de pandemia gerou enormes desafios para alguns setores da economia mundial como o turismo, por exemplo. Por outro lado, abriu e continuará abrindo muitas portas para profissionais ligados a tecnologia da informação, uma vez que o COVID criou ainda mais oportunidades de explorar o potencial desse mercado com inovações na saúde, comunicação, entretenimento, além das duas estrelas da vez: Inteligência artificial e Data science.

Não importa se atua como programador, analista ou uma as inúmeras áreas ligadas direta ou indiretamente ao setor, TI continua sendo uma das atividades mais procuradas e bem pagas no mundo.

LEIA TAMBÉM: A indústria de games em Quebec esta contratando e os salários não tem nada de brincadeira

Este, mais do que nunca, é o momento para esses profissionais, que além de poderem escolher onde trabalhar, tem praticamente um tapete vermelho estendido se decidirem optar pelo Canadá como sua nova casa.

Já falamos aqui no blog algumas vezes sobre salários no setor, mas não custa nada lembrar que, depois de profissionais na área de saúde, os que estão ligados ao setor de TI são os mais bem remunerados do país. E quando falo bem remunerados, estou me referindo a ganhos que superam com facilidade CAD$ 100mil por ano para profissionais em de alto calibre.

Imigrar para um país como o Canadá, com um dos melhores níveis de qualidade de vida do mundo, numa perspectiva profissional dessas é razão de sobra para começar a repensar sua sua vida e seu futuro.

A Neway e seus consultores regulamentados pelo governo canadense e da província do Quebec possuem larga experiencia em processos LMIA fazendo a ponte entre empresas e profissionais que desejem imigrar para Canadá. Se você é um desses profissionais, não hesite em nos contatar. Clique aqui para falar conosco hoje mesmo.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhe
Compartilhar no linkedin
Compartilhe
Compartilhar no telegram
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Compartilhe
VEJA TAMBÉM

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS

webinário

COLLEGE NO CANADÁ COM BOLSA DE ESTUDO

Quer saber como ganhar uma bolsa de C$ 10.000 para cursar um College no Canadá? Nosso evento será no dia 27 de maio. 

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.